Actualidade internacional

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,518
2,655
Achas que as vantagens para a Europa e Japão, que se puseram na posição que puseram por culpa própria, não foram ainda maiores ? Capitais destruídas, pessoas sem casa, sociedade sem economia, dinheiro sem valor, inflação galopante, infraestruturas destruídas.
A América ainda não era a maior potencia mas já caminhava para tal a passos largos, com ou sem Guerra. Sabes porque ? Pela Constituição em que eles basearam a sua nação....que serviu de base a quase todas dos Países Europeus ocidentais.
Serão maus...mas nem tanto. Sabes quem implementou o Trabalho 5 dias semanais de 8 horas/dia ? Não foi na Europa, nem na Asia, nem na Africa. Foi o Henry Ford o primeiro...no restante mundo era trabalhar de sol a sol.....
Os Eua já eram a maior potência mundial antes da Segunda grande guerra, e o plano Marshall teve como objectivo pricnipal impedir que a Europa se deixasse seduzir pelo comunismo.
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,518
2,655
O facto de o Biden ser um péssimo presidente não muda uma única vírgula daquilo que referi.
Em termos de política externa e diplomacia, dá 10-0 ao Trump. Em termos de estabilidade económica, a posição moderada dá 10-0 ao grupo de lunáticos que acompanha o Trump.

Penso que se a Rússia tivesse invadido a Ucrânia num mandato do Trump, por esta altura a guerra já andaria por Varsóvia, passe o exagero. Há um conjunto de países a contar os dias até que a Rússia lhes bata a porta. Geórgia, Moldávia, até a Arménia anda a ver a sua "aliança" com Moscovo tremida.
Então agora que a Bielorússia entrou no grupo das potências nucleares, isto tem tudo para correr bem.

Mas também digo, não sei o que estão os democratas a fazer, recandidatando um gajo com 81 anos com os piores níveis de popularidade desde o Truman. Até porque nunca foi propriamente popular, foi candidato presidencial apenas porque os democratas gostavam menos do Sanders do que dele.
A sério, o que é que há em Varsóvia, ou no resto da Europa, que possa interessar à Rússia? Só se for o conteúdo duma dúzia de museus, pçorque riquezas naturais a Europa não tem. Convinha que as pessoas percebessem isto: ninguém invade outro país se este país não tiver recursos que justifiquem o risco e o investimento. A Europa é um continente em deriva política e económica, e que caminha a passos largos para a completa irrelevância, com a cumplicidade dos seus governantes eleitos.
 

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
5,616
6,745
A sério, o que é que há em Varsóvia, ou no resto da Europa, que possa interessar à Rússia? Só se for o conteúdo duma dúzia de museus, pçorque riquezas naturais a Europa não tem. Convinha que as pessoas percebessem isto: ninguém invade outro país se este país não tiver recursos que justifiquem o risco e o investimento. A Europa é um continente em deriva política e económica, e que caminha a passos largos para a completa irrelevância, com a cumplicidade dos seus governantes eleitos.
Em termos de recursos, a Polónia e a Ucrânia são bastante semelhantes.

Mas sabemos muito bem que a invasão à Ucrânia não foi sobre recursos. Tens a componente estratégica de acesso à Crimeia e ao Mediterrâneo, tal como existe a vontade de ligar a Kaliningrado, único porto russo funcional durante o Inverno, e tens a vertente cultural em que ainda sentem propriedade sobre o território da URSS.
 

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,276
2,409
A sério, o que é que há em Varsóvia, ou no resto da Europa, que possa interessar à Rússia? Só se for o conteúdo duma dúzia de museus, pçorque riquezas naturais a Europa não tem. Convinha que as pessoas percebessem isto: ninguém invade outro país se este país não tiver recursos que justifiquem o risco e o investimento. A Europa é um continente em deriva política e económica, e que caminha a passos largos para a completa irrelevância, com a cumplicidade dos seus governantes eleitos.
Não tem sentido nenhum porque seria impossivel para a Russia, alias para a Russia ou para qualquer outro pais, mas tendo em conta a historia entre os russos e os polacos mais impossivel ainda, controlar tanto territorio. Ainda por cima a Russia como a Europa vivem a mesma crise demografica.
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
64,491
108,073
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
O engraçado é quando vês patetas que dizem que ele "dá uma lição de história da Rússia nos primeiros minutos"

Eu cumo o gajo mais russófilo em termos de história deste fórum confirmo que dá....a versão da Academia Putin/Dugin.
Versão suportada academicamente pela vasta maioria dos historiadores essa é outra e é a que eu conheço de fio a pavio.

Ainda me falha completamente o "culto a Putin" de uma certa parte, principalmente nos E.U.A.
Mas segue um traço.
 
  • Like
Reações: MiguelDeco e Cheue

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,959
26,048
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
O engraçado é quando vês patetas que dizem que ele "dá uma lição de história da Rússia nos primeiros minutos"

Eu cumo o gajo mais russófilo em termos de história deste fórum confirmo que dá....a versão da Academia Putin/Dugin.
Versão suportada academicamente pela vasta maioria dos historiadores essa é outra e é a que eu conheço de fio a pavio.

Ainda me falha completamente o "culto a Putin" de uma certa parte, principalmente nos E.U.A.
Mas segue um traço.
O traço da loucura total..
 
  • Like
Reações: Edgar Siska