Selecção AA

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,666
65,013
Conquistas
8
  • Dezembro/20
AntonioTeixeira disse:
Competes com quem?!?!

QUantos títulos tens de futebol sénior em seleções?

O problema é precisamente esse, é as pessoas pensarem que Portugal compete com alguém... Portugal não está ao nível das seleções de topo, esteve durante quatro anos devido a uma grande geração de jogadores e durante o mundial do Eusébio. Em 60 anos de futebol...

Portugal não compete em nada no futebol, vão competindo o Porto e o benfas, vai competindo o Ronaldo e o Mourinho, mas isso é marginal, por norma não compete... E não compete porque? Porque o pessoal não liga à seleção?

Mas há tanta gente a ligar, tanta gente a pedir bandeiras, tanta gente a pedir reportagens da rtp, isso é que é ajudar?

Eu já disse, nem tu nem eu nem ninguém quase tem poder de voto em seja o que for ligado à federação. De que serve mandares vir se nada muda?
Então deixa se andar e ta se bem?!
Mentalidade à tuga.

Não competimos com as outras?!  Não posso ter ouvido isto.
Em condições normais competimos de igual com alemanhas, brasis, espanhas,...  Podemos perder mas também podemos ganhar.
Lembrar que o velho problema do tuga são as albanias, grecias, dinamarcas e seus pares.

Mentalidade portuguesa que está instalada à décadas e que é preciso mudar!
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,666
65,013
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Celta7 disse:
O Figo de 2004 e 2006, a caminho dos 34 anos, não era nem de perto nem de longe o Figo dos finais de 90's. O Ronaldo "não existia" em 2002 e 2003 e até 2006 era um jogador muito inconsequente. Deco e Carvalho sim, 2 dos melhores jogadores do Mundo.

Pessoalmente acho o melhor grupo de jogadores que a selecção teve nos últimos 30 anos (e que não foi aproveitado) aconteceu quando se conseguiu juntar na mesma equipa Paulo Sousa, JVP, Rui Costa, Figo, Couto e Baía no seu auge, aos quais se juntavam outros bons jogadores como o Sérgio Conceição, Jorge Costa ou Sá Pinto, nos finais do século passado. Qualquer um daqueles 6 jogadores entrava de caras nas melhores equipas da Europa.
O Figo fez um mundial 2006 absolutamente brilhante.
Ele e o Mágico carregaram a seleção.
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
Vieira de Amares, não te cito por causa do tamanho dos coments:

Fiando-me no wikipédia, que penso estar certo:

Antes das Eliminatórias das Copa do Mundo da FIFA de 1958, a selecção portuguesa colecionava apenas derrotas em jogos oficiais, quase todas elas derrotas acachapantes e humilhantes, sendo um verdadeiro "saco de pancadas" até 1954.

Nas Eliminatórias da Copa de 1934, o Portugal é eliminado pela Espanha, com direito a uma derrota de nada menos que 9 x 0 para os espanhóis. Nas Eliminatórias da Copa de 1938, o Portugal é eliminado pela Suíça, em jogo único, vencido pelos suíços pela contagem bastante normal de 2 x 1. Nas Eliminatórias da Copa de 1950, mais uma eliminação, com mais uma goleada sofrida por Portugal perante os espanhóis: 5 x 1. Nas Eliminatórias da Copa de 1954, mais uma derrota de 9 gols: Portugal perde de 9 x 0 para Áustria. Até 1954 (inclusive), Portugal tivera 4 participações em Eliminatórias da Copa (1934, 1938, 1950, 1954).

Nas Eliminatórias para a Copa de 1958, Portugal tampouco conseguiu se classificar para a Copa, porém logrou o primeiro êxito notável da história de sua selecção: derrotar a seleção italiana por 3 x 0. E os pontos não logrados pelos italianos em sua derrota de 3 x 0 para Portugal acabaram por fazer falta à Squadra Azzurra: as Eliminatórias da Copa de 1958 são até hoje a única vez na história em que a seleção italiana não conseguiu passar com sucesso pelas Eliminatórias da Copa.

