Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

0.00 Performance da Época

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,232
40,456
Tenho vista para o Dragão.
Zeus disse:
@Ripas citei-te aqui no tópico do treinador para não fazer offtopic no tópico do Oliver.

Deixa-me dizer-te que o teu comentário tem algumas coisas erradas... já andava para fazer este comentário à uns tempos então ca vai.

Primeiro erro comum dos colegas aqui no fórum é dizer que o Porto só joga com dois jogadores no meio campo, é mentira como se pode comprovar através destas imagens:

Para uma pessoa que saiba contar até dez chega facilmente à conclusão que o Porto joga com 4 jogadores no meio campo a única coisa que muda é a disposição dos 4 no campo, ora em linha, ou em losango ou 1+3. Outro erro que muitos caiem é dizer que uma organização defensiva em 433 é mais conservadora e dá mais equilíbrio que uma organização em 442, mais uma mentira e vejamos o exemplo do Liverpool que defende em 433:

Através desta imagem vemos duas linhas de 3 homens a primeira linha e segunda linha e para a provar que esta organização defensiva é mais arrojada que a organização defensiva do Porto (442) basta fazer um exercício básico matemático, se a primeira linha do Liverpool for batida fica a defender num 4+3 se a primeira linha do Porto for batida fica a defender num 4+4, é preciso muito treino e muita inteligência da parte dos jogadores para defender da forma como o Liverpool defende porque se não aquilo torna-se um caos.

Aquilo que muitos pedem ao Sérgio é que retire um avançado para colocar mais um médio e passe a jogar num 451 (facilmente confundido com o 433, eu tb costumo cair nesse erro) à imagem deste exemplo:

O primeiro problema que identifico nesta organização defensiva caso o Porto a adoptasse é que retiraria o ponto mais forte do Porto do Sérgio que é a capacidade de pressionar alto recuperar bolas em zonas altas e sair na transição ofensiva, por isso é que estou completamente contra que o Sérgio retire um avançado para acrescentar mais um médio e em vez de passarmos a jogar com 4 passávamos a jogar com 5 médios, não faz sentido!

Continua-se a discutir demasiado a sistema tático não digo que não é importante mas está longe de ser o mais importante até porque o futebol não é matraquilhos e as variantes durante os 90min são constantes e o Porto do Sérgio é um bom exemplo disso, uma coisa que tb muitas vezes é descartado pelos os adeptos na análise aos diferentes jogos é as características dos jogadores que desempenham determinadas funções, por exemplo um linha média de 4 com Brahimi, Oliver, Herrera e Corona é totalmente diferente de uma linha de 4 com Corona, Herrera, Danilo e Otavio, reparem que o sistema é o mesmo linha de 4 mas a dinâmica é completamente diferente porque as características dos jogadores são diferentes e oferecem coisas diferentes, isto é muito mais relevante discutir e analisar do que estar aqui a bater no 442 433 ou 451.
Esse exemplo que dás é uma das poucas excepções do que devia ser regra.
A regra tem sido uma equipa demasiado esticada, setores muito afastados e espaços enormes entre eles.
Tem faltado uma mecanização devidamente oleada no apoio que os extremos devem dar aos dois elementos sozinhos no meio campo.

Essas debilidades tornam-se muito mais evidentes quando enfrentamos equipas evoluídas na troca de bola, no preenchimento dos espaços e na pressão orientada.

O modelo do Conceição depende demasiado do vigor físico dos seus jogadores em posições chave.
É esse vigor físico que permite atenuar bastante as debilidades do modelo, como já se viu na primeira metade da época passada.

Tinha dois laterais completos a fazer piscinas nos corredores, a todo o vapor.
Dois médios pujantes a transbordar pelo meio campo.
Dois avançados que eram bestas físicas.

6 jogadores que pareciam que estavam em todo o lado.

Se esses 6 estiverem sempre com grandes níveis físicos a coisa até disfarça, mas o que temos neste momento é isto:

Setor defensivo  com um lateral completo, ok, mas limitado fisicamente.
O outro é um central adaptado.
1º setor desiquilibrado.

Meio campo com um elemento limitado fisicamente (Danilo) e um outro mais ou menos ao mesmo nível da 1ª metade da época passada.
2º setor desiquilibrado.

Ataque apenas com uma besta física ao mesmo nível da 1ª metade da época passada.
3º setor desiquilibrado.

