Política nacional

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,134
136
42
Porto, 1982
JMPedroto disse:
Nâo me parece que tenham saido todos pelas melhores razões

https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/poder/amp/fundador-do-livre-anuncia-saida-por-divergencias-com-postura-politica-11562210.html


O rui tavares não saiu do livre porque tinha outro trabalho?
O Rui Tavares obviamente continua no LIVRE, mas esquece lá essas lógicas de lugares de poder, elas não se aplicam ao LIVRE...

O Miguel Dias saiu do partido por divergências ideológicas, já o teu correlegionário Sousa Lara - o tal que tentou vetar o "Envangelho Segundo Jesus Cristo" antes de José Saramago vencer o Nóbel - abandonou por outros motivos:

https://observador.pt/2020/01/08/sousa-lara-sai-do-chega-por-nao-renunciar-a-subvencao-vitalicia-de-1-343-euros/


Bem prega Frei Tomás...
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,981
39,432
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Manageiro de futból disse:
That’s it.

"Justiça para Giovani: quem tem medo do racismo?

Ninguém externo ao caso pode afirmar com seriedade o que aconteceu ao Luís Giovani e talvez nunca se chegue a saber a verdade. O que importa é compreender porque é que, nas nossas cabeças de pessoas racializadas, ouvimos “jovem negro agredido com paus e ferros” e não podemos deixar de pensar na hipótese do ódio racial.

Eram brancos os que por ódio racial, ao longo dos anos, me agrediram física e verbalmente na escola e na rua. Eram brancos os que escreveram nas paredes do recreio do nosso liceu “Raça”, “Nação” e “Pretos fora de Portugal” e os que deixaram aquela propaganda racista tempo demais exposta. Eram brancos os membros do KKK que vi na televisão, quando era criança, e entendi que para além de insultados e brutalizados também éramos assassinados em outras partes do mundo. Razão pela qual guardo, até hoje, uma fobia real de máscaras.

Pouco tempo depois compreendi que, durante séculos, brancos escravizaram, torturaram e mataram negros e violaram inúmeras mulheres negras e “mulatas”. Não me esqueço do meu primeiro contacto com um olhar erotizado de adulto sobre o meu corpo ainda infantil, o de um familiar por aliança, branco, que me disse “cabritinhas como tu eram muito apreciadas quando estava na guerra”. O mesmo que gostava de dizer “o meu amigo... é preto, mas não é como os outros que merecem um tiro na cabeça”. A brutalidade racista continua ainda hoje com a violência policial e os ataques terroristas da extrema-direita.

No imaginário coletivo, os corpos negros são mais resistentes, inclusive ao terror que constitui o racismo, mas é falso. O corpo negro sente, chora e tem medo da mesma forma. Racismo é terrorismo e traumatismo. Da mesma forma que não temos o privilégio de olhar para um “pai extremoso” tatuado na TV e não entender de imediato que estamos perante um neonazi, também não temos o privilégio de ouvir a história de um rapaz cabo-verdiano que teria sido espancado por um grupo de pessoas com ferros, paus e cintos e não pensar na hipótese de um crime racista. É natural, a isto se chama ter uma experiência traumática. Esta imagem de linchamento convoca de imediato imagens que estão gravadas a ferro quente no nosso ser, que povoaram os nossos pesadelos enquanto crianças e adultos.

Ninguém externo ao caso pode afirmar com seriedade o que aconteceu ao Luís Giovani e talvez nunca se chegue a saber a verdade. A motivação racial pode estar tanto na origem do ato como na intensidade do golpe desferido. O Giovani já cá não está para contar. Os agressores dirão aquilo que lhes apetecer. E os agressores até podem ser negros, não é isso que importa. O que importa é compreender porque é que, nas nossas cabeças de pessoas racializadas, ouvimos “jovem negro agredido com paus e ferros” e não podemos deixar de pensar na hipótese do ódio racial. A resposta está no nosso traumatismo individual e coletivo. Esse trauma tem um nome, chama-se racismo.

Habituámo-nos a silenciar estas vivências porque conhecemos bem demais a insuportável reação que consiste em descredibilizar as nossas vozes, em acusarem-nos de vitimização e até de racismo e identitarismo. Os identitários são os que defendem a superioridade racial, os que consideram que não pertencemos à mesma esfera da humanidade, que nos agridem por sermos como somos, sem qualquer outro motivo. Sem qualquer outro motivo! Comparar a luta pela Igualdade à luta pela desigualdade, a luta antirracista a neonazismo é um insulto, e é um insulto racista. O sistema de hierarquização de pessoas é extremamente resiliente e toma sempre novas formas. Estas vergonhosas equivalências ou inversões da realidade, operadas até por autoproclamados “aliados”, para preservar privilégios e calar vozes é só mais uma dessas formas."

https://www.publico.pt/2020/01/11/sociedade/opiniao/justica-giovani-medo-racismo-1899998
O aproveitamento politico que se faz deste caso é nojento.. depois como é gente sem princípios, têm que andar a apagar posts. Só estão bem a fomentar o odio para sacar votos, tanto podem dizer que é racismo como voltar atrás se não interessar dizer..

https://twitter.com/ogatopolitico/status/1215688091480051714


Para crianças de 13 anos que são obrigadas a casar, são violadas, os caviares, feministas etc não há indignação..

