Actualidade Nacional

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,000
4,080
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Este tópico oscila, no que toca à imigração, entre a atribuição de todos os males a este fenómeno e a profunda negação dos inconvenientes que o mesmo traz.

Valha-me Deus.

• Like
Reações: Dragon Lonis

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,683
8,430
Não. Eu pedi números, estatísticas oficiais desses países e do Eurostat de preferência.

E é essencial, para esta conversa, saber a origem destes migrantes que em nada de positivo contribuem.

Por isso é que formulei a pergunta desta maneira.
Eu sou migrante há muitos anos, e te garanto que as minhas contribuições são muito, mas muito mais positivas (financeira e culturalmente) do que das hordas de aventureiros que chegam à Europa.

Enquanto isto não acabar, os extremos vão crescer e eventualmente vencer - e ninguém são quer isso.
Portanto, em vez de procurar dados das entidades oficiais, perguntas a uma IA?
Suponho que seja melhor que um vídeo no youtube.

Tens aqui o relatório sobre a criminalidade em contexto de imigração na Alemanha.
Como podes ver, num país com uma imigração muito mais muçulmana e de zonas de crise que a portuguesa, os índices de criminalidade não são superiores à criminalidade de não imigrantes, e 1/3 dos crimes de imigrantes são contra outros imigrantes, devido ao hábito que temos de infelizmente falhar a integração e criarmos autênticos guetos. Um pouco como também aconteceu na Suécia.

Em nada ajuda, como o próprio relatório indica, a instabilidade social causada não pela imigração, mas pela extrema direita que continua a criar atritos sociais onde eles não existiriam simplesmente por motivações políticas. Esse fanatismo religioso é um fenómeno que o estudo refere poder servir de motivação para atos agressivos sem conotação com grupos terroristas ou facilitar o recrutamento destes, pelo simples facto de criar sentimentos de rancor e raiva contra quem os ataca. Repara que nos 8 anos de estudo, existiram mais de 2000 ataques a infraestruturas de asilo.

Nada do que dizes é corroborado pelo relatório.
Adorava saber o que entendes por "aventureiros que chegam à Europa". Pessoas que fogem de salários de fome, guerra e pobreza? Que chegam à zona mais rica do planeta e são tratados abaixo de vermes e mantidos na mesma pobreza de que atravessaram meio mundo para tentar escapar? Se isto não é preconceito, nem sei o que te diga.

Vou voltar a dizer o que disse logo a abrir o post que citaste. Há um debate a fazer sobre legal vs ilegal. Tudo o resto é racismo, xenofobia e música para parolos. Infelizmente, parece que está a funcionar, não pelo que eles fazem, mas porque no cerne do ser humano, o desejo de segregação é muito mais forte. Na prática, uma parte da população não ultrapassou a maturidade dos putos de colégio que se dividem em grupinhos.

• Like
Reações: Dragão D'Ouro

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,337
6,917
Eu adoro este argumento, confesso.

No dia em que os moderados deixarem de ser moderados, os extremos desaparecem.
Não é moderados deixarem de ser moderados, é deixarem de ser negligentes.
Não é normal dar vistos de residência sem conferir cadastro.
E já não falo dos hindus nem paquistaneses, falo dos brasileiros que já tem tentáculos do PCC aqui em Portugal.
É facilitismo

• Like
Reações: Dragon Lonis

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,337
6,917
Ao contrário do que tentam apontar, a imigração não está ligada à insegurança e ao despesismo público.
Pelo contrário, sem imigração, a Segurança Social era mais pobre e mais insustentável. O único debate que deve existir aqui é legal vs ilegal.

Os imigrantes vieram, tal como os portugueses fizeram para fora há muitas décadas, esmagadoramente para ocupar empregos mal pagos que os locais não querem.
Ainda ontem apanhei a parte em que o cabeça de vento apregoa a defesa dos agricultores relacionado à imigração (completamente desligado disto, não vi o debate, só apanhei essa parte em reels dos legos).
O que quero é ver um apoiante disto dizer abertamente que não se importa que Portugal deixe de ter agricultura, porque esta está dependente dos imigrantes.
O que quero é ver algum apoiante disso dizer abertamente que o Algarve deve fechar, porque quem mantém aqueles serviços todos abertos são os imigrantes.
O quer quero é ver algum apoiante disso dizer abertamente que os hotéis devem fechar, porque quem os limpa atualmente são os imigrantes.
O que quero é ver algum apoiante disso dizer abertamente que a construção civil deve parar, porque quem trabalha atualmente lá são os imigrantes.
Falamos de áreas com ~50% ou mais de ocupação em algumas regiões, porque aos portugueses não lhes interessa.
Não querem esses trabalhos, mas não querem ver imigrantes a fazê-los também.

Continuem a bater forte na imigração. Estou sentado de cadeirinha a ver os EUA a ruírem nos próximos anos pelos mesmos ideais, mas há quem tape os olhos e queira repetir a fórmula em Portugal. Sinceramente, espero que não haja acordo comercial nenhum e que as tarifas entrem todas em vigor. Talvez quando virem uma guerra civil do outro lado do Atlântico acordem para a vida os que pensam que os moderados é que são os extremistas.
Sobre o despesismo é notório que não, sobre insegurança depende de como olhas para as coisas.
Menos crimes ok mas mais violentos e com especial incidência a recurso de arma branca.
PCC a bombar já em Portugal.
Se calhar a cena dos hindus e paquistaneses é talvez aquela mais empolada( por um dos lados ou para outro) mas o aumento de criminalidade está noutro lado.
Como disse antes, é impensável entrarem cá pessoas sem se checkar o cadastro.
É o mínimo.
Não sou contra a imigração per si.
Trabalho com 2 inclusivé.
Mas a estrutura de fiscalização e apoio aos imigrantes é um desastre.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,484
14,021
Esmoriz
Não é moderados deixarem de ser moderados, é deixarem de ser negligentes.
Não é normal dar vistos de residência sem conferir cadastro.
E já não falo dos hindus nem paquistaneses, falo dos brasileiros que já tem tentáculos do PCC aqui em Portugal.
É facilitismo
Mas isso não tem nada a ver com ser moderado ou não.
Tem a ver com negligência do estado e dos serviços públicos.
Acontece na segurança do país, como acontece nas escolas, nos hospitais, na saúde, na habitação, na violência doméstica, em tantas outras áreas onde as situações estão mais do que identificadas e impera o deixa andar.
Ou achas que os moderados acham que os criminosos devem andar por aí soltos e entrar livremente no país?
Os moderados querem mais é que os deixem em paz.

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,600
1,238
Fiz um levantamento no Condomínio metrocity uns anos atrás, porreiro aquilo, piscina, segurança, nenhum dos apartamentos tem menos de 70m2, nenhum.

A zona não é bem bem o parque das nações, mas é dos melhores condomínios na zona.
Ja la fui ver varias casas ha 5-6 anos...fui la verão. Aquilo tem muito AirBnB.
No verão quando la fui visitar algumas casas para ver se compraava alguma...passei pela zona da piscina...estava bastante calor...as mulheres que estavam a apanhar sol ao lado da psicina...eram um pouco suspeitas.

• Like
  • Wow
Reações: Raba e Di Charis

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,337
6,917
Mas isso não tem nada a ver com ser moderado ou não.
Tem a ver com negligência do estado e dos serviços públicos.
Acontece na segurança do país, como acontece nas escolas, nos hospitais, na saúde, na habitação, na violência doméstica, em tantas outras áreas onde as situações estão mais do que identificadas e impera o deixa andar.
Ou achas que os moderados acham que os criminosos devem andar por aí soltos e entrar livremente no país?
Os moderados querem mais é que os deixem em paz.
Os moderados quererem que os deixem em paz é a definição de negligência.
Os moderados são a.maioria do país logo determinam a consciência colectiva da sociedade.
Se estes se estão a cagar, obviamente que os governos tb fazem isso.
Podemos falar das escolas dos hospitais da saúde da habitação e de tudo o resto.
Porque estes problemas se tornaram estruturais? o que aconteceu para chegarmos aqui?o que fazemos para resolver?
Não vejo ninguém objectivamente a querer perceber o problema e depois dar soluções viáveis.
É a definição de negligencia.

