Wenderson Galeno

Wenderson Galeno 13

Wenderson Galeno

5.25

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.25 Performance da Época
Jogos
45
Golos
15
Assistências
11
Amarelos
6
Vermelhos
0

Diego_FCP

Tribuna
13 Junho 2018
2,537
2,689
Sinceramente, o galeno não é um jogador fabuloso, mas é de longe dos melhores jogadores do plantel.
Tem uma entrega bastante boa, tá a tornar-se um jogador eficiente. Não deve passar disto, mas tomara que todas as posiçoes tivessem o nivel que galeno tem na dele.

Depois, vamos ao inverso... o pêpe, o sergio é que é mau, sempre a meter o jogador fora de posição, e mais nao sei quê, mas a verdade é que o pêpe é um jogador de fases, de engates. E o galeno pelo menos mostra uma consistencia aceitavel.
Ontem acabou por assistir o evanilson, mas o pepê faz um jogo mediucre, alias, assim de cabeça ja comecam a falar jogos que um gajo diga: fogo, este pêpe vai dar jogador.

Mas pronto, acho que infelizmente as vezes os adeptos são isto. Criam-se narrativas de meninos bonitos e feios.
Nico é outro... chegou cá, parecia que tinha aterrado o salvador da patria. O eustaquio é um filho da mae, mas a verdade é que dentro de campo o eustaquio com todas as limitaçoes que possa ter, mas ataca, defende, participa... o nico, mais parece uma especie de grujic mais novo.
Nem comparem.

Pepê num dia mau consegue desequilibrar!

Galeno num dia normal cumpre em ajudar os colegas.

Não misturem à qualidade com esforço.

Pepê durante 90min é capaz de jogar em 4 posições.

Lateral Direito - Extremo Esquerdo - Atrás do PL - Extremo Direito.

Galeno apenas joga na sua posição preferida, ajudando como tem que fazer o lateral e mesmo assim é limitado.

Não brinquem com coisas sérias.

Nico por vir do Barça todos pensavam que seria um craque, eu, não conhecia, mas pelos minutos iniciais que fiz deu para ver que ainda tem muito que aprender e correr. Ter só bom toque de bola, no Porto não chega.

Eustáquio é forçado, não vira a cara a luta, mas nunca será um jogador que deixará saudades! Jogador suplente que tem sido titular por não haver outro MC com qualidade superior no plantel, fase as dificuldades financeiras do clube.

Eu não venho para aqui aplaudir jogadores com ganhamos ou elogiar quando marcam.
Para mim são avaliados por aquilo que mostram durante vários jogos.

Por exemplo acho o João Mário um jogador entre o mediano e o bom, e ontem ficou a dormir no golo adversário. Reparem onde está o JM e o atacante! Que está ali a fazer o jogador em vez de estar próximo do atacante.

E a mesma coisa aconteceu com Wendell no golo do Di Maria na Luz. O Porto marca mal, não estão a defender BEM e em bloco e isso também se deve à falta de qualidade do nosso meio campo. Tirando Varela falta outro médio acima da média naquele meio campo!
 

Diego_FCP

Tribuna
13 Junho 2018
2,537
2,689
se todos tivessem a raça dele estavamos melhor
Não chega só raça! Por vezes podia haver raça aliada a mais qualidade.

Que nos interessa ter um jogador a fazer 30 sprints se depois no último passe não criamos ocasiões de golo para os colegas fazerem golo?

Adianta alguma coisa deixar o adversário para trás se depois se atrapalha e deixa sair a bola pela linha de fundo, perdendo-se oportunidades atrás de oportunidades!?
 

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
9,637
5,672
Porto
Nem comparem.

Pepê num dia mau consegue desequilibrar!

Galeno num dia normal cumpre em ajudar os colegas.

Não misturem à qualidade com esforço.

Pepê durante 90min é capaz de jogar em 4 posições.

Lateral Direito - Extremo Esquerdo - Atrás do PL - Extremo Direito.

Galeno apenas joga na sua posição preferida, ajudando como tem que fazer o lateral e mesmo assim é limitado.

Não brinquem com coisas sérias.

Nico por vir do Barça todos pensavam que seria um craque, eu, não conhecia, mas pelos minutos iniciais que fiz deu para ver que ainda tem muito que aprender e correr. Ter só bom toque de bola, no Porto não chega.

Eustáquio é forçado, não vira a cara a luta, mas nunca será um jogador que deixará saudades! Jogador suplente que tem sido titular por não haver outro MC com qualidade superior no plantel, fase as dificuldades financeiras do clube.

Eu não venho para aqui aplaudir jogadores com ganhamos ou elogiar quando marcam.
Para mim são avaliados por aquilo que mostram durante vários jogos.

Por exemplo acho o João Mário um jogador entre o mediano e o bom, e ontem ficou a dormir no golo adversário. Reparem onde está o JM e o atacante! Que está ali a fazer o jogador em vez de estar próximo do atacante.

E a mesma coisa aconteceu com Wendell no golo do Di Maria na Luz. O Porto marca mal, não estão a defender BEM e em bloco e isso também se deve à falta de qualidade do nosso meio campo. Tirando Varela falta outro médio acima da média naquele meio campo!

Um jogador faz-se pela qualidade que tem, aliada ao trabalho que faz.
Veja-se o Joao Felix: Qualidade só não basta!

Com isto quero dizer que o galeno tinha: pulmão e velocidade, verticalidade.
Ganhou: Raça, confiança e teve ainda uma evolução natural.
O que não tem: não tem a frieza do diaz, nem tecnicamente é evoluido como o diaz.

O Pêpe, tem muita mais qualidade tecnica, é esforçado, joga em todo o lado.. fantastico.
Bem agora vamos a objectivamente: quantas perdas de bola tem inconsequentes e em zonas perigosas? As suficientes.
O que representa o pêpe a frente da baliza? pouca ou tanta ineficienca como o galeno.

Na minha opinião, enquanto que se viu uma evolução no galeno, o pepe, ainda continua praticamente a mesma coisa. Se calhar o SC até tem razão, o pepe é um lateral, porque é rapido, ataca bem mas em espaços. Como extremo, parece-me que engonha muito, acaba por ser pouco esclarecido, pouco objectivo.

Daquilo que vou vendo, acho que o galeno é o nosso melhor extremo, é o mais eficiente para a sua posição. Pêpe, chegou cá primeiro que galeno, ou seja, o pepe chegou no verão, o diaz tava em forma, e até janeiro, o pepe praticamente não entrou, estava em adaptação, tudo ok.

Em janeiro, sai o diaz, e fomos buscar o galeno, que vinha quase num retomar apos lesão no braga.
Ok nessa epoca, não vislumbrou nada. Na epoca seguinte (segunda epoca), todos achavamos que seria o ano do pêpe, e o que aconteceu?
O pêpe foi deslocado para outras posiçoes. Vamos ser racionais, ok que o SC tem que fazer a gestao dele, mas o SC ia abdicar de meter o pêpe a esquerda, se ele fosse melhor que galeno?

O que aconteceu, foi simples: o pepe comecou a esquerda, jogou nessa posição durante 2 meses, e não tava a ter a influencia esperada. Como tem qualidade, o SC e bem, percebeu que a equipa tinha outras limitaçoes, e ganhava mais com o pêpe a fazer outras posições, e com galeno ganhava mais eficacia naquela posição especifica.
Portanto, para EE, percebemos que galeno conseguiu ter um rendimento superior ao pêpe.

Volto a tocar aqui num ponto: O pêpe foi uma boa surpresa na sua primeira epoca, apareceu de forma vistosa naquela segunda metade da epoca, em contraste com galeno que até correspondeu as expectativas de muitos portistas que criticaram e muito a sua vinda.
Portanto, o pepe tinha todos os creditos e mais alguns, enquanto o galeno, tava ali numa posição de patinho feio.

O que aconteceu foi que o galeno, vergou a mola, e virou o jogo, ao invez do pêpe que parece que teve uma epoca menos vistosa para mim, devido a falta de seriedade naquela posição.
Não é por ai que o pêpe é pior que galeno, não, o pêpe virou uma especie de aursheness nosso, ou seja, joga em muito lado, faz muita coisa bem, mas não conseguiu ainda mostrar ser optimo em nenhuma. É um bom jogador, um faz tudo, só que pronto, apos aquela primeira epoca, achamos que tinhamos um excelente jogador, mas neste momento, considero que é só um bom jogador polivalente.

Se formos a valores, sinceramente acho que o galeno é muito underrated, um bocadinho ao estilo do raphinha quando passou em portugal, mais concretamente quando foi para o sporting. É um extremo, é vertical, tem raça, tem 26 anos. Precisa de ser mais frio em frente a baliza. Não tem uma tecnica fora de serie, mas tem aquilo que considero de minimos aceitaveis. Onde tá o maior diferencial do galeno: capacidade de aceleração.
Temos que saber aproveitar melhor essa situação, e meter mais vezes a bola naquele espaçozinho entre o central e o lateral, para aproveitar a aceleracao e velocidade do galeno, colocando-o mais vezes na cara do golo.

Jogando contra equipas de bloco baixo, fica mais dificil valorizarmos o galeno, porque deixamos de tirar partido da sua maior caracteristica.
Mas aqui é outro problema que temos tido, o galeno e outros extremos. O Taremi não é um PL, não é um matador. É um gajo que trabalha muito mas falta presença na area. O evanilson é muito melhor dentro de area, mas precisa tar confiante e a 100%.
Toni é aquele que sinceramente para mim é o mais dispensavel, isto é, é aquele que se fosse para sair, sai-a, sem se necessario trazer um substituto. O Navarro é capaz de fazer de toni (apesar de nao tar a convencer por este momento).

O que sinto que nos falta e beneficiava muito o nosso jogo: um PL de outras caracteristicas.
O nosso plantel tem falta de varias coisas:
- um lateral esquerdo, vá ja nem peço muito, mas que cumpra os minimos.
- um bom construtor de jogo (um eustaquio, tipo 3 furos a cima),
- ter pelo menos 1 central rapido para encaixar com carmo.

Tendo isto, colmatado, ja potenciava o nosso plantel prai em 30%!
Fora isto, temos mais 2 problemas: o primeiro são as lesoes! Tem havido demasiadas. É o plantel que é curto? Parece-me que temos jogadores demasiado tempo parados: veron, wendel, pepe, marcano, evanilson, zaido... essencialmente estes 6 são demasiado assiduos no dep. medico. Não podemos ter tantos!

Depois, o problema mais grave e mais dificil: não temos solução para equipas de bloco baixo.
Ok gonçalo e conceicao jr, trazem drible curto, jogam bem em espaços reduzidos, pêpe tambem pode ser assim...
Fora esses e pare esses jogos?
- Não temos um batedor de livres/cantos (veja-se que o zaidu é o batedor de cantos quando joga);
- Não temos nenhum medio, que chute bem de longe, ou seja, os nossos adversarios não tem que se preocupar com isto.
- Não temos avancados para jogar dentro de area em jogos de pouco espaço.

Acredito que destes 3, aquilo que teria mais impacto era o ultimo ponto.
Portanto, talvez deva ser dos unicos, mas eu defendo que um "Bas Dost", fazia muita mas muita falta a este plantel, mas é um bas dost, não um depoitre!

Acho que seria muito mas muito util termos um PL com estas caracteristicas: +1.95m, agil/rapido, minimamente bom de cabeça.
Um PL destes era tao mas tão util! Ter um gajo destes a entrar aos 75min, naqueles jogos em que não há espaços; o terreno tá pesado; a bola não rola, enfim aqueles pontinhos que deixamos em equipas pequenas todos os anos.

É que um gajo assim, dentro de area, teria impacto até no resto da equipa.
Os extremos teriam mais uma possibilidade diferente de cruzamento;
Os adversarios teriam mais uma preocupação, potenciando a abertura de espaço "no chão";
Sendo alto a podendo chegar a bola que outros mais baixinhos nao conseguem, havia sempre a possibilidade de ganhar faltas por agarroes ou empurroes.

