Yacine Brahimi

M

MarioDias

Guest
Digam o que disserem isto é uma palhaçada. Farto farto farto de fundos. Sim sem eles não tínhamos o Brahimi mas talvez tivéssemos outro Drulovic. Epá o pior disto tudo é o timming. Não podiam esperar uns meses?
 

hitman

Tribuna
18 Junho 2007
4,451
1,180
Conquistas
5
40
Oliveira de Azemeis
  • Lucho González
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Taça de Portugal 19/20
letrado2525 disse:
Isso não é assim simples, se a recompra for com o jogador avaliado em 25M ou 30M, só apartir desse valor é que é rentável readquirir parte do passe. E nem todos os jogadores vão se valorizar como o Mangala.

Não vale a pena pensar que é um grande negócio para nós, o que realmente é bom para nós é que vamos contar com um jogador de grande qualidade, agora como negócio é o que é.

Não somos ricos e este é o preço a pagar para ter um plantel fora das nossas posses. Se este foi o caminho que o NGP arranjou para não dar hipoteses este ano, que assim seja.
O valor de recompra nunca será mais que o dobro, ou seja, quando muito temos que desembolsar 10milhões para ficar com a parte do fundo.
 

Nelson C

Tribuna
23 Maio 2013
2,620
333
Então mas não estávamos, ou estamos, mal de finanças? Não percebo a admiração, estava-se mesmo a ver que isto ia acontecer...

A meu ver e dadas as circunstâncias é um bom negócio.
 

hitman

Tribuna
18 Junho 2007
4,451
1,180
Conquistas
5
40
Oliveira de Azemeis
  • Lucho González
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Taça de Portugal 19/20
MarioDias disse:
Digam o que disserem isto é uma palhaçada. Farto farto farto de fundos. Sim sem eles não tínhamos o Brahimi mas talvez tivéssemos outro Drulovic. Epá o pior disto tudo é o timming. Não podiam esperar uns meses?
Ou outro Licá. Também não gosto dos fundos, mas...
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Mister disse:
Não compravam porque? Se o Porto vender o defour por 4 M eles não vão receber apenas 50%, o investimento deles esta sempre garantido, o lucro e que pode ser diferente consoante a valorização do jogador.

Eu sei que agora e fácil falar, mas sentes que o Brahimi é craque? Não achas que se tivéssemos oportunidade não preferiam os alienar menos percentagem?
O investimento está garantido? Não recebem apenas 50%? E tu sabes isto como? Viste o contrato?

Quanto ao Brahimi, não conheço o jogador. Mas este negócio não pode ser analisado isoladamente, muito provavelmente está relacionado com a venda do Mangala ao City. E nesse negócio, a confirmarem-se os tais 28M por 56.5% do passe, são 6M a mais que o Porto recebe em relação ao que tinha direito.

E esses 6M a mais são garantidos, independentemente do que venha a acontecer com o Brahimi, que pode dar craque ou não.
 

Mika-Genebra

Tribuna
28 Novembro 2013
4,485
0
letrado2525 disse:
Quem acha que vamos readquirir o passe por apenas o dobro está muito errado. Alguém se lembra da recompra do Hulk, deve ser algo por aí :)
O Hulk e isto nao tem nada a ver. O Porto quando adquiriu o Hulk comprou 50% do passe. Se nao salvaguardou, ou salvaguardou mal os restantes 50% nao sei mas acabou por sair caro de facto.

Mas este caso nunca sera assim. A partida ja deve estar algo acordado para que o Porto recompre x percentagem por x valor. Nao me parece minimamente que va depender de tanta coisa como dependeu a compra (diferente de recompra) da percentagem do passe do Hulk.
 

Ricardo Pereira

Bancada lateral
26 Maio 2014
517
0
Fundos = dão com uma mão, tiram com as duas .... Mas com as nossas dificuldades económicas serão a única forma de trazer qualidade para cá.
 
M

MarioDias

Guest
hitman disse:
Ou outro Licá. Também não gosto dos fundos, mas...
Pronto eu sei que não tenho razão mas fundos e guerras de empresários é tudo que está de mau no futebol português. Por alguma razão este campeonato é miserável. Mas ok, siga la com os fundos.
 

HugoReb

Bancada lateral
1 Outubro 2012
500
0
hitman disse:
O valor de recompra nunca será mais que o dobro, ou seja, quando muito temos que desembolsar 10milhões para ficar com a parte do fundo.
O valor de recompra será aquele que estiver estipulado contratualmente... e nem sequer tem de ser um valor fixo. Pode muito bem ser dependente da valorização do jogador. Existirá sempre a salvaguarda do fundo em não perder o dinheiro investido - ou seja não deve haver divisão de risco, o Porto terá sempre de recomprar por um mínimo/indemnizar o fundo em caso de o jogador desvalorizar e sair por um valor inferior. No caso de haver uma valorização o tecto a pagar nem sequer tem de estar estipulado, pode muito bem ser uma percentagem indexada à valorização na altura da recompra.

