Um dos grandes problemas da nossa equipa (que se tem vindo a agravar e este ano é notório) está, na minha opinião, nos laterais.
Honestamente está aí um problema que me preocupa e que não tem (pelo menos esta época) resolução.
Temos uma forma de jogar que procura trazer os alas para o interior (Diaz, Corona e Otávio fazem isso muito bem), para apostar na amplitude ofensiva dos laterais, dar-lhes terreno e linha e entregar-lhes (muitas vezes) o papel de extremos. Ora isso com estes laterais é muito bonito na teoria mas na prática resume-se a desperdício. Quando tínhamos um Ricardo Pereira, um Telles, um Dalot ou até mesmo um Maxi isso até funcionava mas neste momento temos 3 laterais (Manafá, Nanu e Zaidu - nem coloco Carraça nestas contas porque quase não joga) que falham tremendamente em momento ofensivo, são muito frágeis na definição/último passe e não sabem cruzar. Isso faz uma grande diferença na nossa produção ofensiva...
Passamos de ter um lateral (Alex Telles) que era exímio nos cruzamentos e nas bolas paradas para, de repente, não termos quase nenhum cruzamento de qualidade feito pelos laterais! Já perdi a conta às jogadas que se perdem por má definição e/ou cruzamento deficiente de um dos laterais...
Curiosidade: O Alex, no seu ano mais "fraco" de Porto com SC (2017/2018), fez mais assistências (13) do que o Zaidu e o Manafá juntos em toda a sua passagem pelo clube (somam 4 - Bem sei que o Zaidu é novo por cá mas o Manafá já soma quase 90 jogos)!
O mesmo se pode dizer do Ricardo Pereira que, na época que aqui fez com o SC em 2017/2018, contribuiu com 7 assistências.
Ou seja, no primeiro ano de SC no clube tivemos um total de 20 assistências (em todas as competições) e 6 golos vindos directamente dos laterias titulares. Podemos juntar a esses números mais 4 assistências e 1 golo do suplente Maxi Pereira. Um total de 24 assistências e 7 golos dos laterias.
Este ano estamos com 5 assistências 2 golos vindos dos conjunto dos 3 laterais. Bem sei que a época vai a meio mas já dá para perceber a diferença.