Astronomia

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,931
12,482
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Este tópico pode servir para se discutir, conversar e sermos elucidados sobre este tema.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,931
12,482
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Inicio este tópico com uma notícia sobre um planeta gigante que "não deveria existir". O planeta orbita uma estrela pequena e a "desproporção entre tamanhos desafia as teorias sobre a formação dos planetas".
O link é este; (aliás há vários a falar do assunto)

https://sicnoticias.pt/mundo/2019-09-27-Astronomos-descobrem-planeta-gigante-que-nao-deveria-existir
 

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,241
29,112
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18
Outra notícia interessante sobre o tema e da mesma fonte:

https://sicnoticias.pt/mundo/2019-09-25-Confirmado-segundo-visitante-interestelar-no-nosso-Sistema-Solar
 

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,767
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
Alguém aqui pratica ou já praticou astronomia amadora?

Tive um telescópio (infelizmente o espelho principal partiu) com uma potência razoável que dava para observar os planetas todos do sistema solar (ainda que Urano e Neptuno fossem pontinhos e Plutão nem aparecia), alguns asteróides, cometas e obviamente a Lua e o Sol (com filtro).

Como se compreende a Lua é o objeto celeste do qual conseguimos observar mais detalhes, mas ainda assim tenho de dizer que a observação dos anéis de Saturno "ao vivo e a cores" foi o que mais me impressionou. É qualquer coisa, identificá-lo no céu, em que à vista desarmada parece uma estrela como todas as outras, e observá-lo em todo o seu esplendor.

Em Júpiter dava para ver a grande mancha vermelha e as 4 maiores luas (como pontinhos em seu redor), Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

Assim que tiver mais disponibilidade financeira tenho em mente comprar um novo, mais potente. Realmente não é algo barato, mas é um hobby que adoro --- andar a noite inteira de nariz no ar e aparecer no dia seguinte constipado
, mas feliz.
 
15 Março 2012
4,422
3,387
Por acaso sempre pensei em abrir um tónico sobre astronomia mas nunca o fiz por achar que não haveria interesse suficiente dos utilizadores do portal em discutir este tema, no entanto agora que foi aberto um tópico congratulo-o por este existir

Não sou nenhum astrónomo profissional, nem um amador sequer, mas é um tema que me fascina e ao qual regularmente vou sabendo as últimas novidades e descobertas desta área através de sites especializados em astronomia que habitualmente visito. Em breve irei compilar esses sites e publicá-los todos numa lista.

Falando em astronomia a NASA publicou um vídeo sobre como veríamos um disco de matérias à volta de um buraco negro e como a extrema força gravitacional do buraco negro distorce a luz desse disco na perspectiva em que observamos esse fenómeno.

https://vimeo.com/362615838

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2019/nasa-visualization-shows-a-black-hole-s-warped-world
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,931
12,482
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Quinhentos anos após Fernão de Magalhães iniciar sua expedição para dar a primeira volta ao mundo, cerca de 11 milhões de brasileiros (7% da população) acreditam que a Terra é plana. O dado é de uma pesquisa divulgada este ano pelo Instituto Datafolha. A 'teoria' ganha adeptos dispostos a embarcar em uma cruzada contra a ciência e o sentido comum, inclusive planejando um cruzeiro para zarpar em 2020 e provar a tese.
Até o filósofo Olavo de Carvalho, guru do presidente Jair Bolsonaro, mostrou certa simpatia com o movimento. Em um twíte, de maio deste ano, ele disse que não estudou o assunto da terra plana, apenas assistiu a vídeos, e "não consegui encontrar, até agora, nada que os refute".
Mais;
Em novembro, o Brasil inteiro vai saber que a Terra é Plana. Vem aí, o evento mais esperado do ano! Os principais terraplanistas estarão reunidos em um só lugar. FLAT CON BRASIL 2019 é a primeira edição da Convenção Nacional da Terra Plana. Não fique de fora e não deixe para a última hora: inscreva-se já!
Restam apenas 100 vagas disponíveis!

Em 2019...
 

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,767
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
Devenish disse:
Quinhentos anos após Fernão de Magalhães iniciar sua expedição para dar a primeira volta ao mundo, cerca de 11 milhões de brasileiros (7% da população) acreditam que a Terra é plana. O dado é de uma pesquisa divulgada este ano pelo Instituto Datafolha. A 'teoria' ganha adeptos dispostos a embarcar em uma cruzada contra a ciência e o sentido comum, inclusive planejando um cruzeiro para zarpar em 2020 e provar a tese.
Até o filósofo Olavo de Carvalho, guru do presidente Jair Bolsonaro, mostrou certa simpatia com o movimento. Em um twíte, de maio deste ano, ele disse que não estudou o assunto da terra plana, apenas assistiu a vídeos, e "não consegui encontrar, até agora, nada que os refute".
Mais;
Em novembro, o Brasil inteiro vai saber que a Terra é Plana. Vem aí, o evento mais esperado do ano! Os principais terraplanistas estarão reunidos em um só lugar. FLAT CON BRASIL 2019 é a primeira edição da Convenção Nacional da Terra Plana. Não fique de fora e não deixe para a última hora: inscreva-se já!
Restam apenas 100 vagas disponíveis!

Em 2019...
Eu não acredito que isto seja a sério. Não acredito mesmo, sem ironia.

Já vi TANTA estupidez humana mas isto, acho que era subir um nível ainda mais acima ao ponto de que realmente não acredito, acho que é gozo, que é trollagem, uma boa trollagem diga-se, mas só isso.

Se porventura for mesmo a sério só me lembra um meme...

 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,931
12,482
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Ignis Draco disse:
Eu não acredito que isto seja a sério. Não acredito mesmo, sem ironia.

Já vi TANTA estupidez humana mas isto, acho que era subir um nível ainda mais acima ao ponto de que realmente não acredito, acho que é gozo, que é trollagem, uma boa trollagem diga-se, mas só isso.

Se porventura for mesmo a sério só me lembra um meme...

Eu pesquisei antes de publicar e uma das fontes foi no facebook a convocar o povão para esse grande "evento"
E esse guru publica no twitter!
 

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,767
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
Devenish disse:
Eu pesquisei antes de publicar e uma das fontes foi no facebook a convocar o povão para esse grande "evento"
Não me interpretes mal, eu até acredito no evento. Não acredito é que as pessoas acreditem mesmo nisso. Ou vão pela curiosidade, ou pelo convívio, qualquer coisa, aceito, quem vai a uma Comic Con não vai lá por acreditar que o Homem Aranha existe mesmo. Custa-me a acreditar que alguém acredite mesmo na terra plana.
 

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
5,801
4,025
Devenish disse:
Quinhentos anos após Fernão de Magalhães iniciar sua expedição para dar a primeira volta ao mundo, cerca de 11 milhões de brasileiros (7% da população) acreditam que a Terra é plana. O dado é de uma pesquisa divulgada este ano pelo Instituto Datafolha. A 'teoria' ganha adeptos dispostos a embarcar em uma cruzada contra a ciência e o sentido comum, inclusive planejando um cruzeiro para zarpar em 2020 e provar a tese.
Até o filósofo Olavo de Carvalho, guru do presidente Jair Bolsonaro, mostrou certa simpatia com o movimento. Em um twíte, de maio deste ano, ele disse que não estudou o assunto da terra plana, apenas assistiu a vídeos, e "não consegui encontrar, até agora, nada que os refute".
Mais;
Em novembro, o Brasil inteiro vai saber que a Terra é Plana. Vem aí, o evento mais esperado do ano! Os principais terraplanistas estarão reunidos em um só lugar. FLAT CON BRASIL 2019 é a primeira edição da Convenção Nacional da Terra Plana. Não fique de fora e não deixe para a última hora: inscreva-se já!
Restam apenas 100 vagas disponíveis!

Em 2019...
Que dementes do caralho. Acho até que isso devia de servir como primeiro despiste de idiotas para se entrar aqui no forum, tipo captcha, mas com a pergunta "Acha que a terra é plana"? Quem responder "sim" nunca na vida podia entrar aqui
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,160
17,310
Devenish disse:
Quinhentos anos após Fernão de Magalhães iniciar sua expedição para dar a primeira volta ao mundo, cerca de 11 milhões de brasileiros (7% da população) acreditam que a Terra é plana. O dado é de uma pesquisa divulgada este ano pelo Instituto Datafolha. A 'teoria' ganha adeptos dispostos a embarcar em uma cruzada contra a ciência e o sentido comum, inclusive planejando um cruzeiro para zarpar em 2020 e provar a tese.
Até o filósofo Olavo de Carvalho, guru do presidente Jair Bolsonaro, mostrou certa simpatia com o movimento. Em um twíte, de maio deste ano, ele disse que não estudou o assunto da terra plana, apenas assistiu a vídeos, e "não consegui encontrar, até agora, nada que os refute".
Mais;
Em novembro, o Brasil inteiro vai saber que a Terra é Plana. Vem aí, o evento mais esperado do ano! Os principais terraplanistas estarão reunidos em um só lugar. FLAT CON BRASIL 2019 é a primeira edição da Convenção Nacional da Terra Plana. Não fique de fora e não deixe para a última hora: inscreva-se já!
Restam apenas 100 vagas disponíveis!

