Sérgio Conceição - Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.09

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.09 Performance da Época

SouDragao

Bancada central
5 Setembro 2016
1,831
634
Como assim ? Não está á vista de todos ? Para seres parceiro do Mendes tens de abdicar de muita coisa, exemplo prático disso é veres a formação do slbosta, na sua maioria são representados pela Gestifute, ou seja a Gestifute manda naquilo tudo. Explica-me como é possível ter saúde financeira, vender um jogador por 126 milhões e foram contrair um empréstimo obrigacionista de 50 milhões ? O Mendes já manda no Vieira.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Nada pessoal, mas tu sempre que falas consegues criar realidades que mais ninguém consegue ver.

Tivemos 60M para reconstruir o plantel. Vieram 7 reforços (Nakajima, Díaz, Uribe, Zé Luís, Marche, Saravia, Marcano), ou seja, média de 8,5M para cada um. Com este dinheiro não é possível contratar jogadores melhores que aqueles que vieram? Claro que é. Só ver no mercado jogadores de qualidade superior que foram transferidos por valores inferiores aos que contratámos. As "terceiras ou quartas escolhas" que referes continuam a ser mais caras do que certas oportunidades de negócio que aparecem no mercado por jogadores de qualidade.

Agora vejamos algumas das opções tomadas:
- 30,88M gastos em jogadores de 28 ou mais anos. Quase metade do orçamento. Destes jogadores será quase impossível tirar mais-valias... Isto é política que se apresente num clube com a nossa situação financeira? Foi a primeira vez que vi ser adotada esta política numa janela de transferências do FC Porto;
- Contratação do Zé Luís, pedido expresso do Sérgio Conceição. Um jogador que na carreira nunca teve números melhores que o Tiquinho Soares, e que toda a gente via que se tratava de um avançado mediano, que não era minimamente um upgrade ao que já tínhamos;
- Dispensa do Óliver para contratar Uribe - contratação de um jogador à imagem do treinador, mais velho que o espanhol e com menos qualidade;
- Contratação do Marcano, outra em que o treinador esteve envolvido, completamente desnecessária, como se está a ver nesta fase final da época em que a defesa está muito mais segura sem ele.

É óbvio que o treinador tem a sua quota-parte de responsabilidade na construção do plantel, e este caiu significativamente de qualidade com algumas das opções. E realço, antes que digam que estou exclusivamente a atacar o treinador, que a culpa disto acontecer é de quem dá todo este crédito ao SC para tomar decisões em matéria de contratações. Quem escolhe os reforços deverá ser a SAD, articuladamente com o departamento de scouting. Por outro lado, o SC é um zero à esquerda no que toca à escolha de jogadores, e se lhe for dado algum crédito para escolher reforços no próximo mercado, lá vai a qualidade do plantel diminuir ainda mais.

Ninguém pede um Porto a jogar como o Liverpool aqui. Nem nas nossas melhores épocas isso era possível... Só peço um FC Porto que internamente seja dono e senhor dos seus jogos, dominador, com controlo do jogo durante a maior parte do tempo. Atualmente qualquer equipa deste campeonato nos cria problemas e lá temos de ficar de coração nas mãos do primeiro ao último minuto. Na Europa peço um FC Porto capaz de chegar à fase de grupos Champions e passar a mesma - não a passar vergonhas como a que foi o Krasnodar (momento em que me senti mais envergonhado enquanto adepto do clube), e sofrer para passar uma fase de grupos de Liga Europa com equipas como Rangers, Young Boys e Feyenoord. E a nem conseguir discutir uma eliminatória contra o Bayer Leverkusen...

Resumindo: é completamente falsa a ideia que o Porto tem "os jogadores possíveis". Contratamos mal, essa é a realidade.
É possível, sem dúvida. Mas não é assim tão fácil e, se calhar, alguns dos jogadores que vão por preços mais baixos não conseguiríamos trazer (por vários motivos).
Depois o Óliver. Parece-me óbvio que o Óliver não foi dispensado. O SC, pelo que vejo, não ficou muito satisfeito com a situação. Quer queiram quer não, a saída do Óliver agradou a 3 partes: SAD, Lopetegui e Óliver. O Óliver nunca foi uma vítima neste processo. E toda a gente sabe que era dos meus jogadores preferidos.
Quanto à Europa, sem dúvida, um ano mau. Não há como negar. Mas foi a primeira em 3 anos. E aqui não tem ponta por onde se pegue, até porque outros treinadores aqui aclamados (e que eu gosto) fizeram pior.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Como assim ? Não está á vista de todos ? Para seres parceiro do Mendes tens de abdicar de muita coisa, exemplo prático disso é veres a formação do slbosta, na sua maioria são representados pela Gestifute, ou seja a Gestifute manda naquilo tudo. Explica-me como é possível ter saúde financeira, vender um jogador por 126 milhões e foram contrair um empréstimo obrigacionista de 50 milhões ? O Mendes já manda no Vieira.
Todos os clubes portugueses vivem acima das possibilidades. E isso não vai mudar.
Na situação em que estamos, precisamos do Mendes. Não há como negar.
E lavandarias à parte (porque acredito que nem cheguemos a entrar), é uma boa opção.
 
D

Dragon_92

Guest
É possível, sem dúvida. Mas não é assim tão fácil e, se calhar, alguns dos jogadores que vão por preços mais baixos não conseguiríamos trazer (por vários motivos).
Depois o Óliver. Parece-me óbvio que o Óliver não foi dispensado. O SC, pelo que vejo, não ficou muito satisfeito com a situação. Quer queiram quer não, a saída do Óliver agradou a 3 partes: SAD, Lopetegui e Óliver. O Óliver nunca foi uma vítima neste processo. E toda a gente sabe que era dos meus jogadores preferidos.
Quanto à Europa, sem dúvida, um ano mau. Não há como negar. Mas foi a primeira em 3 anos. E aqui não tem ponta por onde se pegue, até porque outros treinadores aqui aclamados (e que eu gosto) fizeram pior.
O ano foi mau na Europa também porque o plantel desceu bastante em qualidade - isso está na base de todos os problemas.

Em todos os setores perdemos jogadores-chave, cuja substituição deixou a desejar (tirando no GR).

Espero que para o ano não aconteça isso.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,531
5,705
Na altura de VP não só se contratava mal como o treinador não tinha tomates para dizer "esse eu não quero" "ou esse não conta, vai para a B".

Além de maus eram inúteis.

Hoje em dia podem até ser maus, mas acabam por ser úteis.

O Manafa não é o Seitaridis, mas se calhar tem rendido mais; o Marega não é o Luís Fabiano, mas tem mais golos no Porto do que o Fabuloso (isso até o ZL tem), e o mesmo se aplica a muitos outros.
E uma coisa é certa: se fosse pela atitude, o Manafa entrava em qualquer plantel do Porto que me lembre. Parece um miúdo humilde, trabalhador, respeitador, ou seja, tem as qualidades que faltavam a muitos dos virtuosos que por cá tem passado. Pena a qualidade futebolística não ser a melhor, mas quem já viu Sonkaya, Ezequias, Mareque, Butorovic, Lino, não é pelo Manafa que a burra vai as couves.

Agora se contratar Sebas, Quinones e Delatorres e te los no plantel principal é contratar melhor, vou ali contratar um Ghilas ou um Osvaldo e já venho.
A questão é que agora se contrata mais jogadores e a percentagem de acerto é inferior.
No ano Lopetegui contratamos 16 jogadores, no ano do Paulo Fonseca foram 11.
Nos anos antes ( VP e AVB) eram contratavam se 5 ou 6.
Outra falácia é que agora os menos bons rendem e antes não rendiam.
Pudera! Antes os menos bons n entravam em campo e quando entravam eram automaticamente despachados.
Agora em virtude do nível global ser muito mais baixo jogam e alguns são titulares.

Queres melhor exemplo???
Belluschi era suplente com AVB ( os titulares eram Guarín Moutinho) e hoje seria o melhor jogador da equipa

Não se pode é mudar de opinião sobre a qualidade de jogadores conforme a conjectura.

Se determinado nível de qualidade à 10 anos não servia, também n pode servir agora.

Por isso nunca vou apoiar Manafás, Maregas, Zé Luises, Otavios, Depoitres e afins
 
Última edição:

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
O ano foi mau na Europa também porque o plantel desceu bastante em qualidade - isso está na base de todos os problemas.

Em todos os setores perdemos jogadores-chave, cuja substituição deixou a desejar (tirando no GR).

Espero que para o ano não aconteça isso.
E a própria equipa teve de ser formada de novo, e isso leva tempo. Saíram 5 titulares, nunca é fácil nos primeiros tempos. Mas nem vale a pena ir por aí.
Mas isso não é culpa, necessariamente, do treinador. É de quem contrata.
 
  • Like
Reações: Dragon_92

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Tens razão.

Quem teve sorte com a estrutura foi o Mourinho!

Apanhou uma altura em que a estrutura estava virada para ir buscar grandes talentos ao Leiria, Setúbal, Boavista...

Não fosse essa sorte e o Mourinho não tinha, certamente, sido o que é...
Um treinador tem de ser scout? É isso que me estás a dizer, portanto?
E estás é a querer desconversar, como é teu apanágio. Passa bem com a tua ironia fina.
 

