Isto é um offtopic... Desculpem lá mas por falar em facilitismos e injustiças.
Ainda mais escandaloso foi o facilitismo de Bolonha. Eu acabei a minha licenciatura de 5 anos antes de Bolonha. A minha profissão, em Portugal, depende das notas da universidade. Sou professor e as colocações são feitas por notas.
Quando eu acabei o curso havia um ou dois 16 nos meus colegas. Eu acabei com 14 já tendo em conta a nota do estágio de 1 ano, dos trabalhos de fim de curso cada um com mais de 100 páginas e da nota das cadeiras.
Com Bolonha veio o facilitismo, muitos trabalhos, menos exames... No meu curso, por exemplo, ficou a contar para a média final só a tese e os 2 anos de mestrado, os outros 3 que tinham as cadeiras mais difíceis tipo análise ou física contaram zero para a nota. Conclusão, na minha altura saiu tudo com 14, 15 e um ou outro 16. Agora saem todos com 17, 18 e há vários 19... Na minha altura se alguém tirasse um 19 era logo convidado para a universidade pois era um crânio.
Então, basicamente, um gajo agora sai da universidade no meu curso com um 18 e se calhar sabe bem menos que eu que tirei 14. Além de me passar no concurso de professores, nomeadamente para as ilhas.
Moral da história, há muito tempo que se instituiu o facilitismo em Portugal com mestrados da treta que mais não são muitas vezes que dois anos dos anteriores currículos mais a tese.