André Silva

• Iniciador de Tópicos Francisco Oliveira
  • Data de início

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
9,091
6,022
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
WarriorFCP disse:
Esteve mal nas 2 oportunidades que teve, é um facto. Mas o discernimento estava longe de ser o melhor para um jogador que passou a maior parte do tempo longe da baliza em funções que não lhe competem.
como é que sabes que não é isso que, tbm, lhe compete?

está a jogar à revelia das ordens do treinador?

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,774
31,481
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Tomara o André não marcar e fizer jogos como aquele que fez contra o Guimarães, na minha óptica o seu melhor jogo deste ano.

O que se tem de combater no treino, com psicólogos é a sofreguidão e a ânsia de resolver que o André10 tem revelado. Ele sente o seu estatuto ainda não consolidado o suficiente e quer fazer mais do que aquilo que lhe compete. Depois estou como o Warrior FCP a ausência de dinâmicas ofensivas e de jogo atacante ainda aumenta mais a vontade dele em sobressair. Ele sente que os "Katatonias10" do clube o julgarão por mais um jogo sem marcar, e tenta a todo o custo resolver sozinho. Acho que mais do que algo táctico ou técnico é algo que se pode resolver mentalmente. O problema maior não é o André10, o Herrera, o Corona ou o Depoitre, o problema é que o fraco e mau  jogo colectivo rebaixa e desvaloriza o valor individual dos atletas. Já todos vimos este filme, o próprio passo do ciclo negativo é a confiança dos jogadores estar afectada e a bola começar a picar. Agora reafirmo  este problema transcende jogadores ou sectores do terreno, é um vírus que está a atacar a equipa e que era escondido pelas vitórias sem brilho,

identificado

Tribuna Presidencial
2 Agosto 2007
15,532
3,386
Gondomar
Passava bem sem toda a exibição do jogo em Guimarães, mas com umas recepções orientadas de bola logo seguidas de remates colocados e/ou em força e ... GOLO.... lá chegaremos. Menos "perfume", mais objetividade.

jpmsfonseca

Bancada central
20 Maio 2013
1,138
5,411
Caros

Eu não quero vir aqui repetir o mesmo discurso  "n" vezes ou dizer... Eu avisei mas é tão claro como água o que se está a passar.

1º) O André tem 20 anos. A Culpa não é dele mas sim desta SAD que coloca a responsabilidade do nosso ataque num miudo de 20 anos
2º) Acrescenta  que o André não  é jogador de área. Não é, nem nunca vai  ser. Os movimentos na área do André são piores que os iniciados que treinei o ano passado.
3º) O André é um jogador muito forte nas diagonais e que pode ser uma mais valia quando há espaço nas costas do adversário. Dois ultimos lances do André contra o Tondela
4º) O André não é um finalizador. Não tem um fantástico remate, mas é algo que vai melhorar e que é possivel ser muito potenciado.
5º) Todos, com excepções, embandeiraram em arco com o miudo e ele é bom. Mas CALMA. Lamento, mas o Kleber quando veio para o NGC tinha mais para oferecer do que o André, contudo o André tem muito  mais potencial.
6º) O André joga melhor solto, com um PL fixo, mas temos o.... Depoitre. Tenho um primo belga que já não falava há imenso tempo, tive a oportunidade de falar com ele sabado e perguntei pelo Depoitre... A resposta foi um enorme riso. Quando perguntei que queria mesmo saber ele voltou a rir-se.

Não metam as culpas no André, deixem o miudo crescer. O Potencial é enorme, não o estraguem.

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
9,091
6,022
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
Treinador de Bancada disse:
Tomara o André não marcar e fizer jogos como aquele que fez contra o Guimarães, na minha óptica o seu melhor jogo deste ano.