O Conceição tem de reinventar o seu sistema, porque está demasiado dependente da pujança física nas posições que falei.
Precisa que a equipa jogue mais junta entre setores, para que se diminuam os espaços onde podemos ser agredidos e que permita uma circulação de bola mais segura e fluída.
Jogar assim também permite uma pressão mais eficiente, orientada, e também uma reação melhor à perda de bola.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,785
31,798
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Zeus disse:
@JAEP atenção no Liverpool o Mane e o Salah quando batidos na primeira linha quem ajuda a fechar os corredores laterais são os médios interiores, o blog lateral esquerdo fez um post muito interessante sobre a organização defensiva do Liverpool e é de facto fantástica a forma como eles defendem.
Não é apenas a forma como defendem.. É a forma como jogam..
E se o Sérgio levar o Maxi para jogo é pedir festa.. E eles desta vez não vão andar a brincar como o fizeram em casa na 2a mão. Espero bem que o Sérgio consiga montar um equipa digna da história deste Clube. Não peço nada mais.

J

JAEP

Guest
Vamos lá então ao absurdo que foi o jogo com o Benfica tacticamente. E isto aconteceu o jogo todo.

2º Golo do Benfica:

Nesta imagem vai se ver claramente o que é uma equipa totalmente desiquilibrada, o Benfica sobe os laterais, o Porto tem Marega e Adrian na frente, o Oliver está perdido porque estão 3 para 2 no tal meio campo.

Na segunda imagem é o desenrolar da jogada:

Como podes ver, um meio campo totalmente descompensado em que Oliver tem que ir fechar o lado esquerdo do Benfica porque Corona está claramente atrasado na jogada, deixando o Benfica com muita gente sozinha no meio campo.

O tal desiquilibrio constante neste tipo de jogos.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,111
5,603
Olimpo
MiguelDeco disse:
Não é apenas a forma como defendem.. É a forma como jogam..
E se o Sérgio levar o Maxi para jogo é pedir festa.. E eles desta vez não vão andar a brincar como o fizeram em casa na 2a mão. Espero bem que o Sérgio consiga montar um equipa digna da história deste Clube. Não peço nada mais.
Eu diria que eles por defenderem tão bem conseguem atacar de uma forma brutal quando recuperam a bola, o Maxi vai ter de jogar porque não há outro, vamos sofrer um bocado nao duvido disso, temos que ser muito competentes com bola para não dar transições como por exemplo no Dragão o ano passado em que quase todos os golos deles foram em contra ataque.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,111
5,603
Olimpo
JAEP disse:
Vamos lá então ao absurdo que foi o jogo com o Benfica tacticamente. E isto aconteceu o jogo todo.

2º Golo do Benfica:

Nesta imagem vai se ver claramente o que é uma equipa totalmente desiquilibrada, o Benfica sobe os laterais, o Porto tem Marega e Adrian na frente, o Oliver está perdido porque estão 3 para 2 no tal meio campo.

Na segunda imagem é o desenrolar da jogada:

Como podes ver, um meio campo totalmente descompensado em que Oliver tem que ir fechar o lado esquerdo do Benfica porque Corona está claramente atrasado na jogada, deixando o Benfica com muita gente sozinha no meio campo.

O tal desiquilibrio constante neste tipo de jogos.
Isso são exemplos de más transições defensivas, não tem a ver propriamente com o sistema tático. Uma equipa desorganizada estando em qualquer sistema tático vai sempre sofrer.

J

JAEP

Guest
Zeus disse:
Isso são exemplos de más transições defensivas, não tem a ver propriamente com o sistema tático. Uma equipa desorganizada estando em qualquer sistema tático vai sempre sofrer.
Não não, Isto aconteceu o jogo todo. Eu estava lá e vi e acho que toda gente viu também.
Mesmo que o Corona tivesse a fechar o lado direito em condições, mesmo ai a equipa iria estar em inferioridade numérica no meio campo. Então se tu tens 2 avançados que o SC quer que estejam sempre a pressionar como é que podes estar equilibrado no tal meio campo ?

O Lage foi esperto e sim, foi um banho tatico que ele deu ao Sérgio naquele jogo.

Sem falar nas piscinas que os alas do Porto têm que estar constantemente a fazer neste modelo. Para jogos com equipas mais pequenas é uma coisa, agora nestes jogo é morte certa. Não se entende.

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
Lucho75 disse:
Só leio aqui que salvou o clube. Até posso concordar, mas não falas do essencial.

Gostas deste futebol de chutão para a frente?

Qual é o mal de desejar ver bom futebol?
Achas que é possível um futebol de posse com o Soares e/ou o Marega?

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,111
5,603
Olimpo
JAEP disse:
Não não, Isto aconteceu o jogo todo. Eu estava lá e vi e acho que toda gente viu também.
Mesmo que o Corona tivesse a fechar o lado direito em condições, mesmo ai a equipa iria estar em inferioridade numérica no meio campo. Então se tu tens 2 avançados que o SC quer que estejam sempre a pressionar como é que podes estar equilibrado no tal meio campo ?

O Lage foi esperto e sim, foi um banho tatico que ele deu ao Sérgio naquele jogo.

