Actualidade internacional

Cheue

12 Maio 2016
18,762
28,566
Conquistas
7
108
Eu não descrevo esse cenário. Não há milagres, ninguém vai acabar com as teorias da conspiração, com o discurso de ódio, com o racismo, com a corrupção, etc.

Tu partes do pressuposto que não confias nas pessoas, mas apesar de tudo, é uma minoria da população mundial que se deixa levar por estas teorias da conspiração. Partindo desse pressuposto e da censura, o que tu estarias a fazer é tirar poder às pessoas e dá-lo às instituições que seriam responsáveis por censurar as fake news e as teorias da conspiração, normalmente, seria sempre o governo. Estarias a dar poder aos Governos e é aqui que reside todo o perigo. Os governos mudam, com uns partilhamos mais ideais, com outros menos. Para um governo o Criacionismo seria uma ideia idiota e deveria ser censurada, mas não estamos livres de aparecer um governo e achar que afinal a Teoria da Evolução é que é uma ideia idiota e merece ser alvo de censura.

Eu confio muito mais mais nas pessoas, em cada indivíduo, do que nos governos.
não, não defendo que os governos tenham esse poder.
nem pensar.

empresas privadas sim.
e já o têm
Facebook, Twitter, etc...fazem o que quiserem.

nem sequer defendo que os governos obriguem as redes sociais a fazer o que quer que seja...

mas especialmente o Facebook podia fazer um trabalho muito melhor de moderação e não deixar tanto lixo ser tão viral.

e repito: teorias de conspiração de loucos, noticias claramente falsas e propositadamente enganadoras, etc...
não é 'apagar o que eu não gosto, não concordo'.
 

Cheue

12 Maio 2016
18,762
28,566
Conquistas
7
108
não, não defendo que os governos tenham esse poder.
nem pensar.

empresas privadas sim.
e já o têm
Facebook, Twitter, etc...fazem o que quiserem.

nem sequer defendo que os governos obriguem as redes sociais a fazer o que quer que seja...

mas especialmente o Facebook podia fazer um trabalho muito melhor de moderação e não deixar tanto lixo ser tão viral.

e repito: teorias de conspiração de loucos, noticias claramente falsas e propositadamente enganadoras, etc...
não é 'apagar o que eu não gosto, não concordo'.
caso contrário mais vale meterem as regras e os TOS no lixo e ser outro 4chan/8chan em que vale Tudo..
 

Malhanga

Tribuna
27 Novembro 2016
3,949
2,382
Se te tivesses dado ao trabalho de ver o vídeo que coloquei, verias que o palhaço actual ainda é mais choné do que o anterior. Completamente gagá. Não me admiraria nada que fosse daqueles que ouve vozes.

Segundo ponto, tu não sabes a que nível eu estou porque não me conheces de lado nenhum.
Mas afinal, explica lá, a terra é ou não é plana??
 
Última edição:

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,407
21,040
Gaia
O que está a acontecer na Rússia é o que acontece quando se dá ao Governo o poder de decidir o que deve e o que não deve ser censurado.
-----------------------------

Quem quiser fazer uma revisão da matéria sobre Totalitarismos, Fascismos e Comunismos não precisa de ler muito pode ver uns documentos chamados "II Guerra - Apocalipse" e "O Gulag".

Estes venturas e trumps não devem ser censurados devem é ser bem contrariados e defrontar alguém com poder de argumentação e tomates.
 
  • Like
Reações: John Wick

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
não, não defendo que os governos tenham esse poder.
nem pensar.

empresas privadas sim.
e já o têm
Facebook, Twitter, etc...fazem o que quiserem.

nem sequer defendo que os governos obriguem as redes sociais a fazer o que quer que seja...

mas especialmente o Facebook podia fazer um trabalho muito melhor de moderação e não deixar tanto lixo ser tão viral.

e repito: teorias de conspiração de loucos, noticias claramente falsas e propositadamente enganadoras, etc...
não é 'apagar o que eu não gosto, não concordo'.
Ok, estás a falar em termos de redes sociais e sem envolvimento de governos.

