Actualidade Nacional

SquareHammer

Bancada central
13 Agosto 2020
1,675
2,158
Conquistas
4
  • Lucho González
  • Jardel
  • André Villas-Boas
  • Deco
Não sei porquê mas hoje não aspiro nada de bom para o futuro do país. Há alguma coisa no ar que não é bom. Honestamente estou um pouco apático para quem ganha, embora ache previsivel que será a AD, com ou sem maioria com a IL. Mas o que me está a deixar bastante preocupado é esta vibe toda mal cheirosa à volta do CH. Posso estar errado, e espero que assim seja, mas sinto que vamos ter uma surpresa que não augura nada de bom. E não sei se consigo viver num país que uma boa percentagem dos votantes apoiam um partido saudosista da ditadura.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,544
14,985
Dados actualizados, afluência até às 16h baixou quase 4 % face ao ano passado.

O que quer dizer que de manha é que existiu um aumento dos votos..costumam dizer que as pessoas mais velhas têm tendência a votar mais da parte da manhã..

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,536
8,059
Quem tem redes sociais já antecipa o que por aí virá.. a promoção de material do chega no facebook é escandalosa. Será coincidência certamente. E depois temos esta malta que seja qual for a notícia o comentário é sempre o vota chega.. tirando nas notícias de pedofilia e crimes variados do chega que aí o discurso muda e fala-se nas fake news e no soros.. mas o povo é soberano e irá aprender a mal o resultado de votar em populistas racistas e xenófobos mentirosos compulsivos..
Não percebo como é que tanta e tanta e cada vez mais gente vota no Chega. Não percebo.
Quero acreditar que são ciclos. Há 100 anos, estávamos num ciclo igual na Europa - aquele em que cada vez mais gente votava num tal de Adolf Hitler, com as consequências que todos conhecemos.
No caso do Chega, creio que a forma mais rápida de acabar de vez seria chegar ao poder.

SquareHammer

Bancada central
13 Agosto 2020
1,675
2,158
Conquistas
4
  • Lucho González
  • Jardel
  • André Villas-Boas
  • Deco
Quem tem redes sociais já antecipa o que por aí virá.. a promoção de material do chega no facebook é escandalosa. Será coincidência certamente. E depois temos esta malta que seja qual for a notícia o comentário é sempre o vota chega.. tirando nas notícias de pedofilia e crimes variados do chega que aí o discurso muda e fala-se nas fake news e no soros.. mas o povo é soberano e irá aprender a mal o resultado de votar em populistas racistas e xenófobos mentirosos compulsivos..
Exatamente isto...eu tenho instagram apenas e uso para ver uns reels sobre música, cinema e outras coisitas que me interessam. Nunca visitei uma página política, seja de esquerda ou direita, e é incrível o número de posts daqueles machos alfa que veneram o CH e as suas ideias. É assustador. A mim passa-me ao lado e só me faz ficar com ainda mais nojo de tudo aquilo...mas muita gentinha cai.

• Like
Reações: MiguelDeco

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,311
4,467
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Só uma pequena nota: acho que o Ergue-te pode aumentar a votação este ano consideravelmente. Não digo ao ponto de eleger, mas ao ponto de ter uma subvenção.

Surge em primeiro nos seguintes boletins:

Fora da Europa
Europa
Açores
Vila Real
Portalegre
Lisboa (!)
Castelo Branco

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,536
8,059
Exatamente isto...eu tenho instagram apenas e uso para ver uns reels sobre música, cinema e outras coisitas que me interessam. Nunca visitei uma página política, seja de esquerda ou direita, e é incrível o número de posts daqueles machos alfa que veneram o CH e as suas ideias. É assustador. A mim passa-me ao lado e só me faz ficar com ainda mais nojo de tudo aquilo...mas muita gentinha cai.
Fechei a minha conta no Twitter também por causa disso.

