Selecção AA

fabiomr7

Bancada central
9 Março 2012
2,093
69
34
Lisboa
Paulo Bento abondona a selecção. Finalmente este teimoso larga o tacho! Já não podia mais com ele. Não era só culpa dele, mas ele não era de todo parte da solução e sim do problema.
 

Um Poveiro

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2013
5,380
2,150
Vai-se embora com tranquilidade e com um cheque chorudo por indemnização de ter contrato por mais dois anos....
 

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
6,744
0
Celta7 disse:
De acordo, simplesmente eu não atribuo um peso tão grande aos aspectos tácticos no sucesso de um clube como alguns o fazem.

Não me interpretes mal: o facto de eu achar que o futebol é um desporto simples e do ponto de vista táctico muito básico é um ponto a favor do futebol e não o contrário.
concordo que a simplicidade do jogo (que é diferente de falta de complexidade, já lá vou) é um ponto a seu favor.
muitos criticam o facto do jogo não se adaptar, na mesma proporção do que acontece em outros desportos, aos tempos mais modernos e tecnológicos que vivemos mas acredito que isso é um grande factor para a popularidade do mesmo. só mostra como, inicialmente, foi muito bem concebido.

em relação ao simplicidade ? falta de complexidade.
o jogo é simples. jogas com os pés. metes a bola entre três (ou dois, se estivermos na rua a jogar com mochilas a fazer de balizas) postes. ganha quem o fizer mais vezes. não é complicado.
mas é complexo. muito complexo. tão complexo que tens 1001 formas de o encarar, de o viver, de o trabalhar.
e a táctica faz parte desse todo. não é só o 433 ou o 442. negar a complexidade de todo um trabalho de um Rinus Michels, de um Sacchi, de um Pep, Klopp ou Mourinho é retirar-lhes quase todo o valor e torná-los "só mais um de muitos". e não é esse o caso. de longe.

Celta7 disse:
E mais ainda o é quando se assiste ao que se está a passar noutras modalidades, em especial no Basket, que mergulharam tão profundamente no mundo da táctica que os jogadores tornaram-se autênticos Robots a executar um plano de jogo e coisas como criatividade, improviso, técnica individual e mesmo espirito de grupo tornaram-se secundárias. Quem tem os jogadores que melhor executam tacticamente e quem faz o melhor scouting é quem está mais perto de ganhar. E os jogos tornam-se feios, mecanizados e o desporto perde popularidade.
o basket é um desporto muito mais certinho. há menos condicionantes. primeiro por se jogar num ambiente controlado, ao contrário do futebol em que o vento, o estado do terreno, o clima, etc, cumprem um papel no desenrolar do jogo. segundo, sendo uma equipa constituída por metade dos jogadores de campo de uma equipa de futebol, há menos complexidade nas relações entre cada um deles. há menos variantes. no futebol tens 9 colegas com quem interagir. e 10 adversários. no basket tens 4 colegas e 5 adversários.
considerando apenas estes dois estes factores já dá para perceber o porquê de ser um jogo mais facilmente mecanizado.
mas não deixa de ser espectacular.
e tanto acho espectacular uma acção individual do LeBron ou o Durant como acho uma acção colectiva dos Spurs ou dos Pacers. e eventualmente vêm as duas de polos opostos em termos de abordagem do jogo. uma mais individual e a outra mais colectiva. e se são espectaculares e surpreendem é porque são poucas. se são poucas é porque são difíceis de conseguir. se são difíceis de conseguir, pelo menos no que diz respeito à acção colectiva, é porque há muito trabalhinho por trás. táctica? :)

Celta7 disse:
Felizmente isso não acontece no futebol. E os poucos treinadores que tentam mecanizar o jogo do futebol e "castrar" o talento dos jogadores em favor de um plano de jogo \ táctica nunca duram muito tempo nos respectivos clubes porque não têm sucesso continuado.
primeiro, se para ti "mecanizar o jogo" equivale a "castrar o talento" já consigo perceber de onde vens.
mas não deixo de achar que estás errado.
uma coisa não tem (de ter) nada a ver com a outra.

segundo, ter grandes preocupações tácticas não equivale necessariamente a mecanização. a previsibilidade.
aliás, quanto mais complexa for a abordagem táctica, ao criares mais alternativas para a equipa consoante os problemas com que esta se depara, menos previsível o jogo se tornará.
faço-me entender?
 

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
6,744
0
Celta7 disse:
Porque no futebol, ao contrário de outros desportos, a TÉCNICA INDIVIDUAL ainda decide jogos
não concordo minimamente.
continuando com a comparação com o basket.. o LeBron foi para Cleveland e os Cavaliers passaram automaticamente para o topo das bolsas de apostas. fruto de que? capacidade individual. técnica se quiseres.
quantos torneios não ganhou o Ivaniševi? com base em apenas um gesto técnico (o serviço)?
e falando do ténis, passo para todos os outros desportos individuais. aí a tactica, em termos ser o que serve de ligação entre peças da mesma equipa desaparece, e permanece a técnica, capacidade individual.
volto a dizer que no futebol jogas num campo enorme contra 10 adversários, achas que um único gajo consegue ganhar um jogo? não estou a dizer ganhar um jogo como o Kelvin o fez porque ele teve quem defendesse por ele, etc. estou a dizer ganhar um jogo como o Kobe quando fez 81 pontos. ou quando o LeBron fazia TUDO pelos Heat. isso é que é ganhar um jogo sozinho.
 

Nuchae

Bancada central
26 Maio 2014
1,581
0
Finalmente, o Ronaldo deve ter demorado a autorizar.

Fernando Santos, Vitor Pereira ou até o Rui Jorge, parece me que vai ser um destes.
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,781
3,357
Vitor pereira? José peseiro? pena o Fernando Santos tar castigado por um valente número de jogos. Espero que ninguém tenha ideia do jesualdo ou do Manuel José
 

Queirós_8

Bancada central
1 Setembro 2012
1,794
5
32
Felgueiras
Tenho um feeling de que o Rui Jorge vai ser promovido. Não acho que seja grande treinador, mas já trabalha há algum tempo com as camadas jovens e podia finalmente fazer a tão falada renovação da equipa A.
 

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
6,744
0
Nuchae disse:
Finalmente, o Ronaldo deve ter demorado a autorizar.

Fernando Santos, Vitor Pereira ou até o Rui Jorge, parece me que vai ser um destes.
se o Rui Jorge continuar a apostar nos melhores, sem grandes interesses por trás, seria uma escolha interessante.
penso mesmo que seria quase consensual.
 

fabiomr7

Bancada central
9 Março 2012
2,093
69
34
Lisboa
Pra mim era o Fernando Santos, pena o castigo. Acho que Rui Jorge não seria uma boa escolha, e Vitor Pereira ainda é cedo, penso eu.
 

joaoc

Bancada lateral
18 Março 2008
961
0
S M Feira, 1982
Valverde disse:
Vitor Pereira para seleccionador sem pensar duas vezes!
Infelizmente, se não deram um oportunidade ao Jesualdo, tambem não deverão dar ao Vitor Pereira. O ultimo seleccionador conotado com o FCP foi o Oliveira, e foi constantemente perseguido e crucificado na opinião publica.
 

rickz

Bancada central
1 Agosto 2012
1,386
42
Para mim ... Vitor Pereira ou Manuel José ...  F.Santos também será hipotese , mas está suspenso por 8 jogos acho ...