Óliver Torres

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,170
39,834
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
DeepBlue disse:
É chegada a hora de pensar muito bem no que fazer com o Óliver!

Tem contrato até 2021 e custou-nos 20 M€ (85%).

Renovar por mais duas épocas seria o ideal para proteger os interesses económicos do NGC, mas também é aceitável fazê-lo por apenas mais uma, o que não se pode deixar acontecer abrirmos a possibilidade de eventualmente poder vir a sair a custo zero.

Se não quisermos renovar e/ou o SC não o achar uma peça nuclear do plantel, se calhar é melhor começar colocar a hipótese de o vender-mos à melhor oferta neste Verão para evitar a desvalorização de um activo caro e importante.

As mais que prováveis saídas de Herrera e Brahimi a custo zero no fim da época têm que ser as últimas a acontecer no FCP nos próximos e largos anos. É uma "hemorragia" que temos que estacar, tal como já fizemos no caso do Corona.
Tens que sugerir a SAD um PL que marque golos e saiba jogar de costas, e um médio que faça golos, nessa altura o Oliver entra facil. Se não vierem jogadores com esse perfil se calhar o melhor é vender.

Ainda assim, gostava de o ver jogar como o Otavio tem feito a descair para a direita.

 

DECO-10

Tribuna Presidencial
24 Julho 2013
6,086
1,767
Miguel Barbosa disse:
Porque os treinadores e as equipas em Portugal são miseráveis.
Um Vitor Pereira desfazia tacticamente qualquer equipa em Portugal. E não levava nem 4, nem 5 do Liverpool, nem tao pouco perdia em casa com um Besiktas...

Estas tacticas do 4-4-2 todo ofensivo só resultam em Portugal porque 90% das equipas são MUITO FRACAS em termos de qualidade e tacticamente.
E mesmo assim, treinadores com 2 dedos de testa, comem o Sergio Conceição, como comeriam o Jesus se ele não tivesse o colinho que teve. Lage, Luis Castro, Ivo Vieira, VP-AVB (vs Jesus) etc A lista e longa.

Foi com 4-3-3 que vencemos e vencemos campeonatos, boas prestações na Europa etc
O VP, com 4-3-3, conseguiu ganhar em pontos o Benfica do Jesus.  Que, para mim, e quem melhor pratica o 4-4-2 em Portugal. E mesmo o 4-4-2 do Jesus joga com 3 médios, ou com um Ala que ajuda MUITO no meio.
O Sergio Conceição conseguiu perceber que precisava de povoar o meio campo com um ala/médio passado... ano e meio!
Com o VP fomos eliminados no primeiro ano na fase de grupos por equipas como o apoel e levámos banho de futebol do Manchester City.

No segundo ano fomos eliminados pelo Málaga na champions.

VP não é exemplo no que toca às competições europeias.

Mas concordo, está tática é uma tática para o tugão, mas, não é esse o nosso principal objectivo?
 

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
2,860
3,539
DECO-10 disse:
Com o VP fomos eliminados no primeiro ano na fase de grupos por equipas como o apoel e levámos banho de futebol do Manchester City.

No segundo ano fomos eliminados pelo Málaga na champions.

VP não é exemplo no que toca às competições europeias.

Mas concordo, está tática é uma tática para o tugão, mas, não é esse o nosso principal objectivo?
Coisas anormais que acontecem de vez em quando (APOEL).
Quanto ao jogo com o City... Normal. Equipas que tinham jogadores com o David Silva, Aguero, Kompany, Yaya Toure no auge etc Nao vamos comparar.

Depois tu não perdeste "para um Malaga". Tu perdeste para, provavelmente, o melhor MALAGA de sempre. E não merecemos nada perder! E não fosse uma burrice do Defour...
 

Adriano Rodrigues

Arquibancada
17 Julho 2018
356
0
Eu sou um defensor deste jogador no nosso 11. Mesmo a jogar com 2 PL!
O Oliver e capaz de fazer os passes que o Herrera nunca faz e desbloqueia o jogo.
e tem uma coisa, procura a bola, ele passa e desmarca=se criando linhas de passe. vejam bem qdo ele vem atraz, quase junto dos centrais pra iniciar as jogadoas.Temos ali um organizador de jogo puro. nao e jogador de combate nem e um recuperador e por isso nao serve pro SC!
Sou e sempre fui fa do 4-3-3 Do Jesualdo e do Villas Boas!

Como dizia o Engenheiro do Penta, o tal triangulo invertido com Danilo num vertice baixo e Herrera-Oliver nos outros dois.
Nas alas e no meio a frente do triangulo  com Marega - Soares - Corona.

