Yacine Brahimi

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,722
31,629
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Blashyrkh disse:
também acho que esta forma de jogar não nos vai levar ao sucesso no médio longo prazo. mas a transformação do Brahimi num jogador solidário, não vejo em quê que isso traga mal algum.
Quando um treinador trabalha um defesa, presume-se que o lado que se trabalhe mais é o lado defensivo. É normal. Que queira dar ao brahimi um lado defensivo eu também entendo. Mas o brahimi é um extremo, eu presumia que o lado a trabalhar deveria ser o ofensivo (coisas como soltar a bola melhor, cruzar em condições, acabar com as rotundas). Agora o que se viu nestes dois jogos é o inverso disso, é a transformação do extremo brahimi no defesa brahimi. E se foi assim contra o sporting em casa e no Guimarães fora eu nem quero saber como será na Juventus. Nem deverá passar da metade da metade do meio campo defensivo. Eu quando recordo os extremos do Porto lembro o lado ofensivo dos mesmos (os golos do hulk, os cruzamentos do Drulovic, as chapeladas do capucho), pelos vistos haverá uma inversão da coisa e daqui a uns anos estaremos a festejar os cortes defensivos do extremo brahimi ou os quase golos do mágico Herrera que só não foram porque o malvado do redes apanhou a bola primeiro.. Mas lá está, se este for o caminho para ser campeão eu não importo, até podem meter o andré silva a defesa central.

D

DaniMontana

Guest
MiguelDeco disse:
O highlight de todo um jogo do nosso extremo é um momento defensivo. Já agora seria engraçado ver um em termos ofensivos. É capaz de ser mais complicado. A tondelização do nosso clube está em andamento não apenas a nível diretivo/comando técnico mas também na maneira histérica como se festeja um corte na linha lateral por um extremo cuja principal função deveria ser criar futebol de ataque. O pânico que os nossos extremos provocavam nos defesas fazia com que eles fossem temidos pela sua apetência atacante. Agora temos o inverso, os nossos extremos são temidos por serem excelentes defesas e de lá mal saírem. Lá está, mas vindo de quem defende que o Herrera é um médio de nível para o nosso clube não seria de esperar melhor do que esta autêntica tondelização de uma equipa que costumava ser grande.
A tondelizacao e apenas um meio para atingir um fim.

Não é bonito, mas enquanto for eficaz venha mais jogos a Tondela.

O importante agora é ganhar ganhar ganhar até ao fim mesmo que seja feio a vista!

I love Porto

Azulao

Bancada central
12 Março 2016
1,736
582
58
Santa Maria da Feira
DaniMontana disse:
A tondelizacao e apenas um meio para atingir um fim.

Não é bonito, mas enquanto for eficaz venha mais jogos a Tondela.

O importante agora é ganhar ganhar ganhar até ao fim mesmo que seja feio a vista!

I love Porto
Concordo.

Nesta fase importante é ganhar.

Certeza que polvo, não concorda, basta vê trabalho feito por hugogil.

D

DaniMontana

Guest
MiguelDeco disse:
se a ideia de organização do clube passar a ser carpe diem então concordo. Se pelo contrário, e a nível de planeamento é isto que se quer para o clube a longo prazo então é ter fé que isto vai sempre resultar bem. Pode ser que sim.
O Porto estava-ve a ver fdd para conseguir pontos fora, se o Nuno acha que os consegue a jogar assim, eu pouco me importa neste momento.

Óbvio que depois vem a confiança de sequências de jogos positivos.

Eu acredito que o Nuno não faz uma jogada arriscada porque não quer perder 1 ponto que seja.

Se joga bonito e começa a perder depois quem é que aguenta os adeptos?

I love Porto

D

DaniMontana

Guest
MISTICAPORTISTA disse:
Não tem mal nenhum se for visto como situação isolada.
A partir do momento em que anula as principais caracteristicas do jogador e o jogador deixa de fazer aquilo que são as suas caracteristicas naturais é um problema e grande.

Outro problema é que já n é só o Brahimi já há outros jogadores que isto aconteceu
As características naturais do brahimi era pegar na bola e andar às voltas para cima e para baixo até ficar tonto e perder a mesma.

Um brahimi e corona a dar uma mão a defesa, fdx quem dera ao Real que o Ronaldo e Cia fizessem um pouco mais de trabalho defensivo.