 

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
sirmister disse:
O aproveitamento politico que se faz deste caso é nojento.. depois como é gente sem princípios, têm que andar a apagar posts. Só estão bem a fomentar o odio para sacar votos, tanto podem dizer que é racismo como voltar atrás se não interessar dizer..

https://twitter.com/ogatopolitico/status/1215688091480051714


Para crianças de 13 anos que são obrigadas a casar, são violadas, os caviares, feministas etc não há indignação..

Exactamente, só gente reles é que tenta fazer aproveitamento politico da morte de um rapaz agitando a bandeira do racismo sem conhecer o contexto.

Ainda ha pouco tempo morreu um estudante assassinado por 3 negros e ninguém disse nada, nem o bloco de esquerda, nem os denunciantes de racismo deste tópico... é curioso como só certos casos é que interessam, parece que dá jeito à narrativa de alguns


Segundo a estação, trata-se de três homens de origem guineense
https://www.google.com/amp/s/rr.sapo.pt/2020/01/06/pais/lisboa-tres-detidos-pela-morte-de-jovem-estudante-junto-ao-campo-grande/noticia/amp/177358/
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,500
21,725
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
JMPedroto disse:
Exactamente, só gente reles é que tenta fazer aproveitamento politico da morte de um rapaz agitando a bandeira do racismo sem conhecer o contexto.

Ainda ha pouco tempo morreu um estudante assassinado por 3 negros e ninguém disse nada, nem o bloco de esquerda, nem os denunciantes de racismo deste tópico... é curioso como só certos casos é que interessam, parece que dá jeito à narrativa de alguns


https://www.google.com/amp/s/rr.sapo.pt/2020/01/06/pais/lisboa-tres-detidos-pela-morte-de-jovem-estudante-junto-ao-campo-grande/noticia/amp/177358/
Aí não foi racismo.
Aí foi culpa do branco, que devia ser desajeitado e caiu em cima da faca.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,660
7,476
Esmoriz
sirmister disse:
O aproveitamento politico que se faz deste caso é nojento.. depois como é gente sem princípios, têm que andar a apagar posts. Só estão bem a fomentar o odio para sacar votos, tanto podem dizer que é racismo como voltar atrás se não interessar dizer..

https://twitter.com/ogatopolitico/status/1215688091480051714
Uh?

O post ainda está no facebook, é público para toda a gente, nem sequer é preciso ser amigo do Soeiro para ver o post. Provavelmente esse gato político deve ter sido bloqueado.

Aliás, ainda ontem o José Soeiro escreveu outro post sobre o mesmo assunto.

Estamos na luta, até se apanharem os culpados.
 

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
9,700
6,588
Raba disse:
Aí não foi racismo.
Aí foi culpa do branco, que devia ser desajeitado e caiu em cima da faca.
Acho bem que se encontre e se puna exemplarmente os responsáveis pela morte do jovem cabo verdiano. Se se apurar que foi por ódio racial, ainda pior.

Acho mal não ter sido dada atenção ou esta mediatização ao jovem 'branco' morto, questiono-me porquê e não encontro uma resposta aceitável. A única que vejo é precisamente pela etnia, de quem matou e de quem foi morto.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,660
7,476
Esmoriz
PDuarte disse:
Acho bem que se encontre e se puna exemplarmente os responsáveis pela morte do jovem cabo verdiano. Se se apurar que foi por ódio racial, ainda pior.

Acho mal não ter sido dada atenção ou esta mediatização ao jovem 'branco' morto, questiono-me porquê e não encontro uma resposta aceitável. A única que vejo é precisamente pela etnia, de quem matou e de quem foi morto.
Só por curiosidade, como é que vocês medem a mediatização dos dois casos?

Posso falar por mim, a primeira vez que ouvir falar do Giovani foi no dia em que ele morreu, 10 dias depois da agressão que o deixou em coma. Quase 1 mês depois, ainda não se apanharam os culpados, apesar de, pelos vistos, toda a gente saber quem foram.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,500
21,725
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Manageiro de futból disse:
Só por curiosidade, como é que vocês medem a mediatização dos dois casos?

Posso falar por mim, a primeira vez que ouvir falar do Giovani foi no dia em que ele morreu, 10 dias depois da agressão que o deixou em coma. Quase 1 mês, depois ainda não se apanharam os culpados, apesar de, pelos vistos, toda a gente saber quem foram.
Eu não sei se o busilis da questão é a cor das vítimas e/ou dos agressores.

