JAEP disse:
Olympiacos 6-1 Kraznodar
Seu Incompetente.
JAEP disse:
Olympiacos 6-1 Kraznodar
Seu Incompetente.
Mesmo contando com todas as atenuantes, nesse jogo SC foi altamente incompetente/displicente, e sofreu uma derrota que só não é de record negativo no clube porque houve o Wrexham. E teve pelo menos dois outros momentos demasiado maus: Liverpool e slm em casa, dois jogos cujo resultado só foi possível porque o treinador esteve mal estrategicamente.
Não há treinador que não cometa erros de vez em quando. O que aborrece no SC é que o seu erro é sempre o mesmo: pensar que não é preciso reforçar o meio campo quando se joga contra equipas de valor semelhante ou superior ao nosso, e que sejam rápidas no contra-ataque. Esse erro de avaliação repetido, fruto se calhar duma certa casmurrice, custou-nos, em dois anos, três ou quatro derrotas embaraçosas ou humilhantes, a que não estamos nada habituados e que põem um adepto doente.
Saldo: Um campeonato ganho e outro perdido da forma que se viu. Uma supertaça conquistada. Uma final e uma meia final da taça perdidas para o sportem nas GP, juntamente com uma final da taça da carica.
O saldo é bom? É mau? Muito bom, comparando com outras épocas e treinadores, claro que não é. Mas uma coisa é certa, é melhor (isto é, mais eficaz) do que tudo o que tivemos desde V. Pereira. E portanto também não podemos dizer que é muito mau. Podemos gostar mais ou menos do futebol praticado, mas não podemos negar que a fórmula do SC resulta (e não só no tugão, na champions tb).
A única coisa que podemos desejar é que ele procure ser um pouco mais calculista em certos jogos (como foi, de forma brilhante, no sábado contra os corruptos), e que não tenha medo de jogar no meio campo, de pé para pé. Ou seja, não precisamos de atacar apenas duma maneira. Só isso.
Agora uma coisa de que não tenho dúvidas é que se o 442 de SC resultou com Soares, Hernanis, Herreras e Andrades, muito melhor vai funcionar com Uribe, Diaz & C. Ou seja, podemos voltar a ganhar com SC. E ganhar é que mais importa para o NGC neste momento. Quando ganhávamos sempre, até nos podíamos dar ao luxo de não apreciar o futebol do VP. Hoje não importa se gostamos do estilo de jogo ou não. Se funcionar, só temos de aplaudir.
Eu fui muito crítico do SC, no final desta época e depois do krasnodar. Mas acho que o momento das críticas já lá vai. Não porque tenho esperanças de que o SC vá evoluir muito como treinador (mas sabemos lá, deus queira que sim!), mas porque confio muito nos jogadores que desta vez (aleluia!) a SAD contratou. Posso estar a ver mais com o coração do que com a cabeça, mas parece-me que temos na equipa cinco ou seis reforços (incluindo os miúdos) com uma qualidade que já nos últimos cinco anos nos tínhamos desabituado de ver.
E agora que a equipa começa a carburar, estou convencido de que vamos arrancar para a melhor época de SC no clube. Andava completamente desanimado com a equipa, mas a exibição de garra, qualidade e personalidade no galinheiro convenceu-me de que acidentes do tipo gil vicente e krasnodar não se vão repetir muitas vezes esta época.
Que SC não invente muito, que não tenhamos lesões graves de jogadores insubstituíveis, que a direcção comece a lutar a sério contra o polvo encarnado, e em Maio estaremos a festejar de novo.