-> O Sérgio esteve muito bem.
-> Este homem representa-nos completa e fielmente!!! Disse tudo o que muitos de nós pensamos. Ao contrário dos da SAD. Esses, e os que parasitam à volta, não representam o FC Porto.
-> Tem no sangue a exigência que todos deveríamos ter, a que era habitual há anos atrás, mas que infelizmente nem todos conservam, e aceitam tudo o que a SAD lhes mete no prato. As desculpas são do mais risível que existe, e de um rol muito extenso. É porque foi apenas um jogo de pré-época, é porque os jogadores estão cansados, é porque 3 ou 4 só estão a jogar há uma semana, etc, etc etc.
Dos jogadores contratados até agora, dos que regressaram, e dos miúdos da B, dificilmente algum deles será titular durante a época, a não ser que seja em algum jogo das Taças.
-> Ele falou em 6 ou 7 jogadores que não têm capacidade para jogar no FC Porto. Quando o Sérgio estava a falar nesse numero, de seguida começa a enumerar nomes, refere alguns dos "miúdos", e parece-me que ele está a englobá-los nesse lote de "meia-dúzia" para dar mais ênfase à falta de soluções. Não que eles não tenham potencial. O que acontece é que para o agora, é curto. O Sérgio quer fazer ver à SAD, a todo o custo, que precisa de jogadores de maior valia. Passou-lhes a bola, e eles agora têm de fazer o seu trabalho.
Janko, Chidozie e Ewerton. Estes 3 foram falados. Penso que são cartas fora do baralho. Logo, a pergunta que se deve fazer é, porque vieram Janko e Ewerton? Não foi o Sérgio que os pediu, percebe-se perfeitamente. Milhões jogados ao lixo. A estes, eu pessoalmente juntaria Mikel, Hernâni, Waris e Ádrian.
Dos miúdos, Oleg e Bruno Costa, não podem ser primeiras opções, mas neste momento, isso é natural, e não me parece que a boca fosse directamente para eles. André Pereira também não me parece que fosse alvo, pois reconheço qualidade, mas obviamente que não pode ser um titular. Do Diogo Leite gostei muito. Sereno, calmo, evoluído técnica e tacticamente, mas não pode ser titular ainda. Tem que ganhar calo, mas a qualidade está lá, intacta, e pronta a explodir. Um diamante a lapidar, que tem de ficar entre nós, e não ser vendido ao desbarato.
Portanto,
-> Dois defesas direitos contratados! 7M, na minha modesta opinião, mal gastos. O João Pedro, embora se possa ver ali algum potencial, e reconheço que tenho que ver melhor, não me agradou muito, pois não me parece que seja o que precisamos nesta altura. Ataca razoavelmente bem, mas defende mal, e vai ter de evoluir mesmo muito para ser opção em jogos a doer. Julgo que seria preferível um valor seguro, e não alguém para vir aprender. Sobre o Janko, fiquei muito mal impressionado, à excepção de 2 ou 3 cruzamentos que tirou.
Vendemos o Ricardo e o Dalot que tinham talento de sobra, e fomos buscar jogadores de segunda e terceira linha.
Conclusão: Maxi a titular, com 34 anos. O ano passado já tinha mostrado que estava com falta de andamento, por alguma coisa o Ricardo foi o titular na maior parte dos jogos, e vamos ter de nos socorrer do uruguaio para defender o lado direito da defesa?
Cheira-me que aquilo que no ano passado foi uma das nossas maiores virtudes - as laterais -, na próxima época vai nos dar muitas dores de cabeça.
Preferiria que refizéssemos o lado direito, vendêssemos os 2 laterais contratados, e se fosse ao mercado por um outro lateral direito. Até podia ser exequível, se se confirmar a contratação do Eder Militão, que pode ser lateral, mas nesse caso a sua maior virtude, que por relatos de caros colegas, é no centro da defesa, não seria explorada ao máximo.
Mas, o que deverá acontecer, em principio, é o Janko ser dispensado, e ficamos com Maxi, e João Pedro a aprender a defender.
Gestão mais do que TOP e downgrade nesta zona do campo!!!
-> Centrais. O Chidozie tem de ser vendido. Sim ou sim, não há volta a dar. E temos de contratar 2 centrais. Mas não podem ser refugos. Jogadores de qualidade. Sempre tendo em conta o preço, obviamente, porque não podemos contratar centrais de 20M como é evidente, mas que devemos fazer um esforço por reforçar o centro da defesa, disso não há a minima duvida. O 4º central saíria da dupla dos Diogos, se ficarem ambos, ou apenas um, na B. Não me admiraria que viesse Militão e um outro central, e que o Militão fosse opção, pelo menos no inicio, na lateral direita.
-> Meio campo. Ewerton e Mikel não podem contar. Este ultimo, de cada vez que disputava um lance, fazia falta. O Ewerton nem o vi. Parece que é negócio de conveniência. Outro que nem vi, foi o Otávio. Bruno Costa tem de crescer muito.
É preciso ver que faltam ali 2 grandes pulmões. Danilo e Herrera. O Sérgio e o Óliver não conseguiram meter o miolo a funcionar em pleno.
Danilo, Herrera - renova?, sai? - (ou um substituto caso seja vendido), e Sérgio. No caso de Óliver, Paulinho, e Otávio, na minha opinião, penso que poderiamos fazer nem que fosse um pequeno upgrade, e até podiam ser negociados e sair mediante uma proposta decente. O problema seria colmatar essas ausências. No entanto, Óliver e Otávio são jogadores que agradam ao Sérgio, e devem ficar, embora, para mim, o Otávio seja um jogador que não vai passar daquilo, e é limitado. Paulinho teve poucas oportunidades na época passada e fico reticente sobre a opinião que o Sérgio tem sobre ele. A minha é que é um ponto de interrogação, por agora.
É publico que estamos atrás de um centro-campista. Resta saber, se é independentemente da saída do Herrera, ou para precaver a sua saída.
-> Ataque. O Hernâni não devia ficar, ao contrário do André Pereira. As coisas estão um pouco em stand-by, pois não se sabe se Brahimi fica, se renova, se sai. Dependerá deste desenlace muito do que o FC Porto vai fazer. Se o argelino sair, contratamos 2 alas/extremos, se não sair, apenas 1. Julgo. Soares, Aboubakar e Corona também ficam, parece-me. A sair algum destes, terá de se colmatar essa perda. Marega renovou. Ficará? Desportivamente seria bom, financeiramente, uma grande mais valia. Teria de ser muito bem suprida a sua venda.
A SAD tem muito que trabalhar.
Faltam pelo menos 4 reforços. 2 centrais, 1 médio, 1 extremo.
Mas podem ser 6, ou 7, se saírem Herrera, Brahimi, ou Marega.
Tudo para decidir. Com esta SAD, isso mete-me medo!