Seleção A

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
45,080
43,544
52
Moimenta do Douro
Custou mas foi...

O problema fundamental foi a incapacidade em renovar a equipa e os constantes atritos com jogadores (Bosingwa, R. Carvalho, Danny, Quaresma). Pode-se dizer que a renovação era difícil mas o Paulo Bento não fez absolutamente nada para mudar. No caso dos conflitos era de prever que isso aconteceria, os calimeros que o digam quando por lá passou. Com ou sem razão ele foi o ponto em comum nos conflitos e isso não é nenhuma coincidência.

Agora quem é o senhor que se segue? Quais os objectivos para a qualificação? Renovação controlada (J. Pereira/ R. Costa/ R. Meireles)?

Sejamos concretos, não há muito por onde se escolher para a selecção nacional. PLC no imediato? Não existem... Defesas direitos? Cedric? Por favor... E por aí a fora...

Nós por exemplo apenas jogamos com um único português no onze habitual.
Para isso mudar bastava mudar a legislação de modo a ser igual à regra de inscrições da UEFA (17 sem limites de nacionalidade + Formados no clube + Formados em Portugal).

Obviamente numa primeira fase existiria um enfraquecimento para as competições internacionais de clubes mas a médio prazo aumentaria a hipótese de aparecerem mais jogadores portugueses de nível.

Nunca será pacífica uma solução desse género mas é para onde temos que caminhar...

D

Doriva

Guest
joaoc disse:
A escolha deverá ser Fernando Santos.

Já tem experiencia de seleções e já treinou os 3 grandes.
É a escolha politicamente mais correcta e o Fernando Gomes que algo desse tipo para abafar as criticas.
Não sei porquê. O Fernando Santos não é propriamente bem visto entre portistas e, muito menos, entre benfiquistas e sportinguistas. É uma escolha pífia a meu ver.

masko

Tribuna
17 Março 2012
4,615
3,601
A escolha lógica será Fernando Santos: respeitado no futebol português e internacional. Treinou os 3 grandes, tem um bom conhecimento do futebol europeu, bons trabalhos na seleção grega. Experiência de sobra.

Mas eu aposto as minhas fichas como a FPF vai tentar uma outra solução que não seja tão evidente.

D

Doriva

Guest
masko disse:
A escolha lógica será Fernando Santos: respeitado no futebol português e internacional. Treinou os 3 grandes, tem um bom conhecimento do futebol europeu, bons trabalhos na seleção grega. Experiência de sobra.

Mas eu aposto as minhas fichas como a FPF vai tentar uma outra solução que não seja tão evidente.
Treinou os três grandes e falhou nos três. Foi campeão no Porto, apanhando a embalagem das equipas que constituíram o penta. Depois falhou o hexa ridiculamente e perdeu um campeonato para o Boavista no ano seguinte. No Sporting e no Benfica não conseguiu melhor do que o terceiro lugar. Triunfou no modesto AEK, falhou no Panathinaikos. Teve, por fim, um trajecto razoável na selecção da Grécia. É curto e, no cômputo-geral, é tudo menos entusiasmante.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,171
2,407
35
Porto
cccmonteiro disse:
Custou mas foi...

O problema fundamental foi a incapacidade em renovar a equipa e os constantes atritos com jogadores (Bosingwa, R. Carvalho, Danny, Quaresma). Pode-se dizer que a renovação era difícil mas o Paulo Bento não fez absolutamente nada para mudar. No caso dos conflitos era de prever que isso aconteceria, os calimeros que o digam quando por lá passou. Com ou sem razão ele foi o ponto em comum nos conflitos e isso não é nenhuma coincidência.

Agora quem é o senhor que se segue? Quais os objectivos para a qualificação? Renovação controlada (J. Pereira/ R. Costa/ R. Meireles)?

Sejamos concretos, não há muito por onde se escolher para a selecção nacional. PLC no imediato? Não existem... Defesas direitos? Cedric? Por favor... E por aí a fora...

Nós por exemplo apenas jogamos com um único português no onze habitual.
Para isso mudar bastava mudar a legislação de modo a ser igual à regra de inscrições da UEFA (17 sem limites de nacionalidade + Formados no clube + Formados em Portugal).

Obviamente numa primeira fase existiria um enfraquecimento para as competições internacionais de clubes mas a médio prazo aumentaria a hipótese de aparecerem mais jogadores portugueses de nível.

