O Varela já deu um bom rendimento ao Porto(venham mais Varelas!) e em circunstâncias normais provavelmente:
1) já não estaria no plantel, teria sido vendido e ele iria fazer o contrato da vida para um clube exótico
2) estaria no plantel, mas não na condição de ser o melhor extremo da equipa e de ter tal peso na equipa. Seria alguém que rodaria nas posições de extremo e seria suplente do - inserir substituto de Hulk.
Ele pode e tem condições para fazer mais, mas a realidade é que é simplesmente inconsistente e não tem a melhor das atitudes competitivas(sofre da muito típica passividade Lusitana do 'deixa andar'). É daqueles jogadores que precisa de ter um treinador sempre em cima ou renovar o contrato todas as semanas.
Eu gosto do Varela, já desde os tempos do Huelva e depois Amadora que achava que o Varela era um jogador interessante. Veio para aqui a custo zero e foi um bom elemento do plantel. Nunca disse nada de errado, nunca teve um comportamento incorrecto e foi sempre um profissional exemplar. Agora, concordo com boa parte das criticas quanto à falta de produção e apatia em alguns jogos... mas ao mesmo tempo, para mim é apenas o confirmar do esperado: o Varela não devia nunca estar no Porto como o melhor extremo da equipa. Isso não é da culpa dele. Os adeptos são livres de criticar, mas creio que este será um daqueles casos em que as criticas são "chover no molhado".
Acho que por diversas vezes, a visão do que o Varela produz já está enviesada devido ao histórico dele, já no ano passado não esteve bem e é simplesmente o patinho feio da equipa. Por exemplo, no jogo de ontem, apesar de sair cedo, eu acho que ele esteve ok - dentro da mediania da equipa, teve um par de boas jogadas, integrou-se bem quando a equipa teve aqueles 10-15 minutos de boa dinâmica. Depois, aquelas trocas de flanco acabaram por o prejudicar. O Paços com relativo conforto defendeu-se bem. É um jogador que com a equipa bem, aparece em plano mais elevado do que o normal, mas de quem não se pode esperar que seja ele a transfigurar a equipa.
Até ao momento a época do Varela, tendo em conta as minhas expectativas, tem sido razoável, certamente não tem sido má, foi importante nalguns jogos e marcou alguns golos. Não está numa série de jogos muito boa, algo que está correlacionado com a própria equipa que não tem andado a produzir bom futebol. Não é coincidência que o Varela tenha estado bem quando a equipa esteve no seu ponto mais exuberante esta época.