As nossas séries e filmes preferidos

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,701
11,053
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
O My Next Guest Needs No Introduction do David Letterman voltou hoje para a segunda temporada e é tão bom. As conversas são sempre tão ricas e bem conduzidas. Recomendo.
 

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,701
11,053
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
Fãs de Deadwood, o filme da série já está disponível no HBO e está do kralj.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,851
25,915
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
paul93 disse:
Fãs de Deadwood, o filme da série já está disponível no HBO e está do kralj.
Eh pá, obrigado. Que tenhas um santo domingo porque já o fizeste por merecer..
 

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
7,416
1,309
Conquistas
4
  • Deco
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Acabei de ver o segundo episódio de Chernobyl.

Alguém sabe dizer se o enredo da história é verdadeiro ou ficção?

(Sim, eu sei que o “acontecimento de Chernobyl” é verdadeiro... pergunto pela forma como a história é contada)

Ps: como se coloca aquela aviso de spoiler no fórum?
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,851
25,915
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Tunes disse:
Acabei de ver o segundo episódio de Chernobyl.

Alguém sabe dizer se o enredo da história é verdadeiro ou ficção?

(Sim, eu sei que o “acontecimento de Chernobyl” é verdadeiro... pergunto pela forma como a história é contada)

Ps: como se coloca aquela aviso de spoiler no fórum?
Claro que, e como todas as séries, tem como é óbvio uma dramatização subjacente.
No entanto, grande parte de tudo tem de facto correspondência com aquilo que se passou.

https://www.businessinsider.com/chernobyl-hbo-whats-true-myths-2019-5#fact-the-soviets-tried-to-use-robots-to-clean-the-contamination-site-but-eventually-resorted-to-human-labor-2

https://magg.pt/2019/05/08/que-personagens-de-chernobyl-sao-inspiradas-em-pessoas-reais/

A parte do spoiler, é só carregar no boneco que diz spoil e depois escrever no meio do código que te surge.
 

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
7,416
1,309
Conquistas
4
  • Deco
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
MiguelDeco disse:
Claro que, e como todas as séries, tem como é óbvio uma dramatização subjacente.
No entanto, grande parte de tudo tem de facto correspondência com aquilo que se passou.

https://www.businessinsider.com/chernobyl-hbo-whats-true-myths-2019-5#fact-the-soviets-tried-to-use-robots-to-clean-the-contamination-site-but-eventually-resorted-to-human-labor-2

https://magg.pt/2019/05/08/que-personagens-de-chernobyl-sao-inspiradas-em-pessoas-reais/

A parte do spoiler, é só carregar no boneco que diz spoil e depois escrever no meio do código que te surge.

eu percebo isso da dramatização... pergunto por exemplo se é verdade que tentaram apagar aquilo com areia sem saberem que os tanques tinham água... ou se é verdade que mandaram 3 homens abrirem os tanques para evitarem a explosão... é esse de nível de factos que gostava de saber se eram verdadeiros
 

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,701
11,053
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
MiguelDeco disse:
Eh pá, obrigado. Que tenhas um santo domingo porque já o fizeste por merecer..
Ahahahah ora essa, só te peço que depois, se tiveres tempo, venhas aqui dizer o que achaste. Eu gostei muito de reviver aquilo. Agora, venha o dos Sopranos.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,851
25,915
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Tunes disse:
eu percebo isso da dramatização... pergunto por exemplo se é verdade que tentaram apagar aquilo com areia sem saberem que os tanques tinham água... ou se é verdade que mandaram 3 homens abrirem os tanques para evitarem a explosão... é esse de nível de factos que gostava de saber se eram verdadeiros
Mesmo tendo em conta que todo o caso acabou por ficar envolto num imenso mistério, e com imensa informação escondida e classificada, esses detalhes com maior ou menor dramatização são verdade,


https://www.livescience.com/65515-chernobyl-in-modern-times-nuclear-emergency.html
https://www.businessinsider.com/chernobyl-volunteers-divers-nuclear-mission-2016-4
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,851
25,915
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
paul93 disse:
Ahahahah ora essa, só te peço que depois, se tiveres tempo, venhas aqui dizer o que achaste. Eu gostei muito de reviver aquilo. Agora, venha o dos Sopranos.
Vou tentar ver hoje, com o mesmo receio com que vi os regressos de Twin peaks e do blade runner, e depois cá postarei a minha pescada...
Espero que o resultado final seja parecido com estes mas estou confiante... :)
 