Hoje os assuntos mais falados são: racismo e xenofobia quando Portugal está no fundo mundial dos crimes de ódio( fundo significa das menores incidências), da brutalidade policial quando temos uma das policias mais macias do mundo e constantemente desrespeitadas.
Das ideologias de gênero, das casas de banho mistas.
Pah tornamos nos numa sociedade sem qualquer ímpeto proactivo e deixamos nos envolver por questões periféricas

Última edição:

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
74,637
48,789
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
é mesmo burro.

devia querer mostrar que vive numa barraca ao contrário do Montenegro e PNS que vivem em 'casas luxuosas' e coiso e tal...
assim fica-se a saber onde vive, o que nem era tema...

estava à espera que não existisse fact-check?
Podia ter dito que a casa não é dele, e que vive á pala da mulher, que pagou 200K pelo apartamento antes de serem casados.

• Like
Reações: dragao86

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,313
17,268
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Querem um exemplo de negligência do Estado?
Casei em 1982 no Brasil e ela veio para Portugal comigo um ano depois. Divorciei-,me em 2000 e a minha filha que tinha nascido no Brasil mantinha a nacionalidade brasileira mas o visto de residência caducou e ela nacionalizou-se - tinha 18 anos, 17 deles passados aqui nada a ligava ao Brasil. O visto da mãe caducou em 2001 e não o renovou por neglicência até hoje (soube desta situação poucos meses atrás da boca da filha porque de há 25 anos para cá não mantenho relações de proximidade com a mãe dela)-
Mais; trabalhou cerca de 35 anos cá e reformou-se o ano passado e recebe pensão da CGA.
Mas está ilegal e recebe reforma, não há cruzamento de dados?
Quantos haverá assim em Portugal? E ela tem 43 anos de vida aqui. E os mais recentes, já nem digo os que vieram com visto de turista cancelaram a reserva no hotel e "andam por aí" mas aqueles que têm mais de 10 anos aqui e creio que deve haver muitos em situação ilegal e trabalham, pagam impostos e descontam para a segurança social, aonde anda a AT, a SS e os Serviços do ex. SEF a fazer o quê?
E aqui não se trata de criminosos ou de gente que "anda escondida" mas gente igual a nós digamos os que nada devem à Sociedade no sentido de levarem uma vida igual a qualquer outro.

• Like
Reações: J | [Ka!s3r^].

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,337
6,917
Querem um exemplo de negligência do Estado?
Casei em 1982 no Brasil e ela veio para Portugal comigo um ano depois. Divorciei-,me em 2000 e a minha filha que tinha nascido no Brasil mantinha a nacionalidade brasileira mas o visto de residência caducou e ela nacionalizou-se - tinha 18 anos, 17 deles passados aqui nada a ligava ao Brasil. O visto da mãe caducou em 2001 e não o renovou por neglicência até hoje (soube desta situação poucos meses atrás da boca da filha porque de há 25 anos para cá não mantenho relações de proximidade com a mãe dela)-
Mais; trabalhou cerca de 35 anos cá e reformou-se o ano passado e recebe pensão da CGA.
Mas está ilegal e recebe reforma, não há cruzamento de dados?
Quantos haverá assim em Portugal? E ela tem 43 anos de vida aqui. E os mais recentes, já nem digo os que vieram com visto de turista cancelaram a reserva no hotel e "andam por aí" mas aqueles que têm mais de 10 anos aqui e creio que deve haver muitos em situação ilegal e trabalham, pagam impostos e descontam para a segurança social, aonde anda a AT, a SS e os Serviços do ex. SEF a fazer o quê?
E aqui não se trata de criminosos ou de gente que "anda escondida" mas gente igual a nós digamos os que nada devem à Sociedade no sentido de levarem uma vida igual a qualquer outro.
Isso já ultrapassa o ridículo.
Passa a ser caricato num Estado de Direito.
Depois a malta admira se de haver movimentos autoritários a emergir...é a consequência

