Seleção A

M

Mike_Walsh

Guest
Hank Moody disse:
Conciliar nao me parece uma boa soluçao. Creio até nao existir no passado algum exemplo na nossa seleccao...
Artur Jorge treinou o Porto e a Selecção ao mesmo tempo no início dos anos 90.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,153
2,157
35
Porto
DECO-10 disse:
Roma, excelente síntese. Aliás, se me permites, como normalmente fazes.

No entanto falta o nome do Fernando Santos que mesmo com o castigo aplicado, tem que ser considerado.

Se quisermos um treinador que coordene todo o futebol e seja bem mais que um treinador, Jesualdo é o homem.
Para resultados imediatos, torço o nariz.
Penso que o nome de Fernando Santos era o nome mais consensual de todos sem duvida. Tem um bom perfil , parece ser um bom homem e um bom profissional e com experiência ao nível de selecções . Penso que com o castigo que tem aplicado a hipótese de ele treinar a selecção seria de uma enorme irresponsabilidade. São 8 jogos de castigo que fazia com que ficasse de fora de toda a fase de qualificação ( na melhor das hipóteses com o recurso , 4 jogos , mesmo assim parece-me muito e dava pouca ou nenhuma estabilidade ) .

Concordo em absoluto contigo quando dizes que Jesualdo era o homem certo no aspecto de coordenar todo o futebol , penso que não havia melhor que ele sem duvida. Mas como referes e bem para resultados imediatos também torço o nariz. Não duvido das capacidades de Jesualdo como treinador . Penso que é um treinador competente e sabe o que faz. Mas o futebol que impõe nas equipas , para além de ser bastante previsível, nunca foi entusiasmante .

Em relação aos outros dois existe prós e contras. A favor de Vitor Pereira joga o facto de ser um treinador que tacticamente é excelente . As equipas que monta são bem organizadas , toda gente sabe bem o que fazer e a espaços consegue bons momentos de futebol ( mas privilegia  sempre a segurança ) . Já José Peseiro é precisamente o oposto . Mete a equipa a jogar um excelente futebol e com momentos muito bons e de grande intensidade mas tacticamente falha e a equipa nunca parece segura.

Agora é preciso saber o que a Federação quer . Se quer um homem experiente , conservador e que coordene todo o futebol da selecção a melhor escolha é Jesualdo. Se quer um homem que ponha a equipa a jogar futebol espectáculo , ousado e sem medo tem José Peseiro. Se quer um "louco táctico" , competente naquilo que faz  e que jogue com os resultados apesar de tudo esse homem é Vítor Pereira.

Destes três e pelo que expliquei em cima acho que o treinador que "garantia" resultados imediatos era Vitor Pereira. Sinceramente acho que a escolha vai recair entre Jesualdo e Peseiro . Infelizmente ( ou felizmente! ) Vítor Pereira é muito associado ao FCPorto e isso quer se queira ou não , tem muita influência .

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,153
2,157
35
Porto
Hank Moody disse:
Conciliar nao me parece uma boa soluçao. Creio até nao existir no passado algum exemplo na nossa seleccao...

Eu penso que Artur Jorge conciliou o cargo de seleccionador com o de treinador do Porto . Mais recentemente só me lembro de Guus Hiddink no PSV/Austrália.

A mim parece-me e como dizes e bem , que conciliar não é de todo a melhor solução ! Não estou mesmo a ver Jorge Jesus a sair do Benfica também . Não digo que é uma hipótese impossível mas acho pouco provável 

Hank Moody

Bancada central
19 Novembro 2013
1,954
38
AntonioTeixeira disse:
E que tal um estrangeiro? Parece-me de muito longe melhor que um português
Já aqui tinha defendido um estrangeiro, para mim é de longe a melhor solucao, alguem consagrado, alguem que saiba da poda e, acima de tudo, alguem que meta respeito!!!

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,153
2,157
35
Porto
Hank Moody disse:
Nao me lembro do Artur Jorge a conciliar Porto e Seleccao, andava distraido(mulheres....)...

Foi por um excelente motivo então Hank ahahah ;)

@AntonioTeixeira era uma solução interessante e talvez viesse dar uma outra mentalidade ao nosso futebol ( gostava de ver um treinador espanhol ou alemão aqui ) mas não me parece possível devido a dois factores :

1 - Pelos vistos a Federação quer mesmo que seja um treinador português

2 - Seria um risco nesta altura . Precisamos de resultados imediatos e precisamos de alguém que conheça bem a realidade do futebol português ( e quando digo bem , saiba o que está de bom e o que está de mal aqui ) e que conheça bem os jogadores portugueses. A não ser um treinador estrangeiro que já tenha passado por cá ou que esteja bem familiarizado com a realidade do nosso futebol . Porque conhecer bem o futebol de um país e os jogadores ainda demora algum tempo ( Acho que fazia muito mais sentido logo após o campeonato do mundo , já que tinha pelo menos uns 2 meses para se "adaptar" ) .

Mas para estar como estamos também , se não houver ninguém com capacidade aqui , com certeza que apoiava a vinda de um estrangeiro também ! Mas tinha que se ter muita paciência , não ia ser fácil ao inicio !

Hank Moody

Bancada central
19 Novembro 2013
1,954
38
A minha questao é simples. Falemos de competência...
Temos algum treinador portugues tao ou mais competente do que um possivel estrangeiro consagrado?

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,153
2,157
35
Porto
Hank Moody disse:
A minha questao é simples. Falemos de competência...
Temos algum treinador portugues tao ou mais competente do que um possivel estrangeiro consagrado?

Eu considero o Vítor Pereira competente naquilo que faz ! Não sei é se será demasiado cedo ele  para um cargo que é muito importante ..

Ir buscar um treinador estrangeiro consagrado custa mais claro , mas também era mais "seguro" e podia valer o investimento. Mas será que há assim tantos treinadores consagrados com disponibilidade para vir treinar a selecção ?

Hank Moody

Bancada central
19 Novembro 2013
1,954
38
Relembro um factor que nao pode, na escolha de um seleccionador, ser esquecido! Um seleccionador tem que ser alguem pragmatico, nao tem todos os dia de uma semana para treinar. Tem, no maximo, 1 semana de treinos antes de um jogo!!!

Hank Moody

Bancada central
19 Novembro 2013
1,954
38
Roma disse:
Eu considero o Vítor Pereira competente naquilo que faz ! Não sei é se será demasiado cedo ele  para um cargo que é muito importante ..

Ir buscar um treinador estrangeiro consagrado custa mais claro , mas também era mais "seguro" e podia valer o investimento. Mas será que há assim tantos treinadores consagrados com disponibilidade para vir treinar a selecção ?
Creio que ha inumeros treinadores estrangeiros com capacidade e competencia para chegar cá e vencer. É preciso pagar? É...
A FPF tem dinheiro para pagar? Tem.... e muito!

M

Mike_Walsh

Guest
É ir ao tópico onde se falava do futuro treinador do Porto. Candidatos não faltam e acredito que a maior parte diria que sim.
Hank, o Artur Jorge foi seleccionador nacional em 1990-91, numa altura em que treinava também o Porto - campeão nacional em 89/90 e perda do título em 90/91 (César Brito). Voltaria à Selecção em 1996/97, também com maus resultados.

Hank Moody

Bancada central
19 Novembro 2013
1,954
38
Mike_Walsh disse:
É ir ao tópico onde se falava do futuro treinador do Porto. Candidatos não faltam e acredito que a maior parte diria que sim.
Hank, o Artur Jorge foi seleccionador nacional em 1990-91, numa altura em que treinava também o Porto - campeão nacional em 89/90 e perda do título em 90/91 (César Brito). Voltaria à Selecção em 1996/97, também com maus resultados.
Sim Mike, somente nao tinha em mente que foi um acumular de funcoes....

fire

Tribuna
14 Maio 2007
4,364
101
49
Espinho,1975
A pessoa que eu nunca aceitaria como Seleccionador é o egocêntrico e hiper narcisista do Manuel Xoné, só sabe dizer asneiras e nos tempos do Boavista quando vencia 1 jogo importante vinha para Espinho pavonear-se a subir e descer a rua 19 N vezes, além de que as baboseiras que arrota por aquela boca são semelhantes à última do pequeno Mouro que diz que o Guardiola está careca por ñ gostar de futebol DAHHHH.

Explica-lhes como é Grande Abel Xavier, o treinador treina a dor e por aí adiante, como diria o grande Jaiminho Pacheco neste caso Ñ É UMA FACA DE 2 LEGUMES, mas sim personagens(M.José, Mourinho) que apena olham para sí e só sabem dizer mal dos outros, SEM NECESSIDADE.

fire

Tribuna
14 Maio 2007
4,364
101
49
Espinho,1975
Treinador Tuga para nos fazer sonhar, apesar do castigo, as minhas fichas vão para o Engenheiro do Penta, tanto como pessoa e pelo que evoluíu na Grécia é o meu preferido, o único factor negativo é o castigo que surgiu numa PÉSSIMA ALTURA, mesmo assim eu arriscava-----» FERNANDO SANTOS.

Filipe Borges

Bancada central
13 Março 2013
1,401
370
Treinadores tugas que pouco ou nada ganham a treinar a seleccao de Portugal, depois claro, não temos jogadores e tal, a historia de sempre, quando nem sequer temos treinadores de capacidade competitiva internacional vamos por um a treinar a selecção? Se não temos jogadores de alto nivel em quantidades suficientes relativamente para com outros países, pelo menos contratemos um treinador decente que ajude a equilibrar a balança.

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
Ehehe Fire o Pep e o Xoxé são amigos, e eu tenho quase a certeza disso. Eles lá no fundo dão-se bem, aquilo é uma bulha porque cresceram para o futebol juntos, apresentaram em determinadas fases ideias completamente opostas, e estiveram os dois em clubes que se odeiam. Eles respeitam-se.

Uma coisa é certa, foi bem mais influente o Xoxé no Pep que o Pep no Xoxé xD.

Off-Topic.
--------

Pese embora reconheça competências a nível tecnico-táctico ao VP, como disse o Hank e bem, ele não terá muito tempo para operacionalizar, e ia precisar de um grupinho tal como o PB.

Se como diz o Hank a FPF tem muito dinheiro, então que apostem num estrangeiro  que não o Capello, que não o Socolari... Se tivesse que mandar  para o ar um nome, sei lá, o Hiddink, não sei se está desempregado.

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,290
3,759
Porto
Roma disse:
A mim parece-me e como dizes e bem , que conciliar não é de todo a melhor solução !
Depende. Mourinho a "part-time" seria melhor solução que qualquer outro treinador português a tempo inteiro. Só o facto de termos a figura dele no banco alterava tudo, sobretudo a nossa mentalidade. Com Mourinho, todos os jogos seriam para ganhar. A seleção, mesmo com formações fortíssimas, sempre teve o triste fado associado. O Mourinho é de outra fibra. Além de talentoso, é vencedor, e eu adoraria ver a seleção nacional com uma postura à imagem dele. Os jogadores correriam o dobro e até a nossa imagem para o exterior seria bem mais respeitada.

Chega de sermos uma equipa de (pseudo) vedetas.