Política Nacional

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,961
7,055
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
“Os partidos também têm projectos para os tempos históricos que vivem. O Bloco de Esquerda apresenta um programa (...) social-democrata.” 2019.

Mas vocês só leem as gordas...
Que eu saiba um programa representa sempre a matriz ideológica do partido. Aliás a Marisa Matias também ela própria já se proclamou como social democrata.

R

Rm95

Guest
Que eu saiba um programa representa sempre a matriz ideológica do partido. Aliás a Marisa Matias também ela própria já se proclamou como social democrata.
Sao tao pessimos politicos que nem sabem bem qual e a sua propria ideologia.
So ha uma boa opção na política portuguesa, iniciativa liberal. O resto e mais do mesmo.

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
11,557
8,860
Sao tao pessimos politicos que nem sabem bem qual e a sua propria ideologia.
So ha uma boa opção na política portuguesa, iniciativa liberal. O resto e mais do mesmo.
Isso depende sempre da forma de cada um ver o mundo e o que pretende da atualidade e do futuro. Enquanto oposição sei o que vale a IL, enquanto solução de governo não.

Por exemplo, acho que a Iniciativa Liberal esteve francamente mal no interrogatório ao orelhas por exemplo. Desse momento, destacou-se claramente a Mortágua. Mas não me veriam (pelo menos até agora) a colocar um voto no BE.

Mais uma vez, tudo depende de cada individuo no exercício do seu direito.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,742
8,028
Bragança
Isso depende sempre da forma de cada um ver o mundo e o que pretende da atualidade e do futuro. Enquanto oposição sei o que vale a IL, enquanto solução de governo não.

Por exemplo, acho que a Iniciativa Liberal esteve francamente mal no interrogatório ao orelhas por exemplo. Desse momento, destacou-se claramente a Mortágua. Mas não me veriam (pelo menos até agora) a colocar um voto no BE.

Mais uma vez, tudo depende de cada individuo no exercício do seu direito.
Há uns anos, a Republica da Irlanda tinha um rendimento per capita aproximado ao Português. Hoje está no Top 15 Mundial de rendimento por cidadão. Sabes o que fizeram ? Muitas reformas, as mais importantes das quais, foi baixar dramaticamente a carga fiscal sobre cidadãos e empresas. Sem o Estado a ir tanto aos bolsos, tudo começou a melhorar, mais dinheiro para melhores salários, mais dinheiro no bolso do cidadão, mais dinheiro a circular na economia. Portanto tudo o contrario que a esquerda portuguesa costuma fazer, que é o modelo económico dos anos 70 ou 80... Pagamos impostos quase até aos rendimentos do fim do mês de Maio. Tudo que ganhas até ao fim de Maio não é teu, é para impostos. Vê o caso dos combustíveis ? Nós em pleno seculo XXI ainda andamos com nacionalizações como a da TAP, que sabemos que trará ano após ano, prejuízos enormes. As politicas da Republica da Irlanda foram Liberais e seria o que me levaria a votar na IL.

Última edição:
  • Like
Reações: VenusInFurs

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,989
6,024
E não quiseste ler a parte do ter "projectos para os tempos históricos" em que vivemos? Será que um partido não pode evoluir com os novos tempos?

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,742
8,028
Bragança
Sabes sequer o que é a social democracia? 😀
Sei que terá mais social democracia qualquer partido centro, do que um partido trotskista, marxista, com gente oriunda do PCP e do PCTP-MRPP. De gente que se recusou a condenar a ditadura de Kim Jong-Il, dizendo que a Coreia do Norte não era bem uma ditadura. São estes os teus democratas ?

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,989
6,024
Sei que terá mais social democracia qualquer partido centro, do que um partido trotskista, marxista, com gente oriunda do PCP e do PCTP-MRPP. De gente que se recusou a condenar a ditadura de Kim Jong-Il, dizendo que a Coreia do Norte não era bem uma ditadura. São estes os teus democratas ?
Gente oriunda do MRPP tipo Durão Barroso ou Nuno Ribeiro da Silva? PCP tipo a Zita Seabra que depois do PSD, já vai na IL? O Pacheco Pereira que foi daquele outro PCP?

• Like
Reações: Tails e MiguelDeco

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,742
8,028
Bragança
Gente oriunda do MRPP tipo Durão Barroso ou Nuno Ribeiro da Silva? PCP tipo a Zita Seabra que depois do PSD, já vai na IL? O Pacheco Pereira que foi daquele outro PCP?
Costumas ver muitas vezes isso e em vários Países. Pessoal politizado ir mudando ao longo da vida. Normalmente iniciam na extrema esquerda (juventude, no meio universitário toda a gente é de esquerda é cool) e depois vao-se aproximando do centro, dos liberais e até alguns da direita ? Tens uma explicação lógica para isso ? Eu tenho uma ideia do porque mas não vou dizer

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
10,657
16,729
Esqueçam as ideologias..valem o que valem.

A não ser o PCP e, até ver, mas se chegasse ao poder pagava para ver a coerência entre o que sai da boca e a prática, a IL, os partidos em PT funcionam muito pouco à base da ideologia politica.

AntonioMachado

Bancada central
11 Outubro 2019
2,070
3,133
Costumas ver muitas vezes isso e em vários Países. Pessoal politizado ir mudando ao longo da vida. Normalmente iniciam na extrema esquerda (juventude, no meio universitário toda a gente é de esquerda é cool) e depois vao-se aproximando do centro, dos liberais e até alguns da direita ? Tens uma explicação lógica para isso ? Eu tenho uma ideia do porque mas não vou dizer
Suponho que as pessoas vão caminhando para a Direita à medida que vão estando melhor na vida.
Nada de científico, só uma sensação.

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
11,557
8,860
Há uns anos, a Republica da Irlanda tinha um rendimento per capita aproximado ao Português. Hoje está no Top 15 Mundial de rendimento por cidadão. Sabes o que fizeram ? Muitas reformas, as mais importantes das quais, foi baixar dramaticamente a carga fiscal sobre cidadãos e empresas. Sem o Estado a ir tanto aos bolsos, tudo começou a melhorar, mais dinheiro para melhores salários, mais dinheiro no bolso do cidadão, mais dinheiro a circular na economia. Portanto tudo o contrario que a esquerda portuguesa costuma fazer, que é o modelo económico dos anos 70 ou 80... Pagamos impostos quase até aos rendimentos do fim do mês de Maio. Tudo que ganhas até ao fim de Maio não é teu, é para impostos. Vê o caso dos combustíveis ? Nós em pleno seculo XXI ainda andamos com nacionalizações como a da TAP, que sabemos que trará ano após ano, prejuízos enormes. As politicas da Republica da Irlanda foram Liberais e seria o que me levaria a votar na IL.
Chill.

O que disse é verdade. Nunca vimos a IL como governo ou integrante num governo, pelo que é perfeitamente plausível que não se saiba o que farão/defenderão se lá chegarem.

A IL não é só virtudes. Aliás, dei o exemplo de onde ficou muito aquém na oportunidade que teve de meter o dedo na ferida da corrupção. Nem o BE é só méritos por o ter feito.

O que defendi no meu comentário é que vivemos, e ainda bem, num país onde a liberdade de expressão, voto e ideologia existe, e em que existe a sociedade diferentes pessoas, diferentes vivências, diferentes vidas. A nacionalização da TAP a mim não me faz sentido nenhum, a outros fará.

Sei do caso da Irlanda, sei do caso da Noruega e escandinavos. Sei que existem vários caminhos para o mesmo fim. Eu é que tendencialmente vejo uns que podem ser diferentes dos teus e de outros foristas. E ainda bem.

• Like
Reações: Czarli9

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,742
8,028
Bragança
Suponho que as pessoas vão caminhando para a Direita à medida que vão estando melhor na vida.
Sao uma minoria. Normalmente caminham de extrema esquerda para esquerda centro ou moderada como quiseres chamar. Aceitam que o ser humano nunca será vergado a viver todo na mesma classe. Talvez por mais tarde se aperceberem, que haverá seres humanos que trabalham das 6 da manhã até à noite , não porque os obriguem, porque querem ter mais. E outros se pudessem levantarse-iam sempre ás duas da tarde e terminariam a jornada as 6 da tarde. Porque os seres humanos são todos diferentes. Na ambição, nas competências, nas ideias, na forma de encarar a vida. A minha sensação é que na adolescência e juventude pensamos que sabemos tudo e não é um facto. Muita gente só vai em si quando sai de casa dos Pais, tem de sustentar a si próprio, quer mais e melhor de uma forma honesta, para os seus filhos que aquilo que ele teve, que aquilo que os pais deles tiveram. Não podes subjugar o ser humano a uma ideologia seja de direita ou esquerda, porque o ser humano é indomável.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,989
6,024
Não vais dizer porquê?
Eu não chamaria politizado, pelo menos aos dirigentes políticos que o fazem... É ver os que andaram a saltar de um lado para o outro em benefício próprio para evitar o uso da palavra "politizado".

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,245
9,386
Isto de se auto-definir é porreiro.
Sou milionário.
Os zeros a menos da minha conta é que gostam de me contrariar.

BE é um partido da esquerda populista. Agarra os soundbites mais em voga da esquerda à extrema-esquerda e vai no bandwagon.
Não concordo minimamente.
Aliás, o BE, especialmente nos primeiros anos após a sua fundação (ou fusão se quiseres) foi um excelente dínamo de assuntos que não entravam na agenda política e até na própria sociedade. Há um trabalho de consciencialização que os partidos mais progressistas fazem ao trazer propostas que parecem absurdas para a ribalta e que depois, por surgirem, vão se tornando mais debatidas e comuns até serem aceites pelos mais conservadores. Um exemplo perfeito disto são os direitos dos animais e o abate de animais de companhia: Há 15 anos atrás, só o BE falava disso, há 7 anos toda a direita votou contra o fim do abate e agora não há partido nenhum em Portugal que não tenha feito campanha autárquica incluindo campanhas de esterilização e bem-estar animal, etc.

Na dicotomia económica, parece-me que as pessoas vão se tornando menos extremistas, ou mais pragmáticas, relativamente ao seu posicionamento original, com o passar dos anos. Não me parece que saltem ideologicamente de um lado para outro.
Na vertente ética iluminista, nós enquanto jovens temos tendência a ser mais recetivos à mudança, mas tendemos a estabilizar num patamar à medida que o tempo passa. Depois a geração seguinte passa-nos pela esquerda tomando aquilo que evoluímos no nosso tempo como princípio assente básico e de repente aquilo que defendemos já não está tão à frente como estava décadas atrás.
Em Portugal, essa tendência baralha-se bastante com a esquerda (mais progressista) e a direita (mais conservadora), mas essa é uma caraterística da política portuguesa, com algumas exceções (PCP e IL em cada um dos espetros). Em vários países, especialmente no norte da Europa onde a política americana não é tão influente, essa relação já não é tão óbvia.

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
27,833
49,766
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
A saída do Vice-Presidente Nuno Morais Sarmento poderá enfraquecer a imagem de Rui Rio, por outro lado o apoio por unanimidade da distrital do Porto do PSD a Paulo Rangel é também algo relevante.