A questão aqui é que a política tem sido a de contratar para obter valorização desportiva no imediato, colocando em segundo plano a valorização económica no futuro. E as contas até são simples - a banca não está receptiva a novos empréstimos, o poderio financeiro do nosso clube não é suficiente, esta é uma forma de receber jogadores, que de outra forma não seria possível. É preciso ver estes negócios como uma forma de empréstimo em que a garantia imediata é uma percentagem do passe do jogador, com a certeza de ter de devolver o valor ao fundo a médio prazo, com a possibilidade de pagar um juro indexado à valorização que o jogador possa vir a ter.

Se concordo ou não com este tipo de negócios? É como tudo, se utilizados na medida certa (sem exageros e para os negócios certos), de forma controlada e com um plano estruturado para o um desenvolvimento futuro quer seja ele a valorização ou a desvalorização do activo... tudo bem. Agora claramente que quando utilizados indevidamente e em excesso podem vir a trazer muitos dissabores - estamos a impor um limite ao potencial económico de uma futura venda sem garantir uma real distribuição do risco. É uma paralela de financiamento, que infelizmente temos de recorrer, dada a conjuntura actual.

Cumps
 
D

D4rc

Guest
Se nos dao 5M agora, e no futuro podemos resgatar os 80% por um valor superior, mas não muito é optimo...

Eu nem sou de concordar com estas alienações, mas neste caso, dão dinheiro em caixa o que é bom
 

Gonçaloo

Tribuna
10 Março 2012
4,032
0
Parece-me uma boa operação, sem a qual não tínhamos garantido o jogador.
Além disso estar contemplada a opção de recompra (presumo que por valores razoáveis) é um bom sinal. Corremos pouco risco (1.5M de risco) com esta operação, podendo ter uma rentabilidade boa se o jogador se valorizar.
 

ssm

Bancada central
6 Maio 2007
2,088
0
será que alguma vez chegamos a comprar realmente o passe? não há 5 milhões de euros para garantir a totalidade do passe? péssimo para não dizer outra coisa. vergonhoso o ponto a que chegou o FC PORTO e fico-me por aqui porque o cheiro não me permite ir mais além.
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,808
10,733
ssm disse:
será que alguma vez chegamos a comprar realmente o passe? não há 5 milhões de euros para garantir a totalidade do passe? péssimo para não dizer outra coisa. vergonhoso o ponto a que chegou o FC PORTO e fico-me por aqui porque o cheiro não me permite ir mais além.
Sem o apoio da Doyen não tinhamos cá o Brahimi pelos valores negociados...Nenhum grande em Portugal tem crédito para trazer sozinho jogadores de outros níveis mais elevados.
 

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
33,228
23,466
62
Aveiro
Bom, estes negócios com os fundos são sempre um pouco difusos e de difícil entendimento para o mais comum e leigo dos mortais.
A primeira conclusão óbvia que consigo tirar é que conseguimos ter cá o Brahimi apenas por 1,5 Milhões, embora também só com 20% do passe.
A segunda é que, no imediato, estamos já a perder em 2 dias € 200.000.
A terceira e mais importante é entender-se ( não está explicado...) os contornos da recompra. Recompra dos 80% pelos mesmos 5 Milhões? Ao fim de quanto tempo? Ou recompra faseada consoante a evolução e sucesso do jogador? P.Ex. mais 40% ao fim de 6 meses por um x já previamente estipulado, outros 40% no final da época. E quanto será esse x?
Por último se chegar o final da época e houver uma oferta de 20 Milhões, só temos direito a 4 Milhões ( 20% de 20 Milhões)? Ou podemos recomprar nessa altura tudo e porque valores?
Muitas questões! Muitas dúvidas...

 

Dragão Papão

Bancada central
25 Maio 2014
2,344
1,018
Eu prefiro que o FCPorto faça negocios destes do que levar o baile que levamos ano passado. Alem disso pelo que leio vamos recuperar uma parte do Mangala, jogador esse que vamos vender por 40 Milhões.

Sinceramente não sei qual é o drama.
 