Dragão_1977

Arquibancada
27 Maio 2024
351
625
Não percebo como é que tanta e tanta e cada vez mais gente vota no Chega. Não percebo.
Quero acreditar que são ciclos. Há 100 anos, estávamos num ciclo igual na Europa - aquele em que cada vez mais gente votava num tal de Adolf Hitler, com as consequências que todos conhecemos.
No caso do Chega, creio que a forma mais rápida de acabar de vez seria chegar ao poder.
Infelizmente esse dia está cada vez mais perto, basta ver o que se passou na última semana de campanha em que não se falou em mais nada a não ser na suposta doença do líder dessa espécie de partido

• Like
Reações: Mike_Walsh

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,311
4,467
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Em abstrato, uma menor afluência poderá ser boa, no sentido de não existirem tantos votos no Chega. Não acho que seja um número assim tão terrível, tendo em conta que são eleições que ninguém queria. É um bom número até, tendo em conta que o total de 2022 foi de 51% e em 2019 48%

Dragão D'Ouro

Joguem à bola 🔵⚪️
8 Fevereiro 2023
14,124
18,367
Eles funcionam tipo seita.

90% do partido podia ser criminoso que eles continuavam a votar em massa pois muitos deles movem-se pelo ódio aos outros e não têm inteligência e perspicácia para pensarem além do que ouvem.

• Like
Reações: Mike_Walsh

Teófilo Cubillas

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
6,074
4,604
Sem criticar as sondagens, fazem o trabalho deles, a verdadeira sondagem é aquela feita cá fora aonde escolhem as pessoas ao deitar numa urna o voto que deitaram lá dentro ou vão deitar, a chamada sondagem à boca das urnas. Mesmo essa é um pouco aleatória, pode haver azar na escolha das pessoas a quem solicitam o voto, a verdadeira é na contagem oficial dos votos depois de encerrarem as urnas.
Os que decidiram há muito tempo estarão lá, haverá novos eleitores e faltarão muitos que faleceram, e o principal será ver a abstenção - os indecisos que eram uma grande fatia esses irão votar creio, problema são aqueles que não vão e raramente foram.
Como dizes, fazem o seu papel. À boca das urnas é muito mais fiável (em particular, para os partidos mais votados) mas os resultados só se conhecem após o fecho das urnas.

As sondagens são sempre válidas para ver as tendências. Para os resultados finais, têm naturalmente falhas, mais quando as distâncias são pequenas.

No caso destas eleições, e fazendo fé que não haverá surpresas, contava que o Luís fosse penalizado por ter forçado as eleições com a moção de confiança, mais até do que pelas questões éticas e legais que surgiram com a sua empresa e as avenças recebidas. Pelos vistos, o povo não terá dado tanta importância a estas questões e a mensagem de Calimero terá passado. Haverá um reforço do PPD mas o cenário na AR não deverá ser alterado. Maioria à direita só com o Mentura. O PS tem que encontrar uma forma de sair deste colete de forças. Se faz uma oposição demasiado agressiva, ao ponto de irmos para eleições, pode não tirar vantagem. Se for dando a mão ao PPD, como fez no OE e nas censuras, também pode não ser beneficiado. Que avancem espertos da ciência política.

Última edição:

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
16,063
17,188
Em abstrato, uma menor afluência poderá ser boa, no sentido de não existirem tantos votos no Chega. Não acho que seja um número assim tão terrível, tendo em conta que são eleições que ninguém queria. É um bom número até, tendo em conta que o total de 2022 foi de 51% e em 2019 48%
Mas como é que sabes que essa menor afluência pode resultar em não existirem tantos votos no Chega? podem prejudicar AD, PS , ou qualquer outro partido...o Chega conseguiu mobilizar os seus votantes, e os outros será que conseguiram..?

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,311
4,467
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Parece que o nosso amigo JD Vance retirou a inspiração do eyeliner do nosso Cavaco.
Já o Montenegro imita-o em tudo o resto: frases, slogans, etc.

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
18,419
10,585
Dados actualizados, afluência até às 16h baixou quase 4 % face ao ano passado.

O que quer dizer que de manha é que existiu um aumento dos votos..costumam dizer que as pessoas mais velhas têm tendência a votar mais da parte da manhã..
Pode ser o reflexo de uma maior adesão ao voto antecipado.
Não esquecer que esses votos ficam fechados num envelope com o teu nome e hoje antes das 8h os envelopes vão para a tua mesa de voto sao abertos e colocados na urna.
Ou seja quando as votações abriram ja estavam 300 mil votos em urnas.