Essa do " E se achas que o Porto perdeu 4 campeonatos a seguir pela falta do VP quando vendeu Moutinho, James e Lucho no mesmo ano... bom... não sei o que te dizer." não colhe.Bons pontos a favor do SC todos condensados num comentário. Sinceramente não descordo de quase nenhum. Apenas alguns reparos.
O Marega fez uma boa primeira época e, a tomar por verdade o que foi dito na CS e pelo próprio PdC, apareceram boas propostas. A ser verdade (e não é um facto consumado que o seja) foi uma imbecilidade de todo o tamanho não o ter vendido em "altas". Terá o Sérigo culpa nisto? Foi ele que fez pressão? Não posso culpar o SC disto directamente disto mas infelizmente este padrão de vender titulares a custo zero foi uma coisa que se foi repetindo durante o sua estadia no FC Porto.
Até posso acreditar que não tenha tido influência neste caso em concreto mas nos demais é difícil acreditar que tenha estado alheio de todas as decisões de prolongar um jogador em "altas" para lá do seu ponto de rebuçado. Este tipo de decisões de forma continuada arrasaram financeiramente o clube. Tem noção que não encaixar 20M pelo Marega mais 20M pelo Herrera não significa só o ganho desses valores. Pode significar a capacidade de negociar um Vitinha por mais de 45M porque não estamos tão nas lonas (e no caso do Vitinha deveria ter sido exactamente isso que deveria ter sido feito).
Mas fora a influência que teve nas transferências, para ser franco, tirou mais ou menos o mesmo rendimento do Herrera que os demais, apenas coincidiu com uma altura que o Benfica estava em trajetória descendente. Idem com o Brahimi. Quanto ao Sérgio Oliveira dou-te razão, passou o seu melhor momento com o SC sem dúvida de espécie nenhuma. Honra lhe seja feita. Idem com o já mencionado Marega e mais dois ou três. Mas também há casos como o Luiz Diaz que alternava entre o banco e a titularidade quando já era por demais evidente que devia ser titular absoluto (a não ser na cabeça do Sérgio) e andámos a jogar sem ele em jogos importantíssimos por razões que até hoje estou para entender. Assim como podemos considerar que não tirou o melhor proveito do Oliver.
O saudosismo do VP é algo que nunca entenderei. O homem conseguiu com uma super equipa de Hulks, Falcaos, Moutinhos, James, etc, não passar do grupo da champions contra os todo poderosos Apoel, Zenit e Shaktar e no ano a seguir foi despachado pelo todo poderoso Málaga. Isto é algo que nunca, repito, nunca lhe perdoarei. O Porto é um clube que não tem os meios financeiros de Man United ou dum Real Madrid e quando tem um jogador melhorzito é logo vendido para os tubarões. Fazer coincidir a constelação de estrelas que ele tinha em mãos no mesmo ano é algo que conseguimos de 15 em 15 anos e desaproveitar isso na Europa de forma miserável é algo que não tem perdão. E se achas que o Porto perdeu 4 campeonatos a seguir pela falta do VP quando vendeu Moutinho, James e Lucho no mesmo ano... bom... não sei o que te dizer. O VP teve insucesso atrás de insucesso mal saiu do Porto. Agora experimenta dar-lhe um plantel em que o melhor jogador é o Eustáquio...
O Lopetegui teve o maior investimento já feito pelo Porto nos dois anos, e ganhou bolha... teve as missas, mas o SC também teve. E o boifica até foi sempre aumentando o investimento.
E correção... o Lucho não sai com Moutinho e James... sai 6 meses mais tarde, provavelmente farto do Fonseca... Mas acho piada. O SC tinha de aceitar que todos os jogadores saíssem... e mesmo sendo o Marega e o Herrera, era do melhorzito que tinha.. Mas dos outros já há peninha, porque perderam dois jogadores influentes!
E mesmo assim, os valores oferecidos por Moutinho e James eram irrecusáveis... já os valores pelo Herrera não eram muito superiores ao que tinha custado... é que o Herrera custou bom dinheiro (mas deveria ter sido vendido, sem dúvida).
Mas é engraçado... então o SC já tem desculpa para as duas últimas épocas! É que numa época o Porto vendeu Vitinha e Fábio Vieira e perdeu Mbemba (e seis meses antes, a meio da época, tinha perdido o Diaz)... na outra perdeu Uribe e vendeu Otávio... é normal que não tenha ganho o campeonato (pela tua lógica). Mesmo assim, a arbitragem teve de intervir em 22/23, porque mesmo sem Mbemba, Fábio Vieira e Vitinha, o campeonato seria do Porto... mas o rui bosta e o chaimite precisavam mesmo de ganhar...
No caso do plantel do Fonseca tiveste o mesmo problema que vinha do tempo do VP... os milhões eram gastos na defesa (tirando Jackson com um ano de atraso)... e no ataque compravam jogadores de tostões
Última edição: