Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

0.00 Performance da Época

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,143
53,272
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
DrGero disse:
A deste ano é:

Iker, Maxi, Felipe, Militão, Telles; Danilo e Herrera; Corona e Brahimi; Marega e Soares

Face ao 1.º ano de Lopetegui:

Iker > Fabiano
Felipe > Maicon
Militao > Marcano
Corona > Quaresma

Maxi < Danilo
Telles < Alex Sandro
Danilo < Casemiro
Soares < Jackson
Marega < Oliver

Herrera e Brahimi são os mesmos mas não comparo. Comparando o normal é evoluírem.

Face ao 2.º ano de Lopetegui

Felipe > Maicon
Militao > Marcano
Telles > Layun
Marega > André André

Soares < Aboubakar

Iker, Maxi, Danilo, Herrera, Brahimi e Corona são os mesmos.
O Corona não é melhor que o Q7.... e ter um avançado como o Jackson é muito mais importante do que ter centrais melhores.. Qualquer treinador trocava o Militão para ficar com o Marcano para ficar com o Jackson pelo Marega.

Se a deste ano é essa porque é que achas que a do lpetegui era com o Osvaldo se ele foi apenas titular 4 vezes no FCP? e o Aboubakar que foi o titular não aparece?

O Maxi actual não é proximo do que era com Lope.

Mas no final qual é mesmo o ponto em discussão? o Lopetegui teria sido campeão se não tivéssemos sido roubados tal como o SC este ano... Sendo que a qualidade da equipa no 1 ano do Lopetegui muito superior a esta.

Achas que para o ano que vêm devemos atacar o campeonato com uma equipa com esta qualidade especialmente ao nivel dos avançados?

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,542
1,163
Porto, 1977
sirmister disse:
Se a deste ano é essa porque é que achas que a do lpetegui era com o Osvaldo se ele foi apenas titular 4 vezes no FCP? e o Aboubakar que foi o titular não aparece?
Já corrigi.
Coloquei o Osvaldo no outro exemplo porque estava a considerar o substituto de quem saiu.

O substituto para a saída do Jackson foi o Osvaldo mas quem jogou foi o Abou.
À priori o substituto para a saída do Oliver foi o Imbula mas quem jogou foi o André André.

sirmister disse:
Mas no final qual é mesmo o ponto em discussão?
O ponto em discussão eram as condições dadas a JL vs SC para conseguirem objectivos.
E no meu entendimento a tónica dada a "ausência de reforços" é uma falácia.

É mais importante manter o núcleo duro da equipa titular do ano anterior (8/9 jogadores) do que grandes contratações.

Por isso é que acho que será mais dificil o Porto fazer uma época que permita Oitavos de Champions + 85/86 pontos no campeonato em 2019/20 do que em 2017/18.

E estou a dizer isto mesmo que o Porto venha a gastar 60 milhões em "reforços" que, desde que SC chegou, tem sido considerado como o factor relevante para a competitividade da equipa.

sirmister disse:
Achas que para o ano que vêm devemos atacar o campeonato com uma equipa com esta qualidade especialmente ao nivel dos avançados?
Se em Agosto de 2018 tivéssemos feito uma sondagem aqui no fórum, Aboubakar e/ou Soares só teriam sido ultrapassados por Jonas e Dost a nível qualitativo.

Se me garantissem que o Aboubakar estava recuperado fisicamente não o trocava pelo Seferovic.

A 5 de Maio de 2019 o que eu penso ser prioritário?

1.º

2 jogadores que desequilibrem ofensivamente com bola.
Podem ser extremos, médios ofensivos ou 2.º avançado.
Saindo Brahimi, ficamos com Corona que tem qualidade para ser a estrela da equipa mas sobra um Otávio intermitente e que se lesiona com facilidade.

2.º

Guarda-Redes

3.º

Defesa Direito. O João Pedro tem talento para engatar mas se o Sérgio não quer/não confia mais vale gastar 7/8M para resolver o problema do que andar a acumular gastos.

A partir daqui depende de quem sair.

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,182
16,189
Drag72 disse:
Parece-me que muitos de nós (eu incluído) queremos que o SC continue, não pela sua qualidade como Treinador mas por ser o único gajo que faz frente a esta SAD e não come tudo o que lhe dão, isto diz muito da situação deste Porto.

Para o ano o campeonato vai ser ainda bem mais difícil, basta olhar para os números do Lage no campeonato, e não é com esta SAD moribunda, incompetente, aburguesada, e com um Treinador que coloca a equipa a jogar um futebol miserável que vamos lutar contra os corruptos.

Precisamos de bons jogadores, um plantel com melhor qualidade principalmente no meio campo e ataque mas também precisamos que o SC tenha a humildade de evoluir e não continuar a dar tiros nos pés, e sinceramente não acredito que nenhuma das duas vá acontecer.
Sou da opinião de que SC com um plantel melhor fará muito mais.

Agora se faz ou não frente à SAD? Lamento, mas SC faz o que a SAD paga e manda.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,091
5,595
Olimpo
DrGero disse:
O ponto em discussão eram as condições dadas a JL vs SC para conseguirem objectivos.

É mais importante manter o núcleo duro da equipa titular do ano anterior (8/9 jogadores) do que grandes contratações.

Por isso é que acho que será mais dificil o Porto fazer uma época que permita Oitavos de Champions + 85/86 pontos no campeonato em 2019/20 do que em 2017/18.

E estou a dizer isto mesmo que o Porto venha a gastar 60 milhões em "reforços" que, desde que SC chegou, tem sido considerado como o factor relevante para a competitividade da equipa.
Tu aqui é que cometes uma enorme falácia porque partes do princípio de que o núcleo de jogadores com que o Sérgio ficou eram suficientes para lutar por quer que seja, ora basta ir ler a opinião generalizada no verão de 2017 que dizia que o Porto não tinha plantel para ser considerado favorito a nada.

Hoje em dia so olhamos para jogadores como Marega, Sérgio Oliveira, Herrera com alguma credibilidade porque houve trabalho de um treinador, mesmo jogadores como Aboubakar, Corona e Brahimi (estes vinham de uma má época), entre outros havia uma desconfiança enorme no verão de 2017.

Quando o verão acaba com uma única contratação, Vana, a opinião generalizada era que o plantel tinha bastantes deficiências e o mais ridículo é que passados quase dois anos o plantel ainda está mais fraco.

19 Maio 2008
3,131
78
JAEP disse:
O que é fazer frente à SAD?
É que o Sérgio renovou há dois meses atrás. Se o SC quisesse fazer frente à SAD como tu dizes que faz, ele sairia, porque afinal de contas, para muitos ele veio nos fazer um favor ao sair do gigante Nantes para vir jogar a champions... Que sacrificio...
Com todo o respeito pela tua opinião, pareces um disco riscado.
Renovou mas os contratos rescindem se.  Renovou porque ama o clube não porque não saiba a podridão que lá está.
Sim é capaz de fazer frente à SAD e exigir. Conhece o clube como ninguém. É um homem do futebol com mundo. Não é um NES nem um Lopetegui, nem um Rui Barros. Não precisa de treinar para viver, já é rico.

Sobre o favor que ele fez de certeza que tu sais do teu trabalho para ganhar metade no FCP...falido desgovernado sem reforços, e perdido. O Marco Silva gostou da tua opinião e preferiu um watford ou qq coisa parecida...
O Nantes é uma plataforma para qq gigante na Europa central. E ele estava a fazer um excelente trabalho.

19 Maio 2008
3,131
78
Zeus disse:
Tu aqui é que cometes uma enorme falácia porque partes do princípio de que o núcleo de jogadores com que o Sérgio ficou eram suficientes para lutar por quer que seja, ora basta ir ler a opinião generalizada no verão de 2017 que dizia que o Porto não tinha plantel para ser considerado favorito a nada.

Hoje em dia so olhamos para jogadores como Marega, Sérgio Oliveira, Herrera com alguma credibilidade porque houve trabalho de um treinador, mesmo jogadores como Aboubakar, Corona e Brahimi (estes vinham de uma má época), entre outros havia uma desconfiança enorme no verão de 2017.

Quando o verão acaba com uma única contratação, Vana, a opinião generalizada era que o plantel tinha bastantes deficiências e o mais ridículo é que passados quase dois anos o plantel ainda está mais fraco.
@DrGero É um dos foristas mais competentes e que bem fundamenta as suas ideias que leio aqui há muitos anos.
Mas neste ponto estou em absoluto desacordo com a opinião dele.

A única concordância possível é que sem o Benfiquistao tanto Lopetegui como Sérgio seriam campeões.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,143
53,272
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
DrGero disse:
Já corrigi.
Coloquei o Osvaldo no outro exemplo porque estava a considerar o substituto de quem saiu.

O substituto para a saída do Jackson foi o Osvaldo mas quem jogou foi o Abou.
À priori o substituto para a saída do Oliver foi o Imbula mas quem jogou foi o André André.
Então o susbtituto para o Ricardo tambem não seria o Maxi.

Mas é indiferente, no 1 ano o Lopetegui tinha o Jackson e ainda tinha o Aboubakar.

DrGero disse:

Deixa ver se te consigo explicar porque é que o que dizes não pode ser colocado dessa forma, epoca de AVB, manter 9 jogadores perdendo Falcao e Hulk, ou perder Maicon/Rolando/Sapunaru/Guarin ou seja manter apenas 7 é completamente diferente e é preferivel perder os 4 ultimos.

E o problema do plantel do FCP em termos de qualidade foi ter perdido ao longo dos anos talento na frente que é onde é mais dificil repor qualidade..

O FCP o ano passado começou a epoca já com defice de talento na equipa e precisava de ter contratado um avançado de qualidade, alem de não o ter feito ainda perdemos o melhor avançado que temos logo no inicio e isso é dramático, se Lop na 1 epoca tivesse perdido o Jackson tinha o Aboubakar.

Podes tentar lembrar-te quantas épocas é que viste o FCP ser campeão com avançados da qualidade de Marega e Soares..

DrGero disse:
Se em Agosto de 2018 tivéssemos feito uma sondagem aqui no fórum, Aboubakar e/ou Soares só teriam sido ultrapassados por Jonas e Dost a nível qualitativo.

Se me garantissem que o Aboubakar estava recuperado fisicamente não o trocava pelo Seferovic.

A 5 de Maio de 2019 o que eu penso ser prioritário?

1.º

2 jogadores que desequilibrem ofensivamente com bola.
Podem ser extremos, médios ofensivos ou 2.º avançado.
Saindo Brahimi, ficamos com Corona que tem qualidade para ser a estrela da equipa mas sobra um Otávio intermitente e que se lesiona com facilidade.

2.º

Guarda-Redes

3.º

Defesa Direito. O João Pedro tem talento para engatar mas se o Sérgio não quer/não confia mais vale gastar 7/8M para resolver o problema do que andar a acumular gastos.

A partir daqui depende de quem sair.
O FCP precisa de jogadores que marquem golos, um médio, um extremo/2 avançado ( tipo Derlei/Hulk/Lisandro) e um PL. 

Se viessem esses 3 acho que conseguíamos passar mesmo com o Manafá, e antes de contratar aqueles 3 não se deve gastar em mais nada.

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
43
Porto, 1982
Zeus disse:
O DrGero está coberto de razão e vocês repetem a falácia, agora em derivados.

Primeiro: a "opinião generalizada" não determina as verdades, fosse assim a terra era quadrada pois foi essa a "opinião generalizada" até o séc. XVI.

Segundo: essa "opinião generalizada" estava e continua deturpada por aquilo que sabemos hoje ser um polvo que vicia tanto resultados desportivos como "opiniões generalizadas".

J

JAEP

Guest
David Copperfield disse:
Com todo o respeito pela tua opinião, pareces um disco riscado.
Renovou mas os contratos rescindem se.  Renovou porque ama o clube não porque não saiba a podridão que lá está.
Sim é capaz de fazer frente à SAD e exigir. Conhece o clube como ninguém. É um homem do futebol com mundo. Não é um NES nem um Lopetegui, nem um Rui Barros. Não precisa de treinar para viver, já é rico.

Sobre o favor que ele fez de certeza que tu sais do teu trabalho para ganhar metade no FCP...falido desgovernado sem reforços, e perdido. O Marco Silva gostou da tua opinião e preferiu um watford ou qq coisa parecida...
O Nantes é uma plataforma para qq gigante na Europa central. E ele estava a fazer um excelente trabalho.
Se eu pareço um disco riscado, o quê que tu pareces?
Renovou porque não está assim tão mal conectado com a direção como muitos de vocês querem fazer parecer agora que as coisas correreram mal...

Quanto ao resto, é mesmo comparável os exemplos que tu deste...

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,180
21,254
Vila Nova de Gaia, 1975
Zeus disse:

O problema das opiniões generalizadas é que muitas vezes não são mais do que isso, generalizadas...

A opinião generalizada era de que o Adrian e o Tello eram uns craques. Mas que euforia houve por aqui quando vieram....

O oposto com o Marega, por exemplo.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,542
1,163
Porto, 1977
Zeus disse:

Para mim, o NES foi o pior treinador que o Porto contratou dos últimos 10/15 anos.

A realidade tem mostrado o contrário ,mas o que é certo é que aquele Porto lutou pelo campeonato mais ou menos até ao fim.

Aquele Porto tinha um problema colossal. NES atacou a temporada com um ataque constituído por um puto vinda da B + uma contratação patética (Depoitre) e um jovem talentoso vindo do Paços de Ferreira.

Esse Porto de NES sedimentou uma boa dupla de centrais e um defesa esquerdo que, à excepção do Alex Sandro, não é inferior a nenhum dos últimos 10/15 anos.

A esse Porto de NES somou-se o Ricardo que já era titular duma equipa de TOP francesa (qualificou-se para a Champions).

A isto somavas um Corona que o NES começou a transformar de Dominguez brinca na areia para Salvio jogador total e que o SC conseguiu completar.

A isto somavas Danilo + Herrera + Oliver que são do melhor que o nosso campeonato tem.

A isto somavas Brahimi que foi ostracizado por NES durante meia época mas que sempre foi dos maiores talentos da Liga.

A isto somavas Aboubakar que foi outro ostracizado por NES mas que sempre foi um avançado de qualidade e com golos.

A isto somavas Soares que foi dado à pressa em Janeiro a NES depois de se ter percebido a asneira que foi o plantel de avançados que lhe pusemos às ordens.

É uma má base para atacar o titulo?

Para ser honesto não conto com Marega e Sérgio Oliveira que foram criados por SC, mas só por má vontade se poderá dizer que os que cá estavam eram maus.

O normal para todos os jogadores que por cá passam é perder 3 dos 5 melhores jogadores do 11.
Na minha opinião entre o 11 do NES e o plantel dado a SC o Porto perdeu 0 dos 5 melhores jogadores do 11.
ZERO.

A isto somavas a inclusão de 2 jogadores com nível para discutir titularidade do Porto: Ricardo e Aboubakar.

Vendeu-se a ideia de milagre para baixar expectativas mas a verdade é que sempre foi um Porto suficientemente forte para lutar por títulos.

Em 2019/20 o SC vai ter que lidar, pela primeira vez, com o normal de qualquer treinador do Porto.

Perder 3 dos 5 jogadores principais do 11. Às tantas ainda vai ser pior do que isso.

Porquê? Porque o que acontecia naturalmente nos planteis do Porto teve um interregno longo demais.
Fomos mantendo gente que já deveria ter saído (Herrera, Brahimi).

Essa manutenção tem 2 preços: Menos dinheiro para reforços, obrigatoriedade de fazer uma revolução a curto/médio prazo.

Esse erro (igual ao sucedido entre o 1.º e o 2.º ano de JL) é da responsabilidade primária da SAD porque geriu o clube em função de critérios imediatistas e sucumbiu à pressão dos treinadores.

Não tenho dúvidas nenhumas que vamos ter carradas de reforços e sei eu (como parece saber SC) que em 2019/20 vai ser mais difícil ter uma equipa competitiva do que em 2017/18.

Vamos ter que fazer uma equipa nova e, se já estamos a mudar demasiado no 11, era bom que a equipa técnica se mantivesse.

O Porto renovou o contrato do SC antes do jogo do título (há maior prova de confiança?) e na 6ª feira passada o n.º2  do futebol dá uma rara entrevista em que não se limita a confiar. Diz que o SC é "a mais valia disto tudo".

Qual foi a reacção do SC? A que vimos na conferência de imprensa de 6ª feira em que desvaloriza as declarações do LG, não garante a continuidade se não lhe derem uma equipa competitiva (depois de ter renovado há 2 meses) com o epilogo do circo/birra de ontem.

Eu acho que parece que ele não quer pagar o preço das horas difíceis que se avizinham. O Porto vai gastar muito em reforços mas vai perder 6/7 titulares.

A narrativa que ele vendeu e que todos nós compramos ("isto é muito difícil sem reforços") não tem comparação com a realidade que vem aí.
Adeus Iker, Felipe, Militao, Brahimi, Herrera, Marega, Alex Telles.

Para mim é pouco importante o plantel. O foco total no investimento deve ser o 11.
A SAD deve concentrar recursos nos 13/14 principais jogadores. Não é por termos Hernanis e Andrés Pereiras no banco e não termos Zivkovics ou Ferreyras que se perdem ou ganham campeonatos.

Para terminar:

Fiz a comparação entre SC e o JL mas ficou por fazer outra importante.
O benfica de JJ com o benfica de Lage.

As possibilidades do Porto ser campeão dependem do que vale e da qualidade da concorrência.
Comparem o 11 deste benfica com os de JJ.

pavlovdoorman

Bancada central
4 Abril 2007
2,291
1,992
Porto
Para mim Sérgio Conceição devia ir embora no final da temporada.
Digo-o principalmente pelo futebol e falta de evolução táctica, para não dizer retrocesso. Mas também pelos sinais de arrogância e prepotência que tem tido.

Do futebol já vários colegas que sabem mais do assunto que eu, falaram.
Nunca pensei que a frase na apresentação de "venho para ensinar, não para aprender", fosse seguida tão à risca.
Toda a gente percebeu bem cedo nesta temporada, que temos de jogar com 3 elementos no meio-campo, nos jogos mais complicados. Toda a gente menos ele.

E tudo isto porque não gosta, nem respeita, um dos jogadores do plantel. Jogador que até na 1ª parte de um jogo foi substituído, quando em mais nenhum jogo o voltou a fazer, e com muitas mais razões. E falta dizer, jogador que nunca colocou no seu lugar, como 3º elemento do meio-campo e não como um 8, num meio-campo a 2.
Curiosamente diz e dizem por ele, que é justo para com os jogadores, mas depois temos a facilidade com que resolveu o caso Marega na temporada passada, a adoração com o Otávio, que faz uma coisa de jeito de 10 em 10 jogos...
Enquanto que outros são logo encostados à primeira.

E depois vem a outra parte, a da personalidade.
A frase na apresentação.
O apelidar adeptos de pseudo-adeptos, só porque tiveram a lata de dizer que não gostaram do que viram.
O dizer que não falava mais de arbitragens, porque não gostou do que disse um COMENTADOR. Mesmo que tenha sido no canal do clube, foi um COMENTADOR!
E agora esta birrinha de ontem, por causa dos apupos de Vila do Conde.

Se Sérgio Conceição não sabe aceitar um reparo, então está no clube errado. Uma vez que ele já não se lembra de quando era jogador, que pergunte a ex-colegas como o Folha, o que era ser insultado quase todos os jogos e mesmo assim respeitar os adeptos.

Como pode o treinador que mais apoio teve desde que me lembre (e tenho 41 anos), fazer birrinha ao primeiro sinal de insatisfação?
Como pode o treinador de uma equipa que sofreu a pior derrota europeia em casa, de sempre, e saiu aplaudido, fazer birrinha à primeira oportunidade?
Como pode o treinador de uma equipa que joga um futebol digno de Fary e Martelinho, que tem sempre estádios cheios por todo o país, e a apoiar de princípio ao fim, fazer birrinha à primeira?

E depois de várias contratações com a sua chancela, terem sido uma nódoa, ainda vem dizer para a imprensa que para ficar, o clube tem de lhe dar mais dinheiro??

Esta temporada fiquei muitas vezes com a sensação de que tinha um clone barato do Jorge Jesus como treinador do meu clube.

Para terminar, dou muito mérito ao Sérgio Conceição por potenciar jogadores com que nós próprios já não contávamos, mas nunca me vou esquecer que o campeonato do ano passado só foi possível por causa da dupla SC/FJM. E não apenas por causa do senhor de toda a razão, SC.

NOTA: só para que conste não estou a defender os Super, mas também não os critico por Vila do Conde. Eu estava em casa e não queria acreditar no que tinha acabado de acontecer, e a minha vontade não era a de rasgar a camisola, mas mandá-los a todos para a ... que os pariu.
A equipa fazer o grito no meio-campo, se fosse o habitual, não teria qualquer problema com isso. Mas foi o Sérgio Conceição que destacou os SD, fazendo sempre a roda à beira deles, é normal que depois de verem a roda no meio-campo, e ainda por cima verem que depois da roda a equipa nem os saudou, eu também ficaria a perguntar, mas estes caralhos estão a gozar connosco? Logo estes que não têm qualquer razão para fazerem birrinha?

26 Janeiro 2019
23
31
Acho que a "verdade" esta no meio :)

Esquecendo as comparações 1vs1 porque isso depende de muita coisa, acho que conseguimos resumir neste ponto:

Lopetegui vs Sérgio

1º ano: Lopetegui teve de fazer uma remodelação grande mas teve carta branca para contratar e mudar radicalmente a politica do clube (recurso a empréstimos). Sérgio herdou uma equipa no fundo e sem qualquer capacidade de contratar - também não vendeu claro. Daria vantagem para o Lopetegui porque teve recursos para contruir uma equipa a sua imagem.

2º ano: Lopetegui perde muita gente e tem que operar outra "revolução" - Saiu a perder na qualidade. Sergio conseguiu manter praticamente toda a equipa. Conseguiu 1 dos melhores centrais da europa e 2 reforços em teoria interessantes em janeiro (manafá e Loum). Vantagem clara o Sérgio.

Parece-me obvio que o Lope com as arbitragens do Sérgio teria sido campeão no 1º ano e o Sérgio com as arbitragens do Lope não teria sido.

Acho que podemos retirar 2 coisas: 1) São 5 ou 6 anos desastrosos para a SAD - treinadores de perfil completamente diferente, jogadores de perfil completamente diferente, politicas completamente diferentes (emprestados, saidas a custo 0). Não ha 1 fio condutor, 1 filosofia. 2) Tanto o Lope como o Sérgio morreram/podem morrer por dogmatismo e esgotamento do modelo.

Neste momento a questão do treinador é secundária enquanto não resolvermos o caos na SAD.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,091
5,595
Olimpo
hawkeyes disse:
O problema das opiniões generalizadas é que muitas vezes não são mais do que isso, generalizadas...

A opinião generalizada era de que o Adrian e o Tello eram uns craques. Mas que euforia houve por aqui quando vieram....
kal-el disse:

Primeiro: a "opinião generalizada" não determina as verdades, fosse assim a terra era quadrada pois foi essa a "opinião generalizada" até o séc. XVI.

Segundo: essa "opinião generalizada" estava e continua deturpada por aquilo que sabemos hoje ser um polvo que vicia tanto resultados desportivos como "opiniões generalizadas".
É uma realidade, a opinião generalizada nem sempre é a correta mas muitas vezes tb é, depende da visão de cada um, neste caso eu ia ao encontro dessa opinião, o plantel tinha deficiências graves e se me dissessem que a base da conquista do título iria ser o Marega e um meio campo com Herrera/Sérgio eu diria que o mundo estava perdido. Se vocês achavam que o Porto tinha um grande plantel não posso fazer nada porque de facto aqui trata-se de opinião.

matias

Bancada central
4 Setembro 2015
1,585
775
Quem diria que chegávamos a este ponto da época num absoluto caos. Empatamos um jogo de forma inexplicável, adeptos confrontam jogadores, treinador confronta adeptos e manda recados, perdemos o nosso maior jogador de forma dramática, os jogadores são mandados para o matadouro para serem publicamente enxovalhados por um bando de energúmenos e há jogadores que chegam a vias de facto com adeptos.

Não sei que culpas tem o treinador em tudo o que aconteceu desde Vila do Conde mas alguém que lhe faça ver que ainda temos uma final da Taça para ganhar. Perder mais uma vez uma final para o Sporting não!

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,542
1,163
Porto, 1977
Miguel Gonçalves disse:
Neste momento a questão do treinador é secundária enquanto não resolvermos o caos na SAD.
Não é secundária.

Ter um treinador competente é essencial. Mais essencial se torna quando a equipa vai perder tanta gente.

O que o SC conseguiu fazer com mestria foi reconectar o clube com os seus adeptos e ter os jogadores com ele.

Era bom não perder isso tudo duma vez.

Eu nem discuto a qualidade do futebol e o ele gostar mais de Maregas do que de Olivers.

É o treinador e desde que apresente resultados (e tem apresentado!) tem legitimidade para fazer as suas escolhas.

O que eu não suporto/entendo é a necessidade destas birras e um egocentrismo à Jorge Jesus que não se importa de atirar para a cova os seus jogadores ou a sua SAD se um comentador da TVI 24 ou um membro do claque dizem que o Porto perdeu 2 pontos por culpa dele ou porque criticam a substituição.

Eu cartilheiro do Benfica começava a fazer o que se fez com Lopetegui no 2.º ano.
Começar a pôr jornalistas amigos a criticar decisões tacticas do SC. Quando ele sente a sua imagem beliscada vai tudo para a linha de comboio.

SAD, FJM, Jogadores.

É só ver o tempo que ele gasta nas CI enchouriçando respostas a perguntas que não lhe são colocados. Fica doido com qualquer critica que lhe é feita A ELE (escolhas do Porto-Benfica, assobios, etc).
Isso é que o deixa entalado.

Se ele não tem inteligência emocional para ser treinador do Porto nas horas más, isto vai acabar muito mal.

Drag72

Tribuna
9 Março 2012
3,100
63
52
Lisboa
O 1º do Lopetegui foi dos campeonatos mais roubados, gamados, vigarizados que tenho memória, ao nível do famoso campeonato em que o Boavista foi campeão.

Acho que o Sérgio deve ficar, não sou fan do seu futebol, muito menos da sua teimosia, mas pode ser (esperança é a última a morrer) que com outros jogadores melhores tecnicamente e um plantel mais equilibrado em qualidade o nosso jogo melhore, ele não é parvo, longe disso, mas continuar a insistir na táctica de 2 médios no meio contra equipas mais fortes é incompreensível, o que demonstra a sua teimosia e tortisse, isso e jogar sempre com os mesmos até à exaustão.

Emocionalmente é uma pessoa inconstante, não sei se por ter perdido os pais muito cedo ou não, também não importa, mas já tem idade para se controlar mais, e não ter reacções à flor da pele, contestação irá haver sempre e ele não é dono da verdade, acho que ele tem a arrogância de um Jesus com a intransigência de um Paulo Bento, só perde por isso, ele e nós.

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,182
16,189
DrGero disse:
Não é secundária.

Ter um treinador competente é essencial. Mais essencial se torna quando a equipa vai perder tanta gente.

O que o SC conseguiu fazer com mestria foi reconectar o clube com os seus adeptos e ter os jogadores com ele.

Era bom não perder isso tudo duma vez.

Eu nem discuto a qualidade do futebol e o ele gostar mais de Maregas do que de Olivers.

É o treinador e desde que apresente resultados (e tem apresentado!) tem legitimidade para fazer as suas escolhas.

O que eu não suporto/entendo é a necessidade destas birras e um egocentrismo à Jorge Jesus que não se importa de atirar para a cova os seus jogadores ou a sua SAD se um comentador da TVI 24 ou um membro do claque dizem que o Porto perdeu 2 pontos por culpa dele ou porque criticam a substituição.

Eu cartilheiro do Benfica começava a fazer o que se fez com Lopetegui no 2.º ano.
Começar a pôr jornalistas amigos a criticar decisões tacticas do SC. Quando ele sente a sua imagem beliscada vai tudo para a linha de comboio.

SAD, FJM, Jogadores.

É só ver o tempo que ele gasta nas CI enchouriçando respostas a perguntas que não lhe são colocados. Fica doido com qualquer critica que lhe é feita A ELE (escolhas do Porto-Benfica, assobios, etc).
Isso é que o deixa entalado.

Se ele não tem inteligência emocional para ser treinador do Porto nas horas más, isto vai acabar muito mal.
Sou da opinião de que tudo começa aqui:

"Se ele não tem inteligência emocional para ser treinador do Porto nas horas más, isto vai acabar muito mal."

SC e toda a equipa ao fazerem a roda no meio, não deviam ter regressado ao relvado. Nem que a mensagem fosse fazer a roda no meio para sentir os adeptos da Sul, Norte e Centrais.

Com isto SC demonstrou uma falta de inteligência e maturidade perante vários adeptos. Expuseram os jogadores ao ridículo e nos SD só acalmou porque o Madureira assim foi passando a mensagem. Já no Colectivo, nunca na vida o Loum ou qualquer jogador deveria ter aproximado dos adeptos.

A imagem que passaram foi de fragilidade, de divisão de adeptos, de irresponsabilidade, de falta de maturidade e acima de tudo da inteligência emocional.

Fazerem isto antes de tudo estar decidido quer campeonato ou taça é ridículo.

SC tem mérito na forma como ligou os jogadores com os adeptos, mas quando perde, dá todos os sinais de fragilidade e de que a SAD vai comandando tudo. Ontem SC e toda a SAD falharam naqueles momentos sem sentido no fim do jogo.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,091
5,595
Olimpo
DrGero disse:
Para mim, o NES foi o pior treinador que o Porto contratou dos últimos 10/15 anos.

A realidade tem mostrado o contrário ,mas o que é certo é que aquele Porto lutou pelo campeonato mais ou menos até ao fim.

Aquele Porto tinha um problema colossal. NES atacou a temporada com um ataque constituído por um puto vinda da B + uma contratação patética (Depoitre) e um jovem talentoso vindo do Paços de Ferreira.

Esse Porto de NES sedimentou uma boa dupla de centrais e um defesa esquerdo que, à excepção do Alex Sandro, não é inferior a nenhum dos últimos 10/15 anos.

A esse Porto de NES somou-se o Ricardo que já era titular duma equipa de TOP francesa (qualificou-se para a Champions).

A isto somavas um Corona que o NES começou a transformar de Dominguez brinca na areia para Salvio jogador total e que o SC conseguiu completar.

A isto somavas Danilo + Herrera + Oliver que são do melhor que o nosso campeonato tem.

A isto somavas Brahimi que foi ostracizado por NES durante meia época mas que sempre foi dos maiores talentos da Liga.

A isto somavas Aboubakar que foi outro ostracizado por NES mas que sempre foi um avançado de qualidade e com golos.

A isto somavas Soares que foi dado à pressa em Janeiro a NES depois de se ter percebido a asneira que foi o plantel de avançados que lhe pusemos às ordens.

É uma má base para atacar o titulo?

Para ser honesto não conto com Marega e Sérgio Oliveira que foram criados por SC, mas só por má vontade se poderá dizer que os que cá estavam eram maus.

O normal para todos os jogadores que por cá passam é perder 3 dos 5 melhores jogadores do 11.
Na minha opinião entre o 11 do NES e o plantel dado a SC o Porto perdeu 0 dos 5 melhores jogadores do 11.
ZERO.

A isto somavas a inclusão de 2 jogadores com nível para discutir titularidade do Porto: Ricardo e Aboubakar.

Vendeu-se a ideia de milagre para baixar expectativas mas a verdade é que sempre foi um Porto suficientemente forte para lutar por títulos.

Em 2019/20 o SC vai ter que lidar, pela primeira vez, com o normal de qualquer treinador do Porto.

Perder 3 dos 5 jogadores principais do 11. Às tantas ainda vai ser pior do que isso.

