Provas internacionais de ciclismo

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
9,820
12,267
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Havia gente que podia ter ido com o Remco. Basta ver a disponibilidade física que alguns líderes estão a mostrar agora. Jogaram mal e agora pode já ser tarde.
E agora estão a hesitar...
 
  • Like
Reações: Rui Alves

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
9,820
12,267
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Não vão apanhar o Remco em terreno plano e acho que não há mais subidas. Está ganho.
E o grupo perseguidor só olha para trás.
 
  • Like
Reações: Rui Alves

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
6,901
4,247
Quem não tem Alaphilippe, caça com Remco. Tremenda exibição a continuar uma bela tradição das clássicas: 1 ciclista consegue bater um grupo inteiro que invariavelmente não se organiza. Ponta de ideia do porquê de haver gente que olha para isto e prefere que ele se vire para as grandes voltas.
 
  • Like
Reações: Rui Alves e jpgm97

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
9,820
12,267
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Quem não tem Alaphilippe, caça com Remco. Tremenda exibição a continuar uma bela tradição das clássicas: 1 ciclista consegue bater um grupo inteiro que invariavelmente não se organiza. Ponta de ideia do porquê de haver gente que olha para isto e prefere que ele se vire para as grandes voltas.
Nas grandes voltas dificilmente não vai ser um ciclista extremamente conservador, que faz as diferenças nos cronos dado as dificuldades em algumas subidas que ele mostra. Sujeita-se a ser apenas mais um. Agora nas clássicas é bonito ver um gajo a correr desta forma agressiva. Se abre um espaço, dificilmente o apanham.
 

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
6,901
4,247
Nas grandes voltas dificilmente não vai ser um ciclista extremamente conservador, que faz as diferenças nos cronos dado as dificuldades em algumas subidas que ele mostra. Sujeita-se a ser apenas mais um. Agora nas clássicas é bonito ver um gajo a correr desta forma agressiva. Se abre um espaço, dificilmente o apanham.
Para mim, acho que seguiria mais o caminho do Rui Costa. Um gajo que tinha tudo para andar sempre na luta por clássicas e provas de uma semana e preferiu andar a tentar transformar-se num voltista para tentar o top 10 numa grande volta. No fim acaba por ter uma boa carreira mas que ainda podia ter sido melhor. Tomara que este, o Van Aert e outros que tais ignorem essas pressões dos media e afins para se tornarem voltistas.
 

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
9,820
12,267
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Movistar, Bike Exchange e EF devem ficar numa posição mais confortável após o Giro.
A situação da Lotto é cada vez mais preocupante...ainda esperava que fossem buscar um pontinhas às Ardenas mas não foi o caso. Vai descer de divisão.

A vantagem da Cofidis para a Israel também é grande mas esses ainda estão na luta. Têm mais possibilidades de pontuar do que a Lotto.
 

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
9,820
12,267
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
O Giro está cada vez mais próxima e cada vez me preocupa mais o provável alinhamento da UAE.
Mas ainda tenho a esperança que desviem um Fischer-Black ou um Polanc para Itália.
 

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
9,820
12,267
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Vai depender de como o Gaviria se apresentar na Romandie.
Vai para lá sem comboio e acho que só deverá ter uma oportunidade garantida para sprintar, olhando ao percurso.
Deve ir para ganhar ritmo. Acho que as esperanças de ter o João com um só bloco já se foram. Queria era ver se lhe davam pelo menos mais um gregário para a montanha.

Já não era mau que o Formolo não apresentasse uma postura à Masnada..
 

Rui Alves

Bancada central
29 Abril 2019
1,511
1,921
Conquistas
3
  • Taça de Portugal 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
  • Supertaça 19/20
Vai depender de como o Gaviria se apresentar na Romandie.
Segundo o site oficial da equipa, ele vai lá para preparar o Giro.
A equipa do Giro deve ser o João, o Rui Costa, o Rui Oliveira, o Formolo, o Covi que andam todos em treinos de altitude, mais o Gaviria e o Richeze que se vai reformar depois do Giro. E o elemento que falta deve ser o Ulissi quase de certeza.
 

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
9,820
12,267
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Olhando com algum detalhe para o percurso do Giro:

PRIMEIRA SEMANA (diria que não está mal desenhada e dá oportunidades a todos)
-Etapa 1(sprint em sbida) e 2 (crono) estão com a ordem trocada. Não sei qual é o sentido de meter um crono ao 2º dia. O João pode não chegar à rosa nesse crono mas deve andar lá perto. Mas só são 9km. As diferenças vão ser bem pequenas.
-Etapas 3, 5, 6. 8 (sprint)
-Etapa 4 (tudo plano até começar a subida do Etna): como é a primeira chegada em alto o mais provável é os favoritos ficarem a olhar uns para os outros. Quase que aposto numa vitória da fuga.
-Etapa 8 (2ª etapa dura do Giro): é uma etapa de média montanha que caso seja bem endurecida poderá ser discutida ao sprint por um grupo mais reduzido. Ciclistas como o João e o Valverde são bons candidatos à vitória nesse dia.
-Etapa 9 (final em Alto em Blockhaus) - É uma etapa em que se deverão fazer as primeiras grandes diferenças em favoritos. É deste tipo de chegadas que o Yates gosta, mas não é o único.

