A melhor francesinha!

IDS

Superior
30 Março 2016
96
97
É cada facada! Eu que cresci a comer francesinhas no fase e na cufra com carne assada e que já fico fodid# quando me dizem que a do capa negra ou a da taberna belga são boas! ainda veem agora com francesinha de ananás e alheira e a de bifana da conga e o crlh a 4 que ultraje, isto para mim é a mm coisa que se nós agora em vez de jogarmos de azul e branco às riscas verticais começássemos a jogar às bolinhas ou de xadrez... um atentado a uma instituição da nossa cidade!
 

Dom Pedri

Bancada central
26 Junho 2022
2,313
2,517
Em relação às francesinhas e a qualquer prato típico português, quem o tentar alterar, aldrabar, inovar, devia-lhe nascer um pinheiro no cu .

José Avillez, está boca é para ti também.
É cada facada! Eu que cresci a comer francesinhas no fase e na cufra com carne assada e que já fico fodid# quando me dizem que a do capa negra ou a da taberna belga são boas! ainda veem agora com francesinha de ananás e alheira e a de bifana da conga e o crlh a 4 que ultraje, isto para mim é a mm coisa que se nós agora em vez de jogarmos de azul e branco às riscas verticais começássemos a jogar às bolinhas ou de xadrez... um atentado a uma instituição da nossa cidade!
Suponho que para vocês francesinha é em pão bijou, sem bife e sem ovo pelo menos.
 
  • Não gosto
Reações: Lucho75

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,292
13,391
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Não vale a pena polémicas sobre francesinhas, tudo começou na Regaleira e daí para cá muita coisa se alterou. Uma vez em Gaia um dono de um café disse-me tenho aqui uma francesinha de atum que é um espetáculo, eu respondi fdx e acabou a conversa. Mas até pode haver quem goste, dessa e doutras.
Prato típico da Cidade do Porto são as tripas à moda do Porto e têm que seguir rigorosamente a receita para serem autênticas e todos sabemos que em muitos locais, mesmo no Porto, não acontece. A dobrada de Lisboa e os callos à madrilena têm semelhanças mas muitas diferenças das tripas.
E se vamos falar em invenções temos as alheiras, até de bacalhau inventaram - eu ia vomitando uma dessas e quase cospi no prato mas ao meu lado comeram tudo.
Vinho la même chose - há quem goste de Alvarinho eu detesto, gosto mais do verde de outras castas.
Maduro o que é excelente para alguns é péssimo para outros.
Eu bebo vodka sem gelo, uisque sem gelo, e há quem não dispense o gelo. Gostos...
 

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
16,006
19,344
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Não vale a pena polémicas sobre francesinhas, tudo começou na Regaleira e daí para cá muita coisa se alterou. Uma vez em Gaia um dono de um café disse-me tenho aqui uma francesinha de atum que é um espetáculo, eu respondi fdx e acabou a conversa. Mas até pode haver quem goste, dessa e doutras.
Prato típico da Cidade do Porto são as tripas à moda do Porto e têm que seguir rigorosamente a receita para serem autênticas e todos sabemos que em muitos locais, mesmo no Porto, não acontece. A dobrada de Lisboa e os callos à madrilena têm semelhanças mas muitas diferenças das tripas.
E se vamos falar em invenções temos as alheiras, até de bacalhau inventaram - eu ia vomitando uma dessas e quase cospi no prato mas ao meu lado comeram tudo.
Vinho la même chose - há quem goste de Alvarinho eu detesto, gosto mais do verde de outras castas.
Maduro o que é excelente para alguns é péssimo para outros.
Eu bebo vodka sem gelo, uisque sem gelo, e há quem não dispense o gelo. Gostos...

Tudo muito certo com o teu post que concordo.

O que não concordo é com alterações às nossas tradições gastronómicas só para agradar a certos grupos .

Um Cozido à portuguesa, por exemplo, nunca poderá ser alterado pois perde a sua essencia .

Com a francesinha passa-se a mesma coisa. Eu sei que foi sofrendo algumas alterações desde os anos 60 mas o essencial manteve-se . Agora aldrabices tipo o molho de manteiga da Taberna Belga, ou francesinhas vegetarianas isso tira-me do sério.
 

