Tomás Esteves

Tomás Esteves 2

Tomás Esteves

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época
Jogos
0
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
grandeporto disse:
------------------

Eu já falei nisso duas vezes numa delas o Drago (que eu considero expert) ia me espancando.
Sei que o Drago é um expert, por quem tenho muita consideração, mas se a minha opinião é assim tão descabida, desculpem-me a minha ignorância.

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Ter a capacidade que o Tomás tem em jogar por dentro é uma enorme mais valia para um lateral direito. O Tomás Esteves como lateral direito tem tudo para tornar num jogador de topo mundial, um jogador de elite, um lateral direito de equipa grande, dominadora. Ter um lateral direito com a capacidade do Tomás em progredir tanto por fora como por dentro é um luxo tremendo, é a possibilidade de ter mais um jogador que para além de ser lateral é um construtor de jogo.

Para mim seria uma estupidez tirar o Tomás de lateral para o colocar a jogar no meio. Poderia acontecer numa ou noutra situação pontual, mas ter esta capacidade de jogar por dentro, criar espaços, destruir linhas do adversário é uma mais-valia tremenda para um lateral. É claro que muitos treinadores não vão saber dar valor a isto, mas qualquer equipa grande europeia estilo City, Barça, Bayern, etc. sonha em ter um lateral com este tipo de valências.

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,992
5,769
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
John Wick disse:
Ter a capacidade que o Tomás tem em jogar por dentro é uma enorme mais valia para um lateral direito. O Tomás Esteves como lateral direito tem tudo para tornar num jogador de topo mundial, um jogador de elite, um lateral direito de equipa grande, dominadora. Ter um lateral direito com a capacidade do Tomás em progredir tanto por fora como por dentro é um luxo tremendo, é a possibilidade de ter mais um jogador que para além de ser lateral é um construtor de jogo.

Para mim seria uma estupidez tirar o Tomás de lateral para o colocar a jogar no meio. Poderia acontecer numa ou noutra situação pontual, mas ter esta capacidade de jogar por dentro, criar espaços, destruir linhas do adversário é uma mais-valia tremenda para um lateral. É claro que muitos treinadores não vão saber dar valor a isto, mas qualquer equipa grande europeia estilo City, Barça, Bayern, etc. sonha em ter um lateral com este tipo de valências.
parabéns, um user bastante ponderado e que gosta de manter os pés no chão.

( depois o miúdo joga, não lhe corre assim tão bem e caem-lhe em cima porque "andavam a dizer" que é material para topo mundial, etc... )

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,242
3,525
Lisboa, 1979
grandeporto disse:
------------------

Eu já falei nisso duas vezes numa delas o Drago (que eu considero expert) ia me espancando.
Não sou expert. Nem próximo. Mal seria se não houver quem perceba mais disto.

Não espanquei, simplesmente, dei a minha opinião. Sem melindres.

O Tomás Esteves a médio, é mais um. A lateral, tem mais potencial.

Tal como os Gr, que hoje são obrigados a jogar bem com os pés. Os extremos, a jogar nos dois flancos. O 10, que tem que defender. O central, que já não atira todas as bolas para a bancada. etc...etc...
Também os bons laterais de hoje, são aqueles que não se limitam ao "vai à linha e cruza", mas têm um jogo interior forte.

Para quem defende é mais fácil quando se sabe que o extremo procura o movimento interior e que o lateral assegura a profundidade no flanco. Com laterais como o Tomás, que tanto pode fazer o movimento interior, como o exterior, fica muito mais difícil antecipar. É a sua grande vantagem.

No presente, a sua limitação está no processo defensivo. Normal. A formação foi quase sempre feita a atacar.
A B serve para limar esta limitação.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,665
30,868
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Drago disse:
Não sou expert. Nem próximo. Mal seria se não houver quem perceba mais disto.

Não espanquei, simplesmente, dei a minha opinião. Sem melindres.

O Tomás Esteves a médio, é mais um. A lateral, tem mais potencial.

Tal como os Gr, que hoje são obrigados a jogar bem com os pés. Os extremos, a jogar nos dois flancos. O 10, que tem que defender. O central, que já não atira todas as bolas para a bancada. etc...etc...
Também os bons laterais de hoje, são aqueles que não se limitam ao "vai à linha e cruza", mas têm um jogo interior forte.

