Super Dragões

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,979
5,716
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
biancazzurro disse:
É um problema do país, que quis construir à força um número irrealista de licenciados, é uma vergonha ter gente a sair das universidades que nem escrever Português sabe.
Não é entender a matéria que estudou, é saber escrever Português, ou outras coisas tão básicas.

Isto também não é assim desde à 5 dias..e não vejo ninguém preocupado em acabar com isso.
*há 5 dias.

S

sinal

Guest
PortoMDL disse:
Isto é um offtopic... Desculpem lá mas por falar em facilitismos e injustiças.

Ainda mais escandaloso foi o facilitismo de Bolonha. Eu acabei a minha licenciatura de 5 anos antes de Bolonha. A minha profissão, em Portugal, depende das notas da universidade. Sou professor e as colocações são feitas por notas.
Quando eu acabei o curso havia um ou dois 16 nos meus colegas. Eu acabei com 14 já tendo em conta a nota do estágio de 1 ano, dos trabalhos de fim de curso cada um com mais de 100 páginas e da nota das cadeiras.

Com Bolonha veio o facilitismo, muitos trabalhos, menos exames... No meu curso, por exemplo, ficou a contar para a média final só a tese e os 2 anos de mestrado, os outros 3 que tinham as cadeiras mais difíceis tipo análise ou física contaram zero para a nota. Conclusão, na minha altura saiu tudo com 14, 15 e um ou outro 16. Agora saem todos com 17, 18 e há vários 19... Na minha altura se alguém tirasse um 19 era logo convidado para a universidade pois era um crânio.

Então, basicamente, um gajo agora sai da universidade no meu curso com um 18 e se calhar sabe bem menos que eu que tirei 14. Além de me passar no concurso de professores, nomeadamente para as ilhas.

Moral da história, há muito tempo que se instituiu o facilitismo em Portugal com mestrados da treta que mais não são muitas vezes que dois anos dos anteriores currículos.
Posso-te dizer que no meu caso, Bolonha complicou mais. Apanhei a fase de transição, ou seja Bolonha a meio do curso, tivemos de fazer a passagem e foi terrível.

Também te posso dizer que até aparecer Bolonha, estava uma maravilha, tudo nas calmas e a partir de Bolonha, aquilo foi um stress. Os exames mantiveram-se, muitos mais trabalhos, tive de fazer 2 teses no último ano (projeto de estágio e projeto de criação de uma empresa de raiz) e tive de fazer trabalhos semestrais para todas as cadeiras.

No total, foram milhares de páginas em trabalhos.

Agora não sei como estão as coisas, mas no meu caso, tinha preferido fazer como antes (pré-Bolonha). Aliás, houve uma altura que quase enlouquecia com a confusão total e a quantidade de trabalho.

P.S. Aaaah e no final, a nota final foi uma m*rda comparado com os 17 valores.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
sinal disse:
Posso-te dizer que no meu caso, Bolonha complicou mais. Apanhei a fase de transição, apanhei Bolonha a meio do curso, tivemos de fazer a passagem e foi terrível.

Também te posso dizer que até aparecer Bolonha, estava uma maravilha, tudo nas calmas e a partir de Bolonha, aquilo foi um stress. Os exames mantiveram-se, muitos mais trabalhos, tive de fazer 2 teses no último ano (projeto de estágio e projeto de criação de uma empresa de raiz) e tive de fazer trabalhos semestrais para todas as cadeiras.

Agora não sei como estão as coisas, mas no meu caso, tinha preferido fazer como antes. Aliás, houve uma altura que quase enlouquecia com a confusão total e a quantidade de trabalho.

O meu caso também é especifico. Não é justo antes de bolonha sairem todos com muito piores notas quando depois vão todos concorrer pelo mesmo. No meu caso contaram para a média 5 anos, com bolonha conta 2 e com as cadeiras mais fáceis. Pelo menos no meu curso as notas foram muitíssimo inflacionadas com Bolonha.

Mas falemos de bola. Peço desculpa. Isto está aqui recalcado. lol

S

sinal

Guest
PortoMDL disse:
O meu caso também é especifico. Não é justo antes de bolonha sairem todos com muito piores notas quando depois vão todos concorrer pelo mesmo. No meu caso contaram para a média 5 anos, com bolonha conta 2 e com as cadeiras mais fáceis. Pelo menos no meu curso as notas foram muitíssimo inflacionadas com Bolonha.
Depende muito de como foi feita a transição e isso dependia das instituições. Pelo que me parece tive azar, porque toda a gente diz que Bolonha facilitou a coisa, pois para mim e para os meus colegas de curso (são unânimes), que tivemos no pré-Bolonha e no Bolonha, preferimos o primeiro.

xoli202

Arquibancada
1 Junho 2016
331
264
sinal disse:
Posso-te dizer que no meu caso, Bolonha complicou mais. Apanhei a fase de transição, ou seja Bolonha a meio do curso, tivemos de fazer a passagem e foi terrível.