Nunca será pacífica uma solução desse género mas é para onde temos que caminhar...
Concordo em quase tudo com o que disseste !

Em relação ao que disseste "não há muito por onde escolher" não é bem assim . Eu acho que há muitos e bons jogadores ( olhemos para a fantástica selecção de sub 21 . Os sub19 que chegaram a final . Os sub17 que chegaram as meias finais) . Se essas selecções estão entre as melhores da categoria , algum valor tem que ter .

O problema aqui é mesmo a falta de aposta nos jovens !! Já referi aqui anteriormente , na final dos Sub19 contra a Alemanha só tínhamos um jogador com alguma experiência ao mais alto nivel que era o Rony ( e mesmo assim muito pouca ) , enquanto a Alemanha tinha quase todo o plantel com jogadores que já jogavam e outros titulares na Bundesliga ! Aqui é que está o problema ! Falta tomates , falta mentalidade ! Temos na nossa história 3 jogadores que foram os melhores do mundo , temos na nossa história jogadores com um enorme sucesso internacional ! São coisas que não percebo .. o Ruben Neves tem 17 anos , é muito novo é isso ? Por amor de deus .. se é bom e um jogador com maturidade incrível tem que ser lançado JÁ !

Eu vejo jogadores nos escalões inferiores que bem trabalhados e jogando ( jogando muito ! ) podem dar muito mas mesmo muito ! Ruben Neves , Ricardo Esgaio , João Mário , Rony Lopes , Carlos Mané são assim os que me lembro que têm todas as condições para entrar na selecção A e que podem ser excelentes jogadores na sua posição . Melhor figura que Veloso , Meireles , Joao Pereira , Vieirinha , etc devem fazer ..

O próximo treinador da selecção só tem de ser coerente : O jogador tem valor independentemente da equipa que joga tem que ser convocado ! Simplesmente isso . Porque é que Pedro Tiba , Ruben Vezo e Ricardo Horta só foram convocados agora ? O Ricardo Horta foi uma das revelações da época , dos melhores marcadores do Setubal . O Pedro Tiba dos melhores médios da liga . Cresceram no verão ? Não , mudaram de clube .

Vamos ver no que isto dá ..

cccmonteiro

3 Junho 2014
45,080
43,544
52
Moimenta do Douro
Roma disse:
Concordo em quase tudo com o que disseste !

Em relação ao que disseste "não há muito por onde escolher" não é bem assim . Eu acho que há muitos e bons jogadores ( olhemos para a fantástica selecção de sub 21 . Os sub19 que chegaram a final . Os sub17 que chegaram as meias finais) . Se essas selecções estão entre as melhores da categoria , algum valor tem que ter .

O problema aqui é mesmo a falta de aposta nos jovens !! Já referi aqui anteriormente , na final dos Sub19 contra a Alemanha só tínhamos um jogador com alguma experiência ao mais alto nivel que era o Rony ( e mesmo assim muito pouca ) , enquanto a Alemanha tinha quase todo o plantel com jogadores que já jogavam e outros titulares na Bundesliga ! Aqui é que está o problema ! Falta tomates , falta mentalidade ! Temos na nossa história 3 jogadores que foram os melhores do mundo , temos na nossa história jogadores com um enorme sucesso internacional ! São coisas que não percebo .. o Ruben Neves tem 17 anos , é muito novo é isso ? Por amor de deus .. se é bom e um jogador com maturidade incrível tem que ser lançado JÁ !

Eu vejo jogadores nos escalões inferiores que bem trabalhados e jogando ( jogando muito ! ) podem dar muito mas mesmo muito ! Ruben Neves , Ricardo Esgaio , João Mário , Rony Lopes , Carlos Mané são assim os que me lembro que têm todas as condições para entrar na selecção A e que podem ser excelentes jogadores na sua posição . Melhor figura que Veloso , Meireles , Joao Pereira , Vieirinha , etc devem fazer ..

O próximo treinador da selecção só tem de ser coerente : O jogador tem valor independentemente da equipa que joga tem que ser convocado ! Simplesmente isso . Porque é que Pedro Tiba , Ruben Vezo e Ricardo Horta só foram convocados agora ? O Ricardo Horta foi uma das revelações da época , dos melhores marcadores do Setubal . O Pedro Tiba dos melhores médios da liga . Cresceram no verão ? Não , mudaram de clube .