Nas Eliminatórias da Copa de 1962, uma situação inusitada: Portugal venceu a frágil seleção luxemburguesa por 6 x 0, em Lisboa, mas acabou derrotada pela mesma por 4 x 2 em Luxemburgo. De resto, um empate por 1 x 1 e uma derrota de 2 x 0 para Inglaterra, resultados normais perante um forte adversário, mostrando-se assim a evolução da selecção portuguesa, de modo que os vexaminosos anos de "saco de pancadas" estavam para trás. O que foi confirmado em 1966.

(...)
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
Portugal qualificou-se pela primeira vez para uma fase final de um Mundial em 1966, evento que decorreu em Inglaterra. Na equipa figuravam vários jogadores que tinham vencido por duas vezes a Taça dos Clubes Campeões Europeus pelo Benfica, como José Augusto, Coluna e Eusébio, estes 2 últimos jogadores da África Portuguesa, que até os anos 1960 então não eram muito valorizados no Portugal europeu, mas que passaram a sê-lo através do brasileiro Otto Glória5 , primeiramente como técnico do Benfica e posteriormente como técnico da selecção.6 Na fase de grupos, a selecção orientada por Otto Glória venceu todos os jogos, derrotando o Brasil (campeão do mundo em título) por 3-1, a Hungria por 3-1, e a Bulgária por 3-0.

Nos quartos-de-final Portugal defrontou a Coreia do Norte. De nível teoricamente inferior, a equipa norte-coreana surpreendeu os jogadores portugueses ao marcar três golos sem resposta ainda na primeira parte. Portugal acabou por dar a volta ao marcador, vencendo a partida por 5-3. Eusébio foi o grande herói da partida ao marcar 4 golos. Ao finalizar cada golo, o jogador não festejou, optando por correr a ir buscar a bola ao fundo da baliza e repondo-a no meio campo, um gesto que inspiraria gerações futuras de jogadores e que passou a ser replicado em situações semelhantes. José Augusto marcou o quinto e último tento.

Na semifinal Portugal viria a ser derrotado pela anfitriã e futura campeã, Inglaterra, por 2-1.

No jogo para definir o terceiro lugar, Portugal venceu a União Soviética por 2-1, terminando em 3º Lugar.

Eusébio acabaria o torneio como melhor marcador, com 9 golos.

(...)
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
Na qualificação para 7ª edição do Europeu, Portugal defrontou a Finlândia, a Polónia e a União Soviética. Com 5 vitórias, Portugal ficou em 1º lugar, 1 ponto à frente da União Soviética, levando Portugal pela primeira vez a disputar um Europeu.

A Selecção jogou o Grupo B, juntamente com a Espanha, a Roménia e a Alemanha Ocidental. Nos primeiros dois jogos, Portugal empatou 0-0 e 1-1 frente à Alemanha Ocidental e à Espanha, respectivamente. Uma vitória por 1-0 frente à Roménia ditou a passagem das Quinas às semifinais, onde veio a perder frente à equipa anfitriã, a França por 3-2.
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
Portugal voltaria a qualificar-se para um Campeonato do Mundo em 1986, onde não passou da primeira fase depois de uma vitória e duas derrotas. A Selecção começou por vencer a Inglaterra por 1-0 mas depois perdeu os dois últimos encontros frente à Polónia e a Marrocos por 1-0 e 3-1, respectivamente. Este Mundial foi também caracterizado pela situação desconfortável que foi apelidada de Revolta de Saltillo. Tudo começou quando a Seleção das Quinas teve de fazer enormes viagens pela Europa de modo a chegar ao seu centro de estágios, em Saltillo. No entanto, a comitiva da FPF não ficou hospedada em Saltillo, mas sim em Monterrey. Após alguns dias, os jogadores começaram a queixar-se de falta de condições, e não demorou para que houvesse uma espécie de ultimato: ou a federação aumentava os prémios e comissões aos jogadores, ou estes recusar-se-iam a treinar. A Federação não colaborou e os jogadores fizeram o que prometeram: ao invés de treinar, divertiam-se em jantares e festas. Bobby Robson, á data treinador de Inglaterra, que estagiava também em Saltillo, confessou que "nunca tinha visto nada assim".
 

