1º ponto – Em 70 anos de competições europeias (24 deslocações), nunca vencemos em Inglaterra. Já vencemos todos ou quase todos os adversários ingleses no Dragão/Antas, mas quando lá vamos é para esquecer. Acho que era o benfica que tinha o mesmo síndrome quando jogava na Alemanha.
2º ponto – As 7 participações após a conquista da prova há 15 anos, têm sido péssimas para não dizer outra coisa. Nesse mesmo período de tempo, chegámos por 3 vezes aos quartos-de-final da Champions. É incompreensível a diferença de performance nas 2 provas. Não sei se é falta de motivação, se o que é…
3º ponto – A diferença abismal de orçamentos conta sim, já para não falar no facto da diferença na intensidade dos 2 campeonatos. Premier vs tugão. Tá bem, o Crystal Palace perdeu em casa com o AEK Larnaca. O FCP é sobejamente conhecido na Europa, logo os nossos adversários encaram o jogo mais seriamente contra nós.
4º ponto – Notou-se cansaço na equipa. Volto a repetir, isto é o resultado de andar a jogar “contra tudo e contra todos” no tugão.
5º ponto – A forma como este fórum vai da euforia à depressão é alucinante. Ainda há umas semanas atrás íamos limpar tudo. Hoje já só falta pedirem a demissão do treinador e do presidente.
6º ponto – O Farioli é italiano. Esperar que a equipa de um treinador italiano tenha um futebol de ataque, é como esperar por um avião numa paragem de autocarro. O ADN dos italianos é defender. Desengane-se quem pensa que ele vá abordar os jogos grandes doutra forma.
7º ponto – Apesar dos outros 6 pontos serem todos eles válidos, o ponto número 1 foi a razão da derrota hoje. Em 70 anos de história das competições europeias, já tivemos excelentes, bons, razoáveis e maus treinadores. O que é que eles têm todos em comum? Nenhum venceu em Inglaterra. Agora é esquecer isto e pensar em segunda-feira.
Ponto 1 - é diferente jogar contra um Utd do Ferguson do que contra o antepenúltimo da Premiere.
Ponto 2 - é verdade que herdamos uma situação difícil e que os problemas que temos não são da exclusiva culpa desta direção. Mas recuso-me as tomar más prestações dos últimos anos como o novo "standard"
Ponto 3 - A diferença abismal de orçamento conta até um certo ponto. O FC Porto aquando a aquisição de jogadores novos e com potencial tem argumentos para atrair jovens promessas que um clube do fundo da tabela na Premiere (mesmo com muito mais dinheiro) não tem como: presença regular na champions, facilidade da língua para o mercado sul americano, usualmente melhor plantel e muito mais visibilidade mediática que um Crystal Palace e sim, um historial incrível de venda de jogadores como Falcao, Luis Diaz, Vitinha, etc que pode funcionar como um enorme chamariz. E isso do "andamento" para mim são tretas. Se não têm "andamento" que treinem mais forte e, por fim, tenho que concordar que qualquer adversário na LE jogue com motivação extra por o FC Porto ser o FC Porto.
Ponto 4 - concordo completamente.
Ponto 5 - Concordo que tem havido alguns exageros. Mas nós nem somos tão fracos como este último jogo nem tão fortes como a sequência de vitórias iniciais possa fazer querer parecer
Ponto 6 - Ok. Se bem que a nacionalidade para mim não tem que ser um fatalidade no que toca a opções futebolísticas. Eu diria mais que o Farioli é defensivo porque é defensivo.
Ponto 7 - Rejeito explicações de derrotas assentes no misticismo de que somos bafejados pelo azar de Deus no que toca a deslocações a Inglaterra. Nós perdemos pelo ponto 4 e porque sim, corrigimos IMENSA coisa duma temporada tão catastrófica como a anterior mas não pensem que se corrigiu TUDO num ano. Impossível.
O AVB fez um trabalho FABULOSO nesta pré-época mas para o FC Porto voltar a ser o PORTO que nos habituou vai ser preciso outro Verão em que vai ter que acertar em cheio em mais 2 ou 3 contratações.