Vem aí o video-árbitro- O que vai ajudar a resolver na arbitragem? Quem?

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
24,778
14,348
A Federação Portuguesa de Futebol vai apostar no vídeo-árbitro a partir da próxima época, na principal liga, na tentativa de diminuir a contestação da arbitragem, credibilizar o nosso futebol e promover a transparência.
Não virá resolver os casos todos da arbitragem mas irá resolver alguns casos flagrantes.
O custo será suportado pela Federação portuguesa tendo um custo aproximado de um milhão de euros.

O que vai  ajudar a resolver na arbitragem? Quem servirá?
 

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
24,778
14,348
"Queremos claramente que os árbitros errem cada vez menos e esta ferramenta, estamos convencidos, será muito importante para diminuir a margem de erro" - O presidente da FPF, Fernando Gomes

"Estou muito satisfeito por saber que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu utilizar vídeo-árbitros na próxima temporada" - O presidente da FIFA, Gianni Infantino

...
Aguardemos, mas terá que ser para melhorar o desnível de arbitragens verificado este ano!
 

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
24,778
14,348
«Hugo Miguel explica o vídeo-árbitro passo a passo

Experiência com o video-árbitro: "Foi uma maior confiança por saber que estava alguém a observar o jogo e que a qualquer momento podia dar informações úteis, que teriam impacto decisivo sobre o jogo".


Transmissão de informação: "O fator primordial é a comunicação, que deverá ser minimizada. As intervenções devem ser poucas e assertivas. Sempre que o vídeo-árbitro falar, a primazia deve ser dada a esse elemento. O árbitro pode confiar na informação que lhe está a ser transmitida. Mas o árbitro pode também consultar as imagens no terreno de jogo. Temos de tentar minimizar o impacto, mas com o máximo de eficácia nas decisões".

Situações em que pode haver apoio do vídeo-árbitro: "Vamos dividir em dois aspetos: grandes penalidades e análise de toda a jogada de obtenção de um golo. Também em termos de expulsões não observadas pelo árbitro e identificação errada do jogador que devia ter sido expulso".

Erro na identificação do jogador expulso: "Quando o jogador deixa o terreno de jogo, o árbitro volta atrás na decisão e sanciona o jogador devido".

Vermelho direto: "O vídeo-árbitro deve dar a indicação, o árbitro interrompe o jogo, toma a ação disciplinar e o jogo recomeça em conformidade".

Irregularidade em jogada de golo: "Se houver infração ou fora de jogo não detetado, o golo será anulado".

Penáltis: "Também nas situações de hipotéticas grandes penalidades em que o árbitro não assinala ou assinala incorretamente, haverá correções".»
(In Ojogo)
 

Lisannarcun

Arquibancada
1 Setembro 2016
424
3
Acho que vai depender da gadunha que o polvo conseguir meter e se nós, mas mais provavelmente o BdC conseguimos fazer alguma coisa para que também isto não seja mais um departamento da porta 18
 

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
11,918
15,361
Conquistas
7
36
Lagos
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Sérgio Conceição
A mim só me ocorre que se não nos roubarem tanto haveram outras maneiras de nos f@der , o polvo é criativo,lá saberá como.Por exemplo com esta do Brahimi,ninguém o viu a fazer nada,foi expulso,comeu-se e calou-se.Ninguém diz nada e ninguém se exalta.

Video-árbitros?Preferia que a nossa direção desse sinais de vida e de que quer um Porto vencedor.
 

pcarvalho

Bancada lateral
9 Novembro 2012
724
190
JAEP disse:
São em 4 casos que o video arbitro pode ser utilizado e em nenhum destes 4 casos resolveria o facto do FC Porto ter tido nesta época no mínimo 15 pênaltis que ficaram por marcar a seu favor.

Porquê ? Porque segundo o que percebi, só se o arbitro apitar a falta é que pode verificar.
"Também nas situações de hipotéticas grandes penalidades em que o árbitro não assinala ou assinala incorretamente, haverá correções"
 

pcarvalho

Bancada lateral
9 Novembro 2012
724
190
JAEP disse:
Sim, eu vi isso. Mas como é que isso pode acontecer ?

