Isto de se auto-definir é porreiro.
Sou milionário.
Os zeros a menos da minha conta é que gostam de me contrariar.
BE é um partido da esquerda populista. Agarra os soundbites mais em voga da esquerda à extrema-esquerda e vai no bandwagon.
Não concordo minimamente.
Aliás, o BE, especialmente nos primeiros anos após a sua fundação (ou fusão se quiseres) foi um excelente dínamo de assuntos que não entravam na agenda política e até na própria sociedade. Há um trabalho de consciencialização que os partidos mais progressistas fazem ao trazer propostas que parecem absurdas para a ribalta e que depois, por surgirem, vão se tornando mais debatidas e comuns até serem aceites pelos mais conservadores. Um exemplo perfeito disto são os direitos dos animais e o abate de animais de companhia: Há 15 anos atrás, só o BE falava disso, há 7 anos toda a direita votou contra o fim do abate e agora não há partido nenhum em Portugal que não tenha feito campanha autárquica incluindo campanhas de esterilização e bem-estar animal, etc.
Suponho que as pessoas vão caminhando para a Direita à medida que vão estando melhor na vida.
Nada de científico, só uma sensação.
Na dicotomia económica, parece-me que as pessoas vão se tornando menos extremistas, ou mais pragmáticas, relativamente ao seu posicionamento original, com o passar dos anos. Não me parece que saltem ideologicamente de um lado para outro.
Na vertente ética iluminista, nós enquanto jovens temos tendência a ser mais recetivos à mudança, mas tendemos a estabilizar num patamar à medida que o tempo passa. Depois a geração seguinte passa-nos pela esquerda tomando aquilo que evoluímos no nosso tempo como princípio assente básico e de repente aquilo que defendemos já não está tão à frente como estava décadas atrás.
Em Portugal, essa tendência baralha-se bastante com a esquerda (mais progressista) e a direita (mais conservadora), mas essa é uma caraterística da política portuguesa, com algumas exceções (PCP e IL em cada um dos espetros). Em vários países, especialmente no norte da Europa onde a política americana não é tão influente, essa relação já não é tão óbvia.