Contente pa caralho mas confesso que estou muito confuso. Das poucas coisas claras para mim é que é fantástico estarmos com os pontos que estamos num calendário que tem sido um inferno mas depois disso surgem as tais dúvidas. Recordo-me que no 1-1 na segunda parte bateu-me uma tristeza (pela impotência que tivemos em controlar o jogo e mandar no jogo) e disse para mim " não vamos ser campeões, o que apresentamos não vai chegar para a equipa ser muito superior aos rivais , e quando digo os rivais refiro-me aos árbitros, já era para estarmos uns 7 ou 8 pontos de avanço do segundo mas estamos como estamos. E todos sabemos que para conseguirmos ganhar temos de ser muito melhores que os outros. Eu quando vejo o que se passou hoje o sentimento é de que não o somos. Ou será que somos e nós é que temos uma visão distorcida do que é jogar bem?
Passando ao jogo, a proposta era pressão alta e recuperar a bola numa zona alta, falhou em toda a linha, por duas razões, tínhamos sainz Samu e Pepe numa primeira pressão a quem se juntava froholdt mas o resto não estava compacto e o Braga trocou a bola como quis e saía da pressão com queria, muito pela dinâmica e por um jogador que na minha opinião foi o melhor em campo, fazia sentir aquilo que sentimos quando o kiwior joga, parece que estava a jogar com miúdos com todas as suas acções controladas e executadas de forma fácil , falo de gorby. E ao intervalo vem aquilo que adensa a minha dúvida, farioli claramente percebeu que não ia controlar o jogo, não ia conseguir pressionar alto e baixou a linha para o nosso meio campo e o Braga deixou de circular dentro do nosso bloco e passou a circular fora do bloco deixando de criar perigo e só a fazer passes inócuos. Aí surge a segunda dúvida , controlamos mais mas também nos distanciamos da área adversária e não criamos perigo como uma equipa que quer ganhar , e a jogar em casa, tem de criar. Pior, o tempo andava e nós estávamos expostos à velocidade que quem tem a bola decide colocar, e isso não é bom para alguém que tem de ganhar.
Depois ha o golo e depois de berrar pela casa pensei, ainda bem que tivemos a sorte de marcar o golo quando até não havia muita coisa que o fazia esperar. Mais a frio e porque tenho um problema em dizer que as coisas foram sorte comecei a pensar o quanto foi sorte. Será que foi sorte ou foi algo que simplesmente eu não tenho capacidade suficiente para entender e se repete? Foi algo isolado ou repete-se? o Farioli na Holanda ganhou todos os clássicos. Ganhou em alvalade, em Moreira, ao Braga em casa, será que é sorte?
Precisamos do luuk, precisamos muito dele porque vai conseguir ligar o jogo (como fez em Alvalade) e vai permitir que a equipa melhore na chegada ao último terço , tanto em ataque continuado como nesta estratégia em que recuamos para colocar a linha de pressão na meia lua do meio campo. E precisamos de um extremo mais fantasioso e bom no 1x1. Acho que temos extremos que vao para dentro e têm nas suas características futebol combinativo, o nosso PL é o oposto, um jogador pouco combinativo e que quer bola na área e cruzamentos. Acho que temos de afinar o último terço
Até lá ficam as dúvidas, sofremos quando estacionam o autocarro e hoje sabemos que sofremos quando queremos pressionar alto mas do outro lado temos uma equipa com melhores executantes, até lá Farioli vai tirando coelhos da cartola ou golpes de sorte, sendo certo que a cada vez que a proeza acontece ele se torna mais um mágico e menos o anão da sorte.
Certezas temos de uma defesa de betão, uma transição defensiva excelente, boas bolas paradas, e boa saída da pressão, e um início de época a nível de pontos incrivel. Próximo capítulo Famalicão para fechar o top 10 da classificação.