Sempre pensei que este seria o melhor 11 do FCP. (Ja nao conto com o Brah)

 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,064
7,789
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
DECO-10 disse:
Na minha opinião, estamos mais próximos de ser campeões na liga Tuga a jogar com 2 Pdl do que a jogar com 1.
A jogarem os 3, provavelmente assumiríamos o 4-3-3 o que com o plantel que dispomos, acho um esquema frágil e menos eficaz em Portugal.

No entanto existe uma alternância ao 4-3-3 em que os 3 da frente são 3 avançados e não 2 extremos e 1 Pdl (o Villas Boas falava disso quando cá esteve).
Um pouco à semelhança do papel que jogadores como Derlei, Lizandro a espaços ou o Hulk fizeram aqui.
Isso funciona sobretudo se pelo menos 1 dos medios tiver "chegada" a area ou capacidade de meia distancia, como o Maniche e o Lucho tinham, ou o Herrera a espacos. E isso infelizmente falta ao Oli.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,170
39,834
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Miguel Barbosa disse:
Porque os treinadores e as equipas em Portugal são miseráveis.
Um Vitor Pereira desfazia tacticamente qualquer equipa em Portugal. E não levava nem 4, nem 5 do Liverpool, nem tao pouco perdia em casa com um Besiktas...

Estas tacticas do 4-4-2 todo ofensivo só resultam em Portugal porque 90% das equipas são MUITO FRACAS em termos de qualidade e tacticamente.
E mesmo assim, treinadores com 2 dedos de testa, comem o Sergio Conceição, como comeriam o Jesus se ele não tivesse o colinho que teve. Lage, Luis Castro, Ivo Vieira, VP-AVB (vs Jesus) etc A lista e longa.

Foi com 4-3-3 que vencemos e vencemos campeonatos, boas prestações na Europa etc
O VP, com 4-3-3, conseguiu ganhar em pontos o Benfica do Jesus.  Que, para mim, e quem melhor pratica o 4-4-2 em Portugal. E mesmo o 4-4-2 do Jesus joga com 3 médios, ou com um Ala que ajuda MUITO no meio.
O Sergio Conceição conseguiu perceber que precisava de povoar o meio campo com um ala/médio passado... ano e meio!
o que dizes é desconexo com a realidade, o FCP com o SC fez oitavos o ano passado e quartos este ano na champions,  nos últimos 20 anos o FCP só chegou aos quartos 5 vezes e só passou os quartos 1 vez...

Se se colocar a questão em termos de vitorias empates e derrotas o SC tem também um dos melhores records dos últimos 20 anos.

Se faz isto tudo com taticas que não resulta é porque devemos ter um dos melhores planteis da europa..
 

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
5,860
4,125
O 442 em 2019 faz tanto sentido como usar o 235 (piramide) la dos anos de 1900. É o esquema mais facilmente explorado porque tem dificuldade em manter a equipa equilibrada. E esquemas como o 442 que tem dificuldade em ser equilibrados pedem logo à partida muito esforço dos atletas, pode estar aí a resposta das equipas do SC e do JJ andarem todas estouradas e cheias de lesoes. Das grandes equipas europeias quantas jogam em 442? E que treinador de topo joga em 442?

Daqui a 20 anos ninguem joga em 442
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
9,999
4,178
Olimpo
Maressi disse:
O 442 em 2019 faz tanto sentido como usar o 235 (piramide) la dos anos de 1900. É o esquema mais facilmente explorado porque tem dificuldade em manter a equipa equilibrada. E esquemas como o 442 que tem dificuldade em ser equilibrados pedem logo à partida muito esforço dos atletas, pode estar aí a resposta das equipas do SC e do JJ andarem todas estouradas e cheias de lesoes. Das grandes equipas europeias quantas jogam em 442? E que treinador de topo joga em 442?

Daqui a 20 anos ninguem joga em 442
O Atlético de Simeone conhecido pela sua competência defensiva sempre jogou em 442 clássico, Portugal foi campeão Europeu com uma tremenda coesão defensiva e tb jogou em 442 clássico.

Quantas vezes é preciso dizer que o sistema tático pouco importa analisar se retirarmos da equação o modelo de jogo e as características dos jogadores.
 
J

JAEP

Guest
Zeus disse:
O Atlético de Simeone conhecido pela sua competência defensiva sempre jogou em 442 clássico, Portugal foi campeão Europeu com uma tremenda coesão defensiva e tb jogou em 442 clássico.

Quantas vezes é preciso dizer que o sistema tático pouco importa analisar se retirarmos da equação o modelo de jogo e as características dos jogadores.
Não encontras mais casos também. E falando de futebol jogado, essas equipas nunca entusiasmaram ninguém. Ganharam sim, mas lá está, foram as exceções por isso é que se fala delas.

E foram 4x4x2 clássicos com "extremos" falsos.
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
9,999
4,178
Olimpo
JAEP disse:
Não encontras mais casos também. E falando de futebol jogado, essas equipas nunca entusiasmaram ninguém. Ganharam sim, mas lá está, foram as exceções por isso é que se fala delas.

E foram 4x4x2 clássicos com "extremos" falsos.
Não encontro mais? Recordo-me do Monaco de Leo Jardim campeão francês e semi-finalista da champions league  que tb jogava em 442 classico, se me esforçar mais pela memoria encontraria mais exemplo e esta não podes dizer que não encantava eheh, que equipaça aquela! Depois desfizeram a equipa toda...

O que é isso falsos extremos? Num 442 não jogas nem com falsos nem com verdadeiros quanto muito jogas isso sim com médio alas.
 
J

JAEP

Guest
Zeus disse:
Não encontro mais? Recordo-me do Monaco de Leo Jardim campeão francês e semi-finalista da champions league  que tb jogava em 442 classico, se me esforçar mais pela memoria encontraria mais exemplo e esta não podes dizer que não encantava eheh, que equipaça aquela! Depois desfizeram a equipa toda...

O que é isso falsos extremos? Num 442 não jogas nem com falsos nem com verdadeiros quanto muito jogas isso sim com médio alas.
Jogas sim, uma coisa coisa é jogar com Otávio, outra coisa é jogar com Corona (e Brahimi ao mesmo tempo por exemplo)
Bernardo Silva equilibrava aquele meio campo do Monaco.
Podes te esforçar, não vais encontrar muitos casos destes. É um facto.

Os treinadores não são malucos a esse ponto para jogar num 4x4x2 clássico hoje em dia com 2 extremos puros nas alas. Isso só para o Tugão e mesmo assim só contra equipas do 5º lugar para baixo é que funciona.

Isso do modelo táctico não interessar é uma grande treta isso sim. Mas ei, são opiniões.
 

Flanders

Tribuna
11 Maio 2017
2,711
0
Rio-me é dos que dizem que sempre que joga é dos melhores. Não se manquem com esse endeusamento não
 

MeteOMarega

Tribuna
15 Maio 2018
4,630
4,123
Conquistas
6
  • José Maria Pedroto
  • Deco
  • Lucho González
Flanders disse:
Rio-me é dos que dizem que sempre que joga é dos melhores. Não se manquem com esse endeusamento não
Tenho um amigo que é, completamente, Oliver fan. Tenho um chat de amigos portistas e quando mando o print do 11 e o Oliver não está é logo smiles de chateado. Parece que são do FCO e não do FCP.
Eu também sou da opinião que com ele jogamos melhor, com mais critério, controlo e qualidade, mas pq prefiro ver a equipa em 4-3-3.
Agora maluqueiras de que só com ele é que jogamos e sem ele somos de distrital é um bocado abusado.
 

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
5,860
4,125
Zeus disse:
O Atlético de Simeone conhecido pela sua competência defensiva sempre jogou em 442 clássico, Portugal foi campeão Europeu com uma tremenda coesão defensiva e tb jogou em 442 clássico.

Quantas vezes é preciso dizer que o sistema tático pouco importa analisar se retirarmos da equação o modelo de jogo e as características dos jogadores.
Um sistema é uma referencia para depois se entender o modelo de jogo. E mais uma vez falas no 442 do simeone e falas de uma equipa que chega a fases de decisao completamente estourada fisicamente.
Entao, quando falas no 442 do simeone devias saber que apesar do 442, nao ha uma filosofia do sistema classico de 442, ou seja, por natureza um 442 nao foi desenvolvido para fazer compactaçao e negaçao de espaços. Nao faz sentido utilizares um 442 e depois teres uma ideia de compactaçao e negaçao de espaços.
É por isto tambem que é uma equipa que sempre teve claras dificuldades de marcar golos, algo que as equipas que normalmente jogam num 442 nao tem.
A maior parte do tempo o suposto 442 de simeone quando está sem posse está na verdade num 4141 com linhas quase mescladas e ultra baixas ou entao num 4222 de forma a empurrar o adversario para o jogo exterior . Essa é a chave para nao se "sofrer", o desiquilibrio do 442 é o meio campo central mas a dinamica que ele deu é para proteger o meio campo central, só que para isso sacrifica os jogadores devido a altos niveis de carga fisica e sacrifica o jogo ofensivo da equipa.
Outro ponto é que podemos falar dos "feitos" do atletico de madrid , mas temos de ver o atletico recente, porque o futebol muda, até o suposto tiki taka do barça e do guardiola que em tempos parecia o ultimo grito do controlo do jogo teve de evoluir para um futebol que apesar da enorme quantidade de passes agora tem mais verticalidade, velocidade, inteligencia.
O futebol é um jogo, e todos os jogos tem uma evoluçao para encontrar uma soluçao/resoluçao do proprio jogo, e eu nao consigo ver dinamicas dadas ao esquema de 442 que no futuro façam com que se possa partir dessa dinamica para arranjar essa soluçao, porque parte logo como um esquema desiquilibrado.
E tu agora podes dizer" mas eles eram equilibrados defensivamente" e eu respondo "mas perdiam ofensivamente e isso tambem é um desiquilibrio"
 
J

JAEP

Guest
Flanders disse:
Rio-me é dos que dizem que sempre que joga é dos melhores. Não se manquem com esse endeusamento não
Acho é que o "FC Oliver" aqui no portal é demais.
Não é que o rapaz em 70%/80% dos jogos em que foi titular esteve sempre no top-3 dos mais votados como homem do jogo. Epah, estas pitas... Não podem ver o Oliver que endeusam logo rapaz.

Já o Herrera e Otávio que raramente são votados para um top-3 como homens do jogo em 70%/80% dos jogos são claramente os patinhos feios por parte desta miudagem toda.

Estes factos...

 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
9,999
4,178
Olimpo
Maressi disse:
Um sistema é uma referencia para depois se entender o modelo de jogo. E mais uma vez falas no 442 do simeone e falas de uma equipa que chega a fases de decisao completamente estourada fisicamente.
Entao, quando falas no 442 do simeone devias saber que apesar do 442, nao ha uma filosofia do sistema classico de 442, ou seja, por natureza um 442 nao foi desenvolvido para fazer compactaçao e negaçao de espaços. Nao faz sentido utilizares um 442 e depois teres uma ideia de compactaçao e negaçao de espaços.
É por isto tambem que é uma equipa que sempre teve claras dificuldades de marcar golos, algo que as equipas que normalmente jogam num 442 nao tem.
A maior parte do tempo o suposto 442 de simeone quando está sem posse está na verdade num 4141 com linhas quase mescladas e ultra baixas ou entao num 4222 de forma a empurrar o adversario para o jogo exterior . Essa é a chave para nao se "sofrer", o desiquilibrio do 442 é o meio campo central mas a dinamica que ele deu é para proteger o meio campo central, só que para isso sacrifica os jogadores devido a altos niveis de carga fisica e sacrifica o jogo ofensivo da equipa.
Outro ponto é que podemos falar dos "feitos" do atletico de madrid , mas temos de ver o atletico recente, porque o futebol muda, até o suposto tiki taka do barça e do guardiola que em tempos parecia o ultimo grito do controlo do jogo teve de evoluir para um futebol que apesar da enorme quantidade de passes agora tem mais verticalidade, velocidade, inteligencia.
O futebol é um jogo, e todos os jogos tem uma evoluçao para encontrar uma soluçao/resoluçao do proprio jogo, e eu nao consigo ver dinamicas dadas ao esquema de 442 que no futuro façam com que se possa partir dessa dinamica para arranjar essa soluçao
O teu comentário começa logo com uma frase escandalosamente errada, é precisamente o contrário, o modelo de jogo é que serve de referência para TUDO, incluindo o sistema tático, aconselho-te a pesquisares sobre o que é a "periodização tática".

Dizes e bem que o futebol como um jogo que é evolui constantemente e é verdade, mas a evolução no futebol não está espelhada nos sistemas mas sim nos modelos, ou seja, os sistemas não passam completamente de moda os modelos de jogo sim, o kick and rush britânico por exemplo, repara que antigamente utilizava-se muito sistemas com 3 centrais depois deixou-se de usar e atualmente esses sistemas de 3 centrais estão a voltar mas não estão a voltar sobre o pretexto de um modelo de jogo defensivo mas sim ofensivo, curioso não é?

A importância que se continua a dar por aqui aos sistemas ao inves dos modelos é muito desfasado da realidade.
 

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
5,860
4,125
Zeus disse:
O teu comentário começa logo com uma frase escandalosamente errada, é precisamente o contrário, o modelo de jogo é que serve de referência para TUDO, incluindo o sistema tático, aconselho-te a pesquisares sobre o que é a "periodização tática".

Dizes e bem que o futrbol como um jogo que é evolui constantemente e é verdade, mas a evolução no futebol não está espelhada nos sistemas mas sim nos modelos, ou seja, os sistemas não passam completamente de moda os modelos de jogo sim, o kick and rush britânico por exemplo, repara que antigamente ultizava-se muito sistemas com 3 centrais depois deixou-se de usar e atualmente esses sistemas de 3 centrais estão a voltar mas não estão a voltar sobre o pretexto de um modelo de jogo defensivo mas sim ofensivo, curioso não é?

A importância que se continua a dar por aqui aos sistemas ao inves dos modelos é muito desfasado da realidade.
Ou nao me expliquei bem ou entao entendeste escandalosamente errado. O que quis dizer é que se vais explicar algo de uma equipa a alguem vais primeiro falar do sistema tatico para depois partir para a explicaçao do modelo de jogo.

A evoluçao está espelhada nos modelos ate aí tudo bem, mas como escrevi ha sistemas que por mais forma que querias dar com dinamicas, eles estao limitados.
A importancia que dao aos sistemas ao inves dos modelos é proporcional à falta de importancia que tu dás ao sistema. 

PS: e sim os esquemas passam de moda por serem limitativos para se criar o modelo
Eu nao conheço nenhuma equipa que jogue por exemplo num 226 ou num 235
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
9,999
4,178
Olimpo
Maressi disse:
Ou nao me expliquei bem ou entao entendeste escandalosamente errado. O que quis dizer é que se vais explicar algo de uma equipa a alguem vais primeiro falar do sistema tatico para depois partir para a explicaçao do modelo de jogo.

A evoluçao está espelhada nos modelos ate aí tudo bem, mas como escrevi ha sistemas que por mais forma que querias dar com dinamicas, eles estao limitados.
A importancia que dao aos sistemas ao inves dos modelos é proporcional à falta de importancia que tu dás ao sistema. 
Quanto ao primeiro parágrafo não concordo, por exemplo eu digo assim: "o Barça joga em 433", o que é que isto diz da equipa? ZERO! O Liverpool tb joga em 433 e joga de forma completamente diferente do Barça, se tu queres explicar seja o que for de uma equipa tens de descrever o modelo de jogo  os objetivos desse modelo e depois claro o sistema.

Maressi disse:
PS: e sim os esquemas passam de moda por serem limitativos para se criar o modelo
Eu nao conheço nenhuma equipa que jogue por exemplo num 226 ou num 235
Quanto ao teu ps é curioso que mesmo esses sistemas nos dias de hoje dentro de uma dinâmica são prefeitamente exequíveis, por exemplo, esse 235 que tu falas podemos descreve-lo como? Dois centrais, 3 médios e os 5 da frente podem ser o laterais a dar a largura e os extremos por dentro no apoio ao PL, acontece em muitos jogos isto, como é óbvio não pode ser um sistema fixo mas dentro de uma dinâmica é perfeitamente exequível.
 
J

JAEP

Guest
Não se pode jogar em 4x4x2 clássico com extremos puros e dois avançado de posição, isto é a táctica que não resulta nos dias de hoje.
É impossivel teres 2 avançados em constante pressão alta e ao mesmo tempo teres um a baixar para equilibrar o meio campo, e sim, estou a dar o exemplo do que se passou contra o Benfica no Dragão. Mas lá está, quando baixa um já passa a ser 4x2x3x1.

Cabe ao treinador que joga em "4x4x2 clássico" escolher os jogadores com as caracteristicas adequadas para de alguma forma equilibrar o meio campo. E isso obviamente incorpora sempre um 3º médio, ou ala interior, como quiserem chamar.

Bernardo Silva equilibrava no Monaco e fazia de 3º médio enquanto Mbappe lá na frente era tipo um vagabundo, muito do que Corona fez contra o Liverpool. No ATletico Madrid já vi Koke a ser o 3º médio, ou o Saul, no papel aparece em 4x4x2 clássico com eles num dos vertices do meio campo, mas na realidade nunca é um 4x4x2 clássico por uma razão simples...

Ninguém ganha assim hoje em dia. E isto é um dos graves problemas do SC neste tipo de jogos (grandes). E já que ele vai ficar mesmo que não ganhe o campeonato, tenho esperança que olhe para o jogo do Dragão frente ao Benfica e Liverpool, entre tantos outros e veja bem o quanto absurdo que aquilo que ele (não) fez, é... Ou foi, espero eu.