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,384
10,180
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
O problema é que existe uma falange da população portuguesa que gosta desse estilo.
Nem é se ele está certo ou errado, a mentirou a dizer a verdade.
É o estilo.E o estilo angaria votantes.
Trump passa se o mesmo.
Muitos votam pelo estilo mas depois quando as medidas estroinas lhes caem nas cabeças é que se vêm fodidos.
Imagino a fronha dos funcionários públicos que foram dispensados que votaram nele....

Por vezes atira-se que o povo está sempre certo... quase responderia que, enquanto cidadãos, devemos contrariar certas pulsões internas. Ponderá-las, no mínimo. O estilo inflamado conquista alguns, mas o exemplo que passa não é o melhor. Pela continuação, contamina a vida social. O estilo propaga-se por intervenções, online, offline... e acabamos mergulhados em formas mais agressivas, menos racionais, mais sectárias, menos dialogantes... Pode até ser catártico mandar tudo ao ar e ceder à tentação do quanto pior melhor. Mas, provavelmente, quanto pior, pior. Enfim, outras coisas virão.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
74,637
48,789
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Ao contrário do que tentam apontar, a imigração não está ligada à insegurança e ao despesismo público.
Pelo contrário, sem imigração, a Segurança Social era mais pobre e mais insustentável. O único debate que deve existir aqui é legal vs ilegal.

Os imigrantes vieram, tal como os portugueses fizeram para fora há muitas décadas, esmagadoramente para ocupar empregos mal pagos que os locais não querem.
Ainda ontem apanhei a parte em que o cabeça de vento apregoa a defesa dos agricultores relacionado à imigração (completamente desligado disto, não vi o debate, só apanhei essa parte em reels dos legos).
O que quero é ver um apoiante disto dizer abertamente que não se importa que Portugal deixe de ter agricultura, porque esta está dependente dos imigrantes.
O que quero é ver algum apoiante disso dizer abertamente que o Algarve deve fechar, porque quem mantém aqueles serviços todos abertos são os imigrantes.
O quer quero é ver algum apoiante disso dizer abertamente que os hotéis devem fechar, porque quem os limpa atualmente são os imigrantes.
O que quero é ver algum apoiante disso dizer abertamente que a construção civil deve parar, porque quem trabalha atualmente lá são os imigrantes.
Falamos de áreas com ~50% ou mais de ocupação em algumas regiões, porque aos portugueses não lhes interessa.
Não querem esses trabalhos, mas não querem ver imigrantes a fazê-los também.

Continuem a bater forte na imigração. Estou sentado de cadeirinha a ver os EUA a ruírem nos próximos anos pelos mesmos ideais, mas há quem tape os olhos e queira repetir a fórmula em Portugal. Sinceramente, espero que não haja acordo comercial nenhum e que as tarifas entrem todas em vigor. Talvez quando virem uma guerra civil do outro lado do Atlântico acordem para a vida os que pensam que os moderados é que são os extremistas.
Faz falta é mais pessoas que digam claramente como estas a fazer que queres uma aposta numa industria que vive de gente mal paga que vem para cá viver na pobreza. Em lisboa e Porto nos próximos anos vão abrir 200 hotéis.

Isso é tudo espetacular, mas o SNS e o sistema de educação têm melhorado? estando tu sentado de cadeirinha qual é a tua previsão para o SNS e sistema de educação daqui a 5-10 anos?

Esses portugueses que imigraram há muitas décadas na grande maioria comprou casa em França, Luxemburgo, Suíça e Alemanha, e não são pobres lá. E os filhos deles safaram-se bem.
Vamos ver se o teu paralelo está correto, e se esse pessoal que vem para cá trabalhar para os trabalhos mal pagos que falas conseguem o mesmo.

• Like
Reações: Costinha