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,701
11,053
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
MiguelDeco disse:
Vou tentar ver hoje, com o mesmo receio com que vi os regressos de Twin peaks e do blade runner, e depois cá postarei a minha pescada...
Espero que o resultado final seja parecido com estes mas estou confiante... :)
Pelo que li, a grande maioria dos fãs da série estão satisfeitos com o resultado. Geralmente, também sou céptico em relação a estes regressos pois, costumam ser uma maneira de sacar mais uns trocos. Neste caso, era necessário terminar a narrativa depois de daquele cancelamento sem sentido há 15 anos.
 

John Guerrilla

Bancada central
16 Junho 2017
1,306
43
45
Tunes disse:
eu percebo isso da dramatização... pergunto por exemplo se é verdade que tentaram apagar aquilo com areia sem saberem que os tanques tinham água... ou se é verdade que mandaram 3 homens abrirem os tanques para evitarem a explosão... é esse de nível de factos que gostava de saber se eram verdadeiros
De certo partes são alteradas.. essa é uma delas!!

""Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/06/serie-de-tv-americana-chernobyl-inflama-debates-e-tera-resposta-putinista-na-russia.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.""

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/06/serie-de-tv-americana-chernobyl-inflama-debates-e-tera-resposta-putinista-na-russia.shtml
 

arya

Bancada central
3 Outubro 2015
1,588
1,831
Há partes que são fictícias, bem como algumas personagens (por exemplo, a Ulana é uma “condensação” de vários físicos e a  história da Lyudmila, que é um murro no estômago, é verídica). Outras situações  ficaram de fora, como a parada de 1 de maio, poucos dias após o acidente. Surreal como mantiveram as comemorações e como um país prefere manter a reputação do que salvar as suas gentes... Tendo em conta o cover-up que existiu, bem evidenciado na cena dos robots do 5.º episódio,  dificilmente os criadores fariam melhor e está bastante accurate com as informações que existem. A série é simplesmente brilhante!  Também vale a pena ouvir o podcast de cada episódio, está disponível no canal de YouTube da HBO.
-
Durante esta semana vi as duas temporadas de Killing Eve. Para quem gosta do género, é muito boa, com a Jodie Comer a fazer um papel do caraças.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,851
25,915
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
paul93 disse:
Pelo que li, a grande maioria dos fãs da série estão satisfeitos com o resultado. Geralmente, também sou céptico em relação a estes regressos pois, costumam ser uma maneira de sacar mais uns trocos. Neste caso, era necessário terminar a narrativa depois de daquele cancelamento sem sentido há 15 anos.
Algumas séries e alguns filmes começam pelo fim (assim de cabeça lembro do memento e da série the act). E fazem-no porque a importância do final muita das vezes é relativa quando a história a contar é suficientemente rica.
Pois bem, eu não gostei lá muito da forma como fizeram este filme. Tudo começa pelo facto de ser um filme para concluir uma série. Só por si seria um trabalho imensamente complicado. Tendo isto em conta podiam ter feito de duas maneiras. De uma forma apressada dando uma conclusão e uma sensação de satisfação ou então algo mais complexo mas obrigatoriamente mais complexo e denso. Infelizmente, e para meu imenso desencanto, julgo que seguiram pela primeira opção (o normal porque um filme desta 2ª opção teria que ter sempre no mínimo 3 horas).

O que eu queria não era que a série tivesse um fim. O que eu queria é que ela tivesse uma continuação decente.
No meu entender, a continuação da série e conclusão da mesma neste filme não faz jus à qualidade daquilo que foi uma série mítica. E não o faz porque uma da riqueza da série era a construção de diversos universos de personalidades distintas. No formato filme isso acaba por ser quase impossível, sendo que muitas delas ficaram sujeitas a um mero papel simbólico e quase poético. O que é normal dada à limitação do formato, mas no meu entender, e mesmo essa limitação, seria possível ter efetuado algo diferente. Não necessariamente melhor, mas diferente. Foi seguido o caminho poético quando eu gostava (e já que era para acabar com algo que tinha ficado em suspenso) mais de ter visto um western clássico, com um confronto final mais concreto e talvez mais empolgante e apoteótico.
Em termos de gosto pessoal não gosto nada daqueles momentos nostálgicos de voltar a certos momentos passados da série, acho de um sentimentalismo primário e simplista que na minha modesta opinião seria desnecessário.
O final ambíguo para uma série que foi cancelada durante tanto tempo também não me pareceu uma escolha lá muito feliz.
Não foi esse o caminho, paciência.
Para mim a série continuará sem ter um final e pronto.

 

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,701
11,053
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
MiguelDeco disse:
Algumas séries e alguns filmes começam pelo fim (assim de cabeça lembro do memento e da série the act). E fazem-no porque a importância do final muita das vezes é relativa quando a história a contar é suficientemente rica.
Pois bem, eu não gostei lá muito da forma como fizeram este filme. Tudo começa pelo facto de ser um filme para concluir uma série. Só por si seria um trabalho imensamente complicado. Tendo isto em conta podiam ter feito de duas maneiras. De uma forma apressada dando uma conclusão e uma sensação de satisfação ou então algo mais complexo mas obrigatoriamente mais complexo e denso. Infelizmente, e para meu imenso desencanto, julgo que seguiram pela primeira opção (o normal porque um filme desta 2ª opção teria que ter sempre no mínimo 3 horas).

O que eu queria não era que a série tivesse um fim. O que eu queria é que ela tivesse uma continuação decente.
No meu entender, a continuação da série e conclusão da mesma neste filme não faz jus à qualidade daquilo que foi uma série mítica. E não o faz porque uma da riqueza da série era a construção de diversos universos de personalidades distintas. No formato filme isso acaba por ser quase impossível, sendo que muitas delas ficaram sujeitas a um mero papel simbólico e quase poético. O que é normal dada à limitação do formato, mas no meu entender, e mesmo essa limitação, seria possível ter efetuado algo diferente. Não necessariamente melhor, mas diferente. Foi seguido o caminho poético quando eu gostava (e já que era para acabar com algo que tinha ficado em suspenso) mais de ter visto um western clássico, com um confronto final mais concreto e talvez mais empolgante e apoteótico.
Em termos de gosto pessoal não gosto nada daqueles momentos nostálgicos de voltar a certos momentos passados da série, acho de um sentimentalismo primário e simplista que na minha modesta opinião seria desnecessário.
O final ambíguo para uma série que foi cancelada durante tanto tempo também não me pareceu uma escolha lá muito feliz.
Não foi esse o caminho, paciência.
Para mim a série continuará sem ter um final e pronto.

Percebo perfeitamente a tua opinião sobre o filme. Se fosse eu a decidir, também não optaria por um filme dado a sua duração acabar por limitar imenso as personagens e respectiva profundidade. Talvez, o melhor mesmo, fosse fazer uma mini-série de 6 episódios para poder ter uma final mais condizente com a sua génese.

Agora, temos um filme encomendado e, tal como dizes, não há muitos caminhos a seguir. A opção mais poética agradou-me, gostei de reviver aquele mundo que já não estava muito límpido na minha memória.
Contudo, com todas as condicionantes que o formato oferece, acho que foi feito um trabalho bem interessante.

O final acaba por ser irónico, pois deixa várias coisas em aberto, apesar do filme ter sido feito para dar um fim à série. Talvez, possa significar, que ainda há páginas por escrever de Deadwood. A ver vamos.

Já agora, bela referencia a The Act, uma série maravilhosa que passou ao lado a muita gente.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Chernobyl já acabou? Estava à espera que saíssem os episódios todos para meter um mesito de HBO à pala!
 

arya

Bancada central
3 Outubro 2015
1,588
1,831
O último episódio de Chernobyl... fod*-se, sem palavras!
Mesmo tendo alguns detalhes fictícios à mistura, é uma série extremamente  accurate, o que a torna  ainda mais aterradora... Mas é principalmente uma soberba homenagem aos milhares que deram a vida e a todos os que sofreram pela arrogância de uns quantos e que continuam a ser ignorados.
De realçar as brilhantes performances do Jared Harris e do Skarsgard, bem como da Emily Watson. Os prémios deste ano estão (merecidamente) entregues.