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
15,177
10,067
38
Londres
É, mas não penses que o Zé Luís ganhava uns trocos na Rússia.
Não faria sentido se isto fosse um caso isolado, mas está longe de o ser.
Waris + Loum estão aqui mais praticamente 15M desperdiçados em 2 pedidos expressos do nosso mister.
Da forma como ele falava do Loum, cheguei a pensar que tínhamos descoberto o novo Patrick Vieira ou o caralho.
E falava com conhecimento de causa, já conhecia muitíssimo bem o jogador...
Com o historial de sucesso que tem nas escolhas, para o ano o PdC deve-lhe dar novamente carta branca para escolher mais 2/3 mancos...
Porque vai falar mal de um jogador contratado?
 

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
15,177
10,067
38
Londres
É a possível porque esta direcção não consegue ir mais além, são limitados, incompetentes e estão completamente ultrapassados no tempo.
Sim, o catálogo do Mendes tem muita gente com qualidade, o problema é que tu vais levar com o refugo.
Prepara-te para mais uns Adriáns López desta vida...
Adrian Lopez era refugo?? Ahahah
 

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
15,177
10,067
38
Londres
Não é scout, mas a função de um treinador não se resume ao treino ou às opções técnico-tácticas.
Há por aí muita gente que percebe muito de futebol e ainda assim não tem sucesso.
Hoje em dia, mais do que nunca, é essencial ser um bom comunicador e um bom líder.
Ter olho para o mercado e para bons negócios também ajuda, por isso é que alguns são mais managers do que propriamente treinadores...
Para isso é que existem os directores desportivos. Isso do manager e em Inglaterra e mesmo aí já bastantes clubes tem directores desportivos, o treinador precisa de jogador para essa posição eles apresentam os jogadores que podem comprar.
 

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
15,177
10,067
38
Londres
Como assim ? Não está á vista de todos ? Para seres parceiro do Mendes tens de abdicar de muita coisa, exemplo prático disso é veres a formação do slbosta, na sua maioria são representados pela Gestifute, ou seja a Gestifute manda naquilo tudo. Explica-me como é possível ter saúde financeira, vender um jogador por 126 milhões e foram contrair um empréstimo obrigacionista de 50 milhões ? O Mendes já manda no Vieira.
Deves pensar que os jogadores se importam de ser agenciados pelo Mendes.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,305
15,448
Vila Nova de Gaia, 1975
Um treinador tem de ser scout? É isso que me estás a dizer, portanto?
E estás é a querer desconversar, como é teu apanágio. Passa bem com a tua ironia fina.
Mas qual ironia fina.

Eu acho que um treinador tem grande responsabilidade nas compras. Sempre o achei. Com as limitações do orçamento e da política do clube, obviamente. E com o poder do treinador nessas escolhas a variar ao longo do tempo, nomeadamente consoante o estatuto do mesmo.

Só isso justifica que as compras com o Mourinho, o Adriaanse, o Lopetegui ou o SC tenham tantas diferenças ao nível da proveniência, estatuto, valor de mercado, idade...
 

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
15,177
10,067
38
Londres
É possível, sem dúvida. Mas não é assim tão fácil e, se calhar, alguns dos jogadores que vão por preços mais baixos não conseguiríamos trazer (por vários motivos).
Depois o Óliver. Parece-me óbvio que o Óliver não foi dispensado. O SC, pelo que vejo, não ficou muito satisfeito com a situação. Quer queiram quer não, a saída do Óliver agradou a 3 partes: SAD, Lopetegui e Óliver. O Óliver nunca foi uma vítima neste processo. E toda a gente sabe que era dos meus jogadores preferidos.
Quanto à Europa, sem dúvida, um ano mau. Não há como negar. Mas foi a primeira em 3 anos. E aqui não tem ponta por onde se pegue, até porque outros treinadores aqui aclamados (e que eu gosto) fizeram pior.
Depois ainda a pessoas que ainda tem a cara de pau de dizer que o Otávio e mau, quando o Oliver tem números piores que o Otávio.
 
  • Like
Reações: Calabote

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Mas qual ironia fina.

Eu acho que um treinador tem grande responsabilidade nas compras. Sempre o achei. Com as limitações do orçamento e da política do clube, obviamente. E com o poder do treinador nessas escolhas a variar ao longo do tempo, nomeadamente consoante o estatuto do mesmo.

Só isso justifica que as compras com o Mourinho, o Adriaanse, o Lopetegui ou o SC tenham tantas diferenças ao nível da proveniência, estatuto, valor de mercado, idade...
A ironia é ires buscar o exemplo do Mourinho para ilibares a SAD das responsabilidades que deveria ter na construção do plantel.
O ponto a que eu quero chegar é esse. A responsabilidade do treinador não é a pesquisa de jogadores; se for bom nisso melhor. A responsabilidade do treinador é treinar a equipa e toda a sua gestão diretamente ligada ao grupo de trabalho.
Podem dar o seu aval, como é óbvio, ou pedir um ou outro jogador em específico, mas a grande responsabilidade é da estrutura do clube.