Actualidade Nacional

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
16,649
26,214
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Uma gargalhada. Simplesmente a gozar com o que escrevi. Pior do que um insulto. Eu respondi ao post que citei, não sabia o que tinhas escrito à frente.
Eu apenas ri porque abordaste as rádios, onde não tenho conhecimento algum porque não costumo ouvir. E depois fizeste lá as tuas "provocações" e achei engraçado, nada demais.
Quanto ao estudo, o que vi foi em: https://medialab.iscte-iul.pt/wp-content/uploads/Comentario_2023_Final_Pub_7Mar2024.pdf
Em que dava vantagem de 55-45 em comentadores políticos para o PS nas televisões portuguesas, no entanto dava 50-50 no número de militantes declarados nesses programas.
Então é isso, disse merda atrás. Em 2020/2021 enjoei de comentários políticos na TV portuguesa porque havia claramente um peso maior da esquerda, nunca havia uma crítica, eram sempre "Yes mans" de esquerda, esse estudo também dizia que para essa mesma data(2020) havia de facto um desequilíbrio com mais comentadores do PS comparados com PSD e mais da esquerda em geral, neste momento há um maior equilíbrio entre os 2 maiores partidos e no panorama geral até há ligeiramente mais de direita.

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,428
7,905
Eu apenas ri porque abordaste as rádios, onde não tenho conhecimento algum porque não costumo ouvir. E depois fizeste lá as tuas "provocações" e achei engraçado, nada demais.
Quanto ao estudo, o que vi foi em: https://medialab.iscte-iul.pt/wp-content/uploads/Comentario_2023_Final_Pub_7Mar2024.pdf
Em que dava vantagem de 55-45 em comentadores políticos para o PS nas televisões portuguesas, no entanto dava 50-50 no número de militantes declarados nesses programas.
Então é isso, disse merda atrás. Em 2020/2021 enjoei de comentários políticos na TV portuguesa porque havia claramente um peso maior da esquerda, nunca havia uma crítica, eram sempre "Yes mans" de esquerda, esse estudo também dizia que para essa mesma data(2020) havia de facto um desequilíbrio com mais comentadores do PS comparados com PSD e mais da esquerda em geral, neste momento há um maior equilíbrio entre os 2 maiores partidos e no panorama geral até há ligeiramente mais de direita.
Não foi isso que eu li
"Em 2016, havia uma ligeira vantagem favorável aos comentadores fixos de esquerda (23 contra 22), mas em 2023 a tendência mudou e o predomínio é da direita (37 contra 25)"
De resto, se provoquei, peço desculpa. Não era o objectivo.

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
3,858
1,746
Conquistas
18
  • Alfredo Quintana
  • Paulinho Santos
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O melhor para o pais para mim e' um parlamento semelhante a este.
- Ninguem com maioria absoluta
- 3 grandes partidos para quebrar o duopolio ps/psd
- coligacoes de geometria variavel caso a caso.

• Like
Reações: Mike_Walsh

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
16,649
26,214
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Não foi isso que eu li
"Em 2016, havia uma ligeira vantagem favorável aos comentadores fixos de esquerda (23 contra 22), mas em 2023 a tendência mudou e o predomínio é da direita (37 contra 25)"
De resto, se provoquei, peço desculpa. Não era o objectivo.
Epa, o relatório é grande 😂
Amanhã procuro melhor novamente se me lembrar que vai ser um dia agitado!

• Like
Reações: Mike_Walsh

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,595
14,215
Esmoriz
E a que deve esse fenómeno? Btw, tiro o pml daquela lista porque esse tipo nem espinha tem, anda conforme o vento e os almoços

Nas últimas décadas, a direita política em muitos países ocidentais foi-se deslocando para posições mais radicais, tanto no discurso como nas ideias que defende. Isso nota-se, por exemplo, no crescimento da retórica populista, nacionalista e anti-imigração, assim como numa maior rejeição de certos princípios democráticos liberais que, durante muito tempo, eram partilhados pelos partidos de centro-direita.

Ao contrário da direita tradicional — que valorizava a estabilidade das instituições, o mercado livre e valores conservadores dentro de um quadro democrático — muitos partidos mais recentes têm seguido caminhos mais polarizadores, com discursos contra as elites e atitudes abertamente hostis a minorias, à comunicação social e a organismos internacionais. Vês diariamente esse tipo de discurso aqui.

Partes da direita mais populista têm adotado um discurso mais direto, emocional e centrado em mensagens simples, muitas vezes com apelo identitário e nacionalista, anti-minorias. Esse tipo de comunicação tende a ser eficaz em contextos de descontentamento, insegurança ou desconfiança em relação às elites políticas e às instituições — situações em que parte da população procura respostas rápidas e claras. E isso não agrada a gajos com o Jonet, o Pacheco Pereira ou o Pedro Mexia, por exemplo.

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
3,858
1,746
Conquistas
18
  • Alfredo Quintana
  • Paulinho Santos
  • Bobby Robson
  • João Pinto
acho bem mais estranho como é que o pessoal jovem agora passou a ser o meme "jovem conservador de direita", e logo tantos a votar no Chega.
tipo...um jovem em Portugal em 2025 ser de direita conservadora, acho uma cena super estranha.

os estereótipos viraram todos do avesso, os jovens são os conservadores caça-comunas e os velhos são os esquerdalhos...
(generalizando...)

e mais uma vez: um partido que supostamente tinha essa vantagem toda nas tv's (não tem) não tinha o Marquês Mendes e o Paulo Portas a comentar para audiências de 1M de pessoas nos canais principais.
nem o José Gomes Ferreira.
nem o Miguel Sousa Tavares
comentadores mesmo de SIC e TVI e não apenas de SIC N e CNN

essa narrativa não bate certo com o que se vê.

e vejo pessoal de esquerda a dizer o mesmo que tu mas ao contrário.
mas no fim é 50/50.
Os jovens nao sao conservadores. Sao nacionalistas. E' por isso que o Ventura tem cuidado com o topico do Aborto.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,595
14,215
Esmoriz
O melhor para o pais para mim e' um parlamento semelhante a este.
- Ninguem com maioria absoluta
- 3 grandes partidos para quebrar o duopolio ps/psd
- coligacoes de geometria variavel caso a caso.
vai continuar mais ou menos tudo como estava, mais 10 deputados para AD+IL, menos 10 deputados para o PS, mais deputados no Livre (espero eu), menos para o BE.
Ou seja, substancialmente tudo na mesma.
E daqui a um ano vamos a eleições outra vez, com o país mergulhado numa crise económica e assim sucessivamente, até o Ventura (se ainda estiver vivo, é claro, já que é uma pessoa com uma saúde muito frágil) ter mais votos do que o PSD.

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
3,858
1,746
Conquistas
18
  • Alfredo Quintana
  • Paulinho Santos
  • Bobby Robson
  • João Pinto
vai continuar mais ou menos tudo como estava, mais 10 deputados para AD+IL, menos 10 deputados para o PS, mais deputados no Livre (espero eu), menos para o BE.
E daqui a um ano vamos a eleições outra vez, com o país mergulhado numa crise económica e assim sucessivamente, até o Ventura (se ainda estiver, vivo é claro) ter mais votos do que o PSD.
Se tivermos um parlamento +- igual a este, nao tenho tao claro que haja instablidade politica. E' bem provavel que dure 4 anos e o ps faca bem mais acordos com o psd a medida que o Chega se consolida no panorama politico.

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,428
7,905
Se tivermos um parlamento +- igual a este, nao tenho tao claro que haja instablidade politica. E' bem provavel que dure 4 anos e o ps faca bem mais acordos com o psd a medida que o Chega se consolida no panorama politico.
Deve durar pelo menos até à discussão do orçamento para 2027. Depois logo se vê.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,595
14,215
Esmoriz
É possível, sim.

