Actualidade Nacional

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,789
7,075
Eu não assinava de certeza e acredito que uma parte considerável da população portuguesa tb não o fizesse.

É o mesmo que pedir ao spd para criar campos de concentração de Judeus em 1933.
Não não é.
Campos de concentração para matar pessoas ou as explorar é o oposto de as expulsar por estarem ilegais.
Esse discurso não cola.
Tu continuas sem a humildade de perceber o.que se passa e pior como a deter.
E sim a única forma de combater o Chega é endurecer a ala moderada, tirar lhe o "moto" e esvaziar lhe a influência.
Enquanto a malta n descer do pedestal do politicamente correto breve temos cá uma Itália.

Cubillas

Tribuna
9 Março 2012
3,477
4,559
48
Paris
gil-costa.wix.com
O que é que o FC Porto tem a ver com política partidária.
Só se é um bom portista se for militante de um partido?
E neste caso o PS?
Ou se for militante de uma ideologia fixa qualquer?
Se não for não é digno do portismo?

Não misturem coisas completamente distintas.
Aliás o portismo é um factor de união entre pessoas muito diferentes em tudo, não é um cacique de puristas políticos.

O Mantorras representava o SLB um rival.
Antes de representar partidos estas pessoas eleitas para a assembleia representam o país, que é um bem maior, e os portugueses.
Logo contribuir positivamente é um bem de todos, não de uma facção clubística, logo a comparação do Mantorras morre na sua própria natureza, por estarmos a comparar modelos de oposição/inimígo com modelos de oposição democrática como cooperação para um bem maior.
Obviamente uma coisa não tem nada a ver com a outra, não levas a sério o que escrevi, foi uma piada desacertada de fim de noite...tens toda a razão.

• Like
Reações: Edgar Siska

Dragão D'Ouro

O Porto é isto, é ganhar caralho
8 Fevereiro 2023
16,088
20,791
Um calhau a votar no partido dos calhaus.

O gajo que está sempre a falar da corrupção do regime, do centralismo, do polvo e da roubalheira votou num dos maiores tentáculos desse polvo que defendia com unhas e dentes o ladrão mor do luís filipe vieira e que se um dia chegar ao poder tornará Portugal ainda mais centralista (e se puder beneficiar o boifica é óbvio que o fará).

Isto contado ninguém acreditava.

Última edição:

Brakk9900

Lugar Anual
28 Novembro 2017
610
885
Uma questão sem qualquer tipo de animosidade, hoje quem é do interior tem que fazer 50 ou 75 kms para ir a um hospital, no tempo em que havia "respeito pela cultura e tradição portuguesa", tinham hospitais aos pontapés?
Sim, meu caro! Havia sempre um hospital para nos receber. E bem mais perto do que hoje em dia. Não era um sistema perfeito mas servia a população, sobretudo em situações de urgência. Em ambulatório sempre foi mais lento e com os atrasos que todos conhecemos. Mas não sabes o que é ir com o teu filho em urgência e não saberes onde vais parar. Já me tocou e toca a todos no interior. Quem diz filho, diz pais, avós! Estamos a perder familiares todos os dias por situações evitáveis e pela sobrecarga que impuseram num sistema, que já estava com limitações.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,789
7,075
Sim, meu caro! Havia sempre um hospital para nos receber. E bem mais perto do que hoje em dia. Não era um sistema perfeito mas servia a população, sobretudo em situações de urgência. Em ambulatório sempre foi mais lento e com os atrasos que todos conhecemos. Mas não sabes o que é ir com o teu filho em urgência e não saberes onde vais parar. Já me tocou e toca a todos no interior. Quem diz filho, diz pais, avós! Estamos a perder familiares todos os dias por situações evitáveis e pela sobrecarga que impuseram num sistema, que já estava com limitações.
O problema dos Hospitais é um bocado mais complexo que isso...

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,789
7,075
Concordo! Mas quando tens um "copo cheio" e metes mais líquido?
O problema é que, como sempre à tuga, as coisas são feitas e ninguém consegue antecipar nada nem ter um pouco de percepção situacional.
Basicamente tuga a ser tuga.

O mesmo caso com os professores.
Na primeira década do séc eram às dezenas de milhar de professores a ficarem fora do sistema porque não eram necessários, agora andam a bater em todas as capelas para encontrar professores.

Its the true nature of tuga.
Não interessa se estás em ditadura ou democracia.Está intrínseco.
Ou como se diz na gíria está na " massa do sangue"

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,697
1,332
Uma questão sem qualquer tipo de animosidade, hoje quem é do interior tem que fazer 50 ou 75 kms para ir a um hospital, no tempo em que havia "respeito pela cultura e tradição portuguesa", tinham hospitais aos pontapés?
os meus pais sao de uma aldeia do distrito da Guarda.
Ha 50 anos para irem para o hospital tinham que fazer 30 kms...hoje tem que fazer 30 kms na mesma.

