#EquipaB Pré-Época 2023/2024

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
6,930
9,640
Neste momento 11 titular do mister Folha:
Meixedo
Rodrigo Pinheiro Zé Pedro Romain João Mendes
Rodrigo Folha Vasco
Marcus Wendel Nilton
Suplentes: Gonçalo
Martim Gabi António Eric Cassama
Rui Monteiro Umaro Meireles Mota Gigi André Oliveira Djaló Luan Kennyd
Bruno Costa
Já te disseram que esse onze nunca poderia acontecer, não podem jogar mais que X jogadores com 23 anos ou mais.

Já para não dizer que seria trágico ocupar um onze titular da principal equipa da formação do clube (na teoria onde desaguam todos os talentos das camadas jovens) com 11 jogadores em que com sorte eu diria que um pode um dia jogar na equipa principal.
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,774
1,291
24
Barcelos
Sim. E o Mora ainda nem tem posição definida.
Sim o quê? Achas que esses jogadores deveriam ser a espinha dorsal da equipa B ou sim concordas comigo🤣?

O Mora claramente é um jogador para jogar entrelinhas atrás de uma referência ofensiva. Assim como o Meireles. É aí que fazem a diferença
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,404
21,012
Gaia
Sim o quê? Achas que esses jogadores deveriam ser a espinha dorsal da equipa B ou sim concordas comigo🤣?

O Mora claramente é um jogador para jogar entrelinhas atrás de uma referência ofensiva. Assim como o Meireles. É aí que fazem a diferença
O Mora se estivesse no trafica ou no sbording já andava a jogar nos sub 23.
Tal como outros talentos do clube, mas infelizmente o clube não tem dinheiro, e isso faz minguar projetos, recursos etc e depois as consequencias estão à vista..
 

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
6,930
9,640
Ainda é muito cedo para andar a lançar o Mora na B..e eu defendo que jogadores saltem etapas, mas ele tem 16 anos.

Próxima época com 17 ai sim já pode começar a ir jogando.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,404
21,012
Gaia
Ainda é muito cedo para andar a lançar o Mora na B..e eu defendo que jogadores saltem etapas, mas ele tem 16 anos.

Próxima época com 17 ai sim já pode começar a ir jogando.
-----------------------------

Jogar nos sub 23 é uma maneira de evoluir e desenvolver um jovem jogador sem o lançar ás feras da Liga II ou III para levarem porrada e nada aprender.
Além de ser um jogo com equipas mais positivas.
 

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
6,930
9,640
Com 23 anos ainda está dentro da idade sem restrições. Só quando fizer 24 é que passa a contar como atleta "sem limite etário", e aí só podem estar 2 na ficha de jogo.
Pensei que era 23 anos, sendo assim retiro o que tinha dito.

No entanto mantenho a parte, não que diz respeito a restrição pela idade, mas sim a estupidez que seria usar o onze que tinha sido citado, repleto de jogadores que nunca na vida seriam úteis a equipa principal.
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,774
1,291
24
Barcelos
O Mora se estivesse no trafica ou no sbording já andava a jogar nos sub 23.
Tal como outros talentos do clube, mas infelizmente o clube não tem dinheiro, e isso faz minguar projetos, recursos etc e depois as consequencias estão à vista..
Tu deves ser pago para fazer promoção à Liga Revelação.
Neste momento não faz qualquer sentido para o FCP ter equipa B e equipa sub23. Não tem talento suficiente nas gerações de 2002 até 2005 para alimentar duas equipas. Acabar com a equipa B como tu sugeriste e criar os sub23 seria só o pior ato de gestão da história do clube. E como todos sabemos esse não é um feito fácil de atingir.

Na minha opinião, a questão dos sub23 deverá ser seriamente pensada daqui a 2/3 anos devido à enorme quantidade de talento nas gerações mais jovens. Aí sim seremos capazes de abastecer duas equipas com jovens formados no clube
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,404
21,012
Gaia
Tu deves ser pago para fazer promoção à Liga Revelação.
Neste momento não faz qualquer sentido para o FCP ter equipa B e equipa sub23. Não tem talento suficiente nas gerações de 2002 até 2005 para alimentar duas equipas. Acabar com a equipa B como tu sugeriste e criar os sub23 seria só o pior ato de gestão da história do clube. E como todos sabemos esse não é um feito fácil de atingir.

Na minha opinião, a questão dos sub23 deverá ser seriamente pensada daqui a 2/3 anos devido à enorme quantidade de talento nas gerações mais jovens. Aí sim seremos capazes de abastecer duas equipas com jovens formados no clube
-----------------------------

Não faças juízos de valor em relação aos principios e ideias dos outros, apesar de divergir de ti, nunca me atrevi a dizer que eras pago.
A equipa sub 23 faz falta não quando há talentos, faz falta porque o atual mercado obriga a isso, é quase como incubar, desenvolver e por pintainhos no talho.
Com esta Direção e politica desportiva de trazer Danubios, vitores, Kennyds, Djims, Celestines, Mikel, Chikauwee, Marius, Quinones........etc.... só teremos despesas e não beneficios. Com outra Direção e Politica é claro que a B vai funcionar como deve ser.
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,933
2,282
Lisboa, 1979
Já defendi que poderia ser interessante a equipa de s23, se os s19 fossem promovidos a essa equipa e continuar esta promoção pelos escalões de formação (s17 para os S19; s16 para os s17....e por aí fora), com as excepções naturais de quem fosse muito imaturo fisicamente.