O que se tem de combater no treino, com psicólogos é a sofreguidão e a ânsia de resolver que o André10 tem revelado. Ele sente o seu estatuto ainda não consolidado o subconsciente e quer fazer mais do que aquilo que lhe compete. Depois estou como o Warrior FCP a ausência de dinâmicas ofensivas e de jogo atacante ainda aumenta mais a vontade dele em sobressair. Ele sente que os "Katatonias10" do clube o julgarão por mais um jogo sem marcar, e tenta a todo o custo resolver sozinho.
lá está, isso remete-nos para o post do colega "slowboy"; a culpa é dos adeptos. genial. mais graça tem ainda se nos recordamos que é o jogador mais acarinhado do plantel. para ele é só amor ( é só ver as reacções dos adeptos nas mais diversas ocasiões ).

o katatonia10 estar-se-ia a cagar que o AS não marcasse golos durante 10 jogos, desde que, nesses jogos, fossem consistentes as boas exibições, com acções importantes para o desfecho dos mesmos. em vez disso, vejo um jogador individualista, com tomadas de decisões que estão, tbm, a afectar os resultados.

já agora e um bocado como side note; essas merdas de André10 e mais não sei quê, se calhar, no fundo, tbm têm algum papel no deslumbramento que se percebe que o jogador está a viver. nunca gostei desse tipo de nomenclaturas, fosse com ele, RQ7, NGP... mas, nesses outros 2 casos, a certa altura até se justificou. o AS pouco fez pouco para merecer ser, já, uma "marca" dentro do clube - mas continuem a endeusá-lo e com essas tangas, em vez de serem frios e racionais,

jpmsfonseca

Bancada central
20 Maio 2013
1,138
5,411
WarriorFCP disse:
Ele é ponta de lança, mas passa a maior parte do tempo longe da grande área. Agora eu não sei se é o Nuno que lhe pede, ou se é o André que o faz sem qualquer indicação. Mas nenhum ponta de lança pode ter um bom rendimento a desgastar-se tão longe da baliza adversária.
@WarriorFCP

Dizer que o André é PL, é tao errado. Contudo gostaria de saber o que é para ti um PL. O Falcão é PL? E o Saviola? e o Jardel?

Tudo depende da dinâmica apresentada e o André não é jogador para ser O PL único num sistema de 4*3*3 e numa dinâmica que obriga a boas movimentações na área.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,774
31,481
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Não estou a endeusar é uma sigla para o separar do outro André que achei piada. Até porque acho que ainda não tem estatuto nem fez o suficiente para ser uma figura da equipa.

Eu percebo o teu ponto de vista, agora não podemos é dar uma no cravo e outra na ferradura, pedir mais jogadores da formação, mais ADN portista, e depois apontar-lhes o dedo a quebras de rendimento ou a exibições menos conseguidas. O mesmo que digo do AS é extensível ao Rúben Neves. Eles são mais vitimas do que réus porque com uma envolvente mais favorável e com um treinador melhor a orientar os seus primeiros passos o seu crescimento seria mais fácil.

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
9,091
6,022
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
WarriorFCP disse:
Ele é ponta de lança, mas passa a maior parte do tempo longe da grande área. Agora eu não sei se é o Nuno que lhe pede, ou se é o André que o faz sem qualquer indicação. Mas nenhum ponta de lança pode ter um bom rendimento a desgastar-se tão longe da baliza adversária.
o Falcao era um guerreiro e marcava que era uma coisa doida.

sempre a chatear os defesas.

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
katatonia10 disse:
o Falcao era um guerreiro e marcava que era uma coisa doida.

sempre a chatear os defesas.
Situações incomparáveis. O raio de acção do Falcao era muito menor, o Falcao era um guerreiro na grande área. Não a 40 metros da baliza como muitas vezes se vê o André Silva. Ser guerreiro por si só não é uma coisa boa, é preciso sê-lo, mas com inteligência e controlo emocional. Fundamental o trabalho de orientação do treinador sobre o André Silva.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,774
31,481
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O Falcão que conhecemos chegou cá com cerca de  25 anos e foi maturado pelo JF. Se o AS já tivesse esse nível a essa idade seria o futuro melhor PL do mundo.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Espero que os adeptos do Andre FC sejam antes adeptos do FC Porto. Em primeiro lugar está sempre o Porto, daí que as dezenas de posts que aqui andaram na época de transferências de que não se devia contratar um grande avançado porque ia tirar o lugar ao André não fazem nenhum sentido.