Vamos ver no que isto dá ..
Concordo contigo que estas últimas gerações parecem ter bastante mais talento disponível que a geração que foi vice-campeã mundial sub-20 em 2012.

Obviamente que se não jogarem na 1ª divisão não adianta nada o esforço das camadas de formação dos clubes. É aqui que uma mudança da regra dos estrangeiros poderia ajudar no desenvolvimento desses jogadores. Claro que nem todos vão se tornar estrelas mas podemos formar uma selecção bem interessante e bastante superior à actual. Hajam oportunidades...

Em relação ao Pedro Tiba, concordo plenamente. Talvez o melhor médio português a jogar em Portugal na última época e só é convocado (e não utilizado...) agora. Em Portugal existe essa ideia que só os jogadores dos grandes ou os que jogam no estrangeiro podem ser convocados. Qual a motivação que um jogador pode ter?

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,171
2,407
35
Porto
cccmonteiro disse:
Concordo contigo que estas últimas gerações parecem ter bastante mais talento disponível que a geração que foi vice-campeã mundial sub-20 em 2012.

Obviamente que se não jogarem na 1ª divisão não adianta nada o esforço das camadas de formação dos clubes. É aqui que uma mudança da regra dos estrangeiros poderia ajudar no desenvolvimento desses jogadores. Claro que nem todos vão se tornar estrelas mas podemos formar uma selecção bem interessante e bastante superior à actual. Hajam oportunidades...

Em relação ao Pedro Tiba, concordo plenamente. Talvez o melhor médio português a jogar em Portugal na última época e só é convocado (e não utilizado...) agora. Em Portugal existe essa ideia que só os jogadores dos grandes ou os que jogam no estrangeiro podem ser convocados. Qual a motivação que um jogador pode ter?
Não tem motivação nenhuma ... Por isso é que muitos destes jovens com valor preferem ir para o estrangeiro e vão andando de empréstimo em empréstimo até acabarem na polonia ou no chipre e regressarem a um moreirense daqui a 10 anos. O Tiago Ilori por exemplo é um dos centrais com mais potencial que apareceu nos últimos anos e não foi aproveitado . Foi para o Liverpool e já tem dois empréstimos . E infelizmente vai continuar assim ... O Ruben Vezo provavelmente vai pelo mesmo caminho .

Depois existe outra questão , que é nem tudo que é jovem e aparece é bom . Muitos deles e principalmente dos clubes lá de baixo são super valorizados pela imprensa ou pelos empresários. O caso do André Gomes para mim é o mais gritante. Um jogador sem intensidade nenhuma e que me parece que não é tão bom como se faz parecer dele . Tenho a certeza que o João Mário por exemplo é 10 vezes melhor. O caso de Ivan Cavaleiro , quando o Carlos Mané e até mesmo o nosso Ricardo são bastante superiores .

O caminho tem quer ser o seguinte :

1 - Maior aposta dos clubes na formação ( quando digo isto não quer dizer que apostem 6 ou 7 de uma vez , mas tenho a certeza que há ai muitos miudos como o Ruben Neves que só precisam de uma oportunidade . Se o jogador tem valor e maturidade suficiente tem que ser aposta e ponto final . Tem que errar , tem que haver paciência )

2 - Coerência na convocatória. Se um jogador está mal e não joga não é convocado ( O João Pereira não tem 1 minuto esta época e foi chamado porque razão ? É obvio que por muito que se conheça o jogador , não é com treinos que ele pode chegar ali e fazer 90minutos a bom nível. O Esgaio será tão bom ou vai atingir o mesmo nível do João Pereira ? Não se sabe e provavelmente não , mas de momento tem mais jogos nas pernas e tem jogador bem ).  Se um jogador está num bom momento de forma e dá provas que pode ser um jogador de valor  , independentemente do clube , tem que ser chamado.