Sem falar nas piscinas que os alas do Porto têm que estar constantemente a fazer neste modelo. Para jogos com equipas mais pequenas é uma coisa, agora nestes jogo é morte certa. Não se entende.
Nesse jogo correu tudo mal e apesar de ter concordado com o onze na altura depois do jogo ficou claro que o onze foi mal escalado, no jogo a seguir em casa voltamos a jogar em 442 como mostrei nas imagens e não houve tanta desorganização aliás não houve mesmo à excepção do prolongamento em que a equipa partiu-se após a saída de Otávio, o que mudou então? Aquilo que eu falo, as características dos jogadores que desempenham a diferentes posições em campo, jogar um meio campo com Corona, Herrera, Danilo e Otavio da outra consistência que um meio campo com Brahimi, Oliver, Herrera e Corona.

J

JAEP

Guest
Zeus disse:
Nesse jogo correu tudo mal e apesar de ter concordado com o onze na altura depois do jogo ficou claro que o onze foi mal escalado, no jogo a seguir em casa voltamos a jogar em 442 como mostrei nas imagens e não houve tanta desorganização aliás não houve mesmo à excepção do prolongamento em que a equipa partiu-se após a saída de Otávio, o que mudou então? Aquilo que eu falo, as características dos jogadores que desempenham a diferentes posições em campo, jogar um meio campo com Corona, Herrera, Danilo e Otavio da outra consistência que um meio campo com Brahimi, Oliver, Herrera e Corona.
Tudo bem. Eu só acho é que jogar com 2 avançados é muito perigoso neste tipo de jogos, tem que haver um compromisso constante e os jogadores têm que obrigatoriamente fazer piscinas, não é à toa que segunda uma estatisctica nós somos a equipa ou das equipas que corre mais na champions. Fácil perceber o porquê.

Eu acho é que um meio campo de Danilo-Herrera-Oliver ou Otavio, com Corona, Brahimi e Marega na frente dão muito mais garantias de sucesso. Repito, neste tipo de jogos.

nmaf

Bancada lateral
22 Maio 2017
730
583
brahimi....nao é estranho o seu afastamento? ontem nem calçou.....ouvi rumores a dizer que ae podia calhar nos mouros...acham que tem algo a ver com a  - nao - renovaçao?

Celsius

Tribuna Presidencial
10 Janeiro 2019
5,230
5,753
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Deco
Um dia talvez entendam que o problema do 442 atual são os nossos 2 PL que não conseguem segurar uma única bola de costas pra baliza e protegê-la até há vinda de apoios dos médios ou alas..

O ano passado não se notou pois tinhamos Aboubakar que nesse aspecto era muito forte a segurar e meter a jogar, este ano temos 2 PL  que cada vez que recebem um passe de costas pra baliza é logo bola perdida, o que leva a apanhar a equipa em contrapé e logo abre espaços, pois médios/alas já vêm subindo.

Não compliquem o futebol!!!

J

JAEP

Guest
Mágico Deco disse:
Achas que é possível um futebol de posse com o Soares e/ou o Marega?
Isso é uma falsa questão. Marega ainda está aqui porque o treinador o quis a todo custo manter. Se SC prefere Herrera a Oliver por alguma razão o é. E essa razão está na forma como ele quer a equipa a jogar.

Obviamente se o SC preferisse um futebol de posse, quem jogaria era Oliver, aliás até jogaria OLiver e Herrera, como também o Marega não teria nem metade da importância que têm.

Não estou a criticar o SC nisto atenção, agora não digam que jogamos este tipo de futebol porque não temos jogadores para jogar em posse. As equipas de Sérgio sempre jogaram assim, nunca foram equipas de privilegiar a posse.

gnh

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2016
7,592
1,822
Conquistas
7
  • José Maria Pedroto
  • Deco
  • Jorge Costa
  • Hulk
Celsius disse:
Um dia talvez entendam que o problema do 442 atual são os nossos 2 PL que não conseguem segurar uma única bola de costas pra baliza e protegê-la até há vinda de apoios dos médios ou alas..

O ano passado não se notou pois tinhamos Aboubakar que nesse aspecto era muito forte a segurar e meter a jogar, este ano temos 2 PL  que cada vez que recebem um passe de costas pra baliza é logo bola perdida, o que leva a apanhar a equipa em contrapé e logo abre espaços, pois médios/alas já vêm subindo.

Não compliquem o futebol!!!
Isto.
Parece que as pessoas não compreendem as dificuldades técnicas dos 2 melhores avançados de que dispomos.

São muito fortes no físico, mas super limitados com bola no pé. Aboubakar pode não ser um prodígio, mas é muito mais requintado que Marega e Soares... E a diferença nota-se. Nota-se muito. É a diferença entre uma receção que bate na canela e atrapalha tudo, ou uma receção decente para meter logo a bola num colega que está a entrar nas costas do lateral.

