Prof. Jesualdo Ferreira

Johann

Bancada central
2 Outubro 2012
1,669
0
Ric_Sousa disse:
Arranja um tempinho para me responder também!

E já agora, lembro-me muito bem do Orlando Sá... nomeadamente o hattrick que marcou num amigável na estreia (e num dos poucos jogos) dos sub21. Isso já faz dele um craque! Tal como Makukula, Danny da Mota, etc. Mau é o Fábio Silva!
Responder para quê? Pedes para contestar coisas que não interessam para nada e onde nem pus a colher como o percurso do craque Bosingwa (que já era uma mistura de Flash com Sr. Fantástico) e do Fernando Fonseca nas seleções jovens? Já te trocaste todo em todas as posições, andavas aí a bater no peito com as seleções sub20 e eu arranjo-te um titular campeão mundial sub20 e vens com racismo casual para afinal já não contar.

É para continuar a dançar nos critérios como tu? O Telles nunca passou nas seleções jovens e com o Conceição foi à seleção! Era menos que um Tengarrinha e chegou ao Escrete! Midas Conceição!
 

Johann

Bancada central
2 Outubro 2012
1,669
0
Ric_Sousa disse:
Adoro estas lógicas!

- O bosingwa não era chamado à selecção (nem para amigáveis) - era porque havia Miguel e Paulo Ferreira. O Bosingwa começou a ir à selecção em 2007, quando "ainda havia" Miguel e Paulo ferreira... é irrelevante.
- O Bosingwa no Porto do Adriaanse no plantel os jogadores mais semelhantes como alternativa seriam o jovem Ricardo Costa (central) e Fatih Sonkaya... era titularíssimo logo já era um craque!

a concorrência só serve para determinadas coisas
😂 Confessa logo que ainda não seguias o Porto e não vias os jogos. O Bosingwa era um craque porque o mostrava em campo.
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
8,980
9,302
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Ric_Sousa disse:
Adoro estas lógicas!

- O bosingwa não era chamado à selecção (nem para amigáveis) - era porque havia Miguel e Paulo Ferreira. O Bosingwa começou a ir à selecção em 2007, quando "ainda havia" Miguel e Paulo ferreira... é irrelevante.
- O Bosingwa no Porto do Adriaanse no plantel os jogadores mais semelhantes como alternativa seriam o jovem Ricardo Costa (central) e Fatih Sonkaya... era titularíssimo logo já era um craque!

a concorrência só serve para determinadas coisas
Então querias levar três defesas direitos á seleção? Acho que não adoras lógica o suficiente.

Depois, quem é que o Chelsea foi buscar para substituir o Paulo Ferreira? Dica: não foi o Miguel.
 

Johann

Bancada central
2 Outubro 2012
1,669
0
A concorrência do “lateral direito titular da seleção argentina” que o sentou no 2o jogo foi o Milton Casco, lateral esquerdo (e um jogador de craveira mundial). Depois chegaram os jogos a eliminar e jogou o Foyth, defesa central.

A concorrência só serve para determinadas coisas 😂
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,513
68
39
Oliveira de Azeméis
Almadedragao disse:
Então querias levar três defesas direitos á seleção? Acho que não adoras lógica o suficiente.

Depois, quem é que o Chelsea foi buscar para substituir o Paulo Ferreira? Dica: não foi o Miguel.

não... queria que um jovem jogador... que fosse assim tão craque num clube como o Porto, campeão nacional, fosse chamado para amigáveis contra Arabias Sauditas e Liechtensteins... até porque tinha dupla nacionalidade. E os 2 habituais não precisavam de ser testados.

Mas pelos vistos esses jogos só serviam para lançar jovens de 19/20/21 anos como Carlos Martins, Hugo Almeida, Nani, Moutinho, etc. O Bosingwa não podia

Mas claro, acharias normal que um craque que aparecesse agora num dos grandes e se destacasse durante 2 anos não fosse sequer testado na selecção, se fosse para uma posição tipo MC (onde há muitas opções)

Quanto à 2ª parte, lol... só me estás a dar razão em relação ao que o jogador evoluiu com o Jesualdo.
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,513
68
39
Oliveira de Azeméis
Johann disse:
Responder para quê? Pedes para contestar coisas que não interessam para nada e onde nem pus a colher como o percurso do craque Bosingwa (que já era uma mistura de Flash com Sr. Fantástico) e do Fernando Fonseca nas seleções jovens? Já te trocaste todo em todas as posições, andavas aí a bater no peito com as seleções sub20 e eu arranjo-te um titular campeão mundial sub20 e vens com racismo casual para afinal já não contar.