Já me questionaram se achva que o caso do 2º rapaz se resolveu rapidamente por ser filho de um PJ. Pessoalmente não gostava de acreditar que um caso se possa resolver mais rapidamente por haver motivações pessoais. Espero que não seja assim, todos os casos têm a sua importância.
 

CubaLibre

Bancada lateral
10 Junho 2019
995
1
O caso do Giovani não teve tanta mediatizacao porque quem cometeu o crime é,  alegadamente, de etnia cigana e caso seja verdade vai constituir um dilema para os esquerdalhas...
 

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,267
2,389
JMPedroto disse:
Claro, vou acreditar que é tudo por razões altruistas e que o afastamento não tem nada a ver com todos os episódios de atrito entre a deputada e a direcção do partido ;)
Se fossem assim tão altruistas não seriam membros de um partido com preposições que nem sequer respeitam os tratados europeus e sendo eleitos teriam que aplicar as recomendações neo-liberais da Comissão.
 

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,452
8,422
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Com que então os racistas do Livre querem correr com a Joacine


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
Livre. Moção quer retirar confiança política a Joacine
https://www.dn.pt/poder/livre-mocao-quer-fim-da-confianca-politica-em-joacine-11701704.html


Eu bem avisei que o livre queria afastar-se da joacine.... não é por razões altruístas que não a incluíram na lista de candidatura à direcção do partido como andaram por aqui a dizer, não vamos ser ingénuos e pensar que o livre não é mais um partido a querer ter acesso aos apoios estatais, uma dirigente do livre até festejou o facto de terem acesso à subvenção estatal ao terem garantido uma deputada na AR. Como se costuma dizer "de boas intenções...."



https://twitter.com/SafaaDib/status/1180971330692419584
 

LordFCP

Tribuna
6 Março 2016
4,369
11
https://www.facebook.com/noticiasviriato/videos/465192750786793/

Ameaçarem e empurrarem um rapaz só porque este está a fazer perguntas que não alinham com a narrativa defendida pelos parasitas como o mamadou que encabeçavam aquela manifestação.
Estou indeciso se o ponto alto é o parasita ter ido chamar os capangas para ameçarem o rapaz depois de já o ter empurrado por estar desconfortável com as perguntas do rapaz, ou se é o pseudo jornalista com a postura agressiva e de punho em riste como se fosse bater em alguém e ainda vai fazer o número de vitima junto da policia a tentar apresentar queixa contra o rapaz.
Vivemos bons tempos nesta Europa e em Portugal em particular.
 

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
CubaLibre disse:
Usaram a negra gaga para atingir a mediatizacao , os votos e a subvenção,  e agora cagam nela.
aquela deputada semeia o ódio e a discórdia com os seus discursos, até conseguiu meter personalidades da própria esquerda contra ela, o livre fez uma péssima aposta para deputada, tentou usar uma pessoa das "minorias oprimidas" e acabou por arranjar uma radicalista que não reconhece autoridade e mostra traços de uma personalidade conflituosa
 

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
LordFCP disse:
https://www.facebook.com/noticiasviriato/videos/465192750786793/

Ameaçarem e empurrarem um rapaz só porque este está a fazer perguntas que não alinham com a narrativa defendida pelos parasitas como o mamadou que encabeçavam aquela manifestação.
Estou indeciso se o ponto alto é o parasita ter ido chamar os capangas para ameçarem o rapaz depois de já o ter empurrado por estar desconfortável com as perguntas do rapaz, ou se é o pseudo jornalista com a postura agressiva e de punho em riste como se fosse bater em alguém e ainda vai fazer o número de vitima junto da policia a tentar apresentar queixa contra o rapaz.
Vivemos bons tempos nesta Europa e em Portugal em particular.

o Mamadou Ba é uma personagem interessante, vê racismo em todo o lado mas não se inibiu de receber mais de 100 mil euros dos contribuintes do país que considera racista, é a melhor forma de resumir estes "activistas" part time
 

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
9,700
6,588
JMPedroto disse:
aquela deputada semeia o ódio e a discórdia com os seus discursos, até conseguiu meter personalidades da própria esquerda contra ela, o livre fez uma péssima aposta para deputada, tentou usar uma pessoa das "minorias oprimidas" e acabou por arranjar uma radicalista que não reconhece autoridade e mostra traços de uma personalidade conflituosa
Traços??
 

Cheue

12 Maio 2016
18,644
28,149
Conquistas
7
108
o Livre tem um lider com uma capacidade oratória igual ou superior a qualquer membro do parlamento…

devia ter sido ele a estar no parlamento e ponto.
era escusado esta polemica toda de reality show...