Não digo que seja o André Ventura da esquerda, até porque o André Ventura é um caso particular. Mas a Ana Gomes, o Marcelo e o Ventura são de longe os 3 candidatos mais populistas. Ninguém é santo, mas a política actual vive muito de tribalismos, mais até do que no passado onde havia maior flexibilidade e capacidade de discutir temas sensíveis. Ah e tal eu voto neste candidato porque todos os outros que não o apoiam são gente de mal e sem escrúpulos, por isso só pode significar que o meu candidato está do lado bom.O único verdadeiro inocente é o Tino de Rans, não pertence a qualquer escola política, nem formação política tem, calceteiro de profissão. Além disso é portista, óbvio que isso não conta para nada.
Para mim Ana Gomes é o André Ventura à esquerda.
Ainda há pouco falei do exemplo do Miguel Costa Matos, Tiago Barbosa Ribeiro e Maria Begonha, os três de famílias ricas, os três que saíram das faculdades e foram directamente para cargos nos partidos e deputados da nação sem terem trabalhado. Se lhes perguntares se são privilegiados, dizem-se que sim porque são brancos, são heterossexuais e não pertencem a minorias, nenhum te vai dizer que são privilegiados porque as respectivas famílias são cheias de dinheiro e ligações ao PS. Adoptam os discursos vigentes das políticas dos seus partidos e não saem dali, amanhã se o discurso for outro adoptam esse discurso sem questionar, porque isso lhes dá uma garantia para o resto da vida, não porque estão na política para melhorar a vida das outras pessoas.
Eu não me identifico com maioria das políticas do Bloco, mas reconheço na Marisa Matias alguém que tem feito um trabalho bastante útil e tem impulsionado algumas políticas sociais que considero importantes. Naturalmente que a sua candidatura tem outros interesses para o próprio Bloco de Esquerda, os próprios e naturais interesses financeiros, etc., mas acho que há ali algo mais genuíno que não vejo nos outros candidatos, tratando-se apenas de uma opinião minha como é evidente.
O Tino está ali numa de manter e ganhar a sua popularidadezita, que lhe possibilita depois fazer uns espectáculos aqui e ali, aparecer num canal e noutro, participar em determinados eventos, uns contratozitos aqui e ali, e vai fazendo a sua vidita. Nada contra, pelo contrário.