Antas vs Dragão

G

Glazz

Guest
Muito se tem falado sobre os heterogeneidade de ambientes entre os dois estádios.

Quais serão as razões para a passagem de um estádio com ambiente bem ao estilo \"greco-romano\" para um cujo estilo muitas das vezes se assemelha ao de uma sala de cinema?

é pena que eu ainda não tenha encontrado nunhuma das vezes que fui ao Dragão um ambiente como encontrava no \"velhinho\" estádio.
 

killuminati_

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
8,706
43
Todas as coisas têm aspectos positivos e negativos. Quanto ao ambiente, é verdade que este estádio dificulta intimidar o adversário, ou mesmo apoiar a equipa da mesma forma que o fazíamos nas Antas. Mas por outro lado a comodidade, beleza e facilidades de acesso são muito melhores. Para mim prefiro este estádio, mas não posso falar muito porque fui a poucos jogos nas antas... n era sócio e o meu pai nunca foi muito agarrado ao futebol... :(
 

Dragonovic

Arquibancada
18 Julho 2006
337
170
Antas, Porto
Façamos também justiça ao nosso público. Nem sempre se assiste passivamente aos jogos grandes.

Creio que para essa noção contribuiu não só a melhoria das condições do recinto, que conferem uma componente de maior entertenimento, e, consequentemente, comodidade ao espectáculo, mas também, e principalmente, a paupérrima forma que a equipa demonstrou há duas épocas.

Lembro que mudámos de casa definitivamente com dois terços da época 2003/2004 decorrida, a tempo da recepção ao Manchester United. Nesse embate e nos meses subsequentes a equipa mostrou-se em grande forma, e contou sempre com o estádio cheio e motivado para apoiar.

Acontece que uma época em que o FC Porto perde e empata mais jogos dos que os que vence no seu recinto abala em muito a moral dos adeptos (nem todos, mas convenhamos que se trata de uma realidade). E esse efeito extendeu-se à última época, acicatado pelas derrotas com SL Benfica, pela primeira vez em catorze anos, e Artmedia. Para além disso ocorreu ainda o famoso episódio da agressão ao muito contestado treinador. Nada disto contribui para a união da massa associativa.

Sinto, no entanto, que as vitórias na época transacta retemperaram em certa medida a confiança na equipa e treinador, pelo que, apoiada num arranque forte, quer na Liga quer na Champions League, não tenho dúvida que a casa do FC Porto voltará a exibir a mística que lhe é apanágio, contanto não só com os indefectíveis, mas também com aquela volátil franja de apoiantes, que, infelizmente, parece persistir.
 

Bruno Daniel

Arquibancada
18 Julho 2006
408
0
Quando eu me lembro das inúmeras cargas de água que apanhei nas Antas, o Dragão foi uma benção. :)

Ganha-se algumas coisas, perde-se outras, como o ambiente infernal que se vivia nas Antas. Quem faz o ambiente é o público. Se os adeptos forem ao Dragão para apoiar a equipa podem ter a certeza que o ambiente vivido no estádio da Antas muda-se para o Dragão.

É acabar com as pipocas. :p
 
C

Costinha

Guest
Mas as molhas fazem parte do saudoso Estádio das Antas...nunca mais me vou esquecer de algumas tipo porto lampioes quando jogamos quase o jogo todo com 10 e o Deco faz aquele golo de livre perto da linha lateral ou o jogo contra a Lázio, que até granizo caiu...
 
A

Antilamp

Guest
Costinha no ano em que ganhamos a taça uefa nos jogos em casa choveu neles todos e não só nesse da Lázio.
Faz falta a muita gente que agora frequenta os estádios apanhar umas molhas valentes e desse modo aprenderem a postura num jogo de futebol.
 
G

Glazz

Guest
> Costinha Comentou:

> Mas as molhas fazem parte do saudoso Estádio das Antas...nunca mais me vou esquecer de algumas tipo porto lampioes quando jogamos quase o jogo todo com 10 e o Deco faz aquele golo de livre perto da linha lateral ou o jogo contra a Lázio, que até granizo caiu...

------------------------------

Esse jogo contra a Lázio, que recordações :)
 
C

Costinha

Guest
> Antilamp Comentou:

> Costinha no ano em que ganhamos a taça uefa nos jogos em casa choveu neles todos e não só nesse da Lázio.
Faz falta a muita gente que agora frequenta os estádios apanhar umas molhas valentes e desse modo aprenderem a postura num jogo de futebol.
-------------------------------------------------------------

Concordo plenamente. Com todas as mordomias dos tempos correntes mais parece que se vai ver um filme ao cinema com pipocas e tudo. Ir ver futebol e o nosso clube é intervir, apoiar, apupar e insultar quando é preciso!
É assim que gosto de ver futebol...
 
G

Glazz

Guest
> Costinha Comentou:

> > Antilamp Comentou:

> Costinha no ano em que ganhamos a taça uefa nos jogos em casa choveu neles todos e não só nesse da Lázio.
Faz falta a muita gente que agora frequenta os estádios apanhar umas molhas valentes e desse modo aprenderem a postura num jogo de futebol.
-------------------------------------------------------------

Concordo plenamente. Com todas as mordomias dos tempos correntes mais parece que se vai ver um filme ao cinema com pipocas e tudo. Ir ver futebol e o nosso clube é intervir, apoiar, apupar e insultar quando é preciso!
É assim que gosto de ver futebol...

-----------------------------

Tudo dito caro costinha... é precisamente isso, e deves saber tanto quanto eu que esses tipos de ambientes eram muito mais frequentes nas antas.
 

Bruno Daniel

Arquibancada
18 Julho 2006
408
0
Lá está Baroni, quando o público quer, ou melhor, quando a equipa puxa pelo público o Dragão fica com um ambiente fantástico.

Depois de meia época de estreia em grande no novo estádio, com a grande caminhada para o título europeu, o Porto teve uma época seguinte desastrosa, o que fez esfrear os adeptos que vinham de dois anos de euforia e de sonho. Com isto, a maioria dos adeptos ficou mais céptica, chegando ao cúmulo de assobiar jogadores quando tocavam na bola. E isso reflectiu-se no (mau)ambiente que se passou a viver no estádio.

Para mim o jogo no Dragão com melhor ambiente foi o Porto x Chelsea, por tudo o que aquele jogo envolvia. Tanto mais num jogo que começamos a perder, e em que poucos acreditavam que seria possível passar aos oitavos, já é tinhamos de ganhar ao Chelsea e esperar que o PSG perde-se em casa contra o CSKA.

Grande noite aquela.
 
G

Glazz

Guest
> Jorge Reis 77 Comentou:

> No Dragão,por exemplo,acontece em todos os jogos mas vou citar o Porto vs scp para a taça,em que se viveramm fortes emoções e, até nesse jogo,alguem se levanta ,começam logo as pessoas de trás:\"sente-se,vou já chamar o \"segurança\"...\"...

-------------------------------

Eu estive nesse jogo, e é como dizes, so podemos levantar para festejar os golos... E gritar, no bom sentido, pelo FCP também parece \"crime\" por alguns senhores do Dragão, uma vez que ouvi algo do género: \"Não cante tão alto...\" quando o Porto marcou no golo do empate no prolongamento. Isto por um adepto portista. Enfim...
 
G

Glazz

Guest
> Zinho Comentou:

> > megadragão Comentou:

> mais valia ter sido feita uma reabilitação do velho estádio das Antas e transformá-lo num inferno para os adversários. Um verdadeiro \"CALDEIRÃO\". O Dragão como estádio é muito mansinho, aquelas arquibancadas quase fora do terreno de jogo não dão \"pica\" ao adepto. Nisso, o W.C. e a Banheira inacabada são melhorzinhos.


__________________________

Tens uma certa razão, o Dragão pode ser um estadio com classe A, muito bonito e muito moderno, mas no que toca as bancadas tens razão... as nossas bancadas parecem afastar um pouco o publico do relvado... mas para formar verdadeiros infernos, basta guarra e esforço dos adeptos, assim ultrapasasse qualquer tipo de bancada!!!

-----------------------

De acordo Zinho. O que mais mudificou não foram assim tanto as bancadas, mas sim, em alguns casos, a atitude do público.
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
Acho que o FCPorto tem que jogar futebol espectaculo,isto e incluindo marcar golos,fazer muito mas muito melhor na LC do que fez a epoca passada e nao tenho duvidas que o publico ira corresponder com ou sem as claques.
 
G

Glazz

Guest
> João Branco Comentou:

> Será que o que está diferente é apenas o estádio?

Ou, mais do que isso, são os adeptos?

Pensem nisso

----------------------------------

Clao que o maior problema não e o estádio mas sim os adeptos.
 
G

Glazz

Guest
> Ronald \"9\" Baroni Comentou:

> > Glazz Comentou:

> > João Branco Comentou:

> Será que o que está diferente é apenas o estádio?

Ou, mais do que isso, são os adeptos?

Pensem nisso

----------------------------------

Clao que o maior problema não e o estádio mas sim os adeptos.

-------------

Já disse várias vezes,mas não me importo de repetir.O que amolece os adeptos é em grande medida,o estádio que temos.

---------------

Respeito a tua opinião caro Baroni mas não concordo. Reconheco que o estádio tem a sua influência mas não é, para mim, nem de perto nem de longe o maior. O maior já foi identificado aqui diversas vezes e é sempre o mesmo... a quantidade excessiva de \"adeptos das pipocas\".
 

JyEMBass

Tribuna
20 Julho 2006
4,583
688
Porto
Uns alfinetes nos bancos do estádio, umas casas de banho a cheirar a esgoto e acabar com pipocas, cachorros e kit-kats... :p

Situação resolvida :)

;)

Eu gosto muito do dragão... tenho é pena da nova fornada de adeptos que surgiu. :(
 

MiKe_Santos

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,794
593
35
Lisboa
Sinceramente eu nao me convenço com essa historia do ambiente, basta ver por exemplo que as antas era um estadio completamente aberto, com maior distanciamento do relvado do que o dragao, a meu ver se estiverem a comparar o dragao com alvalade tudo bem, porque alvalade e completamente fechado e faz uma barulheira la dentro lol, agora eu acho e que com este novo estadio como a comodidade e maior nao ha aquela agitaçao que havia nas antas, no entanto eu sou de lisboa e ja fui ver jogos grandes ao dragao e as antas e nao achei grandes diferenças, a nao ser que o publico ja nao apoia tanto, isso sim esta mal...
 

Jim

Bancada lateral
24 Julho 2006
679
86
Já assisti a jogos no Dragão em que o estádio parecia um autêntico inferno (FCPorto- MU, por exemplo), o problema é que nesse tempo a equipa também ajudava e ultimamente o futebol praticado tem deixado algo a desejar. Não nos podemos esquecer que ainda na época passada nos foi prometido um futebol atacante e com muitos golos, esqueceram-se que no futebol actual quem joga com mais avançados não é necessáriamente quem ataca melhor!!
 

ultimate_dr4gon

Tribuna Presidencial
27 Julho 2006
6,068
2,040
O estádio das Antas tinha uma magia especial
Mas o do Dragão penso que com o tempo irá se transformar num pequeno inferno para os adversarios.
Inda me lembro do mágico jogo Porto Vs Man utd que o ambiente foi simplesmente fantastico nunca tinha visto nada assim nem no melhor dos jogos do Porto nas Antas. Penso que se a equipa corresponder será recompensada pelos adeptos