Prof. Jesualdo Ferreira

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,514
71
39
Oliveira de Azeméis
Olavo disse:
Se não te lembras....O Bosingwa foi titularíssimo no ano do Adriaanse, juntamente com o Pepe o Pedro Emanuel na defesa. Titularíssimo.
Acho que fui bem claro quando disse que o jogador não se DESTACAVA... e não disse que não JOGAVA...

Claro que foi titularissimo. Já agora o Pedro emanuel não (alternava com o Marek Cech). Mas o Marcano também é titularíssimo e daqui a 20 anos não é por ser titular que vamos acha-lo com mais qualidade que o Militão...
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,704
2,402
Ric_Sousa disse:
Acho que fui bem claro quando disse que o jogador não se DESTACAVA... e não disse que não JOGAVA...

Claro que foi titularissimo. Já agora o Pedro emanuel não (alternava com o Marek Cech). Mas o Marcano também é titularíssimo e daqui a 20 anos não é por ser titular que vamos acha-lo com mais qualidade que o Militão...
Claro que se destacava! Era titularíssimo, precisamente por isso.
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,514
71
39
Oliveira de Azeméis
Olavo disse:
Nos nomes listados, misturei tudo. Mas sim, Rabiola, na altura, era visto como uma grande esperança. Com o Diogo Viana, por exemplo.

Acho que alguns jogadores melhoraram com o Sérgio: Herrera, Corona, Aboubakar, Marega...
Ele nem nos sub21 tugas era titular/jogava... duvido que fosse uma grande esperança lol
Mais depressa o Zequinha...

O Herrera destacou-se mais por causa da forma de jogar na equipa. Não melhorou como jogador. Basta ver o que ele jogava na selecção mexicana, nomeadamente no Mundial...
E se falarmos no lucro "bruto"...

Corona não vale mais agora do que valia há 3 anos

Aboubakar nem se fala. E quem o valorizou foi o Senol Gunes

Marega passámos de um prejuizo de 4M - ou seja de um Prediguer da vida - para um prejuizo de uns 12M. Vamos ver o que ele renderá ao clube. Palpita-me que...
Se ele tivesse sido vendido no final da 1ª época, aí sim concordava com a potencialização. Neste momento tenho dúvidas que seja melhor jogador do que aquele Marega que jogava emprestado no Guimarães...

 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,704
2,402
Ric_Sousa disse:
Ele nem nos sub21 tugas era titular/jogava... duvido que fosse uma grande esperança lol
Mais depressa o Zequinha...

O Herrera destacou-se mais por causa da forma de jogar na equipa. Não melhorou como jogador. Basta ver o que ele jogava na selecção mexicana, nomeadamente no Mundial...
E se falarmos no lucro "bruto"...

Corona não vale mais agora do que valia há 3 anos

Aboubakar nem se fala. E quem o valorizou foi o Senol Gunes

Marega passámos de um prejuizo de 4M - ou seja de um Prediguer da vida - para um prejuizo de uns 12M. Vamos ver o que ele renderá ao clube. Palpita-me que...
Se ele tivesse sido vendido no final da 1ª época, aí sim concordava com a potencialização. Neste momento tenho dúvidas que seja melhor jogador do que aquele Marega que jogava emprestado no Guimarães...
Estás a misturar tudo. Lucro e melhoria de performance. O treinador será sempre responsável pela segunda, nunca pela primeira.

Sim, o Rabiola era uma grande esperança, tal como era o Orlando Sá, por exemplo. Pouco jogou, mas chegou a marcar num jogo da Taça no Dragão, com assistência do Diogo Viana. Lembro-me perfeitamente da excitação que causou na altura.
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,704
2,402
Ric_Sousa disse:
Exacto. Da mesma forma que se destacam Marcano, Otávio, Marega, Soares, Uribe, etc. Afinal de contas temos 11 jogadores que se destacam e estão sempre a queixar-se da qualidade do plantel!
Se não te lembras, ou não viste os jogos da altura, aí já é um problema que me ultrapassa.
O Bosingwa era titularíssimo e craque já nos tempos do Adriaanse.
 

Johann

Bancada central
2 Outubro 2012
1,669
0
Olavo disse:
Se não te lembras, ou não viste os jogos da altura, aí já é um problema que me ultrapassa.
O Bosingwa era titularíssimo e craque já nos tempos do Adriaanse.
Não viu. Ele acha que temos de comparar é o percurso nas seleções jovens com o FFonseca.

Imagino o que sofreu com o desperdício do Orlando Sá com mais golos que jogos nos sub21 e sub23...
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,514
71
39
Oliveira de Azeméis
Olavo disse:
Se não te lembras, ou não viste os jogos da altura, aí já é um problema que me ultrapassa.
O Bosingwa era titularíssimo e craque já nos tempos do Adriaanse.
Concordo. É pena que só se tenha estreado pela selecção em 2007, 2 anos depois. Ou seja, se ele era craque... os cerca de 40 convocados para a selecção nesses 2 anos eram Messis e Ronaldos.

E antes que venhas com "ah e tal o Scolari não gostava do Porto"... entre os convocados estavam jogadores jovens do Porto como o Hugo Almeida, Ricardo Costa
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,514
71
39
Oliveira de Azeméis
Johann disse:
Não viu. Ele acha que temos de comparar é o percurso nas seleções jovens com o FFonseca.

Imagino o que sofreu com o desperdício do Orlando Sá com mais golos que jogos nos sub21 e sub23...
Arranja um tempinho para me responder também!

E já agora, lembro-me muito bem do Orlando Sá... nomeadamente o hattrick que marcou num amigável na estreia (e num dos poucos jogos) dos sub21. Isso já faz dele um craque! Tal como Makukula, Danny da Mota, etc. Mau é o Fábio Silva!
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,704
2,402
Ric_Sousa disse:
Concordo. É pena que só se tenha estreado pela selecção em 2007, 2 anos depois. Ou seja, se ele era craque... os cerca de 40 convocados para a selecção nesses 2 anos eram Messis e Ronaldos.

E antes que venhas com "ah e tal o Scolari não gostava do Porto"... entre os convocados estavam jogadores jovens do Porto como o Hugo Almeida, Ricardo Costa
O meu memofante não funciona tão bem para questões da seleção, por isso, não posso comentar o que se estava a passar na seleção da altura. Mas se calhar devia ter o Paulo Ferreira e o Miguel. O Nélson também foi brinquedo novo por essa altura e se calhar andava por lá também. lol
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,514
71
39
Oliveira de Azeméis
Olavo disse:
O meu memofante não funciona tão bem para questões da seleção, por isso, não posso comentar o que se estava a passar na seleção da altura. Mas se calhar devia ter o Paulo Ferreira e o Miguel. O Nélson também foi brinquedo novo por essa altura e se calhar andava por lá também. lol
Portanto tinhamos um Cafú no país e não se arranjava uma vagazita sequer num amigável contra Arábia Sauditas e Kuwaits para o premiar. Faz sentido. Ainda mais quando esse jogador não ficando "marcado" podia decidir jogar pela selecção do seu país de origem (Congo).

Não fui pesquisar, mas o Nelson ter-se-à estreado na selecção mais tarde (se é que chegou a jogar)
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
8,993
9,348
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Ric_Sousa disse:
Portanto tinhamos um Cafú no país e não se arranjava uma vagazita sequer num amigável contra Arábia Sauditas e Kuwaits para o premiar. Faz sentido.
Quando, passados mais de 10 anos, aconteceu exactamente o mesmo com o Ricardo Pereira na mesma posição, faz muito mais sentido do que outra teoria qualquer.
 

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
Ric_Sousa disse:
- Acho que a maior parte das pessoas se recorda bem do futebol do Jesualdo. Ninguém acha que era o melhor futebol de sempre, melhor do que o do Mourinho/Avb, etc. Mas comparando com o actual...
Verdade. Só teve 2/3 períodos de de futebol exuberante. Períodos de cerca de 4/5 meses cada. A diferença é que fora desses períodos a equipa era "pouco entusiasmante" mas consistente. Actualmente não temos... nada
Já agora, teve 2 períodos muito maus, de cerca de 1 mês cada. Curiosamente na mesma altura da época (por volta de outubro/novembro de 2008 e 2009). Mas foram 2/3 meses... não 2/3 anos :)
4/5 meses? Tenta mais 1/2...

O tempo joga a teu favor mas a minha memória não...

Em 08/09 - época onde vimos o melhor futebol do Jesualdo - houve um bom período entre a eliminatória com o Atlético e o United.

Mas bastou a lesão do Lucho para o bom futebol acabar.

Essa segunda metade da época até incluiu 2 receções a Sporting e Benfica sem nenhuma vitória para amostra...

Como bonus ainda fomos levar 4 a Alvalade para a taça da liga!
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,514
71
39
Oliveira de Azeméis
Almadedragao disse:
Quando, passados mais de 10 anos, aconteceu exactamente o mesmo com o Ricardo Pereira na mesma posição, faz muito mais sentido do que outra teoria qualquer.
O Ricardo Pereira estreou-se na selecção em 2015 com 22 anos (menos 4 que o Bosingwa)... no 1º ano de empréstimo ao Nice...
Não vejo qualquer semelhança.

Nem vejo qual a dificuldade em admitir que o Bosingwa passou de ser um bom jogador para titular do Porto para, nas mãos do Jesualdo, um jogador de selecção portuguesa e transferível para um clube na altura top3/5 europeu
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,514
71
39
Oliveira de Azeméis
Mágico Deco disse:
4/5 meses? Tenta mais 1/2...

O tempo joga a teu favor mas a minha memória não...

Em 08/09 - época onde vimos o melhor futebol do Jesualdo - houve um bom período entre a eliminatória com o Atlético e o United.

