Branco disse:
A qualidade de jogo de VP era assinalável para alguns dos que gostam de futebol em posse (não todos), quem gosta de futebol directo achava a mesma deplorável, e vice versa no que diz respeito ao SC.
E ele teve sempre problemas ao longo dos dois anos que aqui esteve, ganhou sempre campeonatos nas últimas jornadas quando o regime a dado momento colapsou, nunca esteve longe das criticas.
A maioria dos adeptos quis se ver livre dele quase desde o inicio, não adianta reescrever a história, a pressão esteve sempre do lado dos adeptos, a dado momento foi a SAD que cedeu (mal) para os satisfazer, basta consultar tudo o que se disse na altura no arquivo aqui do fórum, eram poucos os defensores de VP (eu próprio na altura também achei melhor que saisse).
Isto não é uma questão de retirar massa critica, SC tem razões para ser criticado tal como tinha VP, mas a falta de humildade de muitos adeptos leva sempre a exageros, e na altura foi parte relevante do nosso colapso (mas obviamente não única) os tentar satisfazer com a saida de VP, espero que a história não se repita.
Quanto ao VP não ter tido sucesso no pós Porto e o PF ter tido em todos menos o Porto, tem muito a ver com a forma como as virtudes e defeitos de ambos são potenciados num clube como o nosso, o PF obviamente que também se pode queixar do plantel, mas a sua personalidade simplesmente não encaixa na cultura do clube, foi o Quinito do século 21.
Nesses tempos do VP ainda nem consciência havia do Polvo, eramos um ou dois a denunciá-lo, se agora existe cartilha quando se sabe das coisas, imagina como seria na altura, por isso estar a falar na opinião dos adeptos genericamente com base nos registos aqui do fórum é no mínimo imprudente.
Eu na altura deixei de participar aqui no fórum porque valia tudo para o atacar, mas olha que existiam muitos que o defendiam acerrimamente...
Um dos grandes méritos do Presidente ao longo da história da sua presidência foi ouvir sempre os adeptos.
Embora não pareça, sempre democratizou as suas decisões em linha com a base do clube, honra lhe seja feita; mas é uma honra que deve ser feita na justa medida, tanto para bem, como para o mal, não podemos quando convém atribuir parte da consciência da decisão do presidente à massa adepta querendo fazer dos portistas uma tribo errante.
Foi assim na troca de VP com Paulo Fonseca (e cada vez mais o compreendo), como foi na troca do Jesualdo pelo AVB - na altura também fiquei naquela porque o Jesualdo fora tetracampeão e com registos brilhantes na Liga dos Campeões - depois, com AVB, foi o que se sabe!
E olha que acho bem que seja assim, mesmo neste momento: se o Porto fosse uma empresa pessoal minha, não aceitaria de ânimo leve e teria consequências derrota tão dilatada em casa por puro descontrolo emocional nas decisões técnicas ao intervalo.
Mas como a maioria está contente, como o Estádio está cheio como nunca e a apoiar a equipa, ok, isso é fundamental, que prevaleça a vontade da maioria.