Eu para ser sincero prefiro um jogador trabalhador que um armado em vedeta

I love Porto

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,140
1,982
Conquistas
1
  • Novembro/17
@MiguelDeco eu não vou entrar nessas discussões. por um lado porque não faz parte da minha forma de ser, por outro porque para ser honesto não sou nenhum entendido a fundo dessas questões. o que me parece é que, concordando contigo, esta forma de jogar não nos vai levar ao sucesso. temos um treinador mediano a tender para o medíocre. se o afastamento inicial do Brahimi aconteceu para que o jogador fosse mais solidário, acho bem. mas depois há o caso Adrian Lopez, etc... percebo o que diz o @MISTICAPORTISTA , faz sentido, se o jogador perde as suas características de forma continuada, é mau. também faz sentido o que dizes, um extremo deve desenvolver capacidades ofensivas primordialmente. mas cobrir o seu flanco, ser solidário em vez de ficar especado ou assim que perde a bola desistir por completo, também não me parece correcto. talvez tenha tudo a ver com posicionamentos. mas como já disse, não sou entendido nessas matérias, portanto, abstenho-me de comentar.

não deixa de ser louvável o espírito com que o atleta nos tem presenciado.

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
DaniMontana disse:
As características naturais do brahimi era pegar na bola e andar às voltas para cima e para baixo até ficar tonto e perder a mesma.

Um brahimi e corona a dar uma mão a defesa, fdx quem dera ao Real que o Ronaldo e Cia fizessem um pouco mais de trabalho defensivo.

Um para ser sincero prefiro um jogador trabalhador que um armado em vedeta

I love Porto
O Brahimi é um jogador de criar desiquilibrios ofensivos.Esse andar as voltas e perder a bola é um defeito de formação que nunca foi corrigido.
Em vez de tentar corrigir o jogador para ele continuar a desiquilibrar ofensivamente e ser mais produtivo e efectivo não, bora lá pedir a ele que pense primeiro em defender e só depois em atacar anulando aquilo em que é bom.

Basicamente é corrigir algo errado cometendo um erro ainda maior

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,722
31,629
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Temos um exemplo na nossa história do que por vezes estes génio da tática conseguem criar. O Anderson, um dos maiores génios que passou por este clube e que depois foi trabalhado num outro clube para "defender" e "ocupar melhor os espaços em termos defensivos" e depois foi o que se viu. Não é problema nenhum o brahimi ajudar a defender, aliás se aliado a isso o homem fizesse algo na frente ninguém diria nada. O problema é que as ordens para o jogador passam por defender primeiro e depois com alguma sorte tentar algo lá para a frente, no entanto, e conforme se tem visto nestes 2 jogos, a parte do ataque tem sido uma miséria.

Azulao

Bancada central
12 Março 2016
1,736
582
58
Santa Maria da Feira
DaniMontana disse:
Pouco interesse tem em saber se Brahimi produziu mais ofensivamente ou defensivamente.

O que interessa no final e se a equipa em si conseguiu o objectivo principal que era os 3 pontos!

I love Porto
O que interessa é atacar, 3 pontos é secundário.

Mesma opinião tem treinador Nice em relação,Bollateli.

r9moreira

Tribuna
12 Março 2012
2,550
251
37
O brahimi devia estar colado ao bico da área adversária e receber para o 1vs1, qual Douglas Coutinho.
Termos de meter o Brahimi a 2o lateral esquerdo é um contra-senso. Guardiola com um Brahimi era um mister feliz.

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
r9moreira disse:
O brahimi devia estar colado ao bico da área adversária e receber para o 1vs1, qual Douglas Coutinho.
Termos de meter o Brahimi a 2o lateral esquerdo é um contra-senso. Guardiola com um Brahimi era um mister feliz.
Se calhar é Phillipe Coutinho...o Douglas Coutinho veio para o Braga e foi devolvido!

jpmsfonseca

Bancada central
20 Maio 2013
1,138
5,411
Desculpem mas discordo de quase tudo o que foi dito.

A função de um extremo e criar? Desde quando ? Em que futebol?

Depende das dinâmicas mas a função de um extremo está muito longe de ser criar. Um extremo deve saber defender, saber o momento de ir a linha para cruzar, saber o momento em que a equipa precise que ele jogue por dentro, saber esperar a subida do lateral para ter apoio, saber dar cobertura ao lateral numa fase de transição defensiva, saber aparecer na área quando a bola está a ser jogada ao segundo poste e "n" coisas mais.

