Eu fiz um post na mesma página, ou na seguinte, onde fiz mea culpa.Excelente argumento, @Diogo Tomás. Uma gargalhada malcriada.
Até fiquei sem resposta.
Mas estás no teu direito de comentar o que quiseres, só meti um smile.
Eu fiz um post na mesma página, ou na seguinte, onde fiz mea culpa.Excelente argumento, @Diogo Tomás. Uma gargalhada malcriada.
Até fiquei sem resposta.
Uma gargalhada. Simplesmente a gozar com o que escrevi. Pior do que um insulto. Eu respondi ao post que citei, não sabia o que tinhas escrito à frente.Eu fiz um post na mesma página, ou na seguinte, onde fiz mea culpa.
Mas estás no teu direito de comentar o que quiseres, só meti um smile.
Eu apenas ri porque abordaste as rádios, onde não tenho conhecimento algum porque não costumo ouvir. E depois fizeste lá as tuas "provocações" e achei engraçado, nada demais.Uma gargalhada. Simplesmente a gozar com o que escrevi. Pior do que um insulto. Eu respondi ao post que citei, não sabia o que tinhas escrito à frente.
Não foi isso que eu liEu apenas ri porque abordaste as rádios, onde não tenho conhecimento algum porque não costumo ouvir. E depois fizeste lá as tuas "provocações" e achei engraçado, nada demais.
Quanto ao estudo, o que vi foi em: https://medialab.iscte-iul.pt/wp-content/uploads/Comentario_2023_Final_Pub_7Mar2024.pdf
Em que dava vantagem de 55-45 em comentadores políticos para o PS nas televisões portuguesas, no entanto dava 50-50 no número de militantes declarados nesses programas.
Então é isso, disse merda atrás. Em 2020/2021 enjoei de comentários políticos na TV portuguesa porque havia claramente um peso maior da esquerda, nunca havia uma crítica, eram sempre "Yes mans" de esquerda, esse estudo também dizia que para essa mesma data(2020) havia de facto um desequilíbrio com mais comentadores do PS comparados com PSD e mais da esquerda em geral, neste momento há um maior equilíbrio entre os 2 maiores partidos e no panorama geral até há ligeiramente mais de direita.
Epa, o relatório é grandeNão foi isso que eu li
"Em 2016, havia uma ligeira vantagem favorável aos comentadores fixos de esquerda (23 contra 22), mas em 2023 a tendência mudou e o predomínio é da direita (37 contra 25)"
De resto, se provoquei, peço desculpa. Não era o objectivo.
E a que deve esse fenómeno? Btw, tiro o pml daquela lista porque esse tipo nem espinha tem, anda conforme o vento e os almoços
Os jovens nao sao conservadores. Sao nacionalistas. E' por isso que o Ventura tem cuidado com o topico do Aborto.acho bem mais estranho como é que o pessoal jovem agora passou a ser o meme "jovem conservador de direita", e logo tantos a votar no Chega.
tipo...um jovem em Portugal em 2025 ser de direita conservadora, acho uma cena super estranha.
os estereótipos viraram todos do avesso, os jovens são os conservadores caça-comunas e os velhos são os esquerdalhos...
(generalizando...)
e mais uma vez: um partido que supostamente tinha essa vantagem toda nas tv's (não tem) não tinha o Marquês Mendes e o Paulo Portas a comentar para audiências de 1M de pessoas nos canais principais.
nem o José Gomes Ferreira.
nem o Miguel Sousa Tavares
comentadores mesmo de SIC e TVI e não apenas de SIC N e CNN
essa narrativa não bate certo com o que se vê.
e vejo pessoal de esquerda a dizer o mesmo que tu mas ao contrário.
mas no fim é 50/50.
vai continuar mais ou menos tudo como estava, mais 10 deputados para AD+IL, menos 10 deputados para o PS, mais deputados no Livre (espero eu), menos para o BE.O melhor para o pais para mim e' um parlamento semelhante a este.
- Ninguem com maioria absoluta
- 3 grandes partidos para quebrar o duopolio ps/psd
- coligacoes de geometria variavel caso a caso.