Agora não sei como estão as coisas, mas no meu caso, tinha preferido fazer como antes (pré-Bolonha). Aliás, houve uma altura que quase enlouquecia com a confusão total e a quantidade de trabalho.

P.S. Aaaah e no final, a nota final foi uma m*rda comparado com os 17 valores.
Também apanhei a fase de transição, no meu caso até foram 2 anos de mudanças (se não me engano em 2005 e 2006) e foi uma confusão brutal, desde equivalências, trabalhos e testes intermédios à fartazana, muito mais trabalho e com uma mentalidade na licenciatura de "agora são menos anos, têm que fazer muito mais" e no fundo reduziram a carga horária presencial mas abusaram e bem no trabalho fora aulas.

S

sinal

Guest
xoli202 disse:
Também apanhei a fase de transição, no meu caso até foram 2 anos de mudanças (se não me engano em 2005 e 2006) e foi uma confusão brutal, desde equivalências, trabalhos e testes intermédios à fartazana, muito mais trabalho e com uma mentalidade na licenciatura de "agora são menos anos, têm que fazer muito mais" e no fundo reduziram a carga horária presencial mas abusaram e bem no trabalho fora aulas.
Exatamente. Nunca mais me vou esquecer, no final do curso, estava morto.
Quando acabei a última tese, no dia seguinte, dormi 24 horas seguidas e depois ainda tive de defender as duas teses. No total foram umas 4 horas para defesa (20 minutos a apresentar e depois 1 hora e meia para cada tese a defender, em frente a um júri).

Foi um abuso.

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
PortoMDL disse:
Isto é um offtopic... Desculpem lá mas por falar em facilitismos e injustiças.

Ainda mais escandaloso foi o facilitismo de Bolonha. Eu acabei a minha licenciatura de 5 anos antes de Bolonha. A minha profissão, em Portugal, depende das notas da universidade. Sou professor e as colocações são feitas por notas.
Quando eu acabei o curso havia um ou dois 16 nos meus colegas. Eu acabei com 14 já tendo em conta a nota do estágio de 1 ano, dos trabalhos de fim de curso cada um com mais de 100 páginas e da nota das cadeiras.

Com Bolonha veio o facilitismo, muitos trabalhos, menos exames... No meu curso, por exemplo, ficou a contar para a média final só a tese e os 2 anos de mestrado, os outros 3 que tinham as cadeiras mais difíceis tipo análise ou física contaram zero para a nota. Conclusão, na minha altura saiu tudo com 14, 15 e um ou outro 16. Agora saem todos com 17, 18 e há vários 19... Na minha altura se alguém tirasse um 19 era logo convidado para a universidade pois era um crânio.

Então, basicamente, um gajo agora sai da universidade no meu curso com um 18 e se calhar sabe bem menos que eu que tirei 14. Além de me passar no concurso de professores, nomeadamente para as ilhas.

Moral da história, há muito tempo que se instituiu o facilitismo em Portugal com mestrados da treta que mais não são muitas vezes que dois anos dos anteriores currículos mais a tese.
Eu fiz Licenciatura 4 anos + mestrado 2 anos + Doutoramento 4 anos , tudo pre Bolonha (o meu doutoramento foi o último a ser aprovado pela Uni antes da entrada dos Cursos Doutorais, uma bela forma de os professores compensarem a redução de aulas com as licenciaturas+mestrado de 5 anos). Adiante.

Não era a coisa mais difícil do mundo, mas era opcional, fazias porque querias fazer.
Agora é porque sim, e a verdade é que banalizaram por completo o ensino universitario.

Mas tem piada investigarem está tese porque teve 17, quando há teses E trabalhos bem piores por aí, da autoria de gente muito conhecida.
Mas não ligada ao nosso clube.

O Sócrates por exemplo ainda e engenheiro. E a pôs graduação dele no Indeg orientado pelo marido da Edite Estrela, a sua madrinha... um mimo.