É para continuar a dançar nos critérios como tu? O Telles nunca passou nas seleções jovens e com o Conceição foi à seleção! Era menos que um Tengarrinha e chegou ao Escrete! Midas Conceição!
Resumindo:

- não demonstraste ainda o melhor curriculum/estatuto do Bosingwa em relação ao Fonseca nas selecções jovens
- não comentaste o 11 do Gana nem de todas as selecções africanas jovens de sucesso vs o que os jogadores deram na realidade.... simplesmente porque ganham em atributos físicos/morfológicos como atleticismo que se diluem na fase adulta.
- à falta de argumentos invocaste o racismo
- não sei onde me troquei nas posições

Isto só deste último post. Parece-me que ficaram várias questões pendentes...

Quanto ao Alex Telles, não percebo a ironia, estás correcto. Pode ser considerado um jogador potenciado pelo SC. De forma algo enviesada, mas com argumento aceitável.
Já podemos considerar 2 jogadores (junto com Militão). Podes continuar o levantamento dos jogadores treinados pelo Sérgio, sff.
 

draco07

Arquibancada
11 Agosto 2017
418
166
Ripas disse:
A paixão e cegueira pelo Conceição é tão desmesurada que alguns até se sentem na necessidade de apoucar um treinador tricampeão pelo clube.

3 campeonatos em 4 anos, repito, 3 em 4.
Os tempos eram outros. Na altura podias perder 20 pontos num campeonato a 30 jogos. Hoje em dia tens mais 4 jogos e se perdes 20 pontos nunca na vida és campeão.

O polvo na altura era fraquinho e os planteis do Porto eram outros. Eu até digo que o Jesualdo fez poucochinho para o que podia ter feito mas nunca menosprezar um tricampeonato como é óbvio.

Aliás, basta fazer a seguinte questão: o Sérgio atual em 2006-2010 não conseguiria o que o Jesualdo conseguiu? Quando hoje em dia consegue dar luta a um Benfica destes? E o contrário? Basta meter cá o Jesualdo que nem à frente do Braga ficamos.

Tenho o máximo respeito pelo Jesualdo. Pelo profissional que é. Não me digam é que é um grande treinador porque não é. Tal como não o é o Sérgio de resto.
 

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,232
61
Porto
benHur78 disse:
Colega, concordo inteiramente consigo. Já vejo o Porto a jogar, com atenção, início dos anos 90s. E já aqui pedi, para dizerem quando é que o Porto jogava bem! Continuo à espera! Houve periodos e para mim, o tempo do Mourinho foi o melhor, na minha definição de "jogar bem".
(...)
Voltando ao argumento do jogar bem, o FC Porto nunca jogou como o Barcelona, nem de perto! E para mim o "nunca" é a partir dos anos 90s. O nosso futebol ou o nosso ADN, era baseado no trabalho, no espírito de sacríficio, no mantra todos por um e um por todos, trabalho, dar tudo e morrer dentro de campo. Foi precisamente por causa disso, que hoje sou portista. Mas recordo-me perfeitamente, de haver jogos, muitos deles, em que adormeci, especialmente para o campeonato português, que não tem interesse nenhum! Só que na altura,lá está, ganhavamos! E a malta, estava-se cag** para isso do "jogar bem".
---------------------

Acho que estás a ser injusto. O Porto de Robson jogava bem e marcava muitos golos. Tivemos alguns jogos para o campeonato de 5 e de 6 golos marcados com ele. Chegámos a terminar um desses anos com quase 90 golos marcados no campeonato. O Porto de Oliveira jogava bem. O ano do tri foi tremendo. 16 pontos na fase de grupos da CL com 5 vitórias e 1 empate. Fomos a San Siro espetar 3, fomos à luz espetar 5, vencemos o tri em Guimarães a jogarmos um futebol lindo, cheio de força e ambição. No ano do Eng. fizemos uma champions boa onde podíamos e merecíamos ter ido mais longe. Caímos com o Bayern nos quartos mas demos-lhes um banho de bola. E tivemos um árbitro francamente mau que fez tudo para o Bayern passar.
Depois Mourinho. Depois aquele ano de JF onde tínhamos equipa para chegar às meias da CL no mínimo e que caímos com aquele míssil de Ronaldo... tivemos o pássaro na mão, foi uma pena.. estávamos com uma grande equipa e a jogar um grande futebol nesse ano.
Depois Villas.
E acabou.
O último fogacho foi aquele ano de Lope na europa e dos 3-1 ao Bayern. Nunca mais vi o Porto a jogar futebol desde então.
 