Em todos lances polémicos na área o arbitro vai parar o jogo ?
presumo que, nesses casos, a iniciativa parta do vídeo-árbitro...
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,801
5,903
45
Lisboa
O Danilo e o Brahimi foram despenalizados depois da visualização das imagens?
Então estão à espera do quê? O vídeo-árbitro não vai passar de uma "legitimação" do roubo.
 

pcarvalho

Bancada lateral
9 Novembro 2012
724
190
JAEP disse:
Sim, mas o jogo continua até eles verificarem. E se nos seguintes 10/ segundos acontece um golo no outro lado ?
terão que tomar uma decisão.
no caso de ter havido uma falta (neste caso, penalty) na jogada imediatamente anterior a um golo, o mesmo será anulado.

que por vezes vai dar asneira, é quase certo.
mas parece-me um bom princípio.
 

biancazzurro

Tribuna
14 Março 2017
3,001
0
http://oartistadodia.blogspot.pt/2017/05/apresento-vos-carlos-janela-o-paladino.html

Cheirava mal e cheira cada vez pior.

Primeiro o benfica foi sempre contra isto, as cartilhas e cartilheiros também, sempre descredibilizaram o video e as tecnologias.

De repente a FPF que está dominada pelo benfica, apresenta esta solução com toda a pompa e o benfica defende e apoia, a cartilha e os cartilheiros dão mais uma volta de 180º à sua espinha.

Traz água no bico.

A minha primeira leitura tinha sido que esta medida era mais poeira para esconder e proteger o resto, o verdadeiro poder e controle, do que vontade em mudar o que quer que fosse.

Com isto, parece-me que do lado de lá lavam as mãos, pois apresentaram isto e a maioria das pessoas vai andar pelo menos um ano obcecados a discutir o video arbitro.
Que me parece também e não me estranharia que o tentassem sabotar de várias formas.

Enquanto isso, CD, CA, árbitros, observadores ficam a rir-se e reforçados no seu lugar.
Os relatórios continuam sujos e escondidos.
Os processos idém.
As notas idém.

Nada do que tinha de mudar muda.
O video-arbitro faria sentido se acompanhado por isso.
FC Porto, sporting e todos os outros se comem e calam...

E a fpf, que se confunde com o benfica, lava as mãos como pilatos.

Enfim, portugal
 

PEdorido

Bancada lateral
4 Junho 2014
523
182
44
Dublin
Se o árbitro que estiver a ver as imagens for mais um corrupto ao servico do cartel do regime, o que muito provavelmente irá acontecer, nao vale de nada haver video árbitro.

Mas acham mesmo que os lampioes iam defender alguma proposta que lhes trouxesse penalizacoes?

Nao vamos ser inocentes.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
A FPF acaba de comunicar que para o ano os relatórios dos árbitros irão estar disponibilizados em seu site ou seja passarão a ser públicos a isso somamos o video-árbitro só falta mesmo tornarem públicos as avaliações dos observadores dos árbitros aí começo a acreditar em mais transparência.
É que já tenho meio século de vida e não acredito em tudo que leio e nas supostas boas intensões das mesmas.
 

Lisannarcun

Arquibancada
1 Setembro 2016
424
3
Não sei se os gajos já controlam o VA, mas também estarem contra isto depois de ser aprovado não era muito inteligente da parte deles. Se já não podem fazer nada contra a introdução até podem vir dizer que sempre apoiaram isto. Pelo menos deve tornar mais dificil e mais escandaloso o roubo. Agora os nossos dirigentes têm de fazer o trabalho deles!
 

lmrs_fcp

Bancada central
20 Novembro 2013
1,352
705
o arbitro com acesso a imagens nao deve ser tuga...se for tuga a vergonha continua a ser a mesma dos ultimos anos!!

e preciso uma pessoa isenta para decidir nos casos duvidosos!!!
 

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
34,604
14,707
No estádio de carnide: barbas, diabo de gaia e o taxista. Os 3 a rodar nos jogos em casa.
 

Nelson C

Tribuna
23 Maio 2013
2,620
333
Vai ser um campeonato engraçado de seguir!

Se houver alguma seriedade até pode ser bom para o futebol português, sobretudo para a imagem que passamos para fora.
No nosso caso em particular o VA tinha-nos sido muito útil neste e no primeiro ano do Lopetegui, veremos quais serão as verdadeiras intenções da iniciativa e se o polvo percebe alguma coisa de edição de imagem.
 

Jovetic8

Tribuna Presidencial
29 Maio 2012
8,468
1
31
Coimbra
É uma boa medida. Na minha opinião a próxima devia ser parar o relógio sempre que o jogo para, se necessário até pode passar a ser 2 partes de 30 min.
 

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
34,604
14,707
Quero ver é o nível de pouca vergonha dos capelas e afins como vídeo-árbitros nos jogos do enfique...