Para quem defende é mais fácil quando se sabe que o extremo procura o movimento interior e que o lateral assegura a profundidade no flanco. Com laterais como o Tomás, que tanto pode fazer o movimento interior, como o exterior, fica muito mais difícil antecipar. É a sua grande vantagem.

No presente, a sua limitação está no processo defensivo. Normal. A formação foi quase sempre feita a atacar.
A B serve para limar esta limitação.
A limitação nele está na sua falta de explosão e de intensidade. Em bola e em posse é claramente melhor que qualquer dos nossos defesas direitos. Além desse jogo interior, tem uma capacidade em definir bem com bola, própria dos craques. É muito fraco ainda na transição defensiva, fruto do aumento exponencial da dificuldade entre futebol júnior e sénior nessa matéria.

richifaria

Bancada central
1 Abril 2015
1,593
419
Conquistas
3
  • Taça de Portugal 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
Faz-me lembrar muito o Kimmich que por coincidência anda a fazer jogos a médio e muito bons.
Agora, cada caso é um caso mas também gostaria de o ver a médio.

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,340
9,852
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
richifaria disse:
Faz-me lembrar muito o Kimmich que por coincidência anda a fazer jogos a médio e muito bons.
Agora, cada caso é um caso mas também gostaria de o ver a médio.
Também eu. Acho que está ali um potencial Maniche. Resta saber se tem a mesma capacidade de chegada á área adversária.

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,761
1,272
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
Pode ainda haver a ideia de que um lateral é um gajo que "abraça" a linha e vai por ali fora. Mas em determinados tipos de futebol, ter um lateral que em vez de se manter aberto na linha, flecte para o meio (lateral invertido, podemos chamar assim), cria desequilíbrios e é fundamental para a superioridade numérica. Um passe em profundidade pelo meio pode ser tão ou mais eficaz que um cruzamento junto à linha --- depende também do tipo de avançados que estão a jogar.

O jogador mais parecido com o Tomás que conheço é o Kimmich, do Bayern. Que se fosse usado exclusivamente como médio, não seria metade do que é hoje. Um digníssimo sucessor de Philipp Lahm.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,086
955
Vi uns videos do puto e confesso que fiquei com bastante curiosidade por ver mais deste miudo.

Espero que em algum momento tenha oportunidade para jogar e aquele pedacinho de sorte que é sempre preciso. Ficaria bastante triste se se tornasse num Rui Pedro.

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
10,094
8,634
45
Lisboa
face as dificuldades que temos tido na escolha do LD... nao percebo porque ainda nao foi lançado aos poucos...

acho que tem qualidade para fazer aquela posição....tem é que começar a jogar...nem que seja nas taças...

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
21,011
13,775
LR disse:
face as dificuldades que temos tido na escolha do LD... nao percebo porque ainda nao foi lançado aos poucos...

acho que tem qualidade para fazer aquela posição....tem é que começar a jogar...nem que seja nas taças...
Nas taças até que podia jogar, mas no campeonato ainda não dá, porque ele sobe muito e o Danilo a passo de caracol e Pepe lesionado não o iam ajudar em nada, e depois apanhava com as culpas porque é o elo mais fraco em estatuto.
No próximo ano renova com cláusula altíssima e se merecer (acredito que sim) vai ser titular indiscutível...porque em potencial, até tá acima do Dalot com a mesma idade.

Gilvanildo12

Bancada central
11 Fevereiro 2019
2,383
3,687
Conquistas
4
Amarante
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • Taça de Portugal 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
Como já referi no tópico do Fábio Vieira, apesar da evidente qualidade do Tomás, não acho que esteja preparado (ainda) para as andanças da equipa principal.
Primeiro, tem de conseguir aguentar 90 sobre 90 minutos na 2ª liga, coisa que ainda não consegue.
Depois, tem de melhorar o aspeto defensivo, porque ainda tem algumas falhas, que, no contexto de 1ª liga, contra adversários com mais qualidade, vão acabar por ser exponenciadas.

E, para finalizar, não o podemos (ainda) comparar ao Dalot, porque o Dalot fez a época na B um ano mais velho que o Tomás, e tinha outras valências, principalmente a nível físico, que o faziam destacar e que não eram (nem são) normais para um miúdo de 18/19 anos.

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Este tópico está brilhante, tanto disparate e tanto desconhecimento sobre um verdadeiro prodígio, um dos melhores jovens formados pelo clube em toda a sua história.