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,452
8,424
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Eu sou dos maiores haters do SC mas não tenho dúvidas de que é melhor treinador que o Jesualdo, embora respeite mais este último por tudo aquilo que fez pelo clube.
Mas ganhou campeonatos cá que qualquer um ganhava, ganhou campeonatos que até o Adriaanse ganhou e quando apanhou um adversário mais complicado foi corrido. Mas ainda a tempo de levar 3 secos do rival na final de uma competição.

Para não falar dos percursos medíocres que teve fora do FCP, o SC apesar de tudo já fez campanhas bem decentes.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Johann

Bancada central
2 Outubro 2012
1,669
0
Ric_Sousa disse:
Resumindo:

- não demonstraste ainda o melhor curriculum/estatuto do Bosingwa em relação ao Fonseca nas selecções jovens
Irra que isso está lento. Não interessa essa comparação ridícula quando o Bosingwa era pedra basilar do Porto campeão. Queres levar a conversa para o chiqueiro, basicamente. Forçares-me a comparar um stallion com um pónei manco. O Bosingwa teve proposta de transferência ainda não tinha chegado o Jesualdo. Três épocas antes já tinha jogado e bem no Bernabeu e o Mourinho meteu-o em campo uma porrada de vezes na Champions, até na meia final.

O mais ridículo disto tudo é que o Bosingwa tem efetivamente mais currículo e estatuto nas camadas jovens da seleção que o FF. Se quiseres podes ir confirmar e enterrar esse não-assunto.
 

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,811
5,125
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
Ric_Sousa disse:
Adoro estas lógicas!

- O bosingwa não era chamado à selecção (nem para amigáveis) - era porque havia Miguel e Paulo Ferreira. O Bosingwa começou a ir à selecção em 2007, quando "ainda havia" Miguel e Paulo ferreira... é irrelevante.
Não era chamado porque a concorrência para ele na seleção eram os médios alas e não os defesas direito, logo ele nem sequer era equacionado. Quando foi adaptado pelo Adriaanse para defesa direito foi quando passou a ser equacionada a sua chamada à seleção.
 

benHur78

Arquibancada
12 Agosto 2018
463
319
mmmkk disse:
---------------------

Acho que estás a ser injusto. O Porto de Robson jogava bem e marcava muitos golos. Tivemos alguns jogos para o campeonato de 5 e de 6 golos marcados com ele. Chegámos a terminar um desses anos com quase 90 golos marcados no campeonato. O Porto de Oliveira jogava bem. O ano do tri foi tremendo. 16 pontos na fase de grupos da CL com 5 vitórias e 1 empate. Fomos a San Siro espetar 3, fomos à luz espetar 5, 9vencemos o tri em Guimarães a jogarmos um futebol lindo, cheio de força e ambição. No ano do Eng. fizemos uma champions boa onde podíamos e merecíamos ter ido mais longe. Caímos com o Bayern nos quartos mas demos-lhes um banho de bola. E tivemos um árbitro francamente mau que fez tudo para o Bayern passar.
Depois Mourinho. Depois aquele ano de JF onde tínhamos equipa para chegar às meias da CL no mínimo e que caímos com aquele míssil de Ronaldo... tivemos o pássaro na mão, foi uma pena.. estávamos com uma grande equipa e a jogar um grande futebol nesse ano.
Depois Villas.
E acabou.
O último fogacho foi aquele ano de Lope na europa e dos 3-1 ao Bayern. Nunca mais vi o Porto a jogar futebol desde então.
Um colega meu enviou-me um link para uma entrevista, em que esse treinador (propositadamente não vou dizer quem é, mas não é o SC), diz exactamente o que pensa do jogar bem. Concordo a 1000%!

Que equipas é que gosta mais de ver?
Para já, gosto de consumir futebol. E gosto de ver o Barcelona, o Real, o Dortmund, o Bayern... Gosto também de ver o jogo resultadista, aquelas equipas pragmáticas, que querem é ganhar, não interessa se é para encostar atrás o bloco. Defender bem também é uma arte. E é uma arte chegar a um resultado sem jogar bem. As pessoas acham que arte é só aquilo que esteticamente é muito bonito. Não. Nós visitamos um museu e estão lá pintores das mais variadas correntes e são todos bons. Uns agradam-nos, outros não. Há diferentes formas de expressar a arte e no futebol é igual, há diferentes formas de jogar. Para ti, ganhar um jogo sem jogar bem talvez seja uma violência, mas eu também aprecio isso. Quem sou eu para andar aí a criticar aos sete ventos? A única coisa que nos resta é agirmos à imagem daquilo que nós pensamos.

Muita gente comete esse erro e nem sequer se apercebe! Mistura alhos com bugalhos! Concordo a 1000% com As pessoas acham que arte é só aquilo que esteticamente é muito bonito. Para 99.9% das pessoas, é isso que chamam do jogar bem. Para mim e para quem pensa assim, e que gosta de ver para além daquilo que a vista alcança,  para além daquilo que é intuitivo, para as coisas que dão trabalho e requerem esforço, concordarão com o que este treinador disse!

Cada ser, tem a sua própria definição de "jogar bem". Mas que muitos, baralham as coisas, baralham e acham que, só aquilo que lhe é bonito aos seus olhos, é que está bem! Tremendamente errado! É ser demasiado redutor, simplista! A realidade é muito mais complexa, do que pode parecer à primeira vista.

Em relação aos exemplos que deste, sinto mais uma vez, quando se recorre ao passado, uma correlação entre, o que se passou e a fase em que ganhavamos tudo. Isto é, quando se ganha tudo e se olha para trás, somos contaminados com o romantismo e tudo nos parece perfeito, ideal! É como as pessoas que ficam mais velhas com o tempo e dizem no meu tempo é que era!

O que sei, foi o que senti e vivi, e nesse tempo em que ganhavamos tudo, nem tudo estava bem! E houve muitos jogos em que adormeci! E discordo, passar a ideia, que nós jogavamos a Barcelona! Nós raramente, tivemos periodos longos no tempo em que, evidenciamos futebol esteticamente bonito. Nem o Barcelona consegue isso! Conseguiu num determinado periodo longo de tempo, sim, mas acabou, tudo termina na vida!

Só as grandes, grandes equipas, com orçamentos mil vezes superiores ao nosso, que contratam os melhores, terão essa possibilidade. Mas mesmo assim, não o conseguem sempre!

O FC Porto para mim, nunca foi esteticamente bonito, puro. Foi sempre mais, a base do trabalho, do espírito de sacrificio, da entreajuda, dos todos por um e um por todos, da união, do colectivo. É isso que para mim significa a "raça" e a "mística". Que houve periodos de tempo em que a parte estética era mais evidente, sim houve. Como diria, que existe em qualquer equipa do mundo ao longo da sua história!

Já aqui o disse, é mais honesto eu afirmar, que não gosto do SC porque não gosto, que estou farto dele porque na vida é assim, fartamo-nos das pessoas, do que vir para aqui argumentar com o, jogar bem. Isso não existe!

O SC tem os melhores números apôs o VP e contra factos não há argumentos! Os que odeiam o SC, recorrem ao passado, mas é um argumento fraco! Porque o FC Porto há muitos anos, que já não é o que era! Também é um facto que custa a engolir a muita gente! Mas se querem viver do museu, tudo bem!

E termino com esta, também desse treinador.

(...) Querem rotinas de satisfação. Acho isso normal. Só não acho normal a agressão verbal e a má educação dentro da estrutura. De resto, o futebol vive da massa que aplaude, que assobia... No dia em que for ópera, o futebol está perdido. Nem nós, treinadores, sentimos a paixão da mesma forma.

 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,513
68
39
Oliveira de Azeméis
Dragao_man disse:
Não era chamado porque a concorrência para ele na seleção eram os médios alas e não os defesas direito, logo ele nem sequer era equacionado. Quando foi adaptado pelo Adriaanse para defesa direito foi quando passou a ser equacionada a sua chamada à seleção.
Muito bem!

Portanto ele passou a ser equacionado com o Adriaanse... mas só foi convocado 2 anos depois. Coisa que até jogadores com menos minutos no Porto (Ricardo Costa e Hugo Almeida) já iam. Devia estar a destacar-se imenso no clube certamente...

Depois:
- O Bosingwa já andava a jogar a lateral direito em 2004. Começou a jogar mais na 2ª metade da época com o Couceiro, pois o Seitaridis não estava a render o desejado (o que até discordava pessoalmente)
- O Adriaanse não o adaptou a defesa direito até porque... não jogava com laterais...
Jogava com 3 defesas e o bosingwa fazia o centro-direito, para aproveitar a sua velocidade
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,513
68
39
Oliveira de Azeméis
Johann disse:
Irra que isso está lento. Não interessa essa comparação ridícula quando o Bosingwa era pedra basilar do Porto campeão. Queres levar a conversa para o chiqueiro, basicamente. Forçares-me a comparar um stallion com um pónei manco. O Bosingwa teve proposta de transferência ainda não tinha chegado o Jesualdo. Três épocas antes já tinha jogado e bem no Bernabeu e o Mourinho meteu-o em campo uma porrada de vezes na Champions, até na meia final.

