Actualidade nacional

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
7,898
11,987
Conquistas
17
  • Taça de Portugal 19/20
Ah ok, vou então de bloco de notas e caneta contar os roubos.
Como te disse, vai para a noite no Porto. Se estou a mentir (nem sei o que ganharia, mas ok), certamente não terás problemas.
Eu não sei se esse aumento de roubos/ crimes não é mesmo geral a todo o país.
Eu também tenho a sensação que as coisas estão piores do que estavam há alguns anos. Mas acho que esta situação já era previsível, porque há muita vontade das pessoas em irem sair, o que leva a mais gente na noite, e até a atitude pode ser diferente. Depois, os chungas têm muito crime para pôr em dia…
 
  • Like
Reações: simao977

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Ah ok, vou então de bloco de notas e caneta contar os roubos.
Como te disse, vai para a noite no Porto. Se estou a mentir (nem sei o que ganharia, mas ok), certamente não terás problemas.
Há quem conte e quem estude o crime, há relatórios anuais de criminalidade, ... caso contrário aplicar-se-iam políticas conforme o feeling das pessoas. Feeling esse que pode estar desfasado da realidade. O colega disse-me que pessoalmente nunca teve problemas, embora conheça casos. Pois eu também nunca os tive e igualmente os conheço. Será estranho se todos ou a esmagadora maioria afirmar o mesmo. É necessário conhecer o que não se conhece, apenas isso; não falaria de mentira, embora também haja motivações para tal, como poderá imaginar. Desconhecimento. Posso não saber o que se passa neste momento, mas o colega que afirmou que vivemos uma brutal onda de violência também não sabe.

... é natural que o relatório anual da criminalidade mostre um aumento da violência e de facto exista mais crime na noite de hoje. Desde logo porque há noite, coisa que não houve com os confinamentos e medidas restritivas. Até poderá haver uma situação nova, dados os previsíveis excessos do retorno. Em todo o caso, torna-se necessário saber se vivemos um período de criminalidade normal, crescente mas pouco, anormal, ou uma coisa completamente explosiva como a tal onda de que o colega anterior falava.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,713
25,541
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
O que não estás a perceber é que estou a comparar tempos recentes, de 2016 para cá. Estou-me perfeitamente a borrifar para 2007. Falo dos problemas de insegurança atuais.
Estás a puxar a discussão para política quando já te disse que não quero saber disso como vocês.
É normal um amigo meu me dizer, mal chego de Amesterdão, para não ir à baixa que aquilo está do pior? Alguém que também costumava andar por lá?. Se achas normal, não tenho nada a dizer.
Trazer discussão política era se eu dissesse que isto acontecia nos tempos do psd e no ps não. Ou que acontecia mais com um partido ou outro. Isso era discutir no campo político. Dizer que existe um aproveitamento de um partido político para cavalgar esta "onda de violência" é a constatação de um facto. Aliás é uma estratégia concertada que decorre todos os dias nas redes sociais com vários agentes a espalhar notícias e a incitar ao medo e pânico. Algo que vem com diretrizes internacionais que nós aqui, e bacocamente, vamos copiando. Que já aconteceu no passado e acabou mal. E é preciso as pessoas entenderem que estão a ser instrumentalizadas.
Como eu disse a um colega o outro dia, eu vivi na Damaia, muito perto na cova da moura, e durante o tempo que lá vivi não tive nenhum problema. Isso significa que não existem problemas lá.. e gravíssimos? É óbvio que seria estapafúrdio reduzir a análise dos problemas à minha situação específica. E como disse no outro dia, Portugal não é só o grande Porto e a grande Lisboa. E nós ainda vamos sendo um país seguro para se viver.

Ps: nunca compres o jornal o crime senão emigras ao fim da 3.ª edição..
 
  • Haha
Reações: Calabote

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,674
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Eu não sei se esse aumento de roubos/ crimes não é mesmo geral a todo o país.
Eu também tenho a sensação que as coisas estão piores do que estavam há alguns anos. Mas acho que esta situação já era previsível, porque há muita vontade das pessoas em irem sair, o que leva a mais gente na noite, e até a atitude pode ser diferente. Depois, os chungas têm muito crime para pôr em dia…
Isto.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,674
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Há quem conte e quem estude o crime, há relatórios anuais de criminalidade, ... caso contrário aplicar-se-iam políticas conforme o feeling das pessoas. Feeling esse que pode estar desfasado da realidade. O colega disse-me que pessoalmente nunca teve problemas, embora conheça casos. Pois eu também nunca os tive e igualmente os conheço. Será estranho se todos ou a esmagadora maioria afirmar o mesmo. É necessário conhecer o que não se conhece, apenas isso; não falaria de mentira, embora também haja motivações para tal, como poderá imaginar. Desconhecimento. Posso não saber o que se passa neste momento, mas o colega que afirmou que vivemos uma brutal onda de violência também não sabe.