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
9,091
6,022
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
WarriorFCP disse:
Situações incomparáveis. O raio de acção do Falcao era muito menor, o Falcao era um guerreiro na grande área. Não a 40 metros da baliza como muitas vezes se vê o André Silva. Ser guerreiro por si só não é uma coisa boa, é preciso sê-lo, mas com inteligência e controlo emocional. Fundamental o trabalho de orientação do treinador sobre o André Silva.
não podemos ser justos, é um bocado complicado medir, neste momento, quem corria mais kms ( se o Falcao ou o AS ).

de resto, lembro-me perfeitamente de ver o Falcao a roubar bolas ainda no meio-campo.

jpmsfonseca

Bancada central
20 Maio 2013
1,138
5,411
katatonia10 disse:
não podemos ser justos, é um bocado complicado medir, neste momento, quem corria mais kms ( se o Falcao ou o AS ).

de resto, lembro-me perfeitamente de ver o Falcao a roubar bolas ainda no meio-campo.
Situações que não são comparaveis.

Falcão é PL, o André NÃO!

Essa é que é a questão!

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
katatonia10 disse:
como é que sabes que não é isso que, tbm, lhe compete?

está a jogar à revelia das ordens do treinador?
Não pode competir a nenhum ponta de lança andar a lutar constantemente com os médios adversários a 40 metros da sua zona de decisão. O André Silva anda em constantes correrias a tentar recuperar bolas em tudo o quanto é lado, isto tem que ser limitado. O jogador tem que lutar, e o André tem esse espírito, mas tem que lutar no seu raio de acção, não no raio de acção de outros. É por demais evidente que o André entusiasma-se demasiado com o espírito de luta, a tal mística portista de disputar cada lance como se fosse o último, fruto da idade, mas é algo que tem que ser trabalhado, cada jogar tem a sua função, e a de um ponta de lança, seja ele qual for, seja onde for, não pode ser andar em sprints de 30/40 metros para recuperar bolas, ou cair constantemente nas alas a lutar com os laterais, e passar 90% do tempo fora da grande área e perder rapidamente a frescura física e o discernimento para definir as jogadas.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
WarriorFCP disse:
O André precisa de um grande treinador que o ensine. O potencial está todo lá.
Convenhamos que o Luis Castro, o Peseiro e agora o NES (este ainda com algumas reticências) não são esses treinadores.

jpmsfonseca

Bancada central
20 Maio 2013
1,138
5,411
Roma disse:
O André está a ser vitima das circunstâncias. Temo que seja o momento errado para o André aparecer. Num Porto mais tranquilo , era muito melhor. Neste Porto , ou ele tem uma força mental fora do normal e é realmente um excelente atleta em todos os aspectos ou temo que se as coisas continuarem assim , pode ser muito mau para ele. Esperemos que não.
@Roma

Eu percebo o que dizes, mas vê desta perspectiva " O FCP está a ser vitima da enorme expectativa que foi colocada no André".

Porque também é verdade.

O André jamais poderia ser o nosso PL está época. JAMAIS!

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
katatonia10 disse:

A questão não é roubar bolas no meio-campo, é lógico que qualquer ponta de lança vai haver momentos face ao posicionamento colectivo em que tem que recuar funcionando em bloco como toda a equipa, isto é básico. Logicamente que vai lutar para ganhar bolas esteja onde estiver. Não vias era o Falcao, nem o Jackson, nem outro ponta de lança JÁ FEITO do FCPorto com a equipa no ultimo terço ofensivo, a perder a bola e a ser o ponta de lança o primeiro a sprintar para recuperar a bola. Não vias esses pontas de lança a cair nos corredores e partir para cima dos laterais em velocidade. Não os vias a correr a toda a amplitude do campo a pressionar os defesas contrários sem critério e gestão do esforço. Isto são aspectos que se têm repetido no jogo do André Silva que o desgastam e afastam da zona de acção do ponta de lança e que não têm sido corrigidos. Se é por indicação do treinador, então o Nuno é um incompetente de primeira linha. Isto são competências que se adquirem com os jogos e com a orientação dos treinadores.

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
Vamo-nos focar num ponto essencial. Se o FCPorto tivesse ganho os últimos 2 jogos sem qualquer golo do André Silva, esta discussão não estaria a ocorrer. Portanto, é perceptível quem está a colocar toda a responsabilidade no André.

Eu continuo a achar que é a aposta certa. O problema está longe de ser este, mas sim as constantes alterações que têm sido feitas, que não têm permitido à equipa assentar, assimilar conceitos e ideias e explanar o seu futebol, consequentemente, com alterações de jogo para jogo, nenhum jogador pode ter um rendimento alto e constante.