Mais do que médios, laterais, ou seja lá o que for: precisamos de avançados com qualidade técnica digna de um FCP.

Muito faz o SC em meter estes jogadores a render o que rendem...

PS: Excepção ao jogo de ontem que foi sofrível, quase todos em baixo de forma.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,111
5,603
Olimpo
JAEP disse:
Tudo bem. Eu só acho é que jogar com 2 avançados é muito perigoso neste tipo de jogos, tem que haver um compromisso constante e os jogadores têm que obrigatoriamente fazer piscinas, não é à toa que segunda uma estatisctica nós somos a equipa ou das equipas que corre mais na champions. Fácil perceber o porquê.

Eu acho é que um meio campo de Danilo-Herrera-Oliver ou Otavio, com Corona, Brahimi e Marega na frente dão muito mais garantias de sucesso. Repito, neste tipo de jogos.
O compromisso constante tem que lá estar sempre independentemente do sistema em que se jogue ontem foi um exemplo perfeito do que acontece quando não há compromisso para com o jogo e aliado à pouca qualidade... enfim!

As piscinas so são feitas se houver perdas de bolas estúpidas com a equipa organizada ofensivamente o que acontece algumas vezes, se a equipa jogar junta, subida e com agressividade consegue abafar o adversário.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,232
40,456
Tenho vista para o Dragão.
JAEP disse:

Alas e não só, os 2 médios e 2 avançados também.
Enquanto houver fulgor físico exuberante nessas posições as coisas até disfarçam, mas quando começa a falhar logo se notam os buracões provocados pelo constante esticar de equipa e afastamento entre setores.

Buracões esses onde somos constantemente agredidos quando enfrentamos equipas evoluídas que sabem fazer uma pressão orientada e que trocam bem a bola em transição.

Outro defeito gritante do nosso modelo é a temporização de jogo, raramente ditamos a velocidade quando precisamos de colocar gelo.

matias

Bancada central
4 Setembro 2015
1,586
775
sericucos disse:
E achas que o problema é do cozinheiro ou dos ingredientes que lhe dão (ou que já cá estavam)?!
Já teve muitas oportunidades para mostrar melhor futebol mas continuamos a depender de um futebol de chuto para a frente e de equipa pequena. Chegados ao fim de dois anos acho que será altura de seguir em frente.

Preocupa-me que nesta fase final não estejamos sequer a ver aquela raça que nos aguentou até ao final do ano passado.

J

JAEP

Guest
Zeus disse:
O compromisso constante tem que lá estar sempre independentemente do sistema em que se jogue ontem foi um exemplo perfeito do que acontece quando não há compromisso para com o jogo e aliado à pouca qualidade... enfim!

As piscinas so são feitas se houver perdas de bolas estúpidas com a equipa organizada ofensivamente o que acontece algumas vezes, se a equipa jogar junta, subida e com agressividade consegue abafar o adversário.
Ainda agora te mostrei um exemplo claro do que é uma equipa em desiquilibrio constante.
Perdas de bola tem que haver quando jogámos um futebol tão directo.

A equipa a jogar junta, subida com agressividade contra as equipas pequenas é uma coisa, contra equipas com o mesmos ou mais argumentos já se viu pela décima vez, se não mais, o absurdo que é. E com péssimos resultados.

Eu não sei quantas vezes mais o SC precisa de pôr um 3º medio neste tipo de jogos, em que por acaso, o jogo começa a ficar equilibrado tacticamente para as pessoas e principalmente o Sérgio perceberem o óbvio.

Porque aquele jogo no Dragão contra o Benfica pode ter valido o campeonato, veremos.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,111
5,603
Olimpo
Celsius disse:
Não diria que esse é "O" problema mas é um dos problemas e para confirmar isso basta ver como se sucede o primeiro golo do Braga no jogo de sábado, passe vertical para Soares que de costas para a baliza faz uma recepção muito ma que origina uma perda de bola e contra ataque do Braga que acaba em golo, as tais perdas de bola estúpidas que tanto se fala com a equipa organizada ofensivamente, mas aqui a ideia está lá passe vertical entre linhas mas se os jogadores não tem técnica suficiente para jogar de tal forma fica difícil fazer coisas diferentes.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,111
5,603
Olimpo
JAEP disse:
Perdas de bola tem que haver quando jogámos um futebol tão directo.
Hmm... tens a certeza? ainda no comentário acima referi um lance de uma perda de bola e não foi por futebol direto, tens o lance do primeiro golo no jogo contra o slb no Dragão, tens outro lance em Roma que acaba em golo tb, as perdas de bola que falo são essas que arrasam qualquer equipa que está organizada ofensivamente. Às vezes a equipa tenta jogar apoiado e ve-se uma ideia mas quando os jogadores tomam más decisões...