Eu gosto bastante do Quintero. Concordo que sem a bola é uma nulidade, e acredito que se ele melhorasse nesse aspecto era titularissimo de caras, mas nem todos os jogadores têm que correr 12km por jogo e andar atrás da bola 90min para serem úteis. Não é nenhum Deco como muitos gostavam que fosse (eu incluído), nem sequer é um Óliver por exemplo, mas é um jogador util ao plantel, capaz de saltar do banco caso haja necessidade de ter desbloquear algum jogo ou ter mais poder ofensivo.
Não vamos ver o Quintero a fazer um pique atrás de um jogador adversário nem a ganhar lances fisicos com ninguêm, mas mesmo contra o Boavista (jogo onde acho que fez uma exibição dentro do pedido ao contrário de que leio aqui) deu para ver que quando a bola chega ao Quintero a equipa "respira" bem melhor ofensivamente.
Não têm ainda capacidade para ser titular durante a época, nem teria coragem de o meter de inicio num jogo grande, mas contra muitas das equipas contra quem jogamos (90% delas estacionam o autocarro, até na Champions) é o jogador ideal para entrar na segunda parte quando o 0 a 0 se prolonga ou mesmo jogar a titular.
Quintero é um 10 puro e o Porto não joga num sistema táctico que possibilite a Quintero ter liberdade táctica e irresponsabilidade defensiva que o potenciam e, por tais motivos, não joga mais vezes. No futebol moderno os jogadores como Quintero estão em extinção porque se exige aos homens do meio campo que sejam proponderantes tanto com bola como sem, mas, na minha opinião, o Porto participa, ao longo da época, em 10-20 jogos onde se exige mais da equipa ofensivamente do que defensivamente e, nessas partidas, o Quintero é um dos jogadores mais importantes.
Muitos esperavam uma evolução maior do jogador e eu também imaginava que ele tivesse um papel mais importante na equipa por esta altura, mas até o Deco demorou muito a conquistar o lugar e a tornar-se no jogador que era quando saiu em 2004. Espero que Quintero continue connosco e que, a pouco e pouco, vá conquistando o seu espaço no 11.