O mal do mundo academico é a tese do macaco, obviamente.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
xoli202 disse:
Transição é sempre lixada. Eu falei mais de agora. Inflação de notas. Para profissões onde a média da universidade conta muito para a obtenção de emprego é injusto pois os de Bolonha foram muito beneficiados.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Calabote disse:
Agora é porque sim, e a verdade é que banalizaram por completo o ensino universitario.
Eu estou em Londres e por exemplo eles não percebem que a minha licenciatura de 5 anos equivale à de agora de 3 anos mais o mestrado. Basicamente os currículos são quase iguais mas agora chama-se mestrado à parte final... E eles levam isso em conta, se tiveres um mestrado partes à frente, mesmo que basicamente o curso seja o mesmo.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Quanto aos macacos e afins, o mal está muito impregnado em Portugal. Porque é que muitos que querem tirar medicina vão para um colégio privado? porque é que há tanto facilitismo em muitas universidades privadas? Eu tenho um amigo que tirou enfermagem numa privada e deus ma livre, até o deixavam copiar...

S

sinal

Guest
Calabote disse:
O mal do mundo academico é a tese do macaco, obviamente.
Errado.
O mal de Portugal é mesmo a chico-espertice saloia que impera. O Madureira é só mais um exemplo entre muitos.

Mas lá por serem muitos, um gajo é obrigado a ler aquilo e a dar um desconto porque é normal? Ou seja, um gajo ainda tem de entender estas coisas, só porque em Portugal é normal ser-se espertalhão.

Nã, meu caro, o pessoal tem de entender que isto é errado. Têm de se mudarem mentalidades e não é com o discurso de 'coitado, ele é só mais um, o Sócrates e o Relvas fizeram o mesmo', que se vai lá.

O ensino universitário foi banalizado, mas esta mentalidade que defende a esperteza tuga, também está banalizada e até é incentivada.

S

sinal

Guest
PortoMDL disse:
Quanto aos macacos e afins, o mal está muito impregnado em Portugal. Porque é que muitos que querem tirar medicina vão para um colégio privado? porque é que há tanto facilitismo em muitas universidades privadas? Eu tenho um amigo que tirou enfermagem numa privada e deus ma livre, até o deixavam copiar...
Medicina só é dada por Universidades públicas em Portugal.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
sinal disse:
Medicina só é dada por Universidades públicas em Portugal.
Estava a falar no secundário onde saem quase todos de lá com 19 e 20 de média final... Depois se tirarem boas notas nas específicas entram em medicina... Não tenho dúvidas que a principal razão de estes estudantes irem para estes colégios é a inflação das notas de secundário.

S

sinal

Guest
PortoMDL disse:
Estava a falar no secundário onde saem quase todos de lá com 19 e 20 de média final... Depois se tirarem boas notas nas específicas entram em medicina... Não tenho dúvidas que a principal razão de estes estudantes irem para estes colégios é a inflação das notas de secundário.
Porque pagam para terem essas notas. É uma vergonha e depois ainda querem receber dinheiro do estado.

Tenho família que optou por essa via e contínuo a dizer, é uma vergonha.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
sinal disse:
Porque pagam para terem essas notas. É uma vergonha e depois ainda querem receber dinheiro do estado.

Tenho família que optou por essa via e contínuo a dizer, é uma vergonha.
Lá está, há muita coisa mal no ensino...
Vergonha é favor. Ex colegas meus quase me deixaram de falar porque trabalham em escolas privadas e eu casquei nos posts deles do Facebook em que diziam que deviam continuar a receber apoios do Estado.

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
sinal disse:
Errado.
O mal de Portugal é mesmo a chico-espertice saloia que impera. O Madureira é só mais um exemplo entre muitos.

Mas lá por serem muitos, um gajo é obrigado a ler aquilo e a dar um desconto porque é normal? Ou seja, um gajo ainda tem de entender estas coisas, só porque em Portugal é normal ser-se espertalhão.

Nã, meu caro, o pessoal tem de entender que isto é errado. Têm de se mudarem mentalidades e não é com o discurso de 'coitado, ele é só mais um, o Sócrates e o Relvas fizeram o mesmo', que se vai lá.

O ensino universitário foi banalizado, mas esta mentalidade que defende a esperteza tuga, também está banalizada e até é incentivada.
O Macaco paga pelo protagonismo, e sobretudo pela tentative de mais uma vez colar o nosso clube a isto.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Calabote disse:
O Macaco paga pelo protagonismo, e sobretudo pela tentative de mais uma vez colar o nosso clube a isto.
Devem haver tantos como ele com licenciaturas/mestrados da treta...

S

sinal

Guest
Calabote disse:
Se o clube não quiser estar associado diretamente a ele, só tem de o tratar como um líder da claque e não como um funcionário.

Quando ele vai para uma final de uma competição representar o nosso clube e levanta a taça no final. Como é que as pessoas não o vão colar diretamente ao nosso clube?