Repito o condicional: poderia. Primeiro, porque nunca tive a certeza que a liga revelação seria o quadro competitivo ideal. Sejamos francos, competitivamente, a liga revelação é pueril e a única vantagem que tem é a cobertura (excessiva) que tem pelo canal 11 por ser uma produto FPF. Segundo, porque rapidamente este modelo de promoção de um escalão seria replicado por todos os clubes da liga revelação, ou pelo menos pela maioria.

Hoje, tenho opinião diferente. Reconheço mérito na criação da liga 3. É uma liga competitiva. E há contágio ao campeonato de Portugal.
Creio que ambas as competições são quadros competitivos bem mais interessantes. Há intensidade competitiva. Há subidas e despromoções. Há jogadores experientes e batidos. A liga Revelação é mais um escalão de formação. Os s23 que jogam contra s23 (como os s19 jogam contra s19 e por aí fora) sem a intensidade competitiva de um campeonato a sério.

Vejo com melhores olhos um FC Porto C que um FC Porto sub23. Bem razão teve o Marítimo, embora fora de tempo, quando chegou a ter um Marítimo C no então CNS.
Acho interessante que o Vitória e os calimeros tenham extinguido as suas equipas sub23 e tenham preferido apostar na equipa B, embora em escalões competitivos abaixo da segunda liga. E não vejo que os jovens desses clubes tenham um caminho mais dificultado.
Também olho para a campeonato vizinho e o que vejo são equipas C e não sub23.


Resumindo, preferia um FC Porto C até no CP que um FC Porto s23 na liga revelação.
Começar a trilhar esse caminho. Falar com a AF Porto e começar o mais alto possível para encurtar esse caminho.
 

tozequio

Bancada lateral
20 Julho 2006
889
287
Vila Nova de Gaia, 1987
Será realista apostar numa equipa C? Mesmo em Espanha penso que muitos clubes já acabaram com as equipas C, sendo o Barcelona disso um exemplo.

E em Portugal quem tem equipa C? Penso que neste momento só o Leixões, embora penso que por um diferendo entre clube e SAD, e não por uma questão formativa.

Mas acredito que de facto seria um cenário mais competitivo para os jovens terminarem a formação do que uma equipa de sub-23.
 

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,274
13,668
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Será realista apostar numa equipa C? Mesmo em Espanha penso que muitos clubes já acabaram com as equipas C, sendo o Barcelona disso um exemplo.

E em Portugal quem tem equipa C? Penso que neste momento só o Leixões, embora penso que por um diferendo entre clube e SAD, e não por uma questão formativa.

Mas acredito que de facto seria um cenário mais competitivo para os jovens terminarem a formação do que uma equipa de sub-23.
Desculpem o offtopic.

Caralho, ganda tozequio bem vindo de volta, mesmo a tempo de reforçar a nossa "equipa" para os Campeonatos do Mundo.
 
  • Love
Reações: tozequio

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,530
1,420
Será realista apostar numa equipa C? Mesmo em Espanha penso que muitos clubes já acabaram com as equipas C, sendo o Barcelona disso um exemplo.

E em Portugal quem tem equipa C? Penso que neste momento só o Leixões, embora penso que por um diferendo entre clube e SAD, e não por uma questão formativa.

Mas acredito que de facto seria um cenário mais competitivo para os jovens terminarem a formação do que uma equipa de sub-23.
eu nao defendo criar equipa sub 23 mas sim participar na liga revelação com jogadores da B, juniores e ate juvenis que não alinham ou que mal jogam nos fim semana. A liga revelaçao seria boa para dar ritmo competitivo a esses jogadores. Não é uma equipa mas a classificação na liga revelação é irrelevante
 
  • Like
Reações: Um Portista

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
6,930
9,640
Eu ia dizer que não era Folhice nenhuma, que devia haver ordem/planeamento pensado de cima para baixo, por quem manda e pensa no futuro do clube.

Que onde é que já se viu uma decisão aberrante destas, neste caso tapar o lugar a um jovem com potencial, ser tomada pelo treinador e não haver ninguém que pusesse ordem na casa.

Mas depois pensei..a equipa B deve acima de tudo ser uma plataforma de treino para a equipa principal e seguir ao máximo possível as mesmas "rotinas".

Faz sentido.
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
14,909
9,118
eu nao defendo criar equipa sub 23 mas sim participar na liga revelação com jogadores da B, juniores e ate juvenis que não alinham ou que mal jogam nos fim semana. A liga revelaçao seria boa para dar ritmo competitivo a esses jogadores. Não é uma equipa mas a classificação na liga revelação é irrelevante
E pra quê dar tempo a jogadores sem qualidade. Os de futuro têm é de ser titulares na B.