Em 2019...
Qual seria a % de pessoas em Portugal que acreditam que a terra é plana?
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,931
12,482
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Ignis Draco disse:
Não me interpretes mal, eu até acredito no evento. Não acredito é que as pessoas acreditem mesmo nisso. Ou vão pela curiosidade, ou pelo convívio, qualquer coisa, aceito, quem vai a uma Comic Con não vai lá por acreditar que o Homem Aranha existe mesmo. Custa-me a acreditar que alguém acredite mesmo na terra plana.
Pega este link, podia dar outros mas com este título no google encontras e vês que não é gozo ou fake.

https://www.hypeness.com.br/2019/07/e-2019-e-11-milhoes-de-brasileiros-acreditam-mesmo-que-a-terra-e-plana/

pega um que conheces

https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2019/07/7-dos-brasileiros-afirmam-que-terra-e-plana-mostra-pesquisa.shtml
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
8,882
9,113
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Sinceramente, se eles não fazem mal a ninguém deixem as pessoas organizar os eventos que quiserem. Quem não gosta não come.

Ainda hoje muita gente reza todos os dias em frente a uma cruz ou virados para Meca porque acreditam numa entidade espiritual que nunca ninguém viu. Vamos fazer um captcha no fórum para essas pessoas também?

A facilidade com que se aponta o dedo aos outros só porque acreditam em coisas diferentes de nós é mais prejudicial do que a fé dessas pessoas no que quer que seja.

E o que eu vejo é que tudo serve para bater no Bolsonaro, o que diz mais da motivação de quem critica esta convenção dos terraplanistas do que do ridiculo que representa essa teoria.
 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,143
4,995
Ignis Draco disse:
Não me interpretes mal, eu até acredito no evento. Não acredito é que as pessoas acreditem mesmo nisso. Ou vão pela curiosidade, ou pelo convívio, qualquer coisa, aceito, quem vai a uma Comic Con não vai lá por acreditar que o Homem Aranha existe mesmo. Custa-me a acreditar que alguém acredite mesmo na terra plana.
Tem de haver. Hoje em dia há malta para tudo. Desde que vi malta em Espanha a separar os galos das galinhas porque estes abusam delas, já espero tudo...

Só não entendo bem o conceito. Em vez de uma esfera, a malta acha que a Terra é um círculo?
 

EmilioSantero

Bancada lateral
22 Março 2019
683
450
Ignis Draco disse:
Eu não acredito que isto seja a sério. Não acredito mesmo, sem ironia.

Já vi TANTA estupidez humana mas isto, acho que era subir um nível ainda mais acima ao ponto de que realmente não acredito, acho que é gozo, que é trollagem, uma boa trollagem diga-se, mas só isso.

Se porventura for mesmo a sério só me lembra um meme...

A mim lembra-me uma frase que alguém genialmente comentou num dos vídeos de explicação para a Terra Plana:

"Flath Earth Society is gaining a lot of followers all over the globe"
 

EmilioSantero

Bancada lateral
22 Março 2019
683
450
Alguns acreditam porque não são e/ou não querem ser informados e dotados das provas que provam que a terra é "redonda".

Há um bom documentário no Netflix sobre o movimento, e os rostos que o alimentam. Parte do documentário demonstra a parte humana dessas pessoas, em boa parte "inadaptados" que encontraram ali um bem comum e uma causa para acreditar e sonhar e questionar. Podia ser outra coisa qualquer, mas é aquilo. E fizeram-se tão bom grupo, que pela amizade, pela convivência, camaradismo e troca de experiências que têm, mantém o grupo e aquela crença em comum para que subsista tudo aquilo que criaram de laços pessoais. Acredito que muitos deles lá no fundo sabem bem que a terra não é plana.

Depois há toda a outra parte de consumidores de videos que formam 99% dos outros crentes na terra plana, que por alguma razão crêem que o governo é que lhes esconde isto por alguma razão. Tanta coisa importante que os governos escondem e com esta é que se iludem...