... é natural que o relatório anual da criminalidade mostre um aumento da violência e de facto exista mais crime na noite de hoje. Desde logo porque há noite, coisa que não houve com os confinamentos e medidas restritivas. Até poderá haver uma situação nova, dados os previsíveis excessos do retorno. Em todo o caso, torna-se necessário saber se vivemos um período de criminalidade normal, crescente mas pouco, anormal, ou uma coisa completamente explosiva como a tal onda de que o colega anterior falava.
Atenção que eu acredito que isto, daqui a uns tempos, volte ao normal. Agora, para quem anda nas ruas, esse aumento é notório, fruto precisamente do aliviar das medidas restritivas.
Quantos aos números, ainda não os há. Deste trimestre, pelo menos.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,674
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Trazer discussão política era se eu dissesse que isto acontecia nos tempos do psd e no ps não. Ou que acontecia mais com um partido ou outro. Isso era discutir no campo político. Dizer que existe um aproveitamento de um partido político para cavalgar esta "onda de violência" é a constatação de um facto. Aliás é uma estratégia concertada que decorre todos os dias nas redes sociais com vários agentes a espalhar notícias e a incitar ao medo e pânico. Algo que vem com diretrizes internacionais que nós aqui, e bacocamente, vamos copiando. Que já aconteceu no passado e acabou mal. E é preciso as pessoas entenderem que estão a ser instrumentalizadas.
Como eu disse a um colega o outro dia, eu vivi na Damaia, muito perto na cova da moura, e durante o tempo que lá vivi não tive nenhum problema. Isso significa que não existem problemas lá.. e gravíssimos? É óbvio que seria estapafúrdio reduzir a análise dos problemas à minha situação específica. E como disse no outro dia, Portugal não é só o grande Porto e a grande Lisboa. E nós ainda vamos sendo um país seguro para se viver.

Ps: nunca compres o jornal o crime senão emigras ao fim da 3.ª edição..
Não falo com base nas redes sociais, amigo. Falo com conhecimento e com relatos de pessoas que conheço.
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,953
39,404
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Repetia a cartilha da Tânia laranjo e do Braz sobre um ataque terrorista em Alcochete, Bruno de Carvalho era um terrorista, mas afinal a violência nem aumentou, só rir com este maluco das teorias da conspiração.
 

DragaoCV

Superior
5 Agosto 2021
40
46
No sábado à noite houveram 4 assaltos com arma branca no Porto, na zona dos aliados/cordoaria...

Em nenhum desses casos foi apresentada queixa, porque e passo a citar " para o que me levaram, só o trabalho de ir à esquadra, não vale apena ".

São vários os casos em que a polícia consegue apanhar os meliantes, mas raríssimos em que eles conseguem reaver os artigos furtados e que não levam como medida de coação o TIR.

Acho que isto arrepiante, numa democracia liberal, as pessoas não apresentarem queixa porque sabem que não vale apena. Apesar das insistências dos agentes.

Quando os números mostarem esta realidade, vai ser tarde... Além de que estes casos nem sequer são contabilizados.
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,944
5,912
Bragança

Por favor...não gozem com a inteligência de quem sabe ler. Com um imposto de 65%, vir alegar que são as margens de lucro de 5% que o "mercado livre " impõe, que estão a por as coisas neste estado... é preciso coragem.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,635
7,384
Esmoriz
A cena mais mindfuck para mim desta intervenção, que era um dado que não sabia, é que a refinaria trabalha com crude comprado há bastante tempo a outros preços. E que não há compras "spot".
Era o argumento utilizado pelas companhias quando o petróleo estava baixo: que tinham comprado o crude numa altura em que o preço do barril estava altissimo e como tal não podiam baixar os preços.

A situação está a ficar insustentável para a classe média e média baixa, que provavelmente é quem usa mais a viatura para ir trabalhar. Já vi governos a cair por situações semelhantes - por exemplo há quem diga que o Medina perdeu em Lisboa por causa das ciclovias que complicaram ainda mais o problema do trânsito em Lisboa. Convinha é que desse tempo ao PSD para mudar de líder, ou ainda nos habilitamos a ter o tanso do Rui Rio como PM.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,443
21,597
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Era o argumento utilizado pelas companhias quando o petróleo estava baixo: que tinham comprado o crude numa altura em que o preço do barril estava altissimo e como tal não podiam baixar os preços.

A situação está a ficar insustentável para a classe média e média baixa, que provavelmente é quem usa mais a viatura para ir trabalhar. Já vi governos a cair por situações semelhantes - por exemplo há quem diga que o Medina perdeu em Lisboa por causa das ciclovias que complicaram ainda mais o problema do trânsito em Lisboa. Convinha é que desse tempo ao PSD para mudar de líder, ou ainda nos habilitamos a ter o tanso do Rui Rio como PM.
Tenho para mim uma boa imagem do Paulo Rangel enquanto político.
O Rio tem sido uma desilusão a toda a linha. E até o tinha em boa conta depois do trabalho na CMP.
Provavelmente o Rio voltaria a perder para o PS
 

incrivel

Bancada lateral
14 Maio 2018
830
528
O RR é muito mau na oposição, mas não tenho dúvidas que faria um bom trabalho como PM.

De qualquer das formas, o orçamento vai passar, isto é a birra habitual do BE e do PCP para mostrarem que apesar da geringonça continuam vivos e que podem votar neles que "até reclamam".
 
  • Like
Reações: ruipsousa8

AntonioMachado

Bancada central
11 Outubro 2019
1,489
1,892
Sai à noite no Porto e verás. São relatos e mais do que relatos. Não sonhos.
E eu já reparei que há um conflito de ideologias políticas entre alguns membros. Pois bem, eu não quero saber disso minimamente. Não sou de extremos.
Os criminosos de colarinho branco são piores que os outros porque roubam por gula, enquanto os outros é por pobreza, algumas vezes. Ainda assim, não deixam de ser criminosos, tal como os violadores, os que fazem da agressão vida e muitos outros.
Deixem de se agarrar a ideias políticas e vejam a realidade. E a realidade é essa mesmo: aumento da criminalidade nas grandes cidades, onde é impossível as pessoas se sentirem seguras à noite.
Fora de ideologias, eu sempre me senti seguro a andar à noite, sozinho, no centro do Porto.
E continuo a sentir-me seguro.
 
  • Like
Reações: simao977

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes