Zeus disse:
Tu aqui é que cometes uma enorme falácia porque partes do princípio de que o núcleo de jogadores com que o Sérgio ficou eram suficientes para lutar por quer que seja, ora basta ir ler a opinião generalizada no verão de 2017 que dizia que o Porto não tinha plantel para ser considerado favorito a nada.
Hoje em dia so olhamos para jogadores como Marega, Sérgio Oliveira, Herrera com alguma credibilidade porque houve trabalho de um treinador, mesmo jogadores como Aboubakar, Corona e Brahimi (estes vinham de uma má época), entre outros havia uma desconfiança enorme no verão de 2017.
Quando o verão acaba com uma única contratação, Vana, a opinião generalizada era que o plantel tinha bastantes deficiências e o mais ridículo é que passados quase dois anos o plantel ainda está mais fraco.
Para mim, o NES foi o pior treinador que o Porto contratou dos últimos 10/15 anos.
A realidade tem mostrado o contrário ,mas o que é certo é que aquele Porto lutou pelo campeonato mais ou menos até ao fim.
Aquele Porto tinha um problema colossal. NES atacou a temporada com um ataque constituído por um puto vinda da B + uma contratação patética (Depoitre) e um jovem talentoso vindo do Paços de Ferreira.
Esse Porto de NES sedimentou uma boa dupla de centrais e um defesa esquerdo que, à excepção do Alex Sandro, não é inferior a nenhum dos últimos 10/15 anos.
A esse Porto de NES somou-se o Ricardo que já era titular duma equipa de TOP francesa (qualificou-se para a Champions).
A isto somavas um Corona que o NES começou a transformar de Dominguez brinca na areia para Salvio jogador total e que o SC conseguiu completar.
A isto somavas Danilo + Herrera + Oliver que são do melhor que o nosso campeonato tem.
A isto somavas Brahimi que foi ostracizado por NES durante meia época mas que sempre foi dos maiores talentos da Liga.
A isto somavas Aboubakar que foi outro ostracizado por NES mas que sempre foi um avançado de qualidade e com golos.
A isto somavas Soares que foi dado à pressa em Janeiro a NES depois de se ter percebido a asneira que foi o plantel de avançados que lhe pusemos às ordens.
É uma má base para atacar o titulo?
Para ser honesto não conto com Marega e Sérgio Oliveira que foram criados por SC, mas só por má vontade se poderá dizer que os que cá estavam eram maus.
O normal para todos os jogadores que por cá passam é perder 3 dos 5 melhores jogadores do 11.
Na minha opinião entre o 11 do NES e o plantel dado a SC o Porto perdeu 0 dos 5 melhores jogadores do 11.
ZERO.
A isto somavas a inclusão de 2 jogadores com nível para discutir titularidade do Porto: Ricardo e Aboubakar.
Vendeu-se a ideia de milagre para baixar expectativas mas a verdade é que sempre foi um Porto suficientemente forte para lutar por títulos.
Em 2019/20 o SC vai ter que lidar, pela primeira vez, com o normal de qualquer treinador do Porto.
Perder 3 dos 5 jogadores principais do 11. Às tantas ainda vai ser pior do que isso.
Porquê? Porque o que acontecia naturalmente nos planteis do Porto teve um interregno longo demais.
Fomos mantendo gente que já deveria ter saído (Herrera, Brahimi).
Essa manutenção tem 2 preços: Menos dinheiro para reforços, obrigatoriedade de fazer uma revolução a curto/médio prazo.
Esse erro (igual ao sucedido entre o 1.º e o 2.º ano de JL) é da responsabilidade primária da SAD porque geriu o clube em função de critérios imediatistas e sucumbiu à pressão dos treinadores.
Não tenho dúvidas nenhumas que vamos ter carradas de reforços e sei eu (como parece saber SC) que em 2019/20 vai ser mais difícil ter uma equipa competitiva do que em 2017/18.
Vamos ter que fazer uma equipa nova e, se já estamos a mudar demasiado no 11, era bom que a equipa técnica se mantivesse.
O Porto renovou o contrato do SC antes do jogo do título (há maior prova de confiança?) e na 6ª feira passada o n.º2 do futebol dá uma rara entrevista em que não se limita a confiar. Diz que o SC é "a mais valia disto tudo".
Qual foi a reacção do SC? A que vimos na conferência de imprensa de 6ª feira em que desvaloriza as declarações do LG, não garante a continuidade se não lhe derem uma equipa competitiva (depois de ter renovado há 2 meses) com o epilogo do circo/birra de ontem.
Eu acho que parece que ele não quer pagar o preço das horas difíceis que se avizinham. O Porto vai gastar muito em reforços mas vai perder 6/7 titulares.
A narrativa que ele vendeu e que todos nós compramos ("isto é muito difícil sem reforços") não tem comparação com a realidade que vem aí.
Adeus Iker, Felipe, Militao, Brahimi, Herrera, Marega, Alex Telles.
Para mim é pouco importante o plantel. O foco total no investimento deve ser o 11.
A SAD deve concentrar recursos nos 13/14 principais jogadores. Não é por termos Hernanis e Andrés Pereiras no banco e não termos Zivkovics ou Ferreyras que se perdem ou ganham campeonatos.
Para terminar:
Fiz a comparação entre SC e o JL mas ficou por fazer outra importante.
O benfica de JJ com o benfica de Lage.
As possibilidades do Porto ser campeão dependem do que vale e da qualidade da concorrência.
Comparem o 11 deste benfica com os de JJ.