PEdorido

Bancada lateral
4 Junho 2014
524
198
44
Dublin
Hangyodon disse:
que brilhante conclusão.
passou-te completamente ao lado o que o António escreveu.

tipo.. tás waaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaay off.
Nao. Acho que nao. Compreendi muito bem o que ele quis dizer.

Concordo com todas as notas que ele identificou.
- Nao temos o melhor grupo de jogadores a serem convocados. É um facto. Concordo em absoluto.
- Nao há um plano sustentado a médio/longo prazo para fazer crescer jogadores e tornar a seleccao tao competitiva como os grandes tubaroes. Concordo em absoluto.

De certeza que nao somos só nós, os iluminados aqui do fórum, que percebemos o problema e temos solucoes. Quem tem poder de tomar essas decisoes nao as toma. Seja dirigente ou técnico.

Vou virar as costas a seleccao por causa disso? A seleccao nao é o grupo de dirigentes e muito menos o Paulo Bento. Os jogadores sao os que menos culpa tem.

Até lá, a nao ser que tenhamos outra geracao de ouro com Figos, Rui Costas, Decos, etc, vamos cagar na seleccao porque nao tem um plano de crescimento ou porque houve uma besta qualquer que hostilizou o Porto há uns anos atrás ou porque nao se convoca todos os jogadores do Porto.
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
Não farei o exercício na totalidade de comparar o incomparável, podes ir ao wikipédia comparar a seleção portuguesa com a Alemanha, Brasil e Espanha, mas desde já te posso dizer os resultados dessas seleções a nível geral:

Alemanha:

4 campeonatos do mundo: 1954, 1974, 1990, 2014.
3 campeonatos da europa: 1972, 1980, 1996.

Brasil:

5 campeonatos do mundo:  1958, 1962, 1970, 1994, 2002.
(nem conto copa américa que são 8)

Espanha:

1 campeonato do mundo: 2010.
3 campeonatos da europa: 1964, 2008, 2012.

Olha, só falámos destes, mas podes meter ai mais seleções, cujo palmarés é maior que o de Portugal.

Por exemplo, Holanda, Argentina, França, Itália, Inglaterra.

Se quiseres dizer que Portugal tem duas meias de mundiais (1966, 2006), três meias de europeus (1988, 2000, 2012) e uma final de um europeu, também podemos contrastar com as meias finais e finais de cada uma dessas seleções, e garantidamente:

França: meias finais de europeu (1960, 1966), final [vencedor] (1988, 2000)
            meias finais de mundial (1958, 1982, 1986), finalista vencido em 2006 e vencedor em 1998.

Itália: meias finais de europeu (1980, 1988), final venceu em 1968, e foi finalista em 2000 e 2012.
          meias finais de mundial (1978, 1990), final venceu em 2006, 1982, 1938, 1934, e foi finalista em 1970 e 1994.

Podes pesquisar o resto para não escrever, mas todos eles tem melhor palmarés que nós... O Uruguai, a Hungria, a Rep. Checa/Tchecoslováquia, a Dinamarca, a Suécia (e não conto a URSS)... Estás num nível pouco acima da Polónia que tem duas meias ..

Ah, e Portugal tem 6 míseras presenças em fases finais de mundiais, 4 delas pós 2000, em que conseguiu duas fases de grupos, uma meias e uns oitavos. No geral, tens duas meias, três fases de grupos e uns oitavos. Achas que isto é competir com quem? Com a Espanha nos amigáveis e dar-lhes quatro?

Faz um exercício muito simples: Portugal vs Alemanha 2014, só que o jogo em vez de ser nos grupos era a final. Ficava só 4-0?
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
PEdorido disse:
Nao. Acho que nao. Compreendi muito bem o que ele quis dizer.

Concordo com todas as notas que ele identificou.
- Nao temos o melhor grupo de jogadores a serem convocados. É um facto. Concordo em absoluto.
- Nao há um plano sustentado a médio/longo prazo para fazer crescer jogadores e tornar a seleccao tao competitiva como os grandes tubaroes. Concordo em absoluto.