IDS

Superior
30 Março 2016
96
97
Alheira de bacalhau não é alheira! vinho tinto é vinho tinto, branco é branco e verde é verde independente da casta ou da fermentação, agora francesinha de atummmm, alheira, bifana!!! Com molho bechamel.....Ó meus amigos!!!! salsicha fresca, linguiça, bife e carne assada onde ainda fazem assim (em casa ao domingo á noite sou o cozinheiro de serviço e troco a carne assada por mortadela) de preferência comida ao balcão com um príncipe a acompanhar, já estou a ficar cheio de fome a escrever isto... :)
 

vitor_silva

Tribuna
9 Agosto 2006
4,732
3,113
39
Porto, Portugal
Eiii so fundamentalistas
Por esse andar os pratos ficavam sempre iguais as coisas vao evoluindo é preciso ver que a culinaria evolui, eu cresci a comer a francesinha em pão biju do Mon Ami e agora nao como aquela merda. Pior agora sabeme melhor uma francesinha menos picante e mais leve
Acima de tudo experimentar Novos sabores e maneiras de Fazer as.coisas. Ser progressivo e nao conservador

Senao vao pra Roma comer trippa a la romana que é o original das nossas tripas do tempo do império
 
  • Like
Reações: desde_pequenino
R

Rm95

Guest
Nao se chateiem por causa de comida. Cada um come o que quiser e bem lhe apetecer, mesmo "inovações" nos pratos míticos e tradicionais 😅
 
  • Like
Reações: Flames

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
16,006
19,344
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Eiii so fundamentalistas
Por esse andar os pratos ficavam sempre iguais as coisas vao evoluindo é preciso ver que a culinaria evolui, eu cresci a comer a francesinha em pão biju do Mon Ami e agora nao como aquela merda. Pior agora sabeme melhor uma francesinha menos picante e mais leve
Acima de tudo experimentar Novos sabores e maneiras de Fazer as.coisas. Ser progressivo e nao conservador

Senao vao pra Roma comer trippa a la romana que é o original das nossas tripas do tempo do império

Uma coisa é evolução na cozinha, que concordo. Outra coisa é um Chef pegar num prato tradicional e aldraba-lo de tal forma que já nem sabes o que estas a comer.

A história de um país também se faz muito pela sua gastronomia. Se se metem aaldrabar/Inventar pratos típicos daqui a uns anos as novas gerações já não sabem o que é um Arroz de cabidela, um bacalhau à Braga e por ai fora.
 
  • Like
Reações: grandeporto
Devenish

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,292
13,391
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Alguém sabe onde, no Porto, (aqui em Gaia, não acradito que haja), se pode jantar uma boa cabidela ???
A cabidela bem feita tem que ser de galo ou galinha e de preferência morto na altura e tirar o sangue de imediato e nunca congelar. Claro que um prato destes tens que esperar 20 a 30m para comeres. Outra coisa essencial é a qualidade do arroz, se for fraco ou barato não te sabe bem o arroz dito aqui no Porto de sangue.
Outra situação muito importante é a quantidade de vinagre a adicionar, não pode ser muito avinagrado nem pouco.
É um prato no mínimo para 4 pessoas.
Claro que há restaurantes que servem o dito arroz de cabidela ou pica no chão para muitas pessoas no chamado prato do dia mas não é a mesma coisa.
Fazendo uma comparação; 20 anos atrás, a última vez que comi lá francesinha, no Capa Negra pedí uma francesinha e uma caneca de cerveja.
O que veio 1º? a francesinha, cerca de 5m depois de pedir. Não podia prestar.
Não te indico nenhum que faça cabidela porque as gerências mudam, o cozinheiro muda e as coisas alteram-se.
O último que fui foi em Campo-Valongo, na questão avinagrado estava bom, galo idem mas o arroz era fraquissimo, de baixa qualidade, e assim não dá.
Reclamei? Já faz tempo que fazia isso, agora é + no restaurante.
Curiosamente nesse mesmo restaurante comi anteriormente feijoada à transmontana e estava muito bom. Na maioria dos restaurantes ou não metem os ingredientes todos da receita ou vão ao "panelão" e "tiram a eito" e sai mais de umas coisas e pouco ou nada de outras. O que diferencia um restaurante de outro é fundamentalmente o profissionalismo da cozinha, do cozinheiro/a e ajudantes.
Para terminar; parece que sou "bom cozinheiro" - ERRADO, pouco sei fazer mas sei "comer" e sei o que diferencia o bom do mau.
PS;
Atenção que Gaia é muito grande e deve ter restaurantes ditos regionais ou chamadas tascas que se come bem e de tudo. A questão é saberes aonde. Tens a Gaia urbana e a Gaia rural, nessa é que deves procurar creio eu. O turismo é bom do ponto de vista económico, para tudo ou quase, mas faz descer a qualidade dos pratos em certos locais. Em Nice por exemplo este ano comi nos 2 primeiros dias no chamado centro turistico - tudo caro e foleiro. fugi desses locais, fui ao Nice dos habitantes e encontrei cozinha francesa excelente e paguei 1/3 do que citei antes.
 
Última edição:

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
16,006
19,344
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
A cabidela bem feita tem que ser de galo ou galinha e de preferência morto na altura e tirar o sangue de imediato e nunca congelar. Claro que um prato destes tens que esperar 20 a 30m para comeres. Outra coisa essencial é a qualidade do arroz, se for fraco ou barato não te sabe bem o arroz dito aqui no Porto de sangue.
Outra situação muito importante é a quantidade de vinagre a adicionar, não pode ser muito avinagrado nem pouco.
É um prato no mínimo para 4 pessoas.
Claro que há restaurantes que servem o dito arroz de cabidela ou pica no chão para muitas pessoas no chamado prato do dia mas não é a mesma coisa.
Fazendo uma comparação; 20 anos atrás, a última vez que comi lá francesinha, no Capa Negra pedí uma francesinha e uma caneca de cerveja.
O que veio 1º? a francesinha, cerca de 5m depois de pedir. Não podia prestar.
Não te indico nenhum que faça cabidela porque as gerências mudam, o cozinheiro muda e as coisas alteram-se.
O último que fui foi em Campo-Valongo, na questão avinagrado estava bom, galo idem mas o arroz era fraquissimo, de baixa qualidade, e assim não dá.
Reclamei? Já faz tempo que fazia isso, agora é + no restaurante.
Curiosamente nesse mesmo restaurante comi anteriormente feijoada à transmontana e estava muito bom. Na maioria dos restaurantes ou não metem os ingredientes todos da receita ou vão ao "panelão" e "tiram a eito" e sai mais de umas coisas e pouco ou nada de outras. O que diferencia um restaurante de outro é fundamentalmente o profissionalismo da cozinha, do cozinheiro/a e ajudantes.
Para terminar; parece que sou "bom cozinheiro" - ERRADO, pouco sei fazer mas sei "comer" e sei o que diferencia o bom do mau.

Foi no " Chef Almeida" ?
 

Dom Pedri

Bancada central
26 Junho 2022
2,313
2,517
Não vale a pena polémicas sobre francesinhas, tudo começou na Regaleira e daí para cá muita coisa se alterou. Uma vez em Gaia um dono de um café disse-me tenho aqui uma francesinha de atum que é um espetáculo, eu respondi fdx e acabou a conversa. Mas até pode haver quem goste, dessa e doutras.
Prato típico da Cidade do Porto são as tripas à moda do Porto e têm que seguir rigorosamente a receita para serem autênticas e todos sabemos que em muitos locais, mesmo no Porto, não acontece. A dobrada de Lisboa e os callos à madrilena têm semelhanças mas muitas diferenças das tripas.
E se vamos falar em invenções temos as alheiras, até de bacalhau inventaram - eu ia vomitando uma dessas e quase cospi no prato mas ao meu lado comeram tudo.
Vinho la même chose - há quem goste de Alvarinho eu detesto, gosto mais do verde de outras castas.
Maduro o que é excelente para alguns é péssimo para outros.
Eu bebo vodka sem gelo, uisque sem gelo, e há quem não dispense o gelo. Gostos...
Loureiro cai sempre bem.