Silvestre Varela

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
Concordo. O Varela tem é de ser comparado ao Izmaylov e ao James. Se algum destes jogou melhor do que o Varela, as criticas a este são legítimas.

Significa que jogou bem? Na minha opinião, não.
Significa que tem jogado bem? Também acho que são mais as vezes em que joga em sub-rendimento do que aquelas em que se "transcende".
Justifica-se que em momentos de insucesso se tenha de vir a correr a este tópico e massacrar o teclado? Também me parece que não.
Considero que existem outras opções para o seu lugar? Sim mas não tão fiáveis como o Varela porque este, embora em baixa rotação, consegue transportar para o jogo de equipa algumas das intenções do treinador, ao contra´rio de outros protagonistas.

Jogar com Atsu na esquerda e Varela na direita não é a NADA a mesma coisa de jogar James na direita e Izmaylov (ou Varela) na esquerda e se não são os jogadores que decidem a sua posição no terreno é porque nessas escolhas existe uma opção táctica que não vem das bancadas.

O sucesso dessas opções será medido pelo indicador de sempre: os resultados.... finais. FINAIS.

P

Pelado

Guest
A Lenda continua disse:
Justifica-se que em momentos de insucesso se tenha de vir a correr a este tópico e massacrar o teclado? Também me parece que não.

O sucesso dessas opções será medido pelo indicador de sempre: os resultados.... finais. FINAIS.
Os teus momentos são períodos longos. Há que rever a semântica porque senão dá a impressão que o Varela faz 3 jogos bons e um mau quando praticamente toda a gente já percebeu que ele faz 1 bom por cada 5 maus.

Depois, quando queres medir os resultados, preferes esperar para ver. Eu já vi há muito quando na época passada disse que ele devia ir passear para outro lado. Como prenda, esta época, recebeu renovação do contrato e continua a passear.

Assistências nem vê-las. Golos, poucos. Atitude nenhuma.

Se calhar eu tenho é mau feitio e pouca paciência para os resultados finais que, a chegarem, serão fruto mais dos seus colegas de ataque do que do seu pouco ou nenhum labor. Se não chegarem, a culpa começa num V e termina num P.

É o que se arranja. Haja paciência.

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
A Lenda continua disse:
Significa que tem jogado bem? Também acho que são mais as vezes em que joga em sub-rendimento do que aquelas em que se "transcende".
Pelado disse:
Os teus momentos são períodos longos. Há que rever a semântica porque senão dá a impressão que o Varela faz 3 jogos bons e um mau quando praticamente toda a gente já percebeu que ele faz 1 bom por cada 5 maus.
Acredito que, querendo, tens outros posts onde poderás embirrar com o que escrevo.

Pelado disse:
Depois, quando queres medir os resultados, preferes esperar para ver. Eu já vi há muito quando na época passada disse que ele devia ir passear para outro lado. Como prenda, esta época, recebeu renovação do contrato e continua a passear.
Apesar de confesso e fiel adepto do feed forward, não tenho a pretensão de ter razão antes do tempo e por conseguinte aguardo sempre, normal e serenamente, pelo final.
Abraço.

ssm

Bancada central
6 Maio 2007
2,088
0
não dá mais. sinto-me triste e frustrado por chegar a esta conclusão: é uma carta fora do baralho

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,527
10,434
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Consideremos primeiro o óbvio, aquilo que à partida sabemos e tomamos como evidente, irrefutável, de natureza factual, ou que ande lá perto. Compreendendo, no entanto, a impossibilidade de consenso. Eu digo “é assim”, alguém responderá “pois, não é bem assim…”. Quanto a isto, nada há a fazer.

1. Varela chega ao Porto vindo do Estrela da Amadora. Quem esperava que um jogador proveniente de tão modesta realidade (onde mostrou qualidade, é certo) conseguisse produzir um impacto tão imediato, positivo e sobretudo visível (mensurável no que diz respeito a golos e assistências) no nosso futebol? Varela conseguiu imprimir a sua marca, e durante as primeiras temporadas foi um jogador em destaque. Ninguém nega a sua importância, é impossível passar uma borracha sobre as suas grandes exibições, tal como negar o seu efectivo contributo na conquista de vários títulos. Estamos na presença de um profissional que já nos deu imensas alegrias, isto é certo.