Não há ordem para a importância de cada uma destas valias, tudo depende da dinâmica e do momento.

O brahimi está MUITO melhor em muitos destes momentos e festejar um corte é tão relevante como um bom cruzamento.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,722
31,629
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
jpmsfonseca disse:
A função de um extremo e criar? Desde quando ? Em que futebol?
A resposta à tua pergunta é a nossa história. Pode é ser que não a conheças mas isso é outra história...

jpmsfonseca

Bancada central
20 Maio 2013
1,138
5,411
MiguelDeco disse:
A resposta à tua pergunta é a nossa história. Pode é ser que não a conheças mas isso é outra história...
@MiguelDeco

Desculpa mas não vou entrar sobre quem sabe mais do clube.
O que posso afirmar é que quando chego a um clube, nao procuro saber rigorosamente nada sobre a historia tactica do clube mas sim a sua cultura. Isso sim pode ser relevante, na minha opinião.

As dinâmicas são relevantes perceber, uma vez que todos os escalões devem ter as mesmas de forma a integração dos atletas ser mais consistente e simples.

Quanto a cultura de extremo, sinceramente não sabia que existia, mas deixa-me dizer-te que um Hulk é muito diferente de um António Folha, que por sua  vez nada têm a ver com um Drulovic, pelo que questiono qual a cultura, arriscando-me a dizer que não devemos chamar cultura a dinâmicas mas é apenas a minha opinião.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,722
31,629
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
jpmsfonseca disse:
@MiguelDeco

Desculpa mas não vou entrar sobre quem sabe mais do clube.
O que posso afirmar é que quando chego a um clube, nao procuro saber rigorosamente nada sobre a historia tactica do clube mas sim a sua cultura.
Falas em chegar a um clube e o que importa não é o historial tático mas sim a cultura. E não vejo onde é que isso é contraditório com o que falei acima. Efetivamente o folha era diferente do hulk que por sua vez era diferente do Drulovic que por sua vez era diferente do capucho and so on. O problema, e voltando à questão da cultura, é que esses jogadores são relembrados pela conquista de títulos e acima de tudo são relembrados por uma cultura de um clube que partia do pressuposto que éramos mais fortes que todos e que devíamos entrar em todos os jogos pelo menos com a mentalidade que tínhamos as mesmas hipóteses de ganhar que qualquer equipa do mundo, e com futebol de ataque. E essa cultura passava por ter jogadores, e equipas onde:

1 - Os defesas, e salvo algumas exceções, eram reconhecidos por serem excelentes defesas fazendo o que deviam fazer melhor que é, e passo o pleonasmo, defender.
2 - Os atacantes, e salvo raríssimas exceções, eram famosos pelas suas capacidades atacantes e pela capacidade quer de criar jogo ofensivo quer de finalizar o mesmo.

Pois bem, no caso brahimi, e não só(existem outros), o que existe é o inverso disto. É a negação de toda esta cultura de clube, mais  do que qualquer historial tático. Ser massacrado pelo sporting em casa na segunda parte não pode ser considerado normal, mesmo ganhando o jogo. Ter o nosso extremo mais capacitado quase todo o jogo a defender é a negação daquilo que deve ser o nosso futebol. Mas lá está, o que tenho lido por aqui é que a breve prazo o que importa é ganhar títulos e mais nada importa. Pois bem, se a ideia for essa, e se resultar então tudo muito bem, e cá estarei para fazer o que fiz sempre, embora discordando daquilo em que estão a querer transformar o nosso clube e achando que isto não é um planeamento plausível a médio longo prazo. Não farei é como alguns que mudarão depois de nick para continuarem a vir cá defender sempre o indefensável. Isso não farei.

jpmsfonseca

Bancada central
20 Maio 2013
1,138
5,411
MiguelDeco disse:
Falas em chegar a um clube e o que importa não é o historial tático mas sim a cultura. E não vejo onde é que isso é contraditório com o que falei acima. Efetivamente o folha era diferente do hulk que por sua vez era diferente do Drulovic que por sua vez era diferente do capucho and so on. O problema, e voltando à questão da cultura, é que esses jogadores são relembrados pela conquista de títulos e acima de tudo são relembrados por uma cultura de um clube que partia do pressuposto que éramos mais fortes que todos e que devíamos entrar em todos os jogos pelo menos com a mentalidade que tínhamos as mesmas hipóteses de ganhar que qualquer equipa do mundo, e com futebol de ataque. E essa cultura passava por ter jogadores, e equipas onde:

1 - Os defesas, e salvo algumas exceções, eram reconhecidos por serem excelentes defesas fazendo o que deviam fazer melhor que é, e passo o pleonasmo, defender.
2 - Os atacantes, e salvo raríssimas exceções, eram famosos pelas suas capacidades atacantes e pela capacidade quer de criar jogo ofensivo quer de finalizar o mesmo.

Pois bem, no caso brahimi, e não só(existem outros), o que existe é o inverso disto. É a negação de toda esta cultura de clube, mais  do que qualquer historial tático. Ser massacrado pelo sporting em casa na segunda parte não pode ser considerado normal, mesmo ganhando o jogo. Ter o nosso extremo mais capacitado quase todo o jogo a defender é a negação daquilo que deve ser o nosso futebol. Mas lá está, o que tenho lido por aqui é que a breve prazo o que importa é ganhar títulos e mais nada importa. Pois bem, se a ideia for essa, e se resultar então tudo muito bem, e cá estarei para fazer o que fiz sempre, embora discordando daquilo em que estão a querer transformar o nosso clube e achando que isto não é um planeamento plausível a médio longo prazo. Não farei é como alguns que mudarão depois de nick para continuarem a vir cá defender sempre o indefensável. Isso não farei.
Discordamos em concordar.

Uma coisa é o que o clube se está a transformar e também so não vê quem não quer. Sou completamente contra os métodos de gestão do nosso clube. E nada tem a ver com o NES.. vem bem mais de cima.

Outra é cultura tactica e dinâmicas. Desculpa mas discordo por completo de tudo o que escreveste. Um defesa não é apenas para defender, nem um atacante para criar e.. essa nunca foi a nossa cultura. Só para terminar, Aloisio era um senhor a defender mas era o primeira a saber ler bem a dinâmica ofensiva. João Pinto, quantos cruzamentos não fazia por jogo, mesmo sabendo que as vezes o -"folgo" comprometia defensivamente? Lembaste de .. Branco? Deco é um bom exemplo de um jogador que criava muito e destruia bastante também. Sergio Conceição era uma carraça defensivamente, Capucho nem sequer descia para defender.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,722
31,629
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
jpmsfonseca disse:
Discordamos em concordar.

Uma coisa é o que o clube se está a transformar e também so não vê quem não quer. Sou completamente contra os métodos de gestão do nosso clube. E nada tem a ver com o NES.. vem bem mais de cima.

Outra é cultura tactica e dinâmicas. Desculpa mas discordo por completo de tudo o que escreveste. Um defesa não é apenas para defender, nem um atacante para criar e.. essa nunca foi a nossa cultura. Só para terminar, Aloisio era um senhor a defender mas era o primeira a saber ler bem a dinâmica ofensiva. João Pinto, quantos cruzamentos não fazia por jogo, mesmo sabendo que as vezes o -"folgo" comprometia defensivamente? Lembaste de .. Branco? Deco é um bom exemplo de um jogador que criava muito e destruia bastante também. Sergio Conceição era uma carraça defensivamente, Capucho nem sequer descia para defender.
eu não disse que não faziam isso. Se atentares naquilo que escrevi menciono que os defesas, e salvo raras exceções, como o branco por exemplo, eram mais conhecidos pela sua capacidade de saber defender bem do que propriamente o resto. E os avançados igual (não me lembro se o Drulovic defendia bem ou mal mas lembro-me que a cruzar não existia ninguém como ele), embora existam exceções como é óbvio, mas por exemplo o Jardel não fazia quase trabalho defensivo nenhum e no entanto ninguém lhe dizia nada porque quando era para estar no sítio dele a fazer o que ele tinha que fazer ele não falhava. E eu pergunto, é isso que se vê no caso brahimi? Esta transformação defensiva do jogador resultou em algo em termos ofensivos? Se sim em quê?. E eu não digo que o brahimi não tenha que defender, aliás, acho que aliada à sua incapacidade de cruzar e de soltar a bola no devido tempo, era um dos seus maiores defeitos. Agora ter como solução para isso criar o defesa esquerdo II da equipa não é solução, nem para a equipa nem para o jogador (faz-me lembrar a analogia do gordo que quer emagrecer deixando de comer). Mas lá está, se resultar e formos campeões lá andarei a buzinar e vou esquecer o nuno e o brahimi e até o Herrera..