• Like
Reações: Rhianor

normal_person

Tribuna Presidencial
27 Julho 2017
5,583
7,612
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Domingos
  • Deco
Felizmente essa bandalheira, como diz o mestre, vai acabar com o chega. Com todo o respeito, não é por isso que as pessoas votaram em peso no chega. Não é voto de protesto. Se assim fosse, inciativa liberal e até os partidos a esquerda tinham mais votos. Votam no chega porque se sentem representados naquilo. Ou porque têm a atração pelo caos. Essas pessoas não são más pessoas, são desinformadas. Ninguém leu o programa do chega, nem viu explicado em debates o que defendem para todas as áreas. Não interessa. Isso é muito chato.

Brakk9900

Lugar Anual
28 Novembro 2017
610
885
O problema é que, como sempre à tuga, as coisas são feitas e ninguém consegue antecipar nada nem ter um pouco de percepção situacional.
Basicamente tuga a ser tuga.

O mesmo caso com os professores.
Na primeira década do séc eram às dezenas de milhar de professores a ficarem fora do sistema porque não eram necessários, agora andam a bater em todas as capelas para encontrar professores.

Its the true nature of tuga.
Não interessa se estás em ditadura ou democracia.Está intrínseco.
Ou como se diz na gíria está na " massa do sangue"
Top. Concordo e estás a dar razão a quem votou em protesto com os partidos que não planearam nada que não seja em benefício próprio numa tentativa de se perpetuarem no poder e em lugares importantes. Foram sempre os mesmos a não ter capacidade de gestão e planeamento. Se me perguntares se há alternativa? Não sei. Nunca tivemos essa oportunidade. Mas cá estaremos para avaliar, caso aconteça.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,789
7,075
Felizmente essa bandalheira, como diz o mestre, vai acabar com o chega. Com todo o respeito, não é por isso que as pessoas votaram em peso no chega. Não é voto de protesto. Se assim fosse, inciativa liberal e até os partidos a esquerda tinham mais votos. Votam no chega porque se sentem representados naquilo. Ou porque têm a atração pelo caos. Essas pessoas não são más pessoas, são desinformadas. Ninguém leu o programa do chega, nem viu explicado em debates o que defendem para todas as áreas. Não interessa. Isso é muito chato.
Human Basic emotion

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,597
7,970
46
Lisboa
Não não é.
Campos de concentração para matar pessoas ou as explorar é o oposto de as expulsar por estarem ilegais.
Esse discurso não cola.
Tu continuas sem a humildade de perceber o.que se passa e pior como a deter.
E sim a única forma de combater o Chega é endurecer a ala moderada, tirar lhe o "moto" e esvaziar lhe a influência.
Enquanto a malta n descer do pedestal do politicamente correto breve temos cá uma Itália.
Nem o sentido das analogias percebes. Assim fica difícil.

Rhianor

Bancada central
6 Outubro 2015
2,488
1,146
os meus pais sao de uma aldeia do distrito da Guarda.
Ha 50 anos para irem para o hospital tinham que fazer 30 kms...hoje tem que fazer 30 kms na mesma.
O portugal fora das grandes cidades pouco mudou, a nivel das infrastruturas. Vivo fora de portugal há 15 anos e este ano quando lá fui de férias depos de 10 anos, estava tudo na mesma, o pessoal mais velho, mais amargo, e muitos imigrantes, algo que eu como imigrante compreendo, visto que tambem tive de sair do meu país.

• Like
Reações: Brakk9900

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,876
18,121
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Diferenças de 2024 para 2025.
esquerda 2024 e direita 2025.

AD 1.758..000 - 1.914.000 - mais 156.000 votos
PS 1.759.000 - 1.394.000 - menos 365.000 votos
CH 1.108.000 - 1.345.000 - mais 237.000 votos
IL 312.000 - 330.000 - mais 18.000 votos
LIVR 199.000 - 250.000 - mais 51.000 votos
CDU 202.000 - 180.000 - menos 22.000 votos
BE 274.000- 119.000 - menos 155.000 votos
PAN 118.000- 80.000 - menos 38.000 votos
PSDCDS.PPM Acores - 52.000 - 36.000 - menos 16.000 votos
JPP 18.000 - 20.000 - mais 2.000 votos

ilações que tiro desta comparação, outros tirarão diferentes ou com pequenas nuances.
Começando pelos mais fáceis de analisar;
A IL pouco se reforçou abaixo das expectativas, a CDU caíu pouco, PAN teve uma queda acentuada. LIVRE cresceu bastante e deve ter ido buscar votos a PS, BE, CDU e PAN, PSD Acores baixou bastante.
Votantes em 2025 - 5.965.000 e Votantes em 2024 - 6.140.000 - votaram menos 175.000 agora e havia 5.000 eleitores a mais.
A soma do aumento de AD e Chega dá 393.000, a queda do PS foi de 365.000 votos o que leva à conclusão que perdeu esses eleitores para os outros dois na extrema maioria.
Fica por explicar a queda de 155.000 do BE aí não consegui chegar para aonde foram embora haja um fator que influenciou a votação mas que tem uma abrangência maior que foi terem votado menos 175.000 pessoas e agora havia mais 5.000 inscritos que em 2024.

fontes, mas as contas de diferenças fiz na calculadora.

Última edição:

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,597
7,970
46
Lisboa
Em que tempo foi esse?

Longe de mim defender a AD ou o PS em relação ao SNS, mas achar que o chega vai resolver os problemas do SNS vai para lá de qualquer noção da realidade.