2. Actualmente a tolerância concedida ao jogador é inferior àquela de que outros gozam. Não poderei afirmá-lo com clara certeza, mas parece-me que uma bola perdida por Varela é diferente de uma bola perdida por Jackson. Não me refiro à bola perdida em si, pois uma bola perdida é sempre uma bola perdida, mas sim à forma de como a bancada reage às duas situações. Será particularmente susceptível àquela que teve Varela como protagonista, e podemos avaliar essa intolerância e irritabilidade através do burburinho que nos chega, nos assobios mais ou menos tímidos com que o jogador é por vezes presenteado. E isto não podemos permitir. Mesmo que estivéssemos na presença de um mau jogador (que não estamos, em minha opinião), é o nosso jogador, do nosso clube. Temos este “nosso” em comum. O bem do Varela será o bem do Porto, e, palpito, no que toca ao bem do Varela, que alguma protecção e encorajamento produzirão melhores efeitos que descrença e apupos. Nesta medida, considerando um certo sentimento depreciativo e consequentes formas de expressão dirigidas a um membro da nossa família portista, pelos próprios familiares, tomo parte na defesa do jogador.

3. O que mudou entretanto? Qual o porquê do zunzum? Algo terá mudado certamente, Varela era praticamente unânime nos primeiros anos. Não devemos permitir os assobios (e mesmo troça, que lamentavelmente já escutei) mas devemos reflectir acerca da situação. Varela, simplesmente, não é o mesmo jogador. Que disparate! Como pode não ser o mesmo jogador? Bem, é óbvio. Varela é real, faz parte da realidade, e a realidade está em permanente mudança. E atendendo a que as nossas opiniões são acerca da realidade, será razoável adequá-las ao momento. O nível do seu futebol caiu, menos golos (ainda assim… ), menos assistências, menos dribles em progressão, menos adversários ultrapassados, menos cruzamentos, enfim, menos desequilíbrios, menor preponderância, menor importância, menos futebol. Mais intermitência, mais períodos de letargia, períodos que se estendem a todo um encontro, a uma sequência de maus jogos, ou jogos meramente medianos, assim-assim, nem bons nem maus, interrompidos entretanto por uma boa exibição. Uma boa exibição aqui e ali, e mesmo essas não são de todo equiparáveis às suas melhores. Neste momento, Varela não é apenas um jogador diferente, é também, e infelizmente, um jogador pior. E dificilmente poderemos afirmar o contrário (embora seja importante no tal jogo de posse; mas enfim, não deixa de ser um extremo, um avançado, a quem se pede mais, a quem se pede mais num clube como o Porto – em minha opinião)

O que fazer então? Devemos considerar a sua manutenção no onze. É suficiente? É suficiente um bom jogo seguido de alguns maus ou “meh… não borrou a pintura … foi lutador… ”. Será razoável dar uma oportunidade a outro jogador? Atsu? James e Izmailov nas alas? (Penso que o futuro imediato, ou próximo, passará por esta opção)... Julgo que sim, que vale a pena experimentar, dada a presente forma do Varela, o risco é reduzido.

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
13,071
14,601
eu não sei o que é preciso para ele ir para o banco , já que pior que o que anda a fazer não creio que seja possivel.

bluesand

Bancada central
30 Abril 2012
1,272
360
Do que tenho visto na equipa o Varela está na média. Infelizmente a verdade é essa. Simplesmente é mais facil criticar um jogador que nao é idolo da torcida, nem custou balurdios, nem fala espanhol. O resto são tretas.

Quem viu o jogo do James em Alvalade? Melhor que o Varela? Nunca.
Quem tem visto os jogos do Lucho... se trocassem a cabeça pela do Varela o que se diria por aqui.
Se o Varela tivesse custado 18M€ e fizesse exibições ao nivel de jogadores que nem inscritos pelo clube foram o que diriam dele?

