https://www.fcporto.pt/pt
"TEMOS UMA AMBIÇÃO ENORME DE GANHAR"
Sérgio Conceição garante uma equipa motivada para vencer o Tondela
O FC Porto recebe o Tondela na 6.ª jornada da Liga 2018/19. O jogo está agendado para esta sexta-feira, a partir das 20h30, e coincide com o 125.º aniversário do clube.
Na antevisão do encontro, Sérgio Conceição prometeu uma equipa motivada e disposta a garantir os três pontos para manter o seu rumo e assinalar da melhor forma um dia especial para o FC Porto.
Sobre o Tondela
O Tondela, à imagem daquilo a que já nos habituou nos últimos anos, é uma equipa muito competitiva, bem trabalhada, que conseguiu no passado recente ganhar em casa de candidatos ao título, neste caso o Benfica e o FC Porto. Temos de estar preparados para essas dificuldades, tendo em mente que o jogo dependerá, ou dependerá em muito, do que nós fizermos. Temos a responsabilidade e uma ambição enorme de ganhar, de ganhar três pontos importantes para nós.
À espera de dificuldades
Como a maior parte das equipas que jogam contra os grandes, vai ser uma equipa a apostar na sua organização defensiva e em rápidas transições ofensivas. Temos de estar precavidos. Conhecemos a equipa do Tondela mas, como disse antes, o jogo vai depender daquilo que a minha equipa fizer.
A importância do público
O público tem sido muito importante. Desde que cheguei aqui, o apoio nos jogos em casa e fora, é preciso salientar o apoio nos jogos fora, é de louvar. É fantástico. Tem havido uma grande empatia entre a equipa e os adeptos e espero sinceramente que continue assim. Durante a época vamos passar por momentos difíceis e os grandes adeptos veem-se nesses momentos.
O aniversário do clube
Amanhã é um dia especial para o clube. Não sou muito de grandes festas mas compreendo a alegria desta instituição e das pessoas que a representam. Queremos oferecer três pontos à equipa e também ao FC Porto, pela sua história, pelo que representa a nível nacional e internacional. O FC Porto é uma equipa do mundo, não apenas de Portugal.
Sobre Soares e Mbemba
Já estão muito próximos de entrar em competição. Estou confiante no regresso em breve do Tiquinho, um jogador que no ano passado foi muito importante para nós, e também do Mbemba, um jogador que veio para nos ajudar e que teve o azar de se lesionar.
Olhar para a frente
No ano passado, tudo o que fazíamos era fabuloso porque as pessoas não esperavam nada do FC Porto. Nada ou muito pouco. Nesta época será mais díficil porque os adversários conhecem a nossa dinâmica. Temos de apresentar outras soluções. Estamos a um ponto dos primeiros, claro que não contávamos perder em casa com o Vitória mas temos de olhar para a frente e olhar para a frente é pensar no Tondela. Quando as equipas sentem o poderio do FC Porto, fazem tudo para condicionar e atuenar esse poderio. A minha equipa gosta de continuar sempre num ritmo muito alto, com uma intensidade muito grande, procurando a baliza do adversário. Temos de estar preparados para as dificuldades e encontrar soluções.
O clássico no Estádio da Luz
Não sei se o jogo vai ser à porta fechada ou não. Sinceramente, gosto mais de jogar com público, seja em casa ou fora. O público faz parte do espetáculo. Na minha carreira, nunca joguei à porta fechada. Não sei qual é a sensação, mas não deve ser boa. De qualquer forma, a seu tempo falaremos desse jogo.
Críticas ao estilo de jogo
Somos condenados por ter posse de bola, por dizerem que não queremos agredir o adversário, e depois por querermos agredir, por sermos verticais no jogo, dizem que a equipa não sabe ter bola e controlar o jogo. Cada um tem a sua opinião. Eu tenho a minha, eu e os meus jogadores. Sabemos aquilo que queremos, o que fazemos e para onde vamos, isso é muito importante.
O momento de forma de Herrera
O Herrera não tem outra função. Há momentos em que os jogadores são mais brilhantes, outros em que são menos brilhantes. Faz parte de uma época. Se eu visse durante a semana um jogador que não tivesse empenho no trabalho, dedicação, um comportamento diferente do habitual, aí ficaria preocupado. Mas esse não é o caso. Tenho um grupo muito bom, muito honesto e muito trabalhador. Não há nada de especial, há muitas notícias que gravitam à volta da nossa equipa mas tudo fica ali à porta do Olival. Estamos atentos a ciclos melhores ou menos bons dos jogadores mas é para isso que aqui estamos.
O espaço para Óliver na equipa
Nunca decido em função das redes sociais, é em função do treino e do jogo, do que vejo para o jogo. O Óliver foi importante, na época passada, dentro da forma de jogar e das caraterísticas que tem. De um momento para o outro pode começar a jogar mais. Depende do que eu decidir. Mas nunca será pela opinião de adeptos ou pseudo-adeptos. Funciono sempre pelo que vejo aqui e pela forma como vejo a equipa.
Análise a lances polémicos em Setúbal
No lance do golo anulado, o jogador do Vitória tocou com o braço. No outro lance, o jogador já está em queda quando o Felipe lhe toca. É verdade que há contacto. Foi isto que eu vi.