De certeza que nao somos só nós, os iluminados aqui do fórum, que percebemos o problema e temos solucoes. Quem tem poder de tomar essas decisoes nao as toma. Seja dirigente ou técnico.

Vou virar as costas a seleccao por causa disso? A seleccao nao é o grupo de dirigentes e muito menos o Paulo Bento. Os jogadores sao os que menos culpa tem.

Até lá, a nao ser que tenhamos outra geracao de ouro com Figos, Rui Costas, Decos, etc, vamos cagar na seleccao porque nao tem um plano de crescimento ou porque houve uma besta qualquer que hostilizou o Porto há uns anos atrás ou porque nao se convoca todos os jogadores do Porto.
Não, eu não disse isso PE...

Mas a questão é: eu tenho alguma obrigação moral em apoiar a seleção? Se aceitas que tenho essa obrigação, é fácil colocar contraexemplos que tens que comer só coisas portuguesas, que tens que apoiar o benfas, etc...

 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
Vieira_Amares disse:
Então deixa se andar e ta se bem?!
Mentalidade à tuga.

Não competimos com as outras?!  Não posso ter ouvido isto.
Em condições normais competimos de igual com alemanhas, brasis, espanhas,...  Podemos perder mas também podemos ganhar.
Lembrar que o velho problema do tuga são as albanias, grecias, dinamarcas e seus pares.

Mentalidade portuguesa que está instalada à décadas e que é preciso mudar!
Claro que podemos perder e ganhar. Isso é trivial; o Pinhalnovense pode perder e ganhar ao Porto.

Mas qual é então o problema do "tuga"? E qual é essa tal mentalidade?

Explica-te
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
Celta7 disse:
O critério é a qualidade individual, obviamente. E tirando o JVP que teve medo de voltar a sair de Portugal depois do fiasco no Atlético, todos eles jogaram nas Juventus, Milan's, Barças, Madrid's, etc.. 4 dos maiores clubes europeus.

Provavelmente não me exprimi bem mas o que quis dizer era que, quando comparado com outros desportos colectivos, o peso da táctica no sucesso de uma equipa de futebol é bem menor. A vertente táctica do futebol é muito básica quando se compara com outras modalidades colectivas. Não tem a complexidade táctica de outros desportos. E isto não é uma critica, a simplicidade do futebol é a sua principal virtude e foi o que o tornou tão popular.
Não sei se é básica em comparação com os outros desportos, porque não os conheço. Mas o peso da vertente tática no futebol é maior que qualquer outra variável nesse desporto. Logo não percebo qual a força do argumento.
 

PEdorido

Bancada lateral
4 Junho 2014
524
198
44
Dublin
AntonioTeixeira disse:
Não, eu não disse isso PE...

Mas a questão é: eu tenho alguma obrigação moral em apoiar a seleção? Se aceitas que tenho essa obrigação, é fácil colocar contraexemplos que tens que comer só coisas portuguesas, que tens que apoiar o benfas, etc...
Nao António. Nao tens obrigacao moral nenhuma. Concordo contigo. Nao tem que se gostar de tudo só porque é portugues.

E, como disse antes, respeito plenamente o facto de alguém nao gostar da seleccao. Concordo em nao concordar!

Só nao consigo associar a falta de critério/planeamento responsabilidade de um grupo técnico/directivo com o facto de nao se gostar, apoiar ou ligar a seleccao.
Volto a dizer que para mim aqueles jogadores sao os que menos culpa tem. A seleccao nao é o Fernando Gomes nem o Paulo Bento.

E que fique claro que isto nao é uma vendetta qualquer minha nem tenho nada contra ti. Gosto de te ler e concordo com muitas coisas que apontas.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
AntonioTeixeira disse:
Não sei se é básica em comparação com os outros desportos, porque não os conheço. Mas o peso da vertente tática no futebol é maior que qualquer outra variável nesse desporto. Logo não percebo qual a força do argumento.
O meu ponto de vista era precisamente o contrário do teu: no futebol, a componente táctica não é a variavél mais importante. E ainda é menos importante no futebol de selecções porque não há tempo para a trabalhar.