Se estes dois passos forem seguidos , é óbvio que não vamos ser a melhor selecção da europa ( outra coisa que se tem que ter é noção. Portugal não é nenhuma potência europeia nem está preparado para ganhar campeonatos contra equipas que são sem duvida melhores e mais bem preparadas e com uma organização de muitos anos ) mas com certeza que faremos uma figura ao nível daquilo que estamos preparados.

cccmonteiro

3 Junho 2014
45,080
43,544
52
Moimenta do Douro
Roma disse:
O caminho tem quer ser o seguinte :

1 - Maior aposta dos clubes na formação ( quando digo isto não quer dizer que apostem 6 ou 7 de uma vez , mas tenho a certeza que há ai muitos miudos como o Ruben Neves que só precisam de uma oportunidade . Se o jogador tem valor e maturidade suficiente tem que ser aposta e ponto final . Tem que errar , tem que haver paciência )

2 - Coerência na convocatória. Se um jogador está mal e não joga não é convocado ( O João Pereira não tem 1 minuto esta época e foi chamado porque razão ? É obvio que por muito que se conheça o jogador , não é com treinos que ele pode chegar ali e fazer 90minutos a bom nível. O Esgaio será tão bom ou vai atingir o mesmo nível do João Pereira ? Não se sabe e provavelmente não , mas de momento tem mais jogos nas pernas e tem jogador bem ).  Se um jogador está num bom momento de forma e dá provas que pode ser um jogador de valor  , independentemente do clube , tem que ser chamado.

Se estes dois passos forem seguidos , é óbvio que não vamos ser a melhor selecção da europa ( outra coisa que se tem que ter é noção. Portugal não é nenhuma potência europeia nem está preparado para ganhar campeonatos contra equipas que são sem duvida melhores e mais bem preparadas e com uma organização de muitos anos ) mas com certeza que faremos uma figura ao nível daquilo que estamos preparados.
Plenamente de acordo nos 2 pontos.

No ponto 1, considero que seria um sucesso enorme se 2/3 jogadores da formação sejam integrados na formação principal em cada época. Discordo profundamente da ideia que a idade seja um fundamento para um jogador não jogar. Seja por ter 17 ou por ter 35 anos. Se são melhores jogadores que os outros têm que jogar! Fazendo um pouco de off-topic, vou dar um exemplo: por que razão o Rui Pedro (sub-19) esteve ano passado no Padroense (e outros...)? Os nossos PLC sub-17 eram melhores ou apenas mais velhos?

No ponto 2, o Paulo Bento convoca o João Pereira (para todos os efeitos não tem clube, julgo que não está sequer inscrito pelo Valência...) e não convoca o H. Postiga e/ou H. Almeida porque não têm rodagem. Ou há coerência ou então não há motivação para nenhum jogador que efectivamente esteja a jogar em chegar à selecção...

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,584
11,385
Conquistas
7
46
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
E a escolha vai ser....

Paulo Fonseca e o triângulo divertido...

Não falta a garantia de palminhas para incentivar o cr7 e os meninos

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
8,657
7,137
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Dragon Force disse:
Se o P.Bento efectivamente saiu pelo pé dele subiu na minha consideração.
Se saiu pelo pé dele não pode ter sido indemnizado em quinhentos mil euros. Alguma coisa está mal nas informações que circulam.

Não fosse o castigo, veria Fernando Santos com bons olhos. Entre os portugueses seria a melhor opção e é respeitador do nosso clube. Dadas as circunstâncias, estrangeiro e com brevidade.

J

Jorge Costa

Guest
Fica bem dizer que o Bento é que pediu a demissão..

Assim também eu, "oh malta, eu quero despedir me. Mas têm que me pagar 500 mil euros!!!" Isto do gajo que no mundial disse que se fosse despedido, não queria indemnização. Que pessoa fraca e reles.

M

Mike_Walsh

Guest
Como é óbvio, o Paulo Bento foi despedido, caso contrário não recebia qualquer indemnização.
O que eu quero saber agora é quem paga o erro que foi a renovação do seu contrato antes ainda do Mundial. Quem assume?

M

Mike_Walsh

Guest
letrado2525 disse:
Não é possível ficar com os dois cargos, fora os motivos profissionais (os treinadores trabalham na mesma nas pausas para a seleção), seria mesmo éticamente questionável as escolhas enquanto selecionador.
Os tempos agora são outros. Nos anos 90, relembro que o Artur Jorge foi treinador do Porto e seleccionador nacional ao mesmo tempo. Hoje em dia essa situação seria inconcebível.

masko

Tribuna
17 Março 2012
4,615
3,601
Pensando bem eu até acho que a melhor solução é um estrangeiro que não conheça os jogadores e tenha de começar do 0. Nas seleções há tempo para observar jogadores, não é como um clube que joga todas as semanas...

Se for um português vão continuar a ser seleccionados sempre os mesmos...