SEGUNDA SEMANA (acho que aposta demasiado na média montanha e deverá ser algo aborrecida. Não acredito que vá fazer grandes diferenças para a geral)
-Etapa 10 (média montanha) - não é muito dura mas nenhum dos sprinters deverá estar na discussão da etapa. Talvez a Quickstep tenha interesse em assumir a corrida para dar um vitória ao Bagioli.
-Etapas 11, 13 (sprint)
-Etapa 12 (média montanha) - inclui uma 2ª categoria a 20 km da meta que poderá ser atacada. Depois é quase sempre a descer até a meta. Resta saber se é uma descida técnica ao não. É que o João não me parece ter grande técnica a descer. Isso pode ser um problema durante o Giro.
-Etapa 14 (média montanha) - parece-me que vai ser daqueles dias em que o pelotão vai andar em modo passeio. A etapa deve ir para a fuga.
-Etapa 15 (alta montanha) - tem 2 subidas de 1ª categoria mas termina numa 2ª que não é propriamente muito dura. Talvez possa acabar por ser disputada pelos favoritos ao sprint em subida. Mas é capaz de ser outro dia para a fuga. Acho que as equipas da geral não vão controlar a etapa para depois não terem muitos ganhos com isso.

TERCEIRA SEMANA (faltam chegadas em alto..é das terceiras semanas menos dura que vi na prova italiana. Falta uma etapa raínha)
-Etapa 16 (alta montanha) - acredito que seja o 3º dia desde o início do Giro em que se pode fazer maiores diferenças. É um dia com 3 primeiras categorias mas sem final em alto. Desde a última subida são 7 km a descer até à meta. Vale sobretudo pela inclusão do Mortirolo embora este esteja a 70 km. Podia muito bem ser a etapa raínha do Giro mas a organização optou por um percurso mais "leve", talvez para compensar a falta de quilometragem de crono.
-Etapa 17 (alta montanha) - deve acontecer algo semelhante à etapa anterior mas não é tão dura. Da última subida até à meta há cerca de 10 km em falso plano.
-Etapa 18 (sprint) - vamos ver quantos sprinters estão lá neste altura...
-Etapa 19 (média/alta montanha) - termina em alto numa 2ª categoria com 7km de extensão, mas a subida mais dura do dia está a 40 km da meta. É uma etapa com passagem na Eslovénia, muito provavelmente com o objetivo de atrair o Roglic/Pogacar, mas sem nenhum sucesso.
-Etapa 20 (alta montanha) - Finalmente uma etapa que é feita em alta altitude. É neste tipo de etapas em que o Yates costuma quebrar. Diria que é a etapa melhor desenhada da terceira semana e que vai fazer mais estragos.
-Etapa 21 (crono) - São apenas 17.1 km...acho que o vencedor do Giro vai ser definido na alta montanha e não no crono, mas nunca se sabe. Se o João estiver atrás do Yates/Carapaz por pouco é bem capaz de os ultrapassar nesta etapa.

No geral é um percurso equilibrado mas acaba por ser dos piores dos últimos anos. Faltam aquelas etapas de montanha acima dos 2000 m e pelo menos o dobro da quilometragem a nível de esforço individual (o João agradecia). O que acaba mesmo por estragar o percurso é a terceira semana.
 

Mihaly Siska

Tribuna
3 Junho 2014
2,884
2,955
Li agora um artigo do Velo News em que colocam o João lá para junto dos 'restantes favoritos'. Põem Carapaz e Yates à cabeça. E depois ainda vêm falar de Foss e Dumoulin... Bem, a estrada que faça a sua seleção, mas isto de não ter equipa de jeito e ter o Ayuso a fazer o que quis na Catalunha faz-me ter saudades da Quick Step...
 

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
9,820
12,267
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Li agora um artigo do Velo News em que colocam o João lá para junto dos 'restantes favoritos'. Põem Carapaz e Yates à cabeça. E depois ainda vêm falar de Foss e Dumoulin... Bem, a estrada que faça a sua seleção, mas isto de não ter equipa de jeito e ter o Ayuso a fazer o que quis na Catalunha faz-me ter saudades da Quick Step...
Fui agora ver o artigo. Eu não metia o João e o Landa tão em baixo. E se calhar o mesmo para o Bardet...

Os principais favorito é o Carapaz. É o melhor a subir, tem melhorado no crono (embora este ano haja pouca quilometragem) e vai ter uma equipa forte a apoiá-lo. Já o Yates tanto pode ganhar como ficar fora do pódio. É demasiado inconsistente.

Agora este percurso não favorece tanto o João. Não há Stelvio e acho que o João agradece isto. Mas não agradece a falta de quilometragem de esforço individual. Assim vai ter de fazer a diferença a subir e aí ele não é o principal favorito.

Vamos também ver como vai funcionar o coletivo da equipa dele. Não é de todo o mais forte e metade da equipa vai estar direcionada para as etapas planas.
 
R

Rm95

Guest
Olhando com algum detalhe para o percurso do Giro:

PRIMEIRA SEMANA (diria que não está mal desenhada e dá oportunidades a todos)
-Etapa 1(sprint em sbida) e 2 (crono) estão com a ordem trocada. Não sei qual é o sentido de meter um crono ao 2º dia. O João pode não chegar à rosa nesse crono mas deve andar lá perto. Mas só são 9km. As diferenças vão ser bem pequenas.
-Etapas 3, 5, 6. 8 (sprint)
-Etapa 4 (tudo plano até começar a subida do Etna): como é a primeira chegada em alto o mais provável é os favoritos ficarem a olhar uns para os outros. Quase que aposto numa vitória da fuga.
-Etapa 8 (2ª etapa dura do Giro): é uma etapa de média montanha que caso seja bem endurecida poderá ser discutida ao sprint por um grupo mais reduzido. Ciclistas como o João e o Valverde são bons candidatos à vitória nesse dia.
-Etapa 9 (final em Alto em Blockhaus) - É uma etapa em que se deverão fazer as primeiras grandes diferenças em favoritos. É deste tipo de chegadas que o Yates gosta, mas não é o único.

SEGUNDA SEMANA (acho que aposta demasiado na média montanha e deverá ser algo aborrecida. Não acredito que vá fazer grandes diferenças para a geral)
-Etapa 10 (média montanha) - não é muito dura mas nenhum dos sprinters deverá estar na discussão da etapa. Talvez a Quickstep tenha interesse em assumir a corrida para dar um vitória ao Bagioli.
-Etapas 11, 13 (sprint)
-Etapa 12 (média montanha) - inclui uma 2ª categoria a 20 km da meta que poderá ser atacada. Depois é quase sempre a descer até a meta. Resta saber se é uma descida técnica ao não. É que o João não me parece ter grande técnica a descer. Isso pode ser um problema durante o Giro.
-Etapa 14 (média montanha) - parece-me que vai ser daqueles dias em que o pelotão vai andar em modo passeio. A etapa deve ir para a fuga.
-Etapa 15 (alta montanha) - tem 2 subidas de 1ª categoria mas termina numa 2ª que não é propriamente muito dura. Talvez possa acabar por ser disputada pelos favoritos ao sprint em subida. Mas é capaz de ser outro dia para a fuga. Acho que as equipas da geral não vão controlar a etapa para depois não terem muitos ganhos com isso.

TERCEIRA SEMANA (faltam chegadas em alto..é das terceiras semanas menos dura que vi na prova italiana. Falta uma etapa raínha)
-Etapa 16 (alta montanha) - acredito que seja o 3º dia desde o início do Giro em que se pode fazer maiores diferenças. É um dia com 3 primeiras categorias mas sem final em alto. Desde a última subida são 7 km a descer até à meta. Vale sobretudo pela inclusão do Mortirolo embora este esteja a 70 km. Podia muito bem ser a etapa raínha do Giro mas a organização optou por um percurso mais "leve", talvez para compensar a falta de quilometragem de crono.
-Etapa 17 (alta montanha) - deve acontecer algo semelhante à etapa anterior mas não é tão dura. Da última subida até à meta há cerca de 10 km em falso plano.
-Etapa 18 (sprint) - vamos ver quantos sprinters estão lá neste altura...
-Etapa 19 (média/alta montanha) - termina em alto numa 2ª categoria com 7km de extensão, mas a subida mais dura do dia está a 40 km da meta. É uma etapa com passagem na Eslovénia, muito provavelmente com o objetivo de atrair o Roglic/Pogacar, mas sem nenhum sucesso.
-Etapa 20 (alta montanha) - Finalmente uma etapa que é feita em alta altitude. É neste tipo de etapas em que o Yates costuma quebrar. Diria que é a etapa melhor desenhada da terceira semana e que vai fazer mais estragos.
-Etapa 21 (crono) - São apenas 17.1 km...acho que o vencedor do Giro vai ser definido na alta montanha e não no crono, mas nunca se sabe. Se o João estiver atrás do Yates/Carapaz por pouco é bem capaz de os ultrapassar nesta etapa.

No geral é um percurso equilibrado mas acaba por ser dos piores dos últimos anos. Faltam aquelas etapas de montanha acima dos 2000 m e pelo menos o dobro da quilometragem a nível de esforço individual (o João agradecia). O que acaba mesmo por estragar o percurso é a terceira semana.
Segundo li, nao estao a colocar montanhas acima dos 2000m por medo de terem de cancelar etapas por mau tempo, e pena.
 

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
9,820
12,267
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Segundo li, nao estao a colocar montanhas acima dos 2000m por medo de terem de cancelar etapas por mau tempo, e pena.
O ano passado tinham uma e acabaram por mudar o percurso à última da hora, quando o estado do tempo nem o justificava.
São essas as etapas que diferenciam o Giro das outras grandes voltas e normalmente é aí que ocorre o espetáculo e acontecem as reviravoltas.