Quando as coisas correm mal é facil culpar alguns jogadores... há sempre o jogador do assobio, seja ele o Bosingwa, o Pepe, o Bruno Alves, o Mariano, o Quaresma ou o Hulk...

Sinceramente preferia ver o Varela fora da equipa alguns jogos, por vários motivos. Porque tem rendido pouco, porque devia descansar, porque devia limpar a cabeça e porque estou FARTO de ouvir os meus companheiros de bancada a falar mal do Varela, mesmo quando é o JAckson que perde a bola...

superdino

Bancada lateral
31 Março 2012
747
0
42
bluesand disse:
........ porque estou FARTO de ouvir os meus companheiros de bancada a falar mal do Varela, mesmo quando é o JAckson que perde a bola...
Isso até os tipos da cs fazem
Mas tens razão!

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
13,071
14,601
bluesand disse:
porque estou FARTO de ouvir os meus companheiros de bancada a falar mal do Varela, mesmo quando é o JAckson que perde a bola...

Mas queres comparar os dois??? queres comparar o que um Jackson faz no jogo com o Varela?? é só o melhor marcador da equipa e do campeonato!!!

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,579
2,805
bluesand disse:
Do que tenho visto na equipa o Varela está na média. Infelizmente a verdade é essa. Simplesmente é mais facil criticar um jogador que nao é idolo da torcida, nem custou balurdios, nem fala espanhol. O resto são tretas.

Quem viu o jogo do James em Alvalade? Melhor que o Varela? Nunca.
Quem tem visto os jogos do Lucho... se trocassem a cabeça pela do Varela o que se diria por aqui.
Se o Varela tivesse custado 18M€ e fizesse exibições ao nivel de jogadores que nem inscritos pelo clube foram o que diriam dele?

Quando as coisas correm mal é facil culpar alguns jogadores... há sempre o jogador do assobio, seja ele o Bosingwa, o Pepe, o Bruno Alves, o Mariano, o Quaresma ou o Hulk...

Sinceramente preferia ver o Varela fora da equipa alguns jogos, por vários motivos. Porque tem rendido pouco, porque devia descansar, porque devia limpar a cabeça e porque estou FARTO de ouvir os meus companheiros de bancada a falar mal do Varela, mesmo quando é o JAckson que perde a bola...
Sinceramente acho um pouco injusto comparar o jogo do Varela ao jogo do James em Alvalade...O James vem de uma longa paragem e é normal que ainda não esteja ao seu melhor nível. Para mim juntamente com o Danilo tem sido um dos piores este ano. Onde concordo contigo é quando dizes que o Lucho também não tem estado bem em certos jogos e que as vezes é defendido(ao contrário de certos jogadores) sem argumentos validos por certos adeptos...Concordo. O problema do Varela também reside no facto do NGC ter poucas opções  e obviamente que um adepto vai ser mais tolerante em relação ao Atsu que em relação ao Varela.

N

Nathan Muir

Guest
O Varela no passado sábado foi inconsequente e esteve amorfo, contudo outros também pouco fizeram, contudo tendo em conta os jogadores disponíveis e convocados creio que deverá amanhã jogar de início e poderá realizar uma agradável exibição.

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
13,071
14,601
Nathan Muir disse:
O Varela no passado sábado foi inconsequente e esteve amorfo, contudo outros também pouco fizeram, contudo tendo em conta os jogadores disponíveis e convocados creio que deverá amanhã jogar de início e poderá realizar uma agradável exibição.
isso dizem sempre!! já repararam que eles fez as melhores exibições da época mal após o hulk ir embora?? antes não tinha lugar com o Hulk e James , mal Hulk é vendido ele é chamado a titular e começa a jogar bem , agora tem voltado ao seu " normal " diga-se muito mau!!

bluesand

Bancada central
30 Abril 2012
1,272
360
dragonfever disse:
Mas queres comparar os dois??? queres comparar o que um Jackson faz no jogo com o Varela?? é só o melhor marcador da equipa e do campeonato!!!
Se quero comparar? Não.
São os 2 jogadores do meu clube.
Se um deles eprde a bola é a vida. Agora se é o Varela a perder é um "#$"#"#, se é o Jackson é azar...