No futebol, se tiveres o talento individual e principalmente uma equipa bem preparada fisicamente e jogadores comprometidos com a equipa, não interessa se jogas em 4-4-2, 4-3-3, 5-3-2, WM ou qualquer outra táctica. Um qualquer Jaime Pacheco, que não é propriamente um guru da táctica, foi campeão com o 4º melhor plantel do campeonato. O futebol não é nenhum jogo de xadrez.
 

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
6,744
0
Celta7 disse:
O meu ponto de vista era precisamente o contrário do teu: no futebol, a componente táctica não é a variavél mais importante. E ainda é menos importante no futebol de selecções porque não há tempo para a trabalhar.

No futebol, se tiveres o talento individual e principalmente uma equipa bem preparada fisicamente e jogadores comprometidos com a equipa, não interessa se jogas em 4-4-2, 4-3-3, 5-3-2, WM ou qualquer outra táctica. Um qualquer Jaime Pacheco, que não é propriamente um guru da táctica, foi campeão com o 4º melhor plantel do campeonato. O futebol não é nenhum jogo de xadrez.
Por cada desporto que me digas em que a táctica é mais importante do que no futebol, digo-te outro no extremo oposto do espectro.

Mas não posso deixar de admitir que não acho minimamente estranho que se tenha essa ideia. muitos têm. em cada tasco há uns 30 :)
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Hangyodon disse:
Por cada desporto que me digas em que a táctica é mais importante do que no futebol, digo-te outro no extremo oposto do espectro.

Mas não posso deixar de admitir que não acho minimamente estranho que se tenha essa ideia. muitos têm. em cada tasco há uns 30 :)
Frequentamos tascas diferentes. Nas tascas que eu frequento, as pessoas pensam que o futebol é muito mais do que aquilo que ele realmente é. Mais por ignorância em relação às outras modalidades do que outra coisa.

Podia dar-te tantos exemplos, desde as 3 modalidades de pavilhão que o Porto tem, até ao futsal, até o Rugby, todas aquelas modalidades com alguma visibilidade... uns mais do que outros mas em todas estas modalidades, o sucesso passa muito pela capacidade táctica do treinador.
 

Shark

Bancada central
20 Novembro 2013
1,236
1,289
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Poderia escrever un livro sobre o náufrago em qhmue se transformou a selecção.  Vou apenas deixar duas palavras.

Vítor Pereira.
 

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
6,744
0
Celta7 disse:
Frequentamos tascas diferentes. Nas tascas que eu frequento, as pessoas pensam que o futebol é muito mais do que aquilo que ele realmente é. Mais por ignorância em relação às outras modalidades do que outra coisa.

Podia dar-te tantos exemplos, desde as 3 modalidades de pavilhão que o Porto tem, até ao futsal, até o Rugby, todas aquelas modalidades com alguma visibilidade... uns mais do que outros mas em todas estas modalidades, o sucesso passa muito pela capacidade táctica do treinador.
e no futebol não?
fundamentalismos nunca são de fiar..

era capaz de te apresentar exemplos, minimamente fiáveis (porque, lá está, acaba por ser tudo subjectivo por existirem condicionantes que nos podem escapar..), de situações em que acaba por ser a capacidade táctica do treinador a fazer a (grande) diferença.

pega no exemplo do Barcelona 2008/09.
da época anterior sairam: Deco, Edmílson, Zambrotta, Gio dos Santos, Ronaldinho e Oleguer.
entraram: Piqué, Keita, Hleb, Dani Alves e Cáceres
acho que se pode concluir que em termos de capacidade individual ficaram mais fracos.

no entanto, entrou o Pep.
reformulou aquilo tudo.
tornou-os na melhor equipa do Mundo.
revolucionou o jogo.
reposicionou o Messi e com isso ajudou a torná-lo no melhor do Mundo.
tudo essencialmente com mudanças nos Xs e nos Os no quadro do balneário.

porque é que ninguém o tinha feito antes? porque é difícil.
porque é que ganharam tanto (TUDO!)? porque se tornaram melhores.
o que é que fez a diferença? a táctica (encontra as palavras que achares melhores, mas esta é a bottom line)

até o Xoxé nos mostrou isso naquela noite em Camp Nou nas meias da Champions.

as verdadeiras revoluções no Mundo do futebol, em termos de jogo-jogado, não surgiram por causa de um Pelé, de um Diego, de um Zidane ou de um Messi. surgiram quando se mexeu nos tais Xs e Os.