Enfim, nunca percebi como isto nunca foi revisto.
Tenho a certeza que um Bas Dost, era mesmo aquilo que precisavamos (teve livre no final da epoca passada). Neste momento não viria a procura de minutos nem jogar sempre. Com 34 anos, o melhor seria jogar pouco tempo, mas com intensidade.

Se pudesse fazer uma aposta as cegas, era tentar sacar o Alvaro Rodriguez ao RM. É jovem, tem que crescer, ia perceber que numa primeira fase seria suplente. Não teria grande pressão. Cá preenchia esta necessidade de jogador alto.
Portanto, ohh pah, as cegas, tentava sacar agora em janeiro, um alvaro rodriguez em modo low cost tipo emprestimo com OC: 50% por 2M, com possibilidade de resgate de 30% por 8M, elevando o custo para 10M, ficando o RM com 20%.
Com a possibilidade de resgate por parte do RM tipo Nico. 7.5M (não pagavamos os 2M e recebiamos 7.5, que é um custo baixo para um potencial trabalho como o que fizemos com casemiro) no final da primeira epoca. De 22M(20+2) na segunda, 35 na terceira. E depois nas seguintes, ficariam sem opção de compra, mas com prioridade de negocio (possibilidade de igualar uma oferta)
 
  • Like
Reações: Diego_FCP

Dragão de Viena

Tribuna Presidencial
5 Julho 2021
6,107
7,657
É frustrante ver o Galeno jogar. Muito muito muito fraco.
Egoista, mau no 1 para 1, inconsequente.
Mais um que devia ter saído na melhor altura e não saiu.
 

Eterno Dragão

Bancada lateral
25 Maio 2017
583
857
Conquistas
5
  • Rui Filipe
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Lucho González
  • Domingos
Já são muitos casos para ser só coincidência. Algo se passa na parte física dos jogadores, no nosso departamento médico...
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
14,991
9,209
Nem comparem.

Pepê num dia mau consegue desequilibrar!

Galeno num dia normal cumpre em ajudar os colegas.

Não misturem à qualidade com esforço.

Pepê durante 90min é capaz de jogar em 4 posições.

Lateral Direito - Extremo Esquerdo - Atrás do PL - Extremo Direito.

Galeno apenas joga na sua posição preferida, ajudando como tem que fazer o lateral e mesmo assim é limitado.

Não brinquem com coisas sérias.

Nico por vir do Barça todos pensavam que seria um craque, eu, não conhecia, mas pelos minutos iniciais que fiz deu para ver que ainda tem muito que aprender e correr. Ter só bom toque de bola, no Porto não chega.

Eustáquio é forçado, não vira a cara a luta, mas nunca será um jogador que deixará saudades! Jogador suplente que tem sido titular por não haver outro MC com qualidade superior no plantel, fase as dificuldades financeiras do clube.

Eu não venho para aqui aplaudir jogadores com ganhamos ou elogiar quando marcam.
Para mim são avaliados por aquilo que mostram durante vários jogos.

Por exemplo acho o João Mário um jogador entre o mediano e o bom, e ontem ficou a dormir no golo adversário. Reparem onde está o JM e o atacante! Que está ali a fazer o jogador em vez de estar próximo do atacante.

E a mesma coisa aconteceu com Wendell no golo do Di Maria na Luz. O Porto marca mal, não estão a defender BEM e em bloco e isso também se deve à falta de qualidade do nosso meio campo. Tirando Varela falta outro médio acima da média naquele meio campo!
São opiniões mas...

Neste comentário li que Pepê consegue desequilibrar, quando desequilibra é a equipa perdendo bolas.

Nico bom toque de bola, quando vejo apenas passes pro lado à William.

E a melhor... João Mário mediano. Se o João Mário é mediano, o Pepê é pedreiro.
 

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
88,972
190,348
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
Aquece que ainda vais ter a sorte de ir à seleção nacional depois da lesão do Leão 👀