Mas bastou a lesão do Lucho para o bom futebol acabar.

Essa segunda metade da época até incluiu 2 receções a Sporting e Benfica sem nenhuma vitória para amostra...

Como bonus ainda fomos levar 4 a Alvalade para a taça da liga!
Errado.
O bom período começou pouco depois da reviravolta em Kiev, quando começou a "aparecer" o Fernando. No último jogo da fase de grupos, contra o Arsenal, demos um banho descomunal. Ou seja, início de Dezembro até Abril pelo menos (não me lembro do imediatamente a seguir ao jogo contra o United)

Não ganhamos ao slb? Ui... isso quer dizer que estavamos muito mal...
Todos sabemos que uma fase boa ou má é definida por 1 jogo. Por exemplo esta época estamos a praticar um futebol exuberante. Ganhamos a eles... isso define o resto da época.
 

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
Ric_Sousa disse:
Errado.
O bom período começou pouco depois da reviravolta em Kiev, quando começou a "aparecer" o Fernando. No último jogo da fase de grupos, contra o Arsenal, demos um banho descomunal. Ou seja, início de Dezembro até Abril pelo menos (não me lembro do imediatamente a seguir ao jogo contra o United)

Não ganhamos ao slb? Ui... isso quer dizer que estavamos muito mal...
Todos sabemos que uma fase boa ou má é definida por 1 jogo. Por exemplo esta época estamos a praticar um futebol exuberante. Ganhamos a eles... isso define o resto da época.
Ignoraste os jogos com sporting mas não há problema...

Depois de Kiev, empates a zero em casa com o Marítimo e com o Trofense (!!). Pelo menos jogávamos bom futebol na altura... Imagino se fosse mau...

Nessa época, a equipa só começou a jogar razoavelmente com a chegada do Cissokho. Não dá para reescreveres o passado. Lamento.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,068
39,656
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
O jogador pelo qual o Jesualdo foi mais criticado por não se ter aproveitado, e que se julgava que era um craque foi o Pelé, que tinha tudo para ser mesmo um craque e depois acabou por não dar nada, e veio avaliado em 6M.


E tivemos o Bollati e o Valeri que eram jogadores com muito talento e não deram, não tinham intensidade.
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
8,993
9,348
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Ric_Sousa disse:
O Ricardo Pereira estreou-se na selecção em 2015 com 22 anos (menos 4 que o Bosingwa)... no 1º ano de empréstimo ao Nice...
Não vejo qualquer semelhança.

Nem vejo qual a dificuldade em admitir que o Bosingwa passou de ser um bom jogador para titular do Porto para, nas mãos do Jesualdo, um jogador de selecção portuguesa e transferível para um clube na altura top3/5 europeu
Vamos então ignorar que a concorrência do Bosingwa era o lateral direito campeão europeu pelo Porto, titular do super Chelsea e comparar com a concorrência que relegou o Ricardo Pereira para fazer apenas 4 amigáveis durante 3 anos, um tal de Cedric, essa lenda com enorme estatuto internacional.

Lol
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,514
71
39
Oliveira de Azeméis
Mágico Deco disse:
Ignoraste os jogos com sporting mas não há problema...

Depois de Kiev, empates a zero em casa com o Marítimo e com o Trofense (!!). Pelo menos jogávamos bom futebol na altura... Imagino se fosse mau...

Nessa época, a equipa só começou a jogar razoavelmente com a chegada do Cissokho. Não dá para reescreveres o passado. Lamento.
Jogo com o sporting (no singular). Na Taça da cerveja não conta

Portanto num universo de uns 30 jogos referes uns 3/4 para justificar uma má fase. É bem! Toda a gente sabe que o Liverpool está em má fase desde Agosto. Perdeu há uma semana, perdeu nas Taças, empatou com o Flamengo,...

Não sou eu que estou a reescrever o passado. É senso comum que o ponto de viragem foi Kiev. Ainda ontem falaram nisso por cá. Aliás os próprios detractores do JF falam nisso
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,514
71
39
Oliveira de Azeméis
Almadedragao disse:
Vamos então ignorar que a concorrência do Bosingwa era o lateral direito campeão europeu pelo Porto, titular do super Chelsea e comparar com a concorrência que relegou o Ricardo Pereira para fazer apenas 4 amigáveis durante 3 anos, um tal de Cedric, essa lenda com enorme estatuto internacional.

Lol
Adoro estas lógicas!

- O bosingwa não era chamado à selecção (nem para amigáveis) - era porque havia Miguel e Paulo Ferreira. O Bosingwa começou a ir à selecção em 2007, quando "ainda havia" Miguel e Paulo ferreira... é irrelevante.
- O Bosingwa no Porto do Adriaanse no plantel os jogadores mais semelhantes como alternativa seriam o jovem Ricardo Costa (central) e Fatih Sonkaya... era titularíssimo logo já era um craque!

a concorrência só serve para determinadas coisas