Porquê? Porque o que acontecia naturalmente nos planteis do Porto teve um interregno longo demais.
Fomos mantendo gente que já deveria ter saído (Herrera, Brahimi).

Essa manutenção tem 2 preços: Menos dinheiro para reforços, obrigatoriedade de fazer uma revolução a curto/médio prazo.

Esse erro (igual ao sucedido entre o 1.º e o 2.º ano de JL) é da responsabilidade primária da SAD porque geriu o clube em função de critérios imediatistas e sucumbiu à pressão dos treinadores.

Não tenho dúvidas nenhumas que vamos ter carradas de reforços e sei eu (como parece saber SC) que em 2019/20 vai ser mais difícil ter uma equipa competitiva do que em 2017/18.

Vamos ter que fazer uma equipa nova e, se já estamos a mudar demasiado no 11, era bom que a equipa técnica se mantivesse.

O Porto renovou o contrato do SC antes do jogo do título (há maior prova de confiança?) e na 6ª feira passada o n.º2  do futebol dá uma rara entrevista em que não se limita a confiar. Diz que o SC é "a mais valia disto tudo".

Qual foi a reacção do SC? A que vimos na conferência de imprensa de 6ª feira em que desvaloriza as declarações do LG, não garante a continuidade se não lhe derem uma equipa competitiva (depois de ter renovado há 2 meses) com o epilogo do circo/birra de ontem.

Eu acho que parece que ele não quer pagar o preço das horas difíceis que se avizinham. O Porto vai gastar muito em reforços mas vai perder 6/7 titulares.

A narrativa que ele vendeu e que todos nós compramos ("isto é muito difícil sem reforços") não tem comparação com a realidade que vem aí.
Adeus Iker, Felipe, Militao, Brahimi, Herrera, Marega, Alex Telles.

Para mim é pouco importante o plantel. O foco total no investimento deve ser o 11.
A SAD deve concentrar recursos nos 13/14 principais jogadores. Não é por termos Hernanis e Andrés Pereiras no banco e não termos Zivkovics ou Ferreyras que se perdem ou ganham campeonatos.

Para terminar:

Fiz a comparação entre SC e o JL mas ficou por fazer outra importante.
O benfica de JJ com o benfica de Lage.

As possibilidades do Porto ser campeão dependem do que vale e da qualidade da concorrência.
Comparem o 11 deste benfica com os de JJ.
Começo por onde tu terminas nos lamps, a comparação entre nós e eles é sempre injusta porque eles contam com o manto protetor, a não ser que tenhamos um plantel muito superior ao deles partimos sempre em desvantagen.

O Porto do NES tinha um problema que era o modelo que não servia para esta liga e basta ver os resultados do Wolves e como eles são obtidos no campeonato inglês e para além disso teve o polvo contra ele.

O Sérgio ficou com um núcleo de jogadores que apesar de nao serem maus a verdade é que eram manifestamente insuficientes nomeadamente do meio campo para a frente, por alguma razão é que ele teve de ir sacar o Sérgio Oliveira e o Marega do nada para conquistar o título e teve igualmente o polvo contra ele. Um treinador que se vê obrigado a ter como base a conquista de um título o Marega e um meio campo Herrera/Sérgio Oliveira jamais poderemos falar em uma boa base para o quer que seja. Mas isto é uma opinião minha que acha que o plantel já desde o ano passado nomeadamente do meio campo para a frente que é o que interessa neste campeonato é pouco mais que banal. Por isso acho irrelevante dizeres que o treinador apesar de não ter reforços tb não teve saidas, o que até não é verdade pois perdeu o melhor PL do plantel, André Silva, mais uma machadada na qualidade na nossa frente de ataque, o Porto no verão de 2017 com transferências de jogadores deve ter feito cerca de 60M em jogadores e comprou-se o Vana... quantas equipas neste século foram campeãs apenas com uma contratação sendo que essa contratação foi um GR? Como se isso não bastasse na segunda época a SAD conseguiu dar um plantel ainda pior ao treinador...

19 Maio 2008
3,131
78
kal-el disse:

Então na tua opinião, esquecendo as “generalizações” é que com aquela base de emprestados e tal com a contratação de Vana éramos candidatos ao título? Aqui importa o concreto.

A “ opinião generalizada” não determina as verdades como também não determina as inverdades. Vale para os dois lados.

O exemplo que usas é anacrónico. Vou te dar uma prática “ opinião generalizada” que o tabaco mata é mentira?
Estamos da minha parte não renego os defeitos do Sérgio. Agora só acho que é o menos dos nossos problemas e estamos a cavalgar no ponto errado. Há tanta coisa para fazer antes de condenar o treinador.

É claro que o polvo enviesa tudo completamente tudo.