O mais ridículo disto tudo é que o Bosingwa tem efetivamente mais currículo e estatuto nas camadas jovens da seleção que o FF. Se quiseres podes ir confirmar e enterrar esse não-assunto.
Ui!
- O Marcano também é pedra basilar do Porto campeão. Logo bem melhor matéria-prima do que Rolando, Stepanov, Bruno Alves, Fucile, Sapunaru, etc.
- Sei que o Maxi peireira tinha proposta milionária do City antes de chegar o SC
- Estão a acumular os temas sem resposta. Não sei se é para apontar
 

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
Ric_Sousa disse:
Jogo com o sporting (no singular). Na Taça da cerveja não conta

Portanto num universo de uns 30 jogos referes uns 3/4 para justificar uma má fase. É bem! Toda a gente sabe que o Liverpool está em má fase desde Agosto. Perdeu há uma semana, perdeu nas Taças, empatou com o Flamengo,...

Não sou eu que estou a reescrever o passado. É senso comum que o ponto de viragem foi Kiev. Ainda ontem falaram nisso por cá. Aliás os próprios detractores do JF falam nisso
Levar 4 do Sporting não conta. Não tem impacto. Imagino se acontecesse com o Sérgio...

Mas nada como ler o que se escrevia na altura...

https://www.lateralesquerdo.com/2008/12/10/licha-e-lucho-para-sempre/

Se até o Lisandro e o Lucho eram colocados em causa, só podia ser pelo fantástico futebol que se jogava...
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Quem fala nos 4-1 contra o Sporting para a Taça da Liga deve ter visto o resultado do jogo no livescore, só pode.

Foi um jogo naqueles tempos longínquos em que a Taça da Cerveja era ridicularizada pelo FC Porto na figura do seu presidente e o Jesualdo rodou todo o 11 e ainda houve espaço para entrarem o Ivo Pinto, o Josué e o Diogo Viana. Além disso, foi uma arbitragem absolutamente ridícula, com inúmeros erros contra o FC Porto.
 
15 Março 2012
4,441
3,459
Se não me engano esse jogo da taça da liga foi quando a equipa viajou de comboio do Porto para Lisboa no dia do próprio jogo, tudo numa tentativa de ridicularizar a importância da taça liga ao ponto de disputar a partida com os jogadores menos utilizados.

Eram tempos de vacas gordas.

Agora somos nós ridicularizados quando continuamos a perder taças da liga mesmo quando vamos às finais jogar com os jogadores principais.

É o tempo das vacas magras.
 

Johann

Bancada central
2 Outubro 2012
1,669
0
Ric_Sousa disse:
Ui!
- O Marcano também é pedra basilar do Porto campeão. Logo bem melhor matéria-prima do que Rolando, Stepanov, Bruno Alves, Fucile, Sapunaru, etc.
- Sei que o Maxi peireira tinha proposta milionária do City antes de chegar o SC
- Estão a acumular os temas sem resposta. Não sei se é para apontar
Olá, novo adepto que não via o FCPorto há 15 anos. Alguma fonte para essa proposta do Maxi? Para a do Zé Bó só tenho o Pinto da Costa.

https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/ofertas-por-bosingwa-e-ricardo-quaresma

Ai o tico e o teco... o Marcano foi campeão com que treinador antes do Conceição? É só rir.
 

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
20,790
35,688
Tenho vista para o Dragão.
John Wick disse:
Quem fala nos 4-1 contra o Sporting para a Taça da Liga deve ter visto o resultado do jogo no livescore, só pode.

Foi um jogo naqueles tempos longínquos em que a Taça da Cerveja era ridicularizada pelo FC Porto na figura do seu presidente e o Jesualdo rodou todo o 11 e ainda houve espaço para entrarem o Ivo Pinto, o Josué e o Diogo Viana. Além disso, foi uma arbitragem absolutamente ridícula, com inúmeros erros contra o FC Porto.
Olha lá isso, não estragues o guião.
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Puxar da derrota em Alvalade para a taça da cerveja, quase com a nossa equipa da Liga Intercalar é de génio... 😂 😂

É o que dá ir ao zerozero à pressa para procurar derrotas

Já agora nesse mesmo ano fomos mais duas vezes a Alvalade, uma para a taça e outra para o campeonato... Ganhamos os dois jogos