Se tivermos um parlamento +- igual a este, nao tenho tao claro que haja instablidade politica. E' bem provavel que dure 4 anos e o ps faca bem mais acordos com o psd a medida que o Chega se consolida no panorama politico.vai continuar mais ou menos tudo como estava, mais 10 deputados para AD+IL, menos 10 deputados para o PS, mais deputados no Livre (espero eu), menos para o BE.
Ou seja, substancialmente tudo na mesma.
E daqui a um ano vamos a eleições outra vez, com o país mergulhado numa crise económica e assim sucessivamente, até o Ventura (se ainda estiver, vivo é claro) ter mais votos do que o PSD.
Deve durar pelo menos até à discussão do orçamento para 2027. Depois logo se vê.Se tivermos um parlamento +- igual a este, nao tenho tao claro que haja instablidade politica. E' bem provavel que dure 4 anos e o ps faca bem mais acordos com o psd a medida que o Chega se consolida no panorama politico.
É possível, sim.Se tivermos um parlamento +- igual a este, nao tenho tao claro que haja instablidade politica. E' bem provavel que dure 4 anos e o ps faca bem mais acordos com o psd a medida que o Chega se consolida no panorama politico.
Agora com o CDS a ressurgir, não será que se vão afastar da sombra do PSD?É possível, sim.
Não o governo de 4 anos que acho impossível com estas pessoas que lideram PSD (que btw, já se livravam da merda actual que é o CDS) e PS.
É possível que durante uns anos venhamos a ter um bloco central em contra ponto com a extrema-direita, até que as pessoas finalmente acordem e voltem a descobrir que a esquerda (da escola pública, da habitação pública, do SNS tendencialmente gratuito, do estado social) é a única forma de salvar e dar alguma dignidade à classe pobre trabalhadora, que anda iludida com o encantador de burros que se algum dia for governo os vai foder a todos.
Não acho que fique tudo na mesma...Tens os 2 partidos de sempre, o Chega que vem numa subida constante e pelos vistos irá continuar este sábado, com IL+Livre a terem um bom número de deputados e a serem tranquilamente a 4ª e 5ª força política.vai continuar mais ou menos tudo como estava, mais 10 deputados para AD+IL, menos 10 deputados para o PS, mais deputados no Livre (espero eu), menos para o BE.
Ou seja, substancialmente tudo na mesma.
E daqui a um ano vamos a eleições outra vez, com o país mergulhado numa crise económica e assim sucessivamente, até o Ventura (se ainda estiver vivo, é claro, já que é uma pessoa com uma saúde muito frágil) ter mais votos do que o PSD.
Épico interromper o comentário para dizer não sei o que do Ventura. Parecia de propósito.![]()
David Dinis on Instagram: "Sobre o dia de ontem (e as câmaras atrás de ambulâncias com um líder partidário)"
2,961 likes, 275 comments - daviddinis5 on May 16, 2025: "Sobre o dia de ontem (e as câmaras atrás de ambulâncias com um líder partidário)".www.instagram.com
Está a ressurgir porque está coligado com o PSD. Senão, já tinha desaparecido.Agora com o CDS a ressurgir, não será que se vão afastar da sombra do PSD?
É uma boa questão.
Jornal é o Público, segundo o que disseram aqui.Já agora, qual será a rádio que faz para o ps aquuilo que o observador faz para o psd..??
Ficar na mesma no sentido das dinâmicas parlamentares não se alterarem. Para efeitos de governação o ch ter 40 ou 60 deputados ou o Livre ter 12 (quem me dera, ah não se pode fazer campanha hoje)em vez de 4 é completamente irrelevante.Não acho que fique tudo na mesma...Tens os 2 partidos de sempre, o Chega que vem numa subida constante e pelos vistos irá continuar este sábado, com IL+Livre a terem um bom número de deputados e a serem tranquilamente a 4ª e 5ª força política.
Quem sabe se tivermos eleições em 2026\2027 podemos ter 4\5 partidos acima de 10%.