Já vi jogadores excepcionais fazerem jogos miseraveis, já vi jogadores insultados no Dragão a tornarem-se idolos dos adeptos. Já vi jogadores brilhantes serem vaiados no proprio estádio... Cada um vive o clube e tem o respeito pelos jogadores que quer. Eu não vou assobiar o Varela por mais passes que falhe. Como nao assobiei o Jackson quando falhou aquele penalty de forma escandalosa e foi apupado em coro...

Acho apenas injusto a tolerancia que há para alguns e que não há com o Varela neste momento. Está num momento de forma pior, como está o James ou o Lucho. Não tem o estatuto de idolo, estrela, promessa... Daí a ter de aturar "malucos" ao meu lado a insulta-lo a plenos pulmoes? Não. Dispenso. E acho triste que adeptos do Porto insultem os próprios jogadores.

P

Pinkman

Guest
Vai continuar a ser titular porque quando o James estiver pronto para ser titular, o sacrificado será o Izmailov.
Só espero é que no fim da época haja algum clube interessado em leva-lo...

P

Pelado

Guest
bluesand disse:
Uma grande verdade. Tens visto os jogos do Porto?

bluesand disse:
e porque estou FARTO de ouvir os meus companheiros de bancada a falar mal do Varela, mesmo quando é o JAckson que perde a bola...
Quando o Jackson perde a bola, eu também fico com os cabelos em pé. O que vale é que sou careca ......

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,022
15,785
Merecia ir para a bancada, mas temos que ter a capacidade de o motivar...Tem que acreditar mais nele próprio e arriscar mais...

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,488
27,525
Gaia
Esta conversa dos dois varelas já cansa. Só há um varela, e já é demais para os nossos pecados é titular.

Será que ninguém tem a coragem de reparar que o varela nos lampioes nem calçava? O problema real é que nós nao temos lá na frente jogadores que arrumavam com ele de vez da titularidade e das convocatórias.

Custa muito admitir que com salvio, ola john, gaitan, lima e outros o varela nem para suplente iria. Este é o nosso problema. Um plantel muito mal construido no setor atacante. O varela nao tem a culpa de nada das falhas dos responsaveis.
Também nao estava à espera da liedson 15 minutos solução!!!

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,022
15,785
Mas infelizmente é o único extremo puro e experiente que temos...Se tivesse jogadores para poder competir pelo lugar no 11, ai já seria bem diferente...

bluesand

Bancada central
30 Abril 2012
1,272
360
grandeporto disse:
Esta conversa dos dois varelas já cansa. Só há um varela, e já é demais para os nossos pecados é titular.

Será que ninguém tem a coragem de reparar que o varela nos lampioes nem calçava? O problema real é que nós nao temos lá na frente jogadores que arrumavam com ele de vez da titularidade e das convocatórias.

Custa muito admitir que com salvio, ola john, gaitan, lima e outros o varela nem para suplente iria. Este é o nosso problema. Um plantel muito mal construido no setor atacante. O varela nao tem a culpa de nada das falhas dos responsaveis.
Também nao estava à espera da liedson 15 minutos solução!!!
Se calhar o Varela se estivesse nos lampioes o discurso sobre ele era outro... Era capaz de ser a "peça que nos falta"... Essa treta dos jogadores dos outros é que são bons é que ja cansa.

Basta ver o estilo de jogo actual do nosso clube e perceber porque é que alguns jogadores não rendem... Nem estes nem os "craques da 2ª circular" renderiam...

O Varela é tão mas tão fraco que nesta equipa é o 3º com mais golos na Liga e o 2º na LC...

O estilo de posse de bola do VP é anti-extremos.
Temos o James que antes de se lesionar estava a jogar a "extremo" e andava sempre a calcar o Lucho a 10, a opção recaiu sobre o Izmaylov que de extremo também tem pouco e aparece muito mais no centro.

Atsu, Kelvin ou o novo Messi mal calçaram exactamente porque são desiquilibradores. Basicamente vocês querem algo que o treinador não pede aos jogadores. Temos um jogo afunilado no centro por opção e é este o estilo da equipa...