Gonçaloo

Tribuna
10 Março 2012
4,032
0
Emanujor disse:
Bom, estes negócios com os fundos são sempre um pouco difusos e de difícil entendimento para o mais comum e leigo dos mortais.
A primeira conclusão óbvia que consigo tirar é que conseguimos ter cá o Brahimi apenas por 1,5 Milhões, embora também só com 20% do passe.
A segunda é que, no imediato, estamos já a perder em 2 dias € 200.000.
A terceira e mais importante é entender-se ( não está explicado...) os contornos da recompra. Recompra dos 80% pelos mesmos 5 Milhões? Ao fim de quanto tempo? Ou recompra faseada consoante a evolução e sucesso do jogador? P.Ex. mais 40% ao fim de 6 meses por um x já previamente estipulado, outros 40% no final da época. E quanto será esse x?
Por último se chegar o final da época e houver uma oferta de 20 Milhões, só temos direito a 4 Milhões ( 20% de 20 Milhões)? Ou podemos recomprar nessa altura tudo e porque valores?
Muitas questões! Muitas dúvidas...
As operações com os fundos são muito mais complexas do que isso...
Seguramente o clausulado exprime muito mais do que 5M por 80% dos direitos económicos.
Desde logo duvido que se o jogador for vendido por uma verba inferior a 5M tenhamos direito a 20% disso - a posição do fundo deve ficar no caso da desvalorização salvaguardada até ao máximo.
Depois obviamente que o rendimento de um jogador e o seu potencial de valorização não é uma ciência exacta - duvido que o fundo esteja disposto a investir 5M e a ter uma opção de compra fixa - estaria a perder dinheiro se o jogador se valorizasse substancialmente mais do que a clausula de recompra - mas em todo o caso penso que nunca iremos ter a possibilidade de fazer a recompra total do passe, mas a ver vamos.
Uma coisa é certa, já é tempo de aprendermos com estes fundos e não fazermos negócios tipo Iturbe (se bem que na altura uma cláusula de recompra fixa de 15M parecesse inatingível).
 

ssm

Bancada central
6 Maio 2007
2,088
0
grandes em portugal? só se for grandes remediados, grandes caloteiros e grandes na miséria.

então no passe do danilo houve 5 milhões para intermediários, inflacionando barbaramente o negócio, e agora não há dinheiro?
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,808
10,733
Gonçaloo disse:
As operações com os fundos são muito mais complexas do que isso...
Seguramente o clausulado exprime muito mais do que 5M por 80% dos direitos económicos.
Desde logo duvido que se o jogador for vendido por uma verba inferior a 5M tenhamos direito a 20% disso - a posição do fundo deve ficar no caso da desvalorização salvaguardada até ao máximo.
Depois obviamente que o rendimento de um jogador e o seu potencial de valorização não é uma ciência exacta - duvido que o fundo esteja disposto a investir 5M e a ter uma opção de compra fixa - estaria a perder dinheiro se o jogador se valorizasse substancialmente mais do que a clausula de recompra - mas em todo o caso penso que nunca iremos ter a possibilidade de fazer a recompra total do passe, mas a ver vamos.
Uma coisa é certa, já é tempo de aprendermos com estes fundos e não fazermos negócios tipo Iturbe (se bem que na altura uma cláusula de recompra fixa de 15M parecesse inatingível).
Os fundos sempre foram uma realidade no mundo do futebol, no mundo das empresas e noutros ramos empresariais. Podemos sempre pedir 67 milhões ao BES como fizeram os lampiões.

Se queremos equipas fortissimas temos que nos sujeitar a isto...Todos fazem o mesmo.
 

Zbrs

Bancada lateral
19 Abril 2008
852
3
Gondomar, 1988
Acho que não podemos dissociar a vinda do Brahimi com este negócio. Se não fosse este fundo ele provavelmente não vinha, ou ficava mais caro e eles ainda ficavam com percentagem de venda futura. O que se falou foi que o Granada facilitou o negócio por causa deste fundo que tem lá dinheiro investido.
 

Gonçaloo

Tribuna
10 Março 2012
4,032
0
ssm disse:
grandes em portugal? só se for grandes remediados, grandes caloteiros e grandes na miséria.

então no passe do danilo houve 5 milhões para intermediários, inflacionando barbaramente o negócio, e agora não há dinheiro?
Não há nenhuma empresa em Portugal que não esteja endividada.
Esperar que os clubes de futebol não estivessem é uma utopia. Aliás, o recurso ao crédito/dívida é um instrumento imprescindível no crescimento de uma empresa e não deve ser visto com maus olhos. É verdade que nos últimos anos temos tido uma diminuição da nossa margem de lucro (% dos jogadores) fruto das participações dos fundos mas muitas vezes sem a ajuda destes não teríamos conseguido ter aqueles jogadores e continuar a manter a máquina a funcionar (a torneira do crédito em Portugal fechou).
O único clube em Portugal que conseguiria ser auto-sustentável [no sentido de conseguir gerar receitas suficientes se sustentar, dependendo menos da venda de jogadores] seria o Benfica (se tivesse uma dívida de um tamanho decente, e não a cratera que tem) mas graças à sua péssima gestão nem eles conseguem...