Andebol - Quem foi o melhor jogador de sempre em Portugal?

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,544
1,105
Porto
Melhor português - Tenho de dividir os louros com Eduardo Filipe e Carlos Resende.

Melhor estrangeiro - Vladimir Petric
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,157
49,662
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Essa a escolha será um pouco mais fácil e sem dúvida os melhores foram:

Português - Carlos Resende

Estrangeiro - Victor Tchikoulaev



Tanto portugueses como estrangeiros passaram já grandes jogadores, mas a escolha destes dois prende-se pelo facto de terem mudado e alterado rotinas no plano de jogo em Portugal e apesar do Petric ter sido um dos grandes jogadores a passar por cá, claramente o Tchikoulaev foi o melhor e foi de tal maneira, que felizmente Portugal teve a sorte de tê-lo a representar a nossa selecção.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,941
12,526
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
No futebol há tópico sobre esta questão? E se há onde está não encontrei.
Vou ser \"expulso\" mas gostava de dar a minha opinião isenta!
 

P. Lima

Bancada central
18 Julho 2006
1,182
116
Alfragide
Portugueses: Carlos Resende, Ricardo Andorinho e Eduardo Filipe.

Estrangeiros: Vladimir Petric, Dedu, Tchikoulaev e Yuri Kostetsky.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,157
49,662
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Atenção que o admin diz um jogador de cada :p

Mas obviamente qualquer um desses podia figurar nos melhores, se bem que o Dedu já chegou numa fase mais descendente da carreira, mas mesmo assim conseguiu manter uma perfomance excepcional e é uma das figuras do FC Porto sem qualquer dúvida.
 

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
8,732
3,278
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Português claramente o Carlos Resende,não esquecer o Carlos Ferreira que tem uma carreira que fala por si e o Eduardo Filipe.
Estrangeiros infelizmente a relação quantidade/qualidade não foi assim tanta mas o Tchikoulaev,o Petric e o Dedu eram insuspeitos.

Actualmente tenho um carinho especial pelo Dario Andrade que vi crescer a todos os niveis.

Foi uma modalidade que pratiquei a nivel do desporto escolar e tive como idolo o Talant Duishebaev.
 
A

Antilamp

Guest
Melhor português - Carlos Resende / Eduardo Filipe

Melhor estrangeiro - Vladimir Petric.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,157
49,662
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
O Carlos Resende era sem dúvida o jogador português que mais merecia estar numa Liga Asobal ou na Bundesliga, porque qualidade tinha e de que maneira, mas felizmente por opção própria preferiu sempre continuar em Portugal e foi com enorme orgulho que o vi regressar ao FC Porto, depois de alguns anos no ABC, onde nessa altura até recusou um convite de uma equipa alemã.
 
F

fcpunderground16

Guest
Melhor português - Carlos Resende

Melhor estrangeiro - Vladimir Petric
 
M

MrDocteur

Guest
Para mim, o melhor jogador de andebol DE SEMPRE (e não só em Portugal) é o Carlos Resende! É o jogador mais completo que alguma vez vi jogar! Mais completo que Markus Baur, Jackson Richardson ou mesmo Magnus Wislander. Jogava em qualquer posição do terreno com uma eficácia acima da média. O único problema dele foi ter nascido em Portugal porque se nasce numa Suécia, Alemanha, Espanha ou França, não tenham dúvidas que tirava o lugar de jogador do século ao Wislander.

Tanto é que, na selecção de estrelas que jogaram um mundial (ou europeu, já não me recordo) nos finais dos anos 90, perguntaram ao treinador se tinha tido problemas a escolher a equipa e ele disse que o único problema era ter de decidir se o Carlos Resende ia jogar ao ataque ou a defender. Dito isto, afirmou que nunca tinha visto um jogador tão completo como aquele!

Não tinha a a técnica de um Richardson, Wislander ou até de um Balic, mas, pela sua consistência e regularidade tanto ofensiva como defensiva, a sua capacidade táctica e a sua polivalência, fizeram com que fosse, para mim, o melhor jogador de andebol de SEMPRE!


A nível de jogadores estrangeiros, fala-se aqui muito do Petric mas lembrem-se de uma coisa, o Petric só atacava ;)
O jogador que mais gosto me deu ver jogar em Portugal foi o Dedu! Um pivot alto, forte, muito bom no bloqueio e na defesa era um autentico Arezes! Até metia medo quando abria os braços. Lembro-me de num jogo o Porto estar a jogar com 4, o Cveticanin ataca na posição dele, bate e cai, larga a bola para o pivot e o Dedu salta para os 6m e faz um bloco fantástico! Para mim, o estrangeiro que mais gosto me deu ver jogar em Portugal.