Acho um assunto também ele sensível e aí não sei até que ponto esse argumento do ser privado é um bom argumento. Todas essas empresas recebem milhares de milhões de euros do governo americano, têm isenções fiscais, utilizam os dados de milhões de utilizadores e não pagam nada por isso, entre outras razões.

Além disso, google, apple, amazon, facebook e twitter, detêm todo o monopólio, podem facilmente actuar concertadamente para impedir outras empresas tecnológicas de funcionar.

Isto tornou-se tão grande que facebook e twitter têm capacidade para influenciar eleições em qualquer país. Por estas razões, o argumento de serem empresas privadas e poderem censurar tudo o que lhes apetecer, parece-me não ter validade. Acho que devem ter regras de moderação básicas. A partir do momento em que ultrapassam isso, entramos num caminho tão perigoso como dar poder aos governos para controlar a liberdade de expressão.

Porque é o Trump foi banido e o Ayatollah do Irão, quando apelou à destruição de Israel, não? Porque é que muitas das mentiras do Trump eram marcadas com "this claim is disputed" e mentiras descaradas do Putin não?

As redes sociais ganharam uma influência e uma importância tremenda, têm um poder absurdo, não podem estar sujeitas às mesmas regras que uma empresa privada normal. Podem perfeitamente servir para criar realidades falsas que influenciem acontecimentos históricos.


Está toda a gente preocupada com o Chega, criticamos a lei da rolha que eles próprios aplicaram no partido para calar vozes dissonantes, mas queremos fazer exactamente o mesmo que eles fazem. De que é que vale lutar contra a extrema-direita? Se por acaso chegassem ao poder, não precisavam de fazer nada porque já tinham a papinha toda feita.

Acho que nenhum grupo deve ter o poder de controlar o discurso e a liberdade de expressão, seja ele qual for.

Volto a referir, aconselho vivamente o documentário "Mighty Ira", é incrível e foi o que me fez mudar de ideias, não quer dizer que mudes, mas ao início fiquei chocado como é que a American Civil LIberties Union defendia o direito de grupos de nazis fazerem demonstrações nas ruas, mas os argumentos que vão dando ao longo do documentário são poderosíssimos e a ACLU foi e continua a ser determinante na luta pelos direitos de muitas minorias como judeus, negros, gays, trans, etc.
 
  • Like
Reações: Vieira_Amares

Cheue

12 Maio 2016
18,762
28,566
Conquistas
7
108
Ok, estás a falar em termos de redes sociais e sem envolvimento de governos.

Acho um assunto também ele sensível e aí não sei até que ponto esse argumento do ser privado é um bom argumento. Todas essas empresas recebem milhares de milhões de euros do governo americano, têm isenções fiscais, utilizam os dados de milhões de utilizadores e não pagam nada por isso, entre outras razões.

Além disso, google, apple, amazon, facebook e twitter, detêm todo o monopólio, podem facilmente actuar concertadamente para impedir outras empresas tecnológicas de funcionar.

Isto tornou-se tão grande que facebook e twitter têm capacidade para influenciar eleições em qualquer país. Por estas razões, o argumento de serem empresas privadas e poderem censurar tudo o que lhes apetecer, parece-me não ter validade. Acho que devem ter regras de moderação básicas. A partir do momento em que ultrapassam isso, entramos num caminho tão perigoso como dar poder aos governos para controlar a liberdade de expressão.

Porque é o Trump foi banido e o Ayatollah do Irão, quando apelou à destruição de Israel, não? Porque é que muitas das mentiras do Trump eram marcadas com "this claim is disputed" e mentiras descaradas do Putin não?

As redes sociais ganharam uma influência e uma importância tremenda, têm um poder absurdo, não podem estar sujeitas às mesmas regras que uma empresa privada normal. Podem perfeitamente servir para criar realidades falsas que influenciem acontecimentos históricos.


Está toda a gente preocupada com o Chega, criticamos a lei da rolha que eles próprios aplicaram no partido para calar vozes dissonantes, mas queremos fazer exactamente o mesmo que eles fazem. De que é que vale lutar contra a extrema-direita? Se por acaso chegassem ao poder, não precisavam de fazer nada porque já tinham a papinha toda feita.

Acho que nenhum grupo deve ter o poder de controlar o discurso e a liberdade de expressão, seja ele qual for.

Volto a referir, aconselho vivamente o documentário "Mighty Ira", é incrível e foi o que me fez mudar de ideias, não quer dizer que mudes, mas ao início fiquei chocado como é que a American Civil LIberties Union defendia o direito de grupos de nazis fazerem demonstrações nas ruas, mas os argumentos que vão dando ao longo do documentário são poderosíssimos e a ACLU foi e continua a ser determinante na luta pelos direitos de muitas minorias como judeus, negros, gays, trans, etc.
" Podem perfeitamente servir para criar realidades falsas que influenciem acontecimentos históricos."

então têm que ser geridas de certa forma e ter regras para que isso não aconteça, certo?

na minha opinião não há necessidade de intervenção de governos.
é só uma questão de ter uma moderação clara e coerente.
faz toda a diferença.

estas redes não podem (não devem) influenciar/apoiar mais X ou Y, nem censurar X e promover Y
mas não podem deixar que falsidades óbvias se espalhem.
ou há moderação ou não há.

e a opção mais fácil e menos polémica para eles até seria deixar que se escreva/diga/partilhe tudo (com algumas exceções óbvias)
é fácil de justificar: liberdade de expressão total ponto
difícil de contrariar: quem não gosta é porque não gosta de liberdade e é autoritário.
o engagement' até aumenta e o $$ dos anúncios também, mesmo que sejam de empresas diferentes para conteúdos e públicos diferentes.

mas no fim o resultado é pior.
desinformação total
e uma população que não acredita em nada, mas simultaneamente acredita em tudo.
-
"Acho que nenhum grupo deve ter o poder de controlar o discurso e a liberdade de expressão, seja ele qual for."

certo.
mas para limitar o poder destas empresas, tens que o dar aos governos para que o possam fazer.
não é ainda pior?

então o ideal é o poder ficar a cargo 'das pessoas', dos utilizadores.
ok, sem moderação? vale tudo?
e isso não vai também "servir para criar realidades falsas que influenciem acontecimentos históricos"?
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,017
39,521
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
certo.
mas para limitar o poder destas empresas, tens que o dar aos governos para que o possam fazer.
não é ainda pior?

então o ideal é o poder ficar a cargo 'das pessoas', dos utilizadores.
ok, sem moderação? vale tudo?
e isso não vai também "servir para criar realidades falsas que influenciem acontecimentos históricos"?
:love:

Zuckerberg vai salvar o mundo.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,642
64,793
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Achas que alguém que queira publicar um livro abertamente racista tem o direito de o publicar, e vai conseguir fazê-lo?
Eu tenho o Mein Kampf em casa. 😅

E comprei na Fnac, e tinha lá vários...

O que eu gosto mesmo da nossa democracia liberal, é que até os fascistas, racistas e grunhos em geral, podem falar e escrever as suas tropelias e não são punidos por isso. Desde que não infrinjam nenhuma lei vigente.
Só uma democracia madura e muito segura de si, permite uma coisa destas.

Eu orgulho-me de dizer que vivo numa assim.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,642
64,793
Conquistas
8
  • Dezembro/20
os comentadores com mais ouvintes/telespectadores em Portugal são:
Paulo Portas
Marques Mendes
MST

nos EUA o canal mais visto de cabo é a Fox News.

nas redes sociais há de tudo.
foi /é no Facebook, por exemplo, que se espalharam conspirações tipo Qanon, anti-vax e coisas do género...

no Youtube deve estar 50/50 entre canais/comentadores de esquerda/direita...

essa dos media ser tudo uma cambada de esquerdalhos é daquelas mentiras 1000 vezes repetidas.
o que se pode dizer é que os media tradicionais não são nada simpáticos com o Trump, Bolsonaro, Ventura e pessoal do género...
ainda que acabem muitas vezes por os ajudar ao estar constantemente a falar deles...
Tirando o observador, as redacções dos jornais portugueses são da esquerda até à medula. São até alguns, meios de propaganda de uma certa esquerda chanfrada, que dá espaço a pessoas que nitidamente, tem um défice cognitivo acentuado.
 
  • Like
Reações: ruipsousa8

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,017
39,521
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
o Zuckerberg está é a foder o mundo.

não percebo onde é que o estou a defender...quando estou a dizer exactamente o contrário...
...que o Facebook é gerido e moderado de forma errada e incompetente.
Tu defendes o faroeste onde a empresa privada faz o que quiser, e achas que eles são os bons rapazes que vão fazer o bem... não tem nada que ver com incompetência se fossem incompetentes não dominavam...

Não é assim tão complicado, basta serem regulados pelo que são tal como as outras empresas que atuam no espaço publico, A CNN teve comentadeiros e jornalistas a lançar fake news no caso de covington kids, foram processados e pagaram milhões por isso, os facebooks e twiters tiveram gente a fazer a mesma coisa e não consta que tenha pago..
 

Cheue

12 Maio 2016
18,762
28,566
Conquistas
7
108
Tirando o observador, as redacções dos jornais portugueses são da esquerda até à medula. São até alguns, meios de propaganda de uma certa esquerda chanfrada, que dá espaço a pessoas que nitidamente, tem um défice cognitivo acentuado.
diria o mesmo do observador.
é só substituir esquerda por direita.

a diferença é que os outros jornais têm cronistas de esquerda e de direita.
 
  • Like
Reações: Czarli9

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
então têm que ser geridas de certa forma e ter regras para que isso não aconteça, certo?
É precisamente por isso que nenhum grupo deve controlar a liberdade de expressão e os indivíduos devem ser livres de tirar as suas próprias conclusões, o custo do primeiro é muito maior que o segundo.

O exemplo do twitter e do facebook é perfeito, a moderação que existe não é imparcial, há um claro enviesamento. Este é o grande problema de teres um grupo de pessoas a deter o poder de decidir aquilo que é censurável e o que não é, vai sempre haver problemas de imparcialidade.

O twitter e o facebook, antes das eleições, censuraram notícias do NY Post que davam conta do escandalo de um possível escândalo de corrupção a envolver o Hunter e o Joe Biden, a justificação é que se tratava de desinformação. Depois das eleições, ficamos a saber que não era desinformação e que na realidade o caso está a ser investigado pelo FBI, confirmado pelo próprio Hunter Biden. O Trump fartou-se de mentir e de fazer falsas afirmações, o twitter não teve problemas em colocar avisos em todas elas, no entanto, também se escreveram mentiras sobre o Trump que não tiveram o mesmo tratamento.

O twitter é o local onde teorias da conspiração dos grupos de extrema-direita são censuradas, mas também é o local onde se partilham ideias que também são tóxicas, mas que partem do outro lado do espectro político. Dizer que existe uma infinidade de géneros fluídos e que eu hoje posso ser uma mulher, amanhã posso me identificar como um homem e no dia seguinte posso ser um canguru, já não é censurável. Espalhar a ideia de que não existem diferenças biológicas entre homens e mulheres já não é considerado desinformação. Entre muitas outras ideias falsas que se propagam pelas redes sociais.

Isto bate sempre no mesmo ponto, é impossível alguém controlar imparcialmente aquilo que é verdade e o que não é. Sempre que se empregam as mesmas tácticas de opressão que tanto se criticam nos regimes totalitários, o resultado é sempre o mesmo.
 

Malhanga

Tribuna
27 Novembro 2016
3,949
2,382
Post do homem: A comunicação social e, claro, a fraudulenta eleição americana, permitiram que um indivíduo que em 40 anos de governação não tenha feito nada, voltasse ao poder, um velho senil, mentiroso, que procura guerras e, sobretudo, um pedófilo.
Ahaha ahah....

Ao gajo só falta fazer como o outro que invadiu o Capitolio....

Pôr uns chifres e vestir umas peles....
 
Última edição: