Actualidade Nacional

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Por acaso acho a pergunta do Sirmister bastante pertinente: porque é após as dez semanas a mulher perde de repente direito à autodeterminação sobre o seu corpo? Mas acho que não existe uma resposta lógica e satisfatória para esta pergunta, e portanto a conversa acaba por se tornar inútil.
Mas ela não perde. Ninguém perde direitos, apenas cedem face a outros direitos ou normas.

Apenas existe uma ponderação, no caso da IVG: a mulher pode recorrer à IVG até x tempo, prevalecendo o seu direito; a partir daí, a tutela conferida à vida intra-uterina prevalece, por várias razões. Outra forma de ver o prazo é entendê-lo como uma restrição ao direito, é uma perspetiva válida. É uma concordância prática, o direito não deixa de existir.

Tal como não deixa de existir um direito à vida só porque alguém atua em legítima defesa. Os direitos podem ceder face a outros direitos e podem mesmo sofrer restrições em certos casos (como o direito à greve, como a liberdade de expressão).

Dragoness

Bancada central
7 Junho 2017
2,061
3,791
Conquistas
3
  • Deco
  • André Villas-Boas
Qual é a cena do aborto?

Ser legal não obriga as pessoas a fazer abortos
E ser legal só protege, a nível de cuidados médicos especializados, as mulheres que os queiram fazer

Ilegalizar a prática não acabaria com a mesma
E só piorava as condições onde seria realizada
Absolutamente. Há coisas macabras que acontecem em sítios onde não é legal.

• Like
Reações: Edgar Siska

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,688
52,412
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Eu acho é que tu não entendes, porque vês-me a falar de direito à autodeterminação corporal e pensas que é absoluto, mesmo que esteja constantemente a dizer que não há direitos absolutos.

Nem o direito à vida é absoluto, pode ceder em certas circunstâncias.

É a única interpretação que eu tenho do que escreveste, porque só vieste falar dos prazos e não percebo a incoerência naquilo que escrevi.
Eu não venho falar em nada tu é que falaste nisso no post que citei.. e há quem defenda o que escreveste nesse post.

Com os complementos que fizeste quando te perguntei mudaste tudo é só isso.. faltava informação, não era uma questão de incoerência.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Eu não venho falar em nada tu é que falaste nisso no post que citei.. e há quem defenda o que escreveste nesse post.

Com os complementos que fizeste quando te perguntei mudaste tudo é só isso.. faltava informação, não era uma questão de incoerência.
Onde mudei o que disse e onde falta informação?

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,970
6,578
Mas ela não perde. Ninguém perde direitos, apenas cedem face a outros direitos ou normas.

Apenas existe uma ponderação, no caso da IVG: a mulher pode recorrer à IVG até x tempo, prevalecendo o seu direito; a partir daí, a tutela conferida à vida intra-uterina prevalece, por várias razões. Outra forma de ver o prazo é entendê-lo como uma restrição ao direito, é uma perspetiva válida. É uma concordância prática, o direito não deixa de existir.

Tal como não deixa de existir um direito à vida só porque alguém atua em legítima defesa. Os direitos podem ceder face a outros direitos e podem mesmo sofrer restrições em certos casos (como o direito à greve, como a liberdade de expressão).
Não perde, apenas cede, etc., acho tudo isto muito vago quando se está a falar de IVG.
Se estivermos a falar de contratos, não me causa nenhuma confusão que até ao dia x a Juventus tenha o direito de comprar o Chico Conceição por 30, mas depois do dia x só por 45. Mas não vejo com que fundamento é que o direito da mulher à autodeterminação corporal passa para segundo lugar (na prática, deixa de existir) a partir da data x. Repito: parece-me arbitrário.
E por aqui me fico em relação a este tema, porque só estamos aqui a andar às voltas.

Edgar Siska

Guarda Varangiana Anti- Panelas
9 Julho 2016
84,466
148,981
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Ilegalizar a prática não acabaria com a mesma
E só piorava as condições onde seria realizada
Ia tornar o recurso ao mesmo através de uma "darkweb de abortos".
Com meios, métodos e condições proporcionais ao que é "alternativo" e a falta de direitos e assistência óbvia "olhe fez aqui habilitou-se".

Por isso é que não deve ser ilegalizado, antes obviamente possível através dos meios médicos legais, mas regulamentado.
E educar as pessoas, é sempre um primeiro passo, numa sociedade saudável e aberta.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,728
31,640
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Ia tornar o recurso ao mesmo através de uma "darkweb de abortos".
Com meios, métodos e condições proporcionais ao que é "alternativo" e a falta de direitos e assistência óbvia "olhe fez aqui habilitou-se".

Por isso é que não deve ser ilegalizado, antes obviamente possível através dos meios médicos legais, mas regulamentado.
E educar as pessoas, é sempre um primeiro passo, numa sociedade saudável e aberta.
O problema é que a sociedade atual não é saudável nem aberta.. estamos a caminhar para retrocessos que se pensavam impossíveis. Mas o povo merece porque é o povo que está a votar neste tipo de coisas. Com ignorância, mas a ignorância não desculpa tudo..

Edgar Siska

Guarda Varangiana Anti- Panelas
9 Julho 2016
84,466
148,981
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
O problema é que a sociedade atual não é saudável nem aberta.. estamos a caminhar para retrocessos que se pensavam impossíveis. Mas o povo merece porque é o povo que está a votar neste tipo de coisas. Com ignorância, mas a ignorância não desculpa tudo..
Existem coisas que são e devem ser compromissos em termos sociais, e existem outras coisas no mundo que são absolutos, porque existem sem dúvida absolutos, mas a maioria das coisas não o são.
O problema é que a sociedade está a voltar a ver as coisas todas em absolutos, ou pelo menos está a ser fomentada essa forma de estar.
Mesmo o que não deve ser.

• Like
Reações: MiguelDeco

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
8,211
5,234
Percebo o ponto de vista, mas seria problemático o estado recusar pagar o aborto se a mulher não está a cometer nenhuma ilegalidade. Seria entrar por um caminho ambíguo. Por esse caminho, o estado também poderia decidir que quem não tivesse cuidado com a sua saúde, fumasse dois maços de tabaco por dia ou fosse hiper-obeso deixaria de ter acesso gratuito a cuidados de saúde. Não pode ser.
Mas este tema do aborto é dos mais complexos que há, porque envolve questões jurídicas, políticas e morais. Dá pano pra mangas.
Deves ter que pagar da mesma maneira que eu pago se quiser fazer uma intervenção cirúrgica, como por exemplo uma vasectomia. Se é uma opção e não um caso de saúde o encargo deve ser do doente que pede essa intervenção.

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
8,211
5,234
Isso não faz qualquer sentido. Primeiro, porque o pai não tem nenhum direito neste caso. O direito é o da mulher, de autodeterminação corporal - é ela que arca com as consequências da gravidez, não o pai. Dar um direito potestativo ao pai de determinar unilateralmente o aborto da mulher constituiria uma flagrante violação do direito à autodeterminação corporal.

Depois, a questão das obrigações de alimentos: são determinadas em função dos filhos, não da mulher.

O Estado deve pagar pela IVG porque é uma questão de saúde pública. Foi precisamente uma das razões que levaram à despenalização.
Acho que não interpretaste bem aquilo que escrevi.

Vou simplificar:

1. Mulher quer abortar por razões pessoais (não médicas, a isso chama-se IMG) pode fazê-lo mas não deve ser o estado a pagar.
2. Deve ser dado ao homem o mesmo "direito", se não quiser um filho por razões pessoais não pode ser obrigado a ter ligações legais a essa criança.
3. Em casos de desacordo a opção da mulher é a que prevalece quando ela quer fazer e pai não.
4. Em casos de desacordo em que a mulher quer ter o filho mas o homem não, deve aplicar-se o que disse no ponto 2.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,804
16,188
Deves ter que pagar da mesma maneira que eu pago se quiser fazer uma intervenção cirúrgica, como por exemplo uma vasectomia. Se é uma opção e não um caso de saúde o encargo deve ser do doente que pede essa intervenção.
Não pagas para fazer uma vasectomia. Faz parte do SNS.