Por exemplo.
Por maior po que tenha a este fulano, eu posso dizer que ele é um falhado?
Uma pessoa que atinge uma posição de destaque como Presidente da Câmera duma cidade como o Porto?
Nao, nao posso. Posso achar muitas coisas más dele, mas falhado não
Porque é objectivo.
Depende. Uma pessoa, todas as pessoas, nas suas essências, são falhados e são pessoas de sucesso ao mesmo tempo. Depende do que se considerar a falha e o sucesso. Se te divorciares és um falhado no casamento, mas antes disso tiveste sucesso porque te apaixonaste e sucedeste no amor e casaste.
No fundo a vida é uma sequência muito grande - porque acontecem muitas coisas na vida - mas muito curta - em termos cósmicos e de tempo - de falhanços e sucessos. O Rui Moreira então é um falhado porque nunca foi primeiro ministro ou presidente da república ou outra coisa que ambicionou e nunca conseguiu.
O Conceição, provavelmente, é um falhado em algumas coisas da vida dele. Não conseguiu atingir certos objetivos que queria atingir. Falhou. Mas também tem imensos sucessos. E isto vale para cada um de nós. Mas o Sérgio, na sua profissão, tem tido muito mais sucessos do que falhanços. Isso é certo.
O RM errou nessa frase: ninguém é só um falhado (ou só uma pessoa de sucesso). Mas ele disse aquilo num contexto privado. Conversas que todos temos sobre tudo e mais alguma coisa em casa ou com amigos.