é óbvio que não consegues resultados sem atitude. sem grandes jogadores. sem toda uma conjectura positiva (de alguma forma) à volta da equipa. mas o trabalho táctico tem uma grande importância. não estou a dizer que é o mais importante, mas não é o menos. a beleza e toda a discussão à volta do jogo passa muito por aí, por ser difícil identificar o que é mais importante, por ser difícil perceber o que é que faz com que uma equipa resulte (é o físico? táctico? mental? bons jogadores? defender bem? atacar bem? adaptares-te ao adversário? manteres-te fiel ao teu estilo? etc..).. a única conclusão a que se pode chegar é que é tudo importante. que nada pode ser descurado. a partir do momento em que pensas saber tudo, e pensas saber como é que as coisas funcionam sempre, começas é a a perder qualidades.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Hangyodon disse:
é óbvio que não consegues resultados sem atitude. sem grandes jogadores. sem toda uma conjectura positiva (de alguma forma) à volta da equipa. mas o trabalho táctico tem uma grande importância. não estou a dizer que é o mais importante, mas não é o menos. a beleza e toda a discussão à volta do jogo passa muito por aí, por ser difícil identificar o que é mais importante, por ser difícil perceber o que é que faz com que uma equipa resulte (é o físico? táctico? mental? bons jogadores? defender bem? atacar bem? adaptares-te ao adversário? manteres-te fiel ao teu estilo? etc..).. a única conclusão a que se pode chegar é que é tudo importante. que nada pode ser descurado. a partir do momento em que pensas saber tudo, e pensas saber como é que as coisas funcionam sempre, começas é a a perder qualidades.
De acordo, simplesmente eu não atribuo um peso tão grande aos aspectos tácticos no sucesso de um clube como alguns o fazem.

Não me interpretes mal: o facto de eu achar que o futebol é um desporto simples e do ponto de vista táctico muito básico é um ponto a favor do futebol e não o contrário. E mais ainda o é quando se assiste ao que se está a passar noutras modalidades, em especial no Basket, que mergulharam tão profundamente no mundo da táctica que os jogadores tornaram-se autênticos Robots a executar um plano de jogo e coisas como criatividade, improviso, técnica individual e mesmo espirito de grupo tornaram-se secundárias. Quem tem os jogadores que melhor executam tacticamente e quem faz o melhor scouting é quem está mais perto de ganhar. E os jogos tornam-se feios, mecanizados e o desporto perde popularidade.

Felizmente isso não acontece no futebol. E os poucos treinadores que tentam mecanizar o jogo do futebol e "castrar" o talento dos jogadores em favor de um plano de jogo \ táctica nunca duram muito tempo nos respectivos clubes porque não têm sucesso continuado. Porque no futebol, ao contrário de outros desportos, a TÉCNICA INDIVIDUAL ainda decide jogos e os jogadores com atitude e que comem a relva se for preciso como o Xavi, Iniesta, Pedro ou Messi, que correm tanto ou mais quando não têm a bola do que quando a têm, são mais importantes do que os jogadores que ficam "sentados" à espera que a bola lhes venha parar aos pés. O que obviamente exige uma enorme PREPARAÇÂO FISICA. Porque o maior mérito do Barcelona era a forma como defendia quando perdia a bola e não como atacava. E o grande mérito do seu treinador foi despachar quem tinha de ser despachado para ficar com jogadores que podiam não ser tão bons técnicamente (ou se calhar até eram) mas que tinham um enorme coração, que pensavam primeiro na equipa e depois... outra vez na equipa, ATITUDE e um enorme comprometimento com os colegas e com os objectivos do clube. E isso, no futebol, é meio caminho andado para ganhar titulos.