Não o governo de 4 anos que acho impossível com estas pessoas que lideram PSD (que btw, já se livravam da merda actual que é o CDS) e PS.

É possível que durante uns anos venhamos a ter um bloco central em contra ponto com a extrema-direita, até que as pessoas finalmente acordem e voltem a descobrir que a esquerda (da escola pública, da habitação pública, do SNS tendencialmente gratuito, do estado social) é a única forma de salvar e dar alguma dignidade à classe pobre trabalhadora, que anda iludida com o encantador de burros que se algum dia for governo os vai foder a todos.

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
3,858
1,746
Conquistas
18
  • Alfredo Quintana
  • Paulinho Santos
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Honestamente ter eleicoes de 2 em 2 anos nao e' tao mao. Pior so' as maiorias absolutas do PS e a gericonca que acabou com todo o investimento publico.

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
16,649
26,214
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
É possível, sim.

Não o governo de 4 anos que acho impossível com estas pessoas que lideram PSD (que btw, já se livravam da merda actual que é o CDS) e PS.

É possível que durante uns anos venhamos a ter um bloco central em contra ponto com a extrema-direita, até que as pessoas finalmente acordem e voltem a descobrir que a esquerda (da escola pública, da habitação pública, do SNS tendencialmente gratuito, do estado social) é a única forma de salvar e dar alguma dignidade à classe pobre trabalhadora, que anda iludida com o encantador de burros que se algum dia for governo os vai foder a todos.
Agora com o CDS a ressurgir, não será que se vão afastar da sombra do PSD?
É uma boa questão.

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
16,649
26,214
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
E daqui a um ano vamos a eleições outra vez, com o país mergulhado numa crise económica e assim sucessivamente, até o Ventura (se ainda estiver vivo, é claro, já que é uma pessoa com uma saúde muito frágil) ter mais votos do que o PSD.
Não acho que fique tudo na mesma...Tens os 2 partidos de sempre, o Chega que vem numa subida constante e pelos vistos irá continuar este sábado, com IL+Livre a terem um bom número de deputados e a serem tranquilamente a 4ª e 5ª força política.
Quem sabe se tivermos eleições em 2026\2027 podemos ter 4\5 partidos acima de 10%.

Teófilo Cubillas

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
6,048
4,577
  • Like
Reações: Dragão D'Ouro

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,428
7,905
Agora com o CDS a ressurgir, não será que se vão afastar da sombra do PSD?
É uma boa questão.
Está a ressurgir porque está coligado com o PSD. Senão, já tinha desaparecido.
Embora, lá está, mantenha na Comunicação Social uma influência que não não se traduz minimamente no eleitorado do Partido.
Por exemplo, nos Não Alinhados da TSF, em 5 comentadores, 2 são do CDS, o Ribeiro e Castro e o Pedro Mota Soares.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,595
14,215
Esmoriz
Não acho que fique tudo na mesma...Tens os 2 partidos de sempre, o Chega que vem numa subida constante e pelos vistos irá continuar este sábado, com IL+Livre a terem um bom número de deputados e a serem tranquilamente a 4ª e 5ª força política.
Quem sabe se tivermos eleições em 2026\2027 podemos ter 4\5 partidos acima de 10%.
Ficar na mesma no sentido das dinâmicas parlamentares não se alterarem. Para efeitos de governação o ch ter 40 ou 60 deputados ou o Livre ter 12 (quem me dera, ah não se pode fazer campanha hoje)em vez de 4 é completamente irrelevante.

• Like
Reações: Diogo Tomás

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,099
77,806
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Não digam disparates!

Os painéis são claramente divididos entre ps e psd... uns mais partidários (tipo baldaia vs ze gomes ferreira